Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Netiquette: boas maneiras no correio electrónico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Netiquette: boas maneiras no correio electrónico

    Algumas coisas são óbvias e seriam desnecessário dizer, mas também acerta em muitas. Muito boa gente poderia aprender qualquer coisa com este texto:

    NETIQUETTE: Boas maneiras no Correio Electrónico

    Netiquette é a contração de Net-Etiquette e quer dizer, basicamente, boas maneiras ou bons modos na Net. Mais explicitamente são as regras formais e informais da comunicação digital.

    A Netiquette, no fundo, não é mais que um conjunto de regras de bom senso. É o dizer “bom dia” quando entramos e o “obrigado” quando nos seguram uma porta, aplicados ao digital.

    E bem que Portugal precisa de Netiquette (para já não falar na versão analógica).

    Não querendo abordar aqui questões da linguagem, forma e conteúdo usado nas redes sociais e nas colunas de comentários – só isso daria matéria para muitos artigos – centro-me apenas na comunicação por correio electrónico.

    Com a massificação do acesso à Internet, principalmente nos últimos anos – onde segundo a InternetLiveStats há mais de 6,9 milhões de pessoas online em Portugal – subsiste a noção de que mais uma vez construímos a casa pelo telhado: Estamos todos online mas poucos sabemos estar. E isto, embora apenas lamentável na utilização privada, torna-se grave na utilização profissional e muito grave no contacto do Estado com o cidadão.

    Por exemplo, qualquer e-mail deve ter resposta em 48 horas. Nem que seja uma resposta automática a certificar a recepção. Mas quantas entidades conhecemos – da simples junta de freguesia aos ministérios, a autoridades nacionais, ou empresas pequenas e grandes – que nunca respondem?! Ou respondem passados meses, usando a frase “pedimos desculpa pelo atraso na resposta” quase como saudação, descartando por completo qualquer responsabilidade das consequências do atraso da resposta.

    (entra aqui o testemunho profissional de um cliente estrangeiro que me diz que Portugal é dos poucos países europeus onde mais vale a pena telefonar ou mesmo deslocar-se aos locais, porque ninguém responde a emails…)

    Outra regra permanentemente desrespeitada é a necessidade imperativa de acusar a receção de documentação sensível e/ou confidencial, principalmente nesta altura em que os pedidos de recibos de leitura já são automaticamente recusados por grande parte dos sistemas. Por exemplo quando enviamos documentos de identificação para um qualquer organismo ou entidade, é crítico saber que os mesmos chegaram ao seu destino e que não andam perdidos no limbo do ciberespaço (ou na caixa de spam do destinatário). E a maior parte dos recetores faz com estes e-mails o mesmo que com os outros: nada.

    E que dizer das entidades oficiais que começam os e-mails de resposta ao cidadão sem uma saudação e a terminam sem apresentar cumprimentos?

    Ou as respostas que vem de endereços gerais e que não contêm identificação do seu autor, nem uma qualquer assinatura, pelo que ficamos sem saber quem nos fala e em que qualidade?

    Ou ainda as entidades que incentivam o contacto ou feedback, publicitando as famosas expressões de apelo à acção, as chamadas “call-to-action”, do tipo “contacte-nos”, “peça-nos orçamento”, “fale connosco”, “aqui tem um ponto de contato connosco” e depois nunca respondem?

    Sim, todos nós temos imenso que fazer. E o e-mail, muitas vezes confundido com chat, local de conversa amena e troca de fotos das férias, provoca centenas de mensagens perfeitamente supérfluas, ficando os assuntos profissionais soterrados no meio da confusão. Mas qualquer entidade, pública ou privada, que tenha presença online deve assegurar-se que consegue gerir eficazmente os seus canais de comunicação digitais ou, no mínimo, que estes funcionam. Ou então mais vale não estar presente de todo. Imagine-se publicitar o número de telefone e nunca atender chamadas…

    Urge uma cultura de consciencialização do que é estar online. Urge criar (ou fazer cumprir) manuais de procedimentos e boas práticas do correio electrónico. Com uma versão para empresas e uma versão para o estado. Pode-se chamar “Email para tótós” como a famosa colecção de livros ou mesmo “É bom senso, estúpido” numa alusão à famosa frase de 1992 de James Carville. Simplesmente porque é apenas aplicação de bom senso. Mas na falta dele, coloquem-se regras.

