Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que fazer às moedas de 1 e 2 cêntimos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] O que fazer às moedas de 1 e 2 cêntimos?

    Com o início do verão, cá vai mais um tópico para a silly season
    (não encontrei nenhum tópico deste assunto)

    Ao longo dos últimos 2 anos ou coisa assim, fui acumulando algumas (muitas) moedas de 1 e 2 cêntimos e que simplesmente tenho colocado numa garrafa de 0,5 litros.
    Tenho a garrafa cheia a 75%, deve pesar 1 quilo, mas se tiver 2 ou 3€ já deve ser uma sorte.
    A questão é: que fazer àquilo?

    Alternativas
    1. Acho que no banco não vão aceitar assim; tem de ir o dinheiro contado e nuns sacos próprios. Nem eu teria a cara de pau de ir depositar uma garrafa lol
    2. Deixar na rua "por aí" e alguém se encarregará de resolver o meu problema
    3. Dar a um sem abrigo/pedinte - mas no fundo até acho que pode ser ofensivo, por são "migalhas"

    Como resolveriam vocês o problema?

    #2
    Envia a tua morada e eventualmente poderei ir buscar livrando-te desse terrível problema.

    Comentário


      #3
      Acho que no banco são obrigados a aceitar.

      Comentário


        #4
        Ir gastando? Pão, café é onde gasto as minhas.

        Também serve para enganar as crianças que ficam todas contentes ou poes no carro e dás sempre um molho delas ao arrumador.

        Comentário


          #5
          Também podes levar para a missa, e deixar no cesto das oferendas. Ao deixar cair muitas, as beatas vão pensar que estás rico!

          Comentário


            #6
            Queres mandar para mim?O meu puto faz mealheiro dessas

            Eu contava e trocava. Fiz isso uma vez, mas não era uma garrafa pequena, era um pote ainda de tamanho considerável. Tinha lá 75 euros.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
              Também podes levar para a missa, e deixar no cesto das oferendas. Ao deixar cair muitas, as beatas vão pensar que estás rico!
              Por isso é que o bom católico abre a mão dentro do "recipiente" da colecta, evitando que outros espreitem.

              Comentário


                #8
                TAmbém tenho umas quantas desde o tempo da faculdade... a culpa era dos preços não arredondados da cafetaria, um galão e um bolo = 1,47€, um sumo e uma torrada €2,12.

                Fartei-me de andar cheio dessas moedas e também juntei, e tenho o mesmo "problema" que tu, embora seja mais dinheiro do que parece.

                Quem sabe um dia faça uma coisa destas:


                Comentário


                  #9
                  Dá muito trabalho contar isso tudo e trocar no banco? Ou em estabelecimentos comerciais? Se contares tudo isso ficarás agradavelmente surpreendido. Se levares algumas a uma mercearia/café/etc. mais surpreendido ficarás com a reacção de quem está por detrás do balcão (falo de experiência própria, essas pequenas moedas fogem da registadora com uma velocidade incrível).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Envia a tua morada e eventualmente poderei ir buscar livrando-te desse terrível problema.
                    Não te paga a gasolina!
                    Ainda se fosses "gaja" levavas as moedas, mas pagavas um café

                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Acho que no banco são obrigados a aceitar.
                    Aceitam mas não as contam ao balcão e agora cobram um comissão (acho eu)

                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    Ir gastando? Pão, café é onde gasto as minhas.

                    Também serve para enganar as crianças que ficam todas contentes ou poes no carro e dás sempre um molho delas ao arrumador.
                    São mesmo só de 1 e 2 cêntimos. No tento em que demorava a desfazer delas, já tinha acumulado outras tantas. E não vou levar 70 moedas ao padeiro!

                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Também podes levar para a missa, e deixar no cesto das oferendas. Ao deixar cair muitas, as beatas vão pensar que estás rico!
                    Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                    TAmbém tenho umas quantas desde o tempo da faculdade... a culpa era dos preços não arredondados da cafetaria, um galão e um bolo = 1,47€, um sumo e uma torrada €2,12.

                    Fartei-me de andar cheio dessas moedas e também juntei, e tenho o mesmo "problema" que tu, embora seja mais dinheiro do que parece.

                    Quem sabe um dia faça uma coisa destas:


                    Excelente ideia, mas não sou talhado para trabalhos manuais


                    Já agora, também tinhas muitas moedas de 5, 10 e 20 cêntimos. Mas isso foi mais fácil de resolver. Simplesmente coloco as moedas nas máquinas automáticas de coca-cola ou similar e depois carrego no botão de devolução. Normalmente vêm sempre moedas de maior denominação - de 1€ ou 50€

                    Comentário


                      #11
                      As de 1 cent uso-as para marcar os números do loto em vez dos feijões.

                      Comentário


                        #12
                        Fácil. Também costumo fazer parecido. Vou acumulando.

                        Um dia vais a supermercado qualquer que as meninas das caixas ficam todas contentes com os trocados. É como faço sempre, usualmente no Pingo Doce.

