Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Procura de aconselhamente, objectivo de vida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Procura de aconselhamente, objectivo de vida

    Boas, como titulo indica a coisa não anda famosa por estes lados.

    Tenho 24 anos, estou desempregado já há algum tempo e começo a ficar seriamente preocupado com o futuro e a sentir-me um pouco perdido nesta vida derivado há falta de motivação.

    Há uns anos realizei um curso profissional na área da informática (reparação e manutenção de computadores) mas é uma área saturada, muito pouca oferta e muita procura.

    E portanto quero dar uma volta na minha vida, e essa volta passaria por voltar a estudar e um familiar falou-me em cursos com a duração de 1 ano com estágio integrado, as aulas em principio seria 2x por semana, deixa-me tempo suficiente para tentar arranjar um possível trabalho mesmo que fora da minha área até terminar o curso para não estar obviamente em casa sem fazer nada como tem sido habito estes últimos tempos.
    Adiantou-me também que estes cursos são bem vistos pelas entidades empregadoras e que tem bastante saída em certas áreas (saúde, turismo e novas tecnologias por exemplo)

    Mas antes de me meter em algo gostava de ter aconselhamento profissional para tomar a melhor decisão.

    E venho-vos pedir ajuda nesse sentido, porque não sei realmente por onde procurar.

    #2
    A saúde com muita área de saída? Só se for para NHS...

    A pergunta que aqui se põe, é: Qual são as tuas maiores áreas de interesse?

    Comentário


      #3
      Quais são as tuas habilitações?

      Comentário


        #4
        estamos no mesmo barco..mas este ano vou arriscar tirar outro curso com bastante futuro..
        aconselhava-te a tirares um curso superior e nao esses..

        Comentário


          #5
          a saúde tem bastante saída em toda a Europa. Na Irlanda, por exemplo, estão desesperados por médicos e enfermeiros e pagam muito bem.

          ainda por cima com a gerigonça a arrasar por completo a economia do país, não faz qualquer sentido ficar por aí.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
            A saúde com muita área de saída? Só se for para NHS...

            A pergunta que aqui se põe, é: Qual são as tuas maiores áreas de interesse?
            Informática, não tanto em redes, mas mais virado para a programação.

            Embora possa haver outras que me despertem o interesse.

            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
            Quais são as tuas habilitações?
            12º ano, feito via curso profissional (iefp).

            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
            estamos no mesmo barco..mas este ano vou arriscar tirar outro curso com bastante futuro..
            aconselhava-te a tirares um curso superior e nao esses..
            Claro.. o melhor seria mesmo obtar por um curso superior.. mas todo o processo e o tempo para finalizar um, seria no mínimo 3/4 anos.. é muito tempo.

            A minha ideia seria frequentar um desses cursos que mencionei no 1º post, arranjar trabalho e depois quiçá fazer uma licenciatura pós laboral.

            Preciso de me sentir útil e ganhar o meu espaço na sociedade, ganhar o meu dinheiro.., uma lufada de ar fresco, porque neste momento não está fácil..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por D12 Ver Post
              Informática, não tanto em redes, mas mais virado para a programação.

              Embora possa haver outras que me despertem o interesse.



              12º ano, feito via curso profissional (iefp).



              Claro.. o melhor seria mesmo obtar por um curso superior.. mas todo o processo e o tempo para finalizar um, seria no mínimo 3/4 anos.. é muito tempo.

              A minha ideia seria frequentar um desses cursos que mencionei no 1º post, arranjar trabalho e depois quiçá fazer uma licenciatura pós laboral.

              Preciso de me sentir útil e ganhar o meu espaço na sociedade, ganhar o meu dinheiro.., uma lufada de ar fresco, porque neste momento não está fácil..
              Tenta arranjar um emprego que te permita estudar. É essencial mandares-te para uma licenciatura o mais rapidamente possível e se possível algo mais (pós-graduação, mestrado).

              Vais ouvir gente a dizer que não vale a pena estudares e licenciares-te - é mentira, vale sempre a pena porque dá-te uma bagagem que te fará falta, capacidade de sacrifício, destreza mental, resiliência, entre outras capacidades importantes.


              Outro ponto importante que tens que ter em conta - escolhe uma licenciatura com empregabilidade e que te dê ferramentas úteis e práticas no mercado de trabalho. É altamente provável que não gostes da licenciatura e não caias na tentação de trocar para uma coisa fácil ou desistir. Isto é mesmo muito importante. É preciso disciplina e é preciso acabar as cadeiras, esse deve ser o foco.