    O e-mail é uma ferramenta de oportunidade. Oportunidade de fazer negócio, de auscultar o público, de tratar de assuntos, resolver problemas e questões, de informar. Afinal já faz parte das funções de qualquer profissional e, por vezes, é mesmo a função do profissional. Use-se com parcimónia, boa-educação, cordialidade, profissionalismo e em tempo útil (e, já agora, com conteúdo útil).

    A terminar pergunto se sabe a diferença entre o “Para”, o “Cc”, e o “Bcc” e quando se aplicam? Pois.
    http://www.oje.pt/netiquette-boas-ma...o-electronico/

    #2
    Tema interessante.

    Se há coisa que me faz impressão é por exemplo eu colocar um anúncio qualquer no OLX ou similar e enviarem-me correio apenas com "ofereço 20", "isso ainda tá à venda?" ou "não fazes um desconto?". Nem bom dia nem boa tarde, nem um simples olá, um cumprimento final, uma assinatura com o nome, nada. Fico logo de pé atrás porque não gosto de negociar com mal formados.

    Não custa nada iniciar um contacto com alguém que não conhecemos com uma saudação e tentar escrever em bom Português, sem abreviaturas ou calão. Um pouco de formalidade só fica bem e dá uma melhor imagem da pessoa. Mas hoje em dia a maioria das pessoas está-se a borrifar para isso.

    Comentário


      #3
      Ou as respostas que vem de endereços gerais e que não contêm identificação do seu autor, nem uma qualquer assinatura, pelo que ficamos sem saber quem nos fala e em que qualidade?
      Tipo empresas de telecomunicações???

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
        Tema interessante.

        Se há coisa que me faz impressão é por exemplo eu colocar um anúncio qualquer no OLX ou similar e enviarem-me correio apenas com "ofereço 20", "isso ainda tá à venda?" ou "não fazes um desconto?". Nem bom dia nem boa tarde, nem um simples olá, um cumprimento final, uma assinatura com o nome, nada. Fico logo de pé atrás porque não gosto de negociar com mal formados.

        Não custa nada iniciar um contacto com alguém que não conhecemos com uma saudação e tentar escrever em bom Português, sem abreviaturas ou calão. Um pouco de formalidade só fica bem e dá uma melhor imagem da pessoa. Mas hoje em dia a maioria das pessoas está-se a borrifar para isso.
        Faço minhas as tuas palavras.

        Eu chamo a essas pessoas de "Grunhos". Sim pessoas que "grunhem", tipo: "tão!".

        Parecem os pastores a encaminhar as cabras com grunhidos. Mas as cabritas não falam português, é normal.

        Comentário


          #5
          Pensei que isso fossem adesivos de nicotina.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
            Tema interessante.

            Se há coisa que me faz impressão é por exemplo eu colocar um anúncio qualquer no OLX ou similar e enviarem-me correio apenas com "ofereço 20", "isso ainda tá à venda?" ou "não fazes um desconto?". Nem bom dia nem boa tarde, nem um simples olá, um cumprimento final, uma assinatura com o nome, nada. Fico logo de pé atrás porque não gosto de negociar com mal formados.

            Não custa nada iniciar um contacto com alguém que não conhecemos com uma saudação e tentar escrever em bom Português, sem abreviaturas ou calão. Um pouco de formalidade só fica bem e dá uma melhor imagem da pessoa. Mas hoje em dia a maioria das pessoas está-se a borrifar para isso.
            Verdade. Há dias contactei um fulano que estava a vender um carro. O gajo mandou-me uns mails e até SMS e nem por uma vez disse um "bom dia", ou "obrigado", ou "cumprimentos". Nada de nada!!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Verdade. Há dias contactei um fulano que estava a vender um carro. O gajo mandou-me uns mails e até SMS e nem por uma vez disse um "bom dia", ou "obrigado", ou "cumprimentos". Nada de nada!!
              Não ligues...

