Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pedir demissão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pedir demissão

    Olá a todos, gostaria de vos pedir ajuda.

    Entrei num novo trabalho a 23/Maio/2016, o contrato é de 3 meses mas eu quero despedir-me o mais rápido possível (amanhã?), sem justa causa.

    O contrato diz que se sair sem dar os 15 dias á casa fico obrigada a pagar "uma indemnização de valor igual á retribuição base e diuturnidades correspondentes ao período de antecedência em falta, sem prejuízo da responsabilidade civil pelos danos eventualmente causados em virtude da inobservância do aviso prévio ou emergentes da violação de obrigações assumidas em eventual pacto de permanência".

    A minha retribuição base mensal é de 132,50€ (brutos) e o período normal de trabalho semanal é de 10h. (apesar de trabalhar sempre mais do que isso e portanto receber mais, as 10h semanais é o que está escrito no contrato).
    Não entendo nada destas coisas portanto, pergunto-vos, quanto teria de pagar de indemnização?

    Obrigada desde já!

    #2
    Parece-me que será metade da retribuição mensal, mas o melhor é perguntares na ACT (autoridade para as condições de trabalho).

    E também pode negociar a saída com a tua entidade patronal, pode ser que eles aceitem que saias já sem teres que indemnizar.

    Comentário


      #3
      Pode até ser que troques eventuais dias de férias a gozo posterior nos dias que tens que dar à casa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Bzzz92 Ver Post
        Olá a todos, gostaria de vos pedir ajuda.

        Entrei num novo trabalho a 23/Maio/2016, o contrato é de 3 meses mas eu quero despedir-me o mais rápido possível (amanhã?), sem justa causa.

        O contrato diz que se sair sem dar os 15 dias á casa fico obrigada a pagar "uma indemnização de valor igual á retribuição base e diuturnidades correspondentes ao período de antecedência em falta, sem prejuízo da responsabilidade civil pelos danos eventualmente causados em virtude da inobservância do aviso prévio ou emergentes da violação de obrigações assumidas em eventual pacto de permanência".

        A minha retribuição base mensal é de 132,50€ (brutos) e o período normal de trabalho semanal é de 10h. (apesar de trabalhar sempre mais do que isso e portanto receber mais, as 10h semanais é o que está escrito no contrato).
        Não entendo nada destas coisas portanto, pergunto-vos, quanto teria de pagar de indemnização?

        Obrigada desde já!
        Sim, terá de ser com 15 dias de aviso prévio. A não cumprires esses 15 dias, é-te descontado das férias e só depois é-te descontado no vencimento:
        Exemplo: Se trabalhares mais 10 dias, ficas a dever 5. Como hoje é dia 5 de Julho, completaste mais de 1 mês de trabalho, logo, tens direito a 2 dias de férias(2 por cada mês completo). Ora, em vez de deveres 5, deves 5-2 = 3.
        Portanto, estes 3 dias têm de ser descontados do teu vencimento deste mês, da seguinte forma(
        "A remuneração diária corresponde a 1/30 da remuneração mensal."):
        132,50/30=4,41€/dia
        Logo, seria descontado 4,41€ x 3 dias = 13,23€

        Não te esqueças que tens direito aos proporcionais do sub. de férias e sub. de natal.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bzzz92 Ver Post
          Olá a todos, gostaria de vos pedir ajuda.

          Entrei num novo trabalho a 23/Maio/2016, o contrato é de 3 meses mas eu quero despedir-me o mais rápido possível (amanhã?), sem justa causa.

          O contrato diz que se sair sem dar os 15 dias á casa fico obrigada a pagar "uma indemnização de valor igual á retribuição base e diuturnidades correspondentes ao período de antecedência em falta, sem prejuízo da responsabilidade civil pelos danos eventualmente causados em virtude da inobservância do aviso prévio ou emergentes da violação de obrigações assumidas em eventual pacto de permanência".

          A minha retribuição base mensal é de 132,50€ (brutos) e o período normal de trabalho semanal é de 10h. (apesar de trabalhar sempre mais do que isso e portanto receber mais, as 10h semanais é o que está escrito no contrato).
          Não entendo nada destas coisas portanto, pergunto-vos, quanto teria de pagar de indemnização?

          Obrigada desde já!
          mete uma baixa médica pois não vão ter tempo para fiscalizar

          Comentário


            #6
            Não sei o que fazes nesse trabalho....mas receberes 3,31€ por hora (assumindo que são 10h por semana e 4 semanas num mês) em pleno 2016................................bem..........n em sei que tipo de empregador será esse...............percebo o porquê de quereres sair......

