Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Praxes no Ensino Superior

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Praxes no Ensino Superior

    Estou prestes a "entrar" ...

    E, apesar de já saber inumeras, gostava de conhecer tudo o que me pode vir a surgir ... :D

    A minha teoria é :

    Brincar, Sim!
    Humilhar, Não!

    Sou da Covilhã e vou entrar na Universidade de cá, de modo que, sendo da Terra, vou sofrer menos [:X]

    #2
    tmb vou entrar este ano..

    espero que respeitem a minha integridade, espero de ñ ter de recorrer a violencia ..

    Comentário


      #3
      Eu no ano que vem entro em enfermagem...aquilo é só raparigas, será que vou ser abusado nas praxes?:D

      Comentário


        #4
        Não vão à praxe... Não perdem nada..

        Comentário


          #5
          Eu julgo que devem ir às praxes, é um momento divertido e que jamais esquecerei...Este ano, estou a ajudar a organizar as praxes e os objectivos principais são ajudar os caloiros a integrararem-se, tanto na faculdade em si, como para conhecer os colegas com jogos interactivos..Não queremos nos divertir a humilhar ninguem, mas fazer com que eles se divirtam e se sintam melhor naquele meio..
          ;)

          Comentário


            #6
            piky, também concordo que as praxes têm um papel importante na entrada dos Caloiros num "novo mundo".

            Mas há praxes e praxes ...

            Um exemplo, prática comum nas praxes da Universidade da Cidade ( UBI = Universidade da Beira Interior ):

            - 2/3 da manhã, obrigar os caloiros a saltar para um lago dum jardim que temos cá ... Em Setembro/Outubro, não deve ser nada agradável ... Eu certamente não o farei. Nem a bem, nem a mal.

            Comentário


              #7
              Eu não percebo isso. Se essa praxe é ás 2 ou 3 da manha porque é que os caloiros vão para a rua a essa hora? Melhor! Como é que os outros, identificam os caloiros e sabem onde estão?? E porque os caloiros fazem o que os outros querem, mesmo que nao curtam e sejam humilhados??

              Eu se fosse para a universidade ninguem me praxava de certeza absoluta se eu visse que era alguma coisa que nao curtia.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por lamborghini_

                Eu não percebo isso. Se essa praxe é ás 2 ou 3 da manha porque é que os caloiros vão para a rua a essa hora? Melhor! Como é que os outros, identificam os caloiros e sabem onde estão?? E porque os caloiros fazem o que os outros querem, mesmo que nao curtam e sejam humilhados??

                Eu se fosse para a universidade ninguem me praxava de certeza absoluta se eu visse que era alguma coisa que nao curtia.
                O que acontece é que os Caloiros são "obrigado" ( devem ) ir ás reuniões da latada ... para prepararem o carro da latada, etc ... E encontram-se as denominadas milicias á porta dos armazéns onde decorrem essas reuniões. Essas milicias têm "poder" para praxarem a seu belo prazer. Mas não se pode ser brando ... Eu, como já referi, certas e determinadas coisas não farei de modo algum !

                Comentário


                  #9
                  Para quem não sabe, há códigos de praxe e quem não quer ser praxado tem esse direito.

                  Há sempre quem abuse, mas tb há quem abuse dos 2 lados. Já vi caloiros armarem-se em superiores com "doutores" e depois apanham por tabela.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por mundano

                    Não vão à praxe... Não perdem nada..
                    Exacto...se gostam de ser humilhados e ser carneirinhos e fazer porque os outros fazem e ameaçam e etc...então vão!
                    Eu não fui...ameaçaram-me que nunca faria amigos, que seria posto de lado, etc...mas nunca cedi...
                    Fiz amigos na mesma e estou integrado na mesma e mais, ninguém se lembra se fui à praxe ou não!
                    Para mim a praxe é apenas uma forma de se rirem à nossa custa...como forma de integração acho uma grande ofensa à integridade fisica, intelectual e moral dos caloiros...devia ser abolida!! [8]

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                      Para quem não sabe, há códigos de praxe e quem não quer ser praxado tem esse direito.