              Estuda uma língua estrangeira - o inglês é o mais habitual mas também existe o alemão, o sueco, o cantonês, o mandarim... uma língua estrangeira é um factor diferenciador que abre portas noutros países.


              Não vou mentir, 24 anos não é propriamente "cedo" a nível académico actualmente mas nunca é tarde para começar e quanto mais rápido melhor.

              Comentário


                #8
                Das áreas que eu vejo com mais oferta de emprego é na restauração, hoteleira e turismo em geral. Eu iria por aí.

                Comentário


                  #9
                  Eu não apostaria nesses cursos de 1 ano. Ainda por cima agora que disseste que no futuro podes vir a tentar fazer um curso em pós laboral.

                  Na tua zona de residencia não tens uma universidade/politecnico com cursos pós laboral?

                  É preferivel perderes agora 3/4 anos a fazeres uma licenciatura que depois de fazeres esse curso de 1 ano, não encontrares trabalho.

                  Se escolheres bem a licenciatura, esta alem de te proporcionar trabalho em portugal (mesmo saindo da tua zona de conforto), tambem poderá te proporcionar trabalho no estrangeiro, ficando assim com margem de manobra.

                  Sobre as areas, já se sabe Eng. Informática/Mecania/Electro, Medicina, Economia é sempre algo bom para apostar e podes entrar como maior de 23 anos, o que é óptimo.

                  Comentário


                    #10
                    Todos os cursos têm saída, só é preciso competência, inteligência, sorte e por vezes uma ajudinha...
                    A área do turismo está em expansão, tudo o que tenha a ver com 'saber receber' tem procura.
                    (mas daqui a algum tempo também vai ficar com excesso de oferta, se já não está).
                    Até nos cursos de letras como o meu há oportunidades ou se não há temos de criá-las como eu fiz.
                    Vale sempre a pena estudar mais, pelo menos ter uma licenciatura é imprescindível.
                    No teu caso eu metia-me noutro curso, de preferência de longa duração e financiado pelo iefp.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                      Eu não apostaria nesses cursos de 1 ano. Ainda por cima agora que disseste que no futuro podes vir a tentar fazer um curso em pós laboral.

                      Na tua zona de residencia não tens uma universidade/politecnico com cursos pós laboral?

                      É preferivel perderes agora 3/4 anos a fazeres uma licenciatura que depois de fazeres esse curso de 1 ano, não encontrares trabalho.

                      Se escolheres bem a licenciatura, esta alem de te proporcionar trabalho em portugal (mesmo saindo da tua zona de conforto), tambem poderá te proporcionar trabalho no estrangeiro, ficando assim com margem de manobra.

                      Sobre as areas, já se sabe Eng. Informática/Mecania/Electro, Medicina, Economia é sempre algo bom para apostar e podes entrar como maior de 23 anos, o que é óptimo.
                      Sou de Lisboa mas não tenho conhecimento das Universidades e Politécnicos que existem por cá.

                      Eng. Informática seria provavelmente o que escolheria se ingressasse no ensino superior.

                      Quais as maiores diferença em entrar pelo programa maiores de 23 anos e digamos pela via normal?

                      Originalmente Colocado por PussyLover Ver Post
                      Todos os cursos têm saída, só é preciso competência, inteligência, sorte e por vezes uma ajudinha...
                      A área do turismo está em expansão, tudo o que tenha a ver com 'saber receber' tem procura.
                      (mas daqui a algum tempo também vai ficar com excesso de oferta, se já não está).
                      Até nos cursos de letras como o meu há oportunidades ou se não há temos de criá-las como eu fiz.
                      Vale sempre a pena estudar mais, pelo menos ter uma licenciatura é imprescindível.
                      No teu caso eu metia-me noutro curso, de preferência de longa duração e financiado pelo iefp.
                      Posso perguntar porquê?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                        Claro.. o melhor seria mesmo obtar por um curso superior.. mas todo o processo e o tempo para finalizar um, seria no mínimo 3/4 anos.. é muito tempo.
                        É aqui que está o erro, 3/4 anos na verdade passam a correr mesmo que agora aches que não. Quando deres por ti já estás a meio do curso, o tempo voa. O que são 4 anos na tua vida toda? E esses são 4 anos que podem dar-te um futuro infinitamente melhor. Há quem comece muito mais tarde, como sabes. Vai em frente se tens possibilidades para isso, quando tiveres 40 e olhares para trás vais perceber que foi a melhor decisão que tomaste.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                          Sou de Lisboa mas não tenho conhecimento das Universidades e Politécnicos que existem por cá.