              Um gajo apanha com emails e respostas vindas de pessoas já com posições consideraveis e supostamente cultas e profissionais, que nem lembram ao diabo
              E estamos a falar de emails formais de negocios.

              Comentário


                #8
                Por acaso, há não muito tempo, na organização para a qual trabalho, o Diretor falou na não necessidade desse tipo de formalismos em contactos internos e eu, continuei até hoje a utilizá-los.

                Até entre amigos escrevo, no mínimo, um "Boas"...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                  Por acaso, há não muito tempo, na organização para a qual trabalho, o Diretor falou na não necessidade desse tipo de formalismos em contactos internos e eu, continuei até hoje a utilizá-los.

                  Até entre amigos escrevo, no mínimo, um "Boas"...
                  Pois eu trabalho numa multinacional e troco diariamente emails com pessoal de outros países, e toda a gente começa o email com Hi/Hello/Dear dependendo do nível de confiança e termina com Regards ou Kind Regards. Isto não está escrito como regra em lado nenhum mas quem entra na companhia depressa se habitua a escrever de forma educada.

                  Por outro lado, e porque a escrita pode por vezes soar demasiado "fria" e no meio empresarial os smilies não são bem vistos, esta cordialidade acaba por ajudar a que a comunicação não seja tão impessoal, ou mesmo imperativa, quando envolve chefes e subordinados.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                    Pois eu trabalho numa multinacional e troco diariamente emails com pessoal de outros países, e toda a gente começa o email com Hi/Hello/Dear dependendo do nível de confiança e termina com Regards ou Kind Regards. Isto não está escrito como regra em lado nenhum mas quem entra na companhia depressa se habitua a escrever de forma educada.

                    Por outro lado, e porque a escrita pode por vezes soar demasiado "fria" e no meio empresarial os smilies não são bem vistos, esta cordialidade acaba por ajudar a que a comunicação não seja tão impessoal, ou mesmo imperativa, quando envolve chefes e subordinados.
                    Claro, acho inconcebível enviar um email sem essas "formalidades".

                    Acho bastante adequado o "Caro" quando não é exigida grande formalidade, mas também não é "tu-cá-tu-lá".

                    Comentário


                      #11
                      Algumas empresas dão formação em comunicação precisamente por causa deste tipo de problemas.

                      A uns largos anos atrás tive uma destas formações e a minha primeira reação foi "que raio - formação em comunicação?!?!?", mas até tirei algum proveito porque ajudava a definir formas de abordarmos o destinatário.

                      Principalmente porque as coisas escritas nem sempre são faceis de entender, ou podem transmitir a sensação errada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                        ...as coisas escritas nem sempre são faceis de entender, ou podem transmitir a sensação errada.
                        Nós que o digamos por aqui.

                        Comentário


                          #13
                          Extremamente oportuno.

                          Até porque há uma geração (ou quase duas daqui a pouco) que já nasceram na era do correio eletronico e claramente não adaptam a sua comunicação escrita ao estilo necessário.

                          A coisa mais parva que me acontece no dia-a-dia é reparar que muita gente, quando me escreve mais do que 1 vez no mesmo dia, continua a começar os seus e-mails por "Bom dia" ou "Boa tarde"... lá está, algo para um tópico ao lado, das "coisas que me irritam"...

                          Comentário


                            #14
                            O supra-sumo das barbaridades é telefonarmos a alguém em trabalho, não nos atendem e quando se desliga a chamada recebemos uma SMS a dizer "kem és???". Se até em putos acho inadequado, o que dizer quando é malta de 30/40 a fazê-lo...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Por acaso, há não muito tempo, na organização para a qual trabalho, o Diretor falou na não necessidade desse tipo de formalismos em contactos internos e eu, continuei até hoje a utilizá-los.

                              Até entre amigos escrevo, no mínimo, um "Boas"...
                              Por acaso detesto essa do "Boas", parece que a pessoa está com preguiça de escrever Bom dia ou Boa tarde.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                Algumas empresas dão formação em comunicação precisamente por causa deste tipo de problemas.