                      Há sempre quem abuse, mas tb há quem abuse dos 2 lados. Já vi caloiros armarem-se em superiores com "doutores" e depois apanham por tabela.
                      Yep..

                      Geralmente os caloiros que vejo a sofrer mais, são aqueles que mais tem a mania!

                      Se as coisas forem levadas na boa, se entrares na brincadeira.. corre bem!

                      Agora se te começas a armar em heroi, mais vale declaraste anti praxe.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por bizarro

                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                        Para quem não sabe, há códigos de praxe e quem não quer ser praxado tem esse direito.

                        Há sempre quem abuse, mas tb há quem abuse dos 2 lados. Já vi caloiros armarem-se em superiores com "doutores" e depois apanham por tabela.
                        Yep..

                        Geralmente os caloiros que vejo a sofrer mais, são aqueles que mais tem a mania!

                        Se as coisas forem levadas na boa, se entrares na brincadeira.. corre bem!

                        Agora se te começas a armar em heroi, mais vale declaraste anti praxe.
                        Eu não fui à praxe e não me declarei anti nem ninguém me obrigou a isso, tudo porque comigo piaram bem baixinho...abituadinhos a putos de 17 e 18 anos que vêm da aldeia e das asas da mãe...mas eu tinha 21 quando entrei e não estava para aturar certo tipo de coisas que me fizeram no 1.º dia de praxe(unica vez que fui)!
                        Depois disso esquivei-me sempre e disse que não tinha tempo...quiseram-me declarar anti mas eu não deixei!![}][}][}][}] Apenas bastou uns olhares ameaçadores e tal e ficamos por ali![xx(]

                        Comentário


                          #13
                          A Covilhã é mudialmente famosa por uma parxe que foi feita em 1990 a um caloiro. Atou-se uma corda aos tomates de um caloiro com um pedra na extremidade. Entretanto a coisa crreu mal e a pedra caiu de uma ponte e arrancou-lhe os 2 tomates. Há quem diga que é um mito urbano mas essa história é conhecida até no estangeiro...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                            citação:Originalmente colocada por bizarro

                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                            Para quem não sabe, há códigos de praxe e quem não quer ser praxado tem esse direito.

                            Há sempre quem abuse, mas tb há quem abuse dos 2 lados. Já vi caloiros armarem-se em superiores com "doutores" e depois apanham por tabela.
                            Yep..

                            Geralmente os caloiros que vejo a sofrer mais, são aqueles que mais tem a mania!

                            Se as coisas forem levadas na boa, se entrares na brincadeira.. corre bem!

                            Agora se te começas a armar em heroi, mais vale declaraste anti praxe.
                            Eu não fui à praxe e não me declarei anti nem ninguém me obrigou a isso, tudo porque comigo piaram bem baixinho...abituadinhos a putos de 17 e 18 anos que vêm da aldeia e das asas da mãe...mas eu tinha 21 quando entrei e não estava para aturar certo tipo de coisas que me fizeram no 1.º dia de praxe(unica vez que fui)!
                            Depois disso esquivei-me sempre e disse que não tinha tempo...quiseram-me declarar anti mas eu não deixei!![}][}][}][}] Apenas bastou uns olhares ameaçadores e tal e ficamos por ali![xx(]
                            Eu optei por outra coisa.. entei na segunda fase e simplesmente nao nos ligam nenhuma! :D

                            Comentário


                              #15
                              Acho bem irem à praxa, mas também não acho mal não irem. Eu fui e dois anos mais tarde praxei. Mas aqui em Aveiro é tudo na boa, não se sofre muito. Praxe era uma vez por semana e quando era.. Queriam era diversão.. O melhor era os canticos contra outros cursos.. Tudo a recordar, mas também tudo com bom senso, quando se passa para o exagero já não é bom. Nunca me fizeram nem mandaram fazer nada demais, se mandassem tinha um dedo preparado para eles :D

                              Comentário


                                #16
                                As praxes são do mais divertido que existe na universidade, é perciso saber brincar, entrar na onda, e não abusar... Agora quem não quer ser praxado assuma-se como sendo anti-prax, isso é possivél, depois podem é sentirem-se um pouco excluidos nos primeiros tempos.. Ah, e também não vão poder praxar, o que é ainda mais fixe que ser praxado...lol

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por samuel18

                                  As praxes são do mais divertido que existe na universidade, é perciso saber brincar, entrar na onda, e não abusar... Agora quem não quer ser praxado assuma-se como sendo anti-prax, isso é possivél, depois podem é sentirem-se um pouco excluidos nos primeiros tempos.. Ah, e também não vão poder praxar, o que é ainda mais fixe que ser praxado...lol
                                  Também era o que mais faltava não ser praxado e querer praxar!!:D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Epá...quando é que aprendem que nas praxes, quem e diverte mais são os caloiros?