                        Comentário


                          #13
                          Antes colocava num mealheiro. Acontece que na altura de as trocar, ninguém as queria. Estar a fazer compras com moedas de 1 ou 2 cêntimos também não é nada prático e sinceramente não tenho pachorra.
                          Actualmente após ter uma quantidade considerável, entrego no banco, eles posteriormente fazem a contagem e creditam na conta passados 2 ou três dias. Convém é ter uma ideia do valor que se está a entregar, ou, contá-las antes de fazer o depósito. Como disse, o valor nunca é creditado logo na conta, ficando sujeito a contagem, que por razões óbvias não é o caixa a fazê-lo.

                          Comentário


                            #14
                            é uma questão de não acumular.. ir gastado é facil. Mas já tendo isso tudo, pegas em 50 ou 50 cêntimos de cada vez e pagas o cafe.

                            Comentário


                              #15
                              aqui na Irlanda já não se usam. Nos pagamentos em numerário todos os preços finais são arredondados para multiplos de 5.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                                Não te paga a gasolina!
                                Ainda se fosses "gaja" levavas as moedas, mas pagavas um café


                                Aceitam mas não as contam ao balcão e agora cobram um comissão (acho eu)


                                São mesmo só de 1 e 2 cêntimos. No tento em que demorava a desfazer delas, já tinha acumulado outras tantas. E não vou levar 70 moedas ao padeiro!





                                Excelente ideia, mas não sou talhado para trabalhos manuais


                                Já agora, também tinhas muitas moedas de 5, 10 e 20 cêntimos. Mas isso foi mais fácil de resolver. Simplesmente coloco as moedas nas máquinas automáticas de coca-cola ou similar e depois carrego no botão de devolução. Normalmente vêm sempre moedas de maior denominação - de 1€ ou 50€
                                Se fosse eu ia lá tentar sacar mais moedas dessas de 50€.

                                Comentário


                                  #17
                                  Depositar, passas pelo banco e pedes umas embalagens plásticas que eles têm para cada tipo de moeda, e depois depositas, informa-te também dos custos associados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu raramente junto dessas moedas. Geralmente, são elas que me pagam o café! [emoji14][emoji432]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Qual é a vantagem de juntar moedas se depois não sabes como te livrar delas? Quem tem um objectivo percebo, mas assim...

                                      Eu da mesma forma que vou recebendo, vou utilizando para fazer pagamentos e nunca acumulo muitas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu não sou um hoarder de moedas de 1 e 2 cêntimos. Normalmente, vou andando com elas até chegarem a 10 ou 20 cêntimos e, como já disseram, uso na padaria ou no café. E eles agradecem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                          Qual é a vantagem de juntar moedas se depois não sabes como te livrar delas? Quem tem um objectivo percebo, mas assim...

                                          Eu da mesma forma que vou recebendo, vou utilizando para fazer pagamentos e nunca acumulo muitas.
                                          No meu caso, juntava-as por que me irritava andar com meia dúzia de moedas pequenas, e não estava para perder tempo a fazer trocos com elas na hora de pagar. Preferia limpa-las da carteira quando estavam já a fazer peso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho um jarro de maionese cheio de moedas de 1, 2 e 5, que totaliza 10€ certos, mas também ainda não decidi o que fazer àquilo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os bancos em PT não teem maquinas para depositar moedas?
                                              Aqui na Holanda, de vez em quando vou ao banco e despejo o pote de moedas que tenho la' casa e depositam-me no momento para a conta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                No meu banco acho que só mesmo notas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No meu antigo banco alemão também depositava moedas nas máquinas do banco. Com contagem na hora.

                                                  Tinha a ideia que a caixa geral tem em alguns balcões máquinas que aceitam depósitos de moedas. Que ficam disponíveis na hora.

                                                  Comentário


                                                    #26

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                                      Qual é a vantagem de juntar moedas se depois não sabes como te livrar delas? Quem tem um objectivo percebo, mas assim...

                                                      Eu da mesma forma que vou recebendo, vou utilizando para fazer pagamentos e nunca acumulo muitas.
                                                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                      No meu caso, juntava-as por que me irritava andar com meia dúzia de moedas pequenas, e não estava para perder tempo a fazer trocos com elas na hora de pagar. Preferia limpa-las da carteira quando estavam já a fazer peso.
                                                      É mais ou menos isto. Chego a casa, esvazio os bolsos e na manhã seguinte penso "ah não vou andar com o peso destas moedas aqui a chocalhar" e vão ficando em casa...

                                                      Vou ver como depositar. Tinha ideia que tem custos associados, mas pergunto.

                                                      Entretanto:

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                                                        Os bancos em PT não teem maquinas para depositar moedas?
                                                        Aqui na Holanda, de vez em quando vou ao banco e despejo o pote de moedas que tenho la' casa e depositam-me no momento para a conta.
                                                        Olha, isso era útil!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                          Acho que no banco são obrigados a aceitar.
                                                          Podem aceitar, mas cobram taxa na contagem, se calhar o valor das moedas é até menor que essa taxa... lol
                                                          Basicamente é a mesma coisa que o user ir entregar os tostões ao banco e ficar a zero... lol

                                                          O melhor é ir contando e fazendo montinhos e livrar-se daquilo nos hipers, que andam sempre á procura de trocos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            As caixas automáticas do continente costumam ser uma opção

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X