Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Good After produtos no limite do prazo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Good After produtos no limite do prazo

    https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j...QtqeGC94EGkxFA



    https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j...1baWc-otbbzi9A


    Produtos alimentares e não só que podem ser consumidos mesmo após o prazo de validade ter expirado.
    Uma questão de poupança?
    Uma questão de bom senso contra o desperdício?
    Ou apenas uma nova moda de consumismo?
    Qual a vossa opinião como consumidores?

    #2
    do pouco que sei depende do artigo em questão, mas na esmagadora maioria dos casos, deve-se consumir até a data catalogada no artigo como fim de prazo, e não arriscar consumir, outros tipo perecíveis como estão no frio consumir até 1 ou 2 dias depois do prazo ter terminado não tem grande problema, mas há que evitar...

    poupança não vejo nenhuma, bom senso de desperdício consumir algo fora de prazo, só se eu não estiver no meu perfeito juízo, moda de consumismo duvido seriamente...

    Comentário


      #3
      É na boa.

      A fruta e os legumes também não têm uma data de validade estampada, não é por isso que eu deixo de perceber se estão em condições de serem consumidos ou não.

      Tanta coisa que como fora do prazo...

      Comentário


        #4
        Bem, não estive a ler os artigos, normalmente o que faço é produtos com pouco prazo (até 1 mês, por exemplo), se passar uma semana já não arrisco, produtos com 5 ou 6 meses de prazo, se passar 2 ou 3 semanas, verifico se está bom e consumo na mesma. Produtos com vários anos, se tiver passado o prazo em alguns meses, verifico se está bom e consumo.

        Agora, o meu record foi umas saquetas de chá, cujo prazo tinha acabado em 2008, sendo que foram consumidas em 2015. E nem morri, nem sabia mal, nem fiquei doente.

        Comentário


          #5
          Cá em casa comem-se yogurtes com 15 dias de prazo expirado, e é quando eles estão melhores.
          A àgua também vem com prazo de validade, espero que a natureza saiba disso.
          Produtos em pó e secos, podes-lhe pôr mais uns anos em cima, desde que mantidos num ambiente fresco e seco.
          Para os "talibans" dos prazos de validade, posso acrescentar que já apanhei alimentos dentro do prazo e estragados.

          Comentário


            #6
            O nosso corpo tem formas naturais de determinar se um produto está estragado ou não: pelo cheiro, pelo aspecto, pelo sabor. Concordo que nos produtos lácteos, mais propriamente iogurtes, a data que lá colocam não deva ser muito ultrapassada, mas em quase tudo o resto é uma data arbitrária. Por exemplo, quando era mais novo consumia regularmente refrigerantes fora do prazo de validade e nunca tive problemas por causa disso.

            Comentário


              #7
              É uma pratica recorrente em vários paises da europa e que vejo com bons olhos... Utilizam-se produtos que por norma nao sao vendidos em estabelecimentos "normais" porque faltam poucos dia spara o final do prazo e assim evita-se o desperdicio.

              Acho muita piada aos fundamentalismos sobre prazos de validade... há malta que acha que por obra e graça do espirito santo o iogurte as 24:00:00 do dia passa de estar em condições para estragado...

              Comentário


                #8
                Tambem é coisa que nao ligo muito é o aos prazos de validade. A menos que sejam produtos frescos como carne e peixe , mas aí uso o bom senso , cheirar e analisar.

                Gosto muito de comprar esses produtos com etiqueta roxa , principalmente porque são normalmente os mais caros e compram-se muito mais baratos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                  Para os "talibans" dos prazos de validade, posso acrescentar que já apanhei alimentos dentro do prazo e estragados.
                  também, então se tinham um cheirinho e aspecto agradável...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                    É uma pratica recorrente em vários paises da europa e que vejo com bons olhos... Utilizam-se produtos que por norma nao sao vendidos em estabelecimentos "normais" porque faltam poucos dia spara o final do prazo e assim evita-se o desperdicio.

                    Acho muita piada aos fundamentalismos sobre prazos de validade... há malta que acha que por obra e graça do espirito santo o iogurte as 24:00:00 do dia passa de estar em condições para estragado...

                    não deixas de ter razão no que dizes, é uma verdade, mas isto é como tudo, eu com os anos fui aprendendo, ao invés de ter toneladas de artigos em casa, e muitas vezes ficavam esquecidos meses fora de prazo, pois eu fazia avios enormes, para não andar sempre as compras, hoje em dia, já não tenho esse problema compro o necessário e a medida que for preciso compro, e acabou-se a situação de ter coisas que não foram consumidas dentro do prazo ou ficaram esquecidas por lá e depois venho a dar com elas como se de uma relíquia se tratasse lá perdida por casa...

                    Comentário


                      #11
                      Epá... até iogurtes com 2 meses fora do prazo já comi, e estavam em perfeitas condições. Os iogurtes são o perfeito exemplo em que mal se toca com a lingua no mesmo, percebe-se logo se está bom ou não. Ovos, peixe, carne não arrisco muito, avalio, se achar que está bom mesmo estando à pouco tempo fora do prazo, marcha à mesma. Conservas em que a lata está em perfeitas condições, até podem estar 6 meses fora do prazo, estão boas, com 99,9% de certeza. Nunca tive qualquer problema.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                        Bem, não estive a ler os artigos, normalmente o que faço é produtos com pouco prazo (até 1 mês, por exemplo), se passar uma semana já não arrisco, produtos com 5 ou 6 meses de prazo, se passar 2 ou 3 semanas, verifico se está bom e consumo na mesma. Produtos com vários anos, se tiver passado o prazo em alguns meses, verifico se está bom e consumo.