                          Eng. Informática seria provavelmente o que escolheria se ingressasse no ensino superior.

                          Quais as maiores diferença em entrar pelo programa maiores de 23 anos e digamos pela via normal?



                          Posso perguntar porquê?
                          Se for regime geral, tens obrigatoriamente que fazer exame nacional para o curso. Se fo eng. informatica é matematica ou fisica. Depois entra o factor média e serás ou não colocado. Tem um pró que é a existencia de muito mais vagas. O contra é a complexidade do exame nacional, principalmente para quem vem de ensino profissional (falta de bases).

                          Entrando como maior de 23 anos, não precisas de fazer o exame nacional para o curso. Como prós, tens vagas destinadas apenas para quem se candidata por essa via, fazes é uma entrevista, exame de cultura geral e exame de matematica bastante ligeiro, coisa simples. Sabendo que fizeste curso de informatica por via profissional, vai te dar uma melhor preparação para eng. informatica no que toca a programação e claro na entrevista eles vão olhar a isso. Como contra é a existencia de poucas vagas, mas como disse tens muita coisa em teu favor, principalmente curriculo, coisa que eles pedem (estudaste informatica no ensino profissional).

                          Sobre as escolas para fazer eng. informatica em pós laboral tens no ISCTE. Aqui sei que há, mas acho que tem mais uma ou outra por lá é questão de dares uma vista de olhos pelo google.

                          Sobre cursos de longa duração financiados pelo iefp, cada um tem a sua opinião, mas como disse em cima, se de 1 ano eu não aconselho, de longa duração, preferia uma licenciatura, tudo bem que o dinheiro sai do bolso, mas poderás te candidatar a bolsa e pensando no futuro serás rapidamente "reembolsado" quando começares a trabalhar. Esses do iefp não te garantem nada a não ser um estagio e depois uma mão á frente e outra atrás infelizmente.
                          Editado pela última vez por lviegas; 27 August 2016, 18:14.

                          Comentário


                            #14
                            Para além da ideia do Curso superior, que é muito mais do que saída profissional, é algo que te faz "crescer" interiormente, dou-te o conselho de aprenderes línguas.

                            O mundo hoje é uma aldeia. Se por acaso um dia emigrares deves ver isso da mesma forma como quando os nossos avós ou pais iam das aldeias para as cidades. Demora-se muito pouco e os preços das viagens são baixos. A abertura da maioria dos países europeus (por exemplo) hoje é enorme para pessoal qualificado.

                            Deves aprender linguas para ter essa opção em aberto. E se for o caso, encara isso como uma opção de vida e não com dramatismo.

                            Comentário


                              #15
                              Se gostas de programar, se conseguires, tira Eng. Informática ou derivados desta.
                              Garanto-te que em dois tempos tens emprego, o que mais vejo é procura por programadores junior e afins.

                              Comentário


                                #16
                                Vai para um fabrica, dá no duro, ficas efectivo e cheio de regalias que maior parte nem tem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sai do país. O melhor a fazer neste momento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                    Vai para um fabrica, dá no duro, ficas efectivo e cheio de regalias que maior parte nem tem.
                                    Desculpa mas é o pior conselho que se pode dar, até porque ficar efectivo nos dias de hoje não te garante nada, para não falar que trabalhos de fabricas é tudo contratos temporários, poucos são os que colocam pessoal efectivo. Experiência própria

                                    Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                                    Sai do país. O melhor a fazer neste momento.
                                    Sair indiferenciado está complicado. Cursos profissionais não são bem vistos lá fora. Ou sujeita-se a trabalhos que ninguém quer, ou terá que se esforçar aqui para mudar de vida. Para não falar que arranjar uma oportunidade para sair do país, só se for com uma boa cunha de algum familiar ou mesmo muita sorte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                      Das áreas que eu vejo com mais oferta de emprego é na restauração, hoteleira e turismo em geral. Eu iria por aí.
                                      os horários pode ser lixados, mas és novo, por isso aguentas-te.

                                      um curso nesta area, tipo um TeSP, dois anos no máximo, com o estágio integrado, pode ser uma boa opção.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por D12 Ver Post

                                        Claro.. o melhor seria mesmo obtar por um curso superior.. mas todo o processo e o tempo para finalizar um, seria no mínimo 3/4 anos.. é muito tempo.

                                        A minha ideia seria frequentar um desses cursos que mencionei no 1º post, arranjar trabalho e depois quiçá fazer uma licenciatura pós laboral.