                                    Se forem para lá com o espirito da brincadeira tudo corre bem e vão ver que saiem de lá a rirem-se que nem doidos!

                                    Comentário


                                      #19
                                      se forem às praxes não façam nada que vocês não queiram fazer. É o único conselho que eu posso dar da minha experiência.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por neoxic

                                        A Covilhã é mudialmente famosa por uma parxe que foi feita em 1990 a um caloiro. Atou-se uma corda aos tomates de um caloiro com um pedra na extremidade. Entretanto a coisa crreu mal e a pedra caiu de uma ponte e arrancou-lhe os 2 tomates. Há quem diga que é um mito urbano mas essa história é conhecida até no estangeiro...
                                        é mito urbano. Tanto quanto sei, essa praxe JÁ teria sido "realizada" na UTAD, na UM, na UP, em UC, na UBI e na ULAG.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O assunto das praxes é sempre muito polémico, eu acho que o facto de um caloiro ir/não ir à praxe depende muito do curso e Universidade onde entrou.
                                          Fico com a sensação (de casos que conheço) que é mais comum haver abusos em Universidades de cidades mais pequenas ou Institutos Politécnicos do que nas Universidades maiores.
                                          Nessas é mais uma borga, alcool, festas académicas, do que humilhação.
                                          Eu fui praxado e nunca me fizeram nem fiz nada que ultrapassasse os meus limites, tal como quando praxei não mandei ninguem fazer nada que não quisesse fazer ou que em consciência achasse mal-feito.
                                          E concordo que se na primeira semana todos são praxados mais ou menos por igual, a partir daí os doutores concentram-se naqueles caloiros que todos os anos entram com vontade de serem chico-espertos e chatear ou fazer deliberadamente o contrário de tudo o que lhe mandarem fazer (a esses pedimos para se declararem anti-praxe e eles não querem!!!).

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                            Para quem não sabe, há códigos de praxe e quem não quer ser praxado tem esse direito.

                                            Há sempre quem abuse, mas tb há quem abuse dos 2 lados. Já vi caloiros armarem-se em superiores com "doutores" e depois apanham por tabela.
                                            geralmente é assim, mas também, não se esqueçam que as primeiras coisas que a praxe faz é normalizar e standardizar todos os caloiros.
                                            Os códigos têm de ser cumpridos o mais possível, só assim se pode realizar praxes com o verdadeiro sentido pelo qual foram criadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              As praxes tem os seus abusos, contudo, não indo ao extremo de dizer que quem não é praxado não tem amigos, a praxe tem a propriedade liberatória de permitir que os caloiros conheçam os outros caloiros de outros cursos e grande parte dos veteranos, permite ganhar confiança com algumas meninas mais velhas que entram no ano com muita vontade de "desmamar meninos" lolol

                                              A decisão de ser praxado ou não é tua, mas se não queres ser praxado não faças frente aos veteranos, diz que não e fica na tua, não te armes em carapau de corrida.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Sphynx

                                                As praxes tem os seus abusos, contudo, não indo ao extremo de dizer que quem não é praxado não tem amigos, a praxe tem a propriedade liberatória de permitir que os caloiros conheçam os outros caloiros de outros cursos e grande parte dos veteranos, permite ganhar confiança com algumas meninas mais velhas que entram no ano com muita vontade de "desmamar meninos" lolol