                        Agora, o meu record foi umas saquetas de chá, cujo prazo tinha acabado em 2008, sendo que foram consumidas em 2015. E nem morri, nem sabia mal, nem fiquei doente.
                        Exactamente o que eu penso! E fiz o mesmo com umas cápsulas de chá da Delta Q. Validade de 2012, consumidas em 2015. Estavam óptimas!

                        Comentário


                          #13
                          A Paula Marcelo achava o mesmo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                            A Paula Marcelo achava o mesmo.
                            quem??

                            Comentário


                              #15
                              Eu dizer que nalguns locais onde a carne embalada termina a data de validade, vai levar com uma nova etiqueta, se calhar estou a divagar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                Eu dizer que nalguns locais onde a carne embalada termina a data de validade, vai levar com uma nova etiqueta, se calhar estou a divagar.
                                o que referes não ponho as minhas mãos no fogo, sobretudo quando os hipermercados fazem ai umas mega promoções a maluca para escoar stock e não façam isso mesmo...

                                o problema é que quem percebe do assunto, sabe muito bem que a carne quando começa a ficar escura e com um aspecto esverdeado, já não presta para consumo, e como a maioria não sabe dessas coisas nestas vagas de promoções só olham ao preço, depois andam uns dias a sais de fruto, ehehehe,,,

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu não costumo ver as datas de validade como prazo de consumo, mas como prazo para as lojas os venderem. Por alguma razão os ingleses e americanos chamam-lhe "Sell by date" (vender até...). Por isso se um produto tiver passado 2/3 semanas da data não deve estar estragado, só a partir daí é que posso ficar um bocado de pé atrás quanto a consumir o que seja. Isto com uma ou outra excepção.
                                  Quanto às lojas, sempre achei que seria uma boa ideia existir uma loja deste tipo em várias zonas do país, pelo menos que fosse para ajudar as pessoas com menos dinheiro a viver um bocadinho melhor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há 2 tipos de prazos de validade:
                                    Há a data de validade que costuma aparecer com a menção "data de validade" ou "consumir até" e tem sempre uma data completa, isto é, dia/mês/ano.

                                    E há a data de consumo preferencial que costuma surgir com a menção "consumir de preferência antes de" e muitas vezes nem tem dia, mas apenas mês e ano.

                                    O primeiro caso é usado para produtos rapidamente perecíveis e na minha opinião deve ser respeitado. Em primeiro lugar porque, tratando-se de produtos perecíveis, um dia pode fazer a diferença. Em segundo lugar porque geralmente são produtos que se consumidos já estragados podem trazer grande incómodos (quanto não mesmo graves) e tendo passado a data de validade obviamente que já ninguém vai assumir responsabilidade de coisa nenhuma. Falo de carne, peixe, ovos, leite, etc.

                                    Já no segundo caso a margem de manobra é potencialmente muito maior, e vai muito do bom senso do consumidor. Por exemplo, não corremos grandes riscos de consumir um pacote de esparguete um ano ap+os a validade, desde que naturalmente tenha estado guardado em ambiente seco, fresco, e a embalagem tenha permanecido estanque.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                      o que referes não ponho as minhas mãos no fogo, sobretudo quando os hipermercados fazem ai umas mega promoções a maluca para escoar stock e não façam isso mesmo...

                                      o problema é que quem percebe do assunto, sabe muito bem que a carne quando começa a ficar escura e com um aspecto esverdeado, já não presta para consumo, e como a maioria não sabe dessas coisas nestas vagas de promoções só olham ao preço, depois andam uns dias a sais de fruto, ehehehe,,,
                                      A carne quando começa a ficar escura e esverdeada já não presta para consumo? vai lá vai, os meus avós contavam que antigamente na provincia os ciganos iam desenterrar animais mortos para os comer, e aquilo bem cozidinho marchava tudo, e não me parece que precisassem de sais de fruto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                        A carne quando começa a ficar escura e esverdeada já não presta para consumo? vai lá vai, os meus avós contavam que antigamente na provincia os ciganos iam desenterrar animais mortos para os comer, e aquilo bem cozidinho marchava tudo, e não me parece que precisassem de sais de fruto.
                                        vai lá vai, esses ciganos já estavam vacinados contra tudo e todos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tendo já trabalhado numa unidade transformadora e preparadora de produtos alimentares de carnes, vocês nem queiram realmente saber aquilo que comem.

                                          Aproveitar produtos podres e pô-los como novos é mais comum que o que se pensa...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Taxistas a transportar carne não vale (2 piscar de olhos que dá mais crédito).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                              quem??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                                Taxistas a transportar carne não vale (2 piscar de olhos que dá mais crédito).
                                                Continua a comer salsichas como se nada fosse, então. Se soubesses a porcaria que aquilo é...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  Continua a comer salsichas como se nada fosse, então. Se soubesses a porcaria que aquilo é...
                                                  Já Bismarck dizia que se os alemães soubessem como são feitas as leis e as salsichas não dormiriam descansados!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu venho só dizer que avaliar um produto pelas características organoléticas poderá não ser uma boa ideia, já que as bactérias patogénicas não alteram em nada essas características - e as patogénicas é que põem a malta a cag*r fininho (desculpem ser tão explícito).

                                                    A sorte é que em muitas das situações a contaminação por bactérias patogénicas acontece ao mesmo tempo que a contaminação por bactérias de degradação ou de decomposição (essas sim, alteram as características sensoriais do alimento).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu tenho medo dos ovos e de comida feita com ovos ou bolos com creme de ovos (se comer na rua), também tenho medo dos iogurtes com mais de uma semana após o prazo ter terminado.
                                                      De resto, enlatados e sumos verifico se estão bons e como e bebo. Leite por aqui não se consome por isso está fora do problema.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X