                                A uns largos anos atrás tive uma destas formações e a minha primeira reação foi "que raio - formação em comunicação?!?!?", mas até tirei algum proveito porque ajudava a definir formas de abordarmos o destinatário.

                                Principalmente porque as coisas escritas nem sempre são faceis de entender, ou podem transmitir a sensação errada.

                                Não disseram nada sobre ortografia?

                                Nem sempre nos ocorre mas isto é uma coisa importantíssima. Sempre que possível, o emissor deve reler aquilo que escreveu e tentar ver se não se propicia a outras interpretações que não aquela que ele deseja. Vejo constantemente mal entendidos devido a formulações incorrectas/imprecisas da mensagem (e, outras tantas, devido ao receptor simplesmente também não saber ler ).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                  Por acaso detesto essa do "Boas", parece que a pessoa está com preguiça de escrever Bom dia ou Boa tarde.
                                  Esse "boas" pode ser para evitar a repetição do "bom dia" ou "boa tarde" caso seja um segundo contacto. Eu, nesse caso, em vez de "boas" gosto de usar "Viva, ". No entanto tenho verificado que o uso da expressão "viva" não é uniforme no país, depende um pouco das zonas. Mas acho simpático.

                                  Claro que isto depende sempre da confiança ou tipo de relação entre as pessoas em comunicação.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Este tópico vem bem a propósito.

                                    Para além do que já foi dito, outra coisa que me irrita são algumas formatações: já recebi um email com letras amarelas em fundo cinzento. Tive que fazer copy-paste para um word para conseguir ler aquilo. Também é simpático receber emails com letras minúsculas ou então com letras enormes (mas estas vão-se resolvendo com zoom in / zoom out), ou com desenhos parvos em background, etc.
                                    Outra "espetacular" é receber um email formal em Comic Sans MS.

                                    Ou então aqueles que põem o "Cumprimentos/Best regards" na assinatura.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Das coisas que penso ser mais úteis e que comparando França/Portugal, por cá não me fazem tanto é o dar confirmação que está percebido.
                                      Quando os emails que enviamos são só para por alguém a par de algo, os franceses dizem-me sempre nem que seja um Merci.

                                      Na tugaland, grilos... passam dias!
                                      Por vezes são coisas até importantes.
                                      Umas vezes reavivo a memória ao estilo "então não se diz nada?"
                                      Outras vezes deixo queimar em lume brando e quando estoira, só pergunto: então não leste o email?

                                      Uma que vejo muito é enviarem um email e no minuto seguinte tocar o telefone: "recebeste o email?"
                                      Isso é sinal que não fazem o que inicialmente referi, logo tomam todos pela mesma bitola.

                                      Pessoalmente para mim é mais fácil comunicar por email que por telefone muitas vezes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na minha empresa existe um codigo de conduta onde refere precisamente o que está escrito no artigo. Deve-se tratar o email como se uma carta se tratasse ... nem sempre o faço

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Esse "boas" pode ser para evitar a repetição do "bom dia" ou "boa tarde" caso seja um segundo contacto. Eu, nesse caso, em vez de "boas" gosto de usar "Viva, ". No entanto tenho verificado que o uso da expressão "viva" não é uniforme no país, depende um pouco das zonas. Mas acho simpático.

                                          Claro que isto depende sempre da confiança ou tipo de relação entre as pessoas em comunicação.
                                          Numa situação dessas, de segundo contacto, parece-me realmente melhor o "Viva" que usas ou até um "Olá de novo", o "Boas" a mim soa-me francamente mal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E há que referir que "Boas" também não é entendido em todas as regiões.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Todos os emails que mando para fora são devidamente endereçados e com cumprimentos no fim.

                                              Apenas reenvio emails para as minhas colaboradoras com "FYI" quando necessito que tenham conhecimento do seu conteúdo, esta é a única excepção de um mail mais formal.

                                              Não entendo como é que profissionalmente é concebível trabalhar de outra forma.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já que falamos dos maus hábitos nos escritórios, odeio aqueles que levam um monte de documentos para a impressora e depois demoram imenso tempo lá e os outros à espera...