            Comentário


              #7
              10h por semana deve trabalhar aos fins de semana em part-time não estou a ver outra coisa, no entanto por essa miséria, nem é preciso ser génio que é um trabalho só para tapar o buraco e não tem qualquer futuro...

              logo eu nem me ralava muito com isso pouco ou nada tens a perder, em dar a conhecer que não vais mais já amanhã...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jagudi Ver Post
                mete uma baixa médica pois não vão ter tempo para fiscalizar
                Nem é preciso isso.

                O melhor é mesmo escrever uma carta e dar o prazo de 15 para a rescisão. Depois basta faltar os dias que necessitar, mesmo sem justificação. O máximo que poderá acontecer é não pagarem esses dias, e se faltar mais de 10 dias seguidos, pode ser despedida.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Nem é preciso isso.

                  O melhor é mesmo escrever uma carta e dar o prazo de 15 para a rescisão. Depois basta faltar os dias que necessitar, mesmo sem justificação. O máximo que poderá acontecer é não pagarem esses dias, e se faltar mais de 10 dias seguidos, pode ser despedida.
                  também dá!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Nem é preciso isso.

                    O melhor é mesmo escrever uma carta e dar o prazo de 15 para a rescisão. Depois basta faltar os dias que necessitar, mesmo sem justificação. O máximo que poderá acontecer é não pagarem esses dias, e se faltar mais de 10 dias seguidos, pode ser despedida.
                    Por acaso tinha ideia que faltando 3 dias seguidos sem justificação (ou 5 interpolados) já daria direito a despedimento com justa causa...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jakuzy Ver Post
                      Por acaso tinha ideia que faltando 3 dias seguidos sem justificação (ou 5 interpolados) já daria direito a despedimento com justa causa...
                      3 dias seguidos injustificados logo a seguir as folgas...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jakuzy Ver Post
                        Por acaso tinha ideia que faltando 3 dias seguidos sem justificação (ou 5 interpolados) já daria direito a despedimento com justa causa...
                        Na verdade são 5 dias seguidos ou 10 interpolados. Mas para o efeito, isso pouca importa. O que importa é que é perfeitamente possível cumprir o prazo de pré aviso e nunca mais meter os pés no local de trabalho. E se a empresa não pagar o que deve ainda dá para fazer queixa na ACT e alegar mau ambiente de trabalho, com pouco respeito, blá blá blá, e por isso já nem era possível continuar a ir ao local de trabalho.

                        A legislação protege mesmo muito o trabalhador.

                        Comentário


                          #13
                          Sem dúvida. Até de mais...

                          Comentário


                            #14
                            O trabalho é num dos restaurantes de fastfood mais conhecidos... eu faço mais que 10h/semana, só que as 10h é o que está no contrato... ás vezes faço 25h/semana ás vezes mais outras vezes menos (isto varia bastante), repartidos por 5 dias por semana, com 2 folgas por semana e nem sequer estão juntas. Sim, ganha-se pouco mas é mais por estar a detestar o emprego que quero sair.

                            E isto tudo veio á baila porque... tenho direito a uma viagem com tudo pago para AMANHÃ (soube há muito pouco tempo) e, juntando o agradavel (ir de viagem) ao util (querer despedir-me mais dia menos dia), perguntei-vos acerca do despedimento.

                            Outra questão, ao ler as vossas respostas li algures que faltar 3/5 dias a seguir a uma folga dava direito a despedimento com justa-causa... Se eles me despedirem, o que acontece? (para além de deixar de ter emprego) Terei de pagar algo?

                            Comentário


                              #15
                              não és despedida com justa causa, e perdes direito as regalias só, mais nada, resumindo pelo ordenado que ganhas nem perdes grande coisa...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                Não sei o que fazes nesse trabalho....mas receberes 3,31€ por hora (assumindo que são 10h por semana e 4 semanas num mês) em pleno 2016................................bem..........n em sei que tipo de empregador será esse...............percebo o porquê de quereres sair......
                                há quem diga que isso é muito melhor que estar desempregado.

                                em vez de termos 15% de desempregados, o ideal era ter tipo 2%(Ciganos) e os restantes receberem 3€/hora...como na India.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                  não és despedida com justa causa, e perdes direito as regalias só, mais nada, resumindo pelo ordenado que ganhas nem perdes grande coisa...
                                  Regalias? Que tipo de regalias seriam essas? Aquilo que recebo é apenas o valor das horas que faço, + subsidio de refeição (estou farta de comer fastfood todos os dias)

                                  Pergunto isto, porque terei de me ausentar de 4º a 4º/5ºfeira (7-8 dias portanto) imediatamente a seguir á folga (que é hoje!)... Logo, SE FOSSE despedida com justa-causa, será que não teria de pagar indemnizações ou ter problemas a nivel juridico ou assim? =/

                                  No codigo do trabalho: A falta injustificada a um ou meio período normal de trabalho diário, imediatamente anterior ou posterior a dia ou meio dia de descanso ou a feriado, constitui infração grave
                                  O que é uma infração grave?
                                  Editado pela última vez por Bzzz92; 05 July 2016, 17:38.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                                    há quem diga que isso é muito melhor que estar desempregado.