                                                A decisão de ser praxado ou não é tua, mas se não queres ser praxado não faças frente aos veteranos, diz que não e fica na tua, não te armes em carapau de corrida.
                                                Não porque os veteranos são intocáveis!! [8][8]
                                                Se te tentam humilhar e maltratar faz o mesmo...os meninos detestam ficar mal em frente dos outros caloiros o que dá um especial gozo...se me tentaram deixar ficar mal acredita que ficaram muito pior!![8][8][}]

                                                E mais... não fui declarado anti praxe se quisesse praxava e usava o traje, mas isso para mim são paneleiriçes!! [}]
                                                Talvez o use quando acabar o curso para ir à missa!![}][}]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem,quem vos avisa,teu amigo é.Por isso,aqui fica um exemplo de Codigo de Praxe,neste caso aplicado à zona do Porto,embora seja praticamente igual em todo o pais ( excepto trajes académicos ).

                                                  http://pwp.netcabo.pt/qvidpraxis/

                                                  Vejam e não se deixem passar por parvos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Também era o que mais faltava não ser praxado e querer praxar!!
                                                    ahahahahha, mas eu fiz isso!!

                                                    [}][}][}]

                                                    no 4º ano foi só assinar o meu nome nas mamocas das caloiras!!
                                                    [:X][:X]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nunca aderi as praxes, nem como caloiro nem como veterano.

                                                      Lembra-te que esses gajos das praxes nao tem poder nenhum e alguns apenas sentem prazer em aterrorizar miudos que vieram do secundario e no caso das gajas de poderem por os dentes numas pitinhas fresquinhas.

                                                      Se assim for... deixa andar...

                                                      O unico problema que tive com um ''Doutor'' foi uma ocasiao que estavam a bloquear o portao aos caloiros, quando me recusei a ficar e lhe levei o braco a frente levei uma ameaca do genero... ah e tal... se te apanho num bar a noite estas fdd... [}]

                                                      Um colega meu, batateiro de profissao, ainda se virou a um deles mas nada se passou, so ameacas mutuas...

                                                      A resposta e simples. Quem quer ser praxado assume as consequencias, quem nao quer ser, assume as consequencias tambem, como por exemplo, ser considerado frouxo, covarde, anti-social etc...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já agora,existe possibilidade de quem quiser frequentar a praxe poder faze-lo,mesmo que esteja por exemplo no 3º ano?

                                                        É que no meu caso,entrei na segunda fase,logo fiquei "out"...e como so agora tenho "tempo livre" para me dedicar a isso,gostava de saber.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Force

                                                          Já agora,existe possibilidade de quem quiser frequentar a praxe poder faze-lo,mesmo que esteja por exemplo no 3º ano?

                                                          É que no meu caso,entrei na segunda fase,logo fiquei "out"...e como so agora tenho "tempo livre" para me dedicar a isso,gostava de saber.
                                                          Podes sempre infiltrar-te :D:D:D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por lamborghini_

                                                            Eu não percebo isso. Se essa praxe é ás 2 ou 3 da manha porque é que os caloiros vão para a rua a essa hora? Melhor! Como é que os outros, identificam os caloiros e sabem onde estão?? E porque os caloiros fazem o que os outros querem, mesmo que nao curtam e sejam humilhados??

                                                            Eu se fosse para a universidade ninguem me praxava de certeza absoluta se eu visse que era alguma coisa que nao curtia.
                                                            por causa de 2 mitos...
                                                            eu explico-te.

                                                            1º Os caloiros gostam de ser praxados...eles dizem que não mas a maior parte gosta.alguns ADORAM! e falam das praxes com uma alegria enorme..

                                                            2ª Integração.os 'doutores' servem-se desse argumento falso para convencer o pessoal a ir às praxes.não é verdade. mais cedo ou mais tarde acabas por te integrar, arranjar colegas, etc..( é quase como que uma terapia do 'medo'...)

                                                            basicamente, como diz o mundano, ninguém perde nada por não ir às praxes...o pessoal é que vai para lá com a idéia pré-concebida que sim..

                                                            além disso, quem não quiser ser praxado, pura e simplesmente mande os pseudo-doutores (alguns andam anos no primeiro ano mas gostam de andar de capinha...) pó car*lho mais velho, quando eles se dirigirem a vocês...
                                                            nunca mais vos chateiam;)

                                                            ld

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X