                                        Preciso de me sentir útil e ganhar o meu espaço na sociedade, ganhar o meu dinheiro.., uma lufada de ar fresco, porque neste momento não está fácil..
                                        Lol..
                                        E é mesmo por 3 anos que se desiste de uma coisa que decide as nossas.proximas decadas...lol.
                                        E pensa,podias tirar um curso superior e.trabalhar ao.mesmo tempo em part.time..alem de que ainda podias ter direito a bolsa
                                        Quanto tiveste de.média no secundário? Eu acho que ha mais probabilidades e hipóteses de entrar pelo regime nacional de acesso em.que tens de fazer o exame de matemática..para o ISEL deves conseguir entrar na boa...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                          Desculpa mas é o pior conselho que se pode dar, até porque ficar efectivo nos dias de hoje não te garante nada, para não falar que trabalhos de fabricas é tudo contratos temporários, poucos são os que colocam pessoal efectivo. Experiência própria
                                          Nao é bem isso que vou vendo por aí, mas há que começar por algum lado ou o OP prefere ir morar para baixo da ponte?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                            Nao é bem isso que vou vendo por aí, mas há que começar por algum lado ou o OP prefere ir morar para baixo da ponte?
                                            Pronto mas isso é o que vês, outra coisa é o que as pessoas passam.

                                            Eu desde os meus 18 anos que trabalhei nesse ramo, e já lá vai 10 anos de trabalho. Ja tive em muitas fabricas tanto em portugal como no estrangeiro e digo-te que é um trabalho que já deu tudo o que tinha a dar (isto a falar de segurança).

                                            Actualmente tratam-te como gado, entras, passas lá uma data de contratos temporarios e depois saltas fora para outra fabrica e vais fazendo um ciclo vicioso até não teres mais nenhuma que te queira lá meter.

                                            Chegas aos 35 anos e dizem-te que trabalho de fabrica, principalmente para um homem já não é bom pois és velho de mais e que pessoal novo dá mais rendimento (por vezes é o contrario, mas eles não ligam a isso). E depois o que vamos fazer?

                                            Se o user está agora a ponderar algo que vai moldar o seu futuro, que faça uma ponderação em condições. Invista em formação, de preferencia superior pois é a mais fiavel, que invista num bom curso e depois o ceu é o limite.

                                            Cursos financiados, trabalhos indiferenciados, isso é lenha para queimar, chegas a uma idade que já não terás oportunidade como quando és novo. E depois arrependem-se.

                                            Eu actualmente perto dos 30 estou na universidade e como disse já trabalhei bastantes anos em portugal, bastantes na suiça e não me arrependo da minha decisão. Se tudo correr bem, no final do curso volto a emigrar pois o que não falta é trabalho para engenharias no estrangeiro e todo o dinheiro que estou a gastar na formação, em poucos meses recupero tudo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                              Vai para um fabrica, dá no duro, ficas efectivo e cheio de regalias que maior parte nem tem.
                                              Eheheh, chegamos ao PREC

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                                Desculpa mas é o pior conselho que se pode dar, até porque ficar efectivo nos dias de hoje não te garante nada, para não falar que trabalhos de fabricas é tudo contratos temporários, poucos são os que colocam pessoal efectivo. Experiência própria



                                                Sair indiferenciado está complicado. Cursos profissionais não são bem vistos lá fora. Ou sujeita-se a trabalhos que ninguém quer, ou terá que se esforçar aqui para mudar de vida. Para não falar que arranjar uma oportunidade para sair do país, só se for com uma boa cunha de algum familiar ou mesmo muita sorte.
                                                E a quantidade de casos que eu conheço de gente nessa situação que saiu e tem uma vida de ***** na Suiça, etc... limpar retretes todo o dias, só com uma folga semanal, famílias que só se vêem umas horas por semana, habitações manhosas - achavam que era tudo uma maravilha, bem se *****am. Não se fala muito nisto por questões de orgulho mas infelizmente muita gente sem habilitações emigrou para ficar na mesma ou pior.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Com futuro e bem remunerados vejo profissões ligadas a produtos de alto valor acrescentado como drogas, armas ou pessoas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Procura de aconselhamente, objectivo de vida

                                                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                    Com futuro e bem remunerados vejo profissões ligadas a produtos de alto valor acrescentado como drogas, armas ou pessoas.
                                                    É mesmo isso. Passado presente e futuro. Não á que enganar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                                      Se for regime geral, tens obrigatoriamente que fazer exame nacional para o curso. Se fo eng. informatica é matematica ou fisica. Depois entra o factor média e serás ou não colocado. Tem um pró que é a existencia de muito mais vagas. O contra é a complexidade do exame nacional, principalmente para quem vem de ensino profissional (falta de bases).