                                    em vez de termos 15% de desempregados, o ideal era ter tipo 2%(Ciganos) e os restantes receberem 3€/hora...como na India.
                                    depende do ponto de vista de cada um, e do emprego em causa, o que aqui pelo que foi referido, exploração a força e mal pago...

                                    por isto já estar tudo tão desesperado é que os patrões se aproveitam, e depois como tem sempre quem queira trabalhar por qualquer bagatela, os ordenados são a miséria que são e depois é a explorar ao máximo como se fossemos escravos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bzzz92 Ver Post
                                      Regalias? Que tipo de regalias seriam essas? Aquilo que recebo é apenas o valor das horas que faço, + subsidio de refeição (estou farta de comer fastfood todos os dias)

                                      Pergunto isto, porque terei de me ausentar de 4º a 4º/5ºfeira (7-8 dias portanto) imediatamente a seguir á folga (que é hoje!)... Logo, SE FOSSE despedida com justa-causa, será que não teria de pagar indemnizações ou ter problemas a nivel juridico ou assim? =/

                                      No codigo do trabalho: A falta injustificada a um ou meio período normal de trabalho diário, imediatamente anterior ou posterior a dia ou meio dia de descanso ou a feriado, constitui infração grave
                                      O que é uma infração grave?
                                      regalias é isso mesmo que te já mencionaram , ordenado + subsídios e afins que tinhas direito se cumprisses tudo até ao fim, deixando de ir nos próximos dias simplesmente despedem-te por justa causa, e pronto, nem tu tens de pagar nada nem eles a ti, e segues a tua vidinha...

                                      Comentário


                                        #20
                                        115€ por mês por 25h semanais?

                                        Seria interessante dizeres de que cadeia se trata. Alguém anda a encher-se bem para explorar a malta mais necessitada. Enfim.

                                        Infracção grave deve significar que te despedem com justa causa. Parece-me interessante

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem, então, parece-me que, não me despedindo e apenas faltando os dias que necessito (até lhes vou lá avisar que vou faltar) o máximo que pode acontecer é: 1. ou não me pagam os dias que falto; 2. sou despedida.

                                          Estando já a querer sair dali, sendo sincera nem me importo que me despeçam. A unica coisa que não queria era ter de lhes pagar ou ter processos em tribunal. Mas disto tou salva, correcto?!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bzzz92 Ver Post
                                            O trabalho é num dos restaurantes de fastfood mais conhecidos... eu faço mais que 10h/semana, só que as 10h é o que está no contrato... ás vezes faço 25h/semana ás vezes mais outras vezes menos (isto varia bastante), repartidos por 5 dias por semana, com 2 folgas por semana e nem sequer estão juntas. Sim, ganha-se pouco mas é mais por estar a detestar o emprego que quero sair.

                                            E isto tudo veio á baila porque... tenho direito a uma viagem com tudo pago para AMANHÃ (soube há muito pouco tempo) e, juntando o agradavel (ir de viagem) ao util (querer despedir-me mais dia menos dia), perguntei-vos acerca do despedimento.

                                            Outra questão, ao ler as vossas respostas li algures que faltar 3/5 dias a seguir a uma folga dava direito a despedimento com justa-causa... Se eles me despedirem, o que acontece? (para além de deixar de ter emprego) Terei de pagar algo?
                                            Não tens de pagar nada. E se eles "reclamarem" avisa-os só que a ACT terá conhecimento das horas extra que fazes e que presumo que nem tenham registo efectivo.

                                            Se a viagem com tudo pago for de lazer, é mais uma razão para abandonar o trabalho. Se fosse uma viagem de trabalho ainda era naquela, estão a dar a viagem mas querem que eu trabalhe. Se tens a certeza que a viagem não é mesmo para trabalhar e só para passear, aproveita. Trabalhos há muitos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              115€ por mês por 25h semanais?

                                              Seria interessante dizeres de que cadeia se trata. Alguém anda a encher-se bem para explorar a malta mais necessitada. Enfim.

                                              Infracção grave deve significar que te despedem com justa causa. Parece-me interessante
                                              Despedir com justa causa não iliba o pagamento do trabalho realizado e respectivos proporcionais de férias e natal. O que deve perder são as compensações devidas. Mas nunca na vida teria de pagar nada à empresa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Olá Obtuso. Obrigada pela resposta.