                                                Parece que vão abrir uma tipografia...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Outra coisa irritante: enviarem apenas anexos sem uma única palavrinha a acompanhar...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Outra coisa irritante: enviarem apenas anexos sem uma única palavrinha a acompanhar...
                                                    Do IEFP já apanhei muitos desses. Podiam criar um simples modelo para ser usado nestas ocasiões. Aliás do IEFP é raro apanhar um email com "cabeça, tronco e membros". Desconfio que alguns emails foram escritos pelas filhas (com menos de 12 anos) das funcionárias.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                                                      Do IEFP já apanhei muitos desses. Podiam criar um simples modelo para ser usado nestas ocasiões. Aliás do IEFP é raro apanhar um email com "cabeça, tronco e membros". Desconfio que alguns emails foram escritos pelas filhas (com menos de 12 anos) das funcionárias.
                                                      De todas as vezes que tive de lidar com o IEFP, tive provas concretas de como um QI minimamente razoável não é critério para se ser funcionário de lá...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                        Esse "boas" pode ser para evitar a repetição do "bom dia" ou "boa tarde" caso seja um segundo contacto. Eu, nesse caso, em vez de "boas" gosto de usar "Viva, ". No entanto tenho verificado que o uso da expressão "viva" não é uniforme no país, depende um pouco das zonas. Mas acho simpático.

                                                        Claro que isto depende sempre da confiança ou tipo de relação entre as pessoas em comunicação.
                                                        "Viva" fica realmente melhor que "boas". Dito isto, nunca me lembro de utilizar o primeiro termo, acabando por usar o segundo, mas não é pela questão de não me apetecer escrever "bom dia" ou "boa tarde" ou para os substituir. Utilizo o "boas" na óptica de que quem recebe o mail, poderá não o ler no período em que o enviei (manhã, tarde ou noite) e daí, acaba por ser uma expressão mais "generalizada".

                                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                        A coisa mais parva que me acontece no dia-a-dia é reparar que muita gente, quando me escreve mais do que 1 vez no mesmo dia, continua a começar os seus e-mails por "Bom dia" ou "Boa tarde"... lá está, algo para um tópico ao lado, das "coisas que me irritam"...
                                                        Culpado aqui. Só para não parecer, de alguma forma, rude, mas fazia/faço isso, achando sempre pouco lógico. Estou na fase de perder esse hábito.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                          Tema interessante.

                                                          Se há coisa que me faz impressão é por exemplo eu colocar um anúncio qualquer no OLX ou similar e enviarem-me correio apenas com "ofereço 20", "isso ainda tá à venda?" ou "não fazes um desconto?". Nem bom dia nem boa tarde, nem um simples olá, um cumprimento final, uma assinatura com o nome, nada. Fico logo de pé atrás porque não gosto de negociar com mal formados.

                                                          Não custa nada iniciar um contacto com alguém que não conhecemos com uma saudação e tentar escrever em bom Português, sem abreviaturas ou calão. Um pouco de formalidade só fica bem e dá uma melhor imagem da pessoa. Mas hoje em dia a maioria das pessoas está-se a borrifar para isso.
                                                          Olá Raistaparta,

                                                          Concordo integralmente com o teu ponto de vista.

                                                          Já me aconteceu o mesmo no OLX. Velhos e novos, homens ou mulheres, é igual. Nunca vi uma saudação antes do "é o preço mínimo?".

                                                          Enfim...

                                                          Cumprimentos.

                                                          Keyser.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                                                            Já que falamos dos maus hábitos nos escritórios, odeio aqueles que levam um monte de documentos para a impressora e depois demoram imenso tempo lá e os outros à espera...

                                                            Parece que vão abrir uma tipografia...
                                                            Eu detesto aqueles que mandam imprimir, acaba o papel ou a impressora encrava (Xerox também encrava!) e só se resolve o assunto passado imenso tempo, como por exemplo quando eu lá chego e que tenho de ser eu a por papel, desencravar ou ir mudar consumiveis....

                                                            Então e as bestas que mandaram imprimir antes onde andam?????

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X