                                                      Entrando como maior de 23 anos, não precisas de fazer o exame nacional para o curso. Como prós, tens vagas destinadas apenas para quem se candidata por essa via, fazes é uma entrevista, exame de cultura geral e exame de matematica bastante ligeiro, coisa simples. Sabendo que fizeste curso de informatica por via profissional, vai te dar uma melhor preparação para eng. informatica no que toca a programação e claro na entrevista eles vão olhar a isso. Como contra é a existencia de poucas vagas, mas como disse tens muita coisa em teu favor, principalmente curriculo, coisa que eles pedem (estudaste informatica no ensino profissional).

                                                      Sobre as escolas para fazer eng. informatica em pós laboral tens no ISCTE. Aqui sei que há, mas acho que tem mais uma ou outra por lá é questão de dares uma vista de olhos pelo google.

                                                      Sobre cursos de longa duração financiados pelo iefp, cada um tem a sua opinião, mas como disse em cima, se de 1 ano eu não aconselho, de longa duração, preferia uma licenciatura, tudo bem que o dinheiro sai do bolso, mas poderás te candidatar a bolsa e pensando no futuro serás rapidamente "reembolsado" quando começares a trabalhar. Esses do iefp não te garantem nada a não ser um estagio e depois uma mão á frente e outra atrás infelizmente.
                                                      Muita dedicação e com ajuda de explicador a coisa faz-se. O meu problema desde pequeno foi sempre a falta de vontade, na escola o discurso dos professores aos meus pais era sempre o mesmo, "o seu filho é inteligente o problema é a falta de vontade, ele não faz mais porque não quer"

                                                      O que não deixa de ser ainda mais triste.

                                                      Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                      Lol..
                                                      E é mesmo por 3 anos que se desiste de uma coisa que decide as nossas.proximas decadas...lol.
                                                      E pensa,podias tirar um curso superior e.trabalhar ao.mesmo tempo em part.time..alem de que ainda podias ter direito a bolsa
                                                      Quanto tiveste de.média no secundário? Eu acho que ha mais probabilidades e hipóteses de entrar pelo regime nacional de acesso em.que tens de fazer o exame de matemática..para o ISEL deves conseguir entrar na boa...
                                                      Não digo que não tens razão, porque a tens. Mas por vezes pensasse logo no imediato e 3 anos (na melhor das hipóteses) no imediato fazem mossa, mas tem que prevalecer que irá mudar drasticamente a vida de uma pessoa, especialmente no meu caso.

                                                      Normalmente os exames nacionais costumam ser lá para Junho? Se assim for daria-me bastante tempo para estudar e preparar-me como deve ser, arranjaria um part-time e penso que a coisa funcionaria.

                                                      Quanto há média, eu a partir do 7º ano fiz via curso profissional que dava equivalência escolar.

                                                      1º curso que dava equivalência ao 9º, tirei 19 na nota final.
                                                      2º curso dava equivalência ao 12º acabei com 14.

                                                      Ambos na área da informática.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se ainda vives dos teus pais e estes têm possibilidades, o melhor conselho que podes receber é:

                                                        Vai para um curso superior e dedica-te áquilo com unhas e dentes até saires de lá no minimo engenheiro de qualquer coisa!


                                                        E quem disser o contrário está a mentir.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O conselho que posso dar é o mesmo que daria se tivesses 20, 28 ou 34. Ou outra idade qualquer, a bem dizer.

                                                          Avança para o ensino superior, de preferência numa área que gostes, não por lirismo sociológico mas sim porque efectivamente quando se gosta de algo o esforço tende a ser maior, a curiosidade e o aperfeiçoamento são mais aguçados, pelo que as competências podem ser mais facilmente adquiridas.

                                                          Aprende também pelo menos uma língua estrangeira, Inglês é fulcral, e Alemão ou Francês como segunda opção.

                                                          O resto, é esforço da tua parte.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                            Se ainda vives dos teus pais e estes têm possibilidades, o melhor conselho que podes receber é:

                                                            Vai para um curso superior e dedica-te áquilo com unhas e dentes até saires de lá no minimo engenheiro de qualquer coisa!


                                                            E quem disser o contrário está a mentir.
                                                            Engenheiro de "qualquer coisa"?

                                                            Disso tenho ideia que há muitos, agora engenheiros de "efectivamente alguma coisa" há poucos. Esse raciocínio talvez explique o porquê de muitas queixas dos jovens profissionais, na faixa 20-35 anos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X