                                                Sim, é uma viagem de lazer nunca na vida me pagariam uma viagem destas ao local que eu vou visitar... se fossem oferecer alguma coisa, era a um festival de verão e já ia com sorte! -.-

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  115€ por mês por 25h semanais?

                                                  Seria interessante dizeres de que cadeia se trata. Alguém anda a encher-se bem para explorar a malta mais necessitada. Enfim.

                                                  Infracção grave deve significar que te despedem com justa causa. Parece-me interessante
                                                  e a exploração acaba quando um funcionário quer sair e tem que pagar para deixar de trabalhar!

                                                  parece-me um absurdo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    Sem dúvida. Até de mais...
                                                    É para compensar dos desmandos de quem contrata gente para trabalhar a 3,3 euros à hora.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bzzz92 Ver Post
                                                      Olá a todos, gostaria de vos pedir ajuda.

                                                      Entrei num novo trabalho a 23/Maio/2016, o contrato é de 3 meses mas eu quero despedir-me o mais rápido possível (amanhã?), sem justa causa.

                                                      O contrato diz que se sair sem dar os 15 dias á casa fico obrigada a pagar "uma indemnização de valor igual á retribuição base e diuturnidades correspondentes ao período de antecedência em falta, sem prejuízo da responsabilidade civil pelos danos eventualmente causados em virtude da inobservância do aviso prévio ou emergentes da violação de obrigações assumidas em eventual pacto de permanência".

                                                      A minha retribuição base mensal é de 132,50€ (brutos) e o período normal de trabalho semanal é de 10h. (apesar de trabalhar sempre mais do que isso e portanto receber mais, as 10h semanais é o que está escrito no contrato).
                                                      Não entendo nada destas coisas portanto, pergunto-vos, quanto teria de pagar de indemnização?

                                                      Obrigada desde já!
                                                      Terias de pagar 15 dias da retribuição base, uma vez que não tens diuturnidades. Seriam 66,25€ no limite, já que ainda não terias direito a férias.
                                                      Fala com a entidade, duvido que coloquem entraves à tua saída.

                                                      #Edit#
                                                      Não querias entrar pelo lado mau, um processo disciplinar com despedimento por justa causa pode trazer-te problemas e vai custar-lhes dinheiro e tempo, não é vantajoso para ninguém.
                                                      Editado pela última vez por Mazzeo; 05 July 2016, 20:20.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pelos valores parece-me McDonald's... À uns tempos a minha cunhada procurava um part-time e teve a infeliz ideia de ir pro Mc do Colombo, ao segundo dia já tava farta do ambiente de trabalho e da exploração. Como tava nos 15 dias à experiência, informou que não ia mais, os gajos tiveram a lata de lhe enviar uma carta a pedir uma indemnização por incumprimento do contrato de 6 meses. Lá tive eu que escrever uma carta com as leis e copia de contrato a ver se entendiam que nos 15 dias experimentais qualquer das partes poderia rescindir sem direito a indemnização. Após isto respondem que afinal só tem que pagar os 15 dias, a partir daqui foi ACT ao barulho até que enviaram uma carta a dizer que o assunto tava resolvido e não havia nada a pagar. No meio disto tudo ainda tive ir com ela lá pra entregar a farda pois não queriam assinar o documento em como entregou a farda... Bem, foi só fazer um bocadinho de barulho em frente aos clientes em "hora de ponta" pra virem com o papel assinado... Só vos digo, aquilo é exploração autêntica e regras de higiene deixam um bocado a desejar pelo que ela me contou...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                          É para compensar dos desmandos de quem contrata gente para trabalhar a 3,3 euros à hora.
                                                          Bem vindo ao mundo real do mercado trabalho, precário e mal pago, e exigente (sim, quase somos obrigados a fazer 2, 3 ou 4 serviços), mas há quem afirme que estamos bem e o legislação protege os trabalhadores, quais? Os mais velhos, porque os novos são quase todos precários e mal pagos.


                                                          E quanto ao topico, se deres os dias não pagas nada, se não deres terás de pagar á entidade patronal, porque aconteceu comigo á poucos meses, andava numa empresa por intermédio de outra de outsourcing, tive lá durante 2 meses e vim embora (complicações com chefia, horas extras por obrigação e o trabalho não tinha nada haver com aquele que tinha concorrido) desloquei-me á empresa outsourcing e pôs termo ao contrato no próprio dia, tive de indemnizar, foi descontado do ordenado, proporcionais etc

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bem-vindos a Portugal, meus caros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X