Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mesadas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mesadas

    Tendo em conta que aqui a frequência vai desde pessoas que ainda recebem mesadas até pessoas que pagam, gostava de ter uma ideia de:

    - Quanto recebem/pagam
    - Que idade têm/ filhos

    Para alguém de 18 anos o que vos parece uma mesada razoável ?

    #2
    essa pergunta não tem uma resposta linear. A mesada dos filhos:
    .depende dos ordenados dos pais. Os meus como não tinham €€€€, nunca me deram mesada, era o dinheiro certo para o almoço na cantina da escola e tinha que chegar.
    .e depende se os filhos as merecem ou não

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
      Tendo em conta que aqui a frequência vai desde pessoas que ainda recebem mesadas até pessoas que pagam, gostava de ter uma ideia de:

      - Quanto recebem/pagam
      - Que idade têm/ filhos

      Para alguém de 18 anos o que vos parece uma mesada razoável ?
      Eu tb nunca recebi mesada, iam dando conforme podiam, para o dia a dia...
      Como o meu rebento tem 7 meses, ainda não recebe mesada
      Tb depende das possibilidades dos pais e das necessidades do filho, conheço quem receba de mesada uns 1000€

      Comentário


        #4
        Como isto aqui no forum é so gente de guito, diria uns 1000 euros.... Lol

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por futsal Ver Post
          Eu tb nunca recebi mesada, iam dando conforme podiam, para o dia a dia...
          Isso às vezes é um engano, porque no "pinga, pinga" aos bocadinhos até se pode dar/receber muito.

          Penso que o "principio" associado à mesada é pôr os miúdos a gerir os seus recursos e a terem noção que têm que fazer opções.
          Editado pela última vez por AlexKarelin; 01 September 2016, 09:32.

          Comentário


            #6
            O valor da mesada depende do tipo de gasto que a pessoa vai ter que fazer... vai pagar alimentação? combustível? precisa de se deslocar para ir à escola?

            (com 18 anos comecei a trabalhar em part-time para ganhar a minha própria "mesada"...)

            Comentário


              #7
              A partir do 7o ano o meu pai dava-me 100 escudos por dia. Quando andava na secundária o meu pai dava-me cerca de €25/mês para as minhas coisitas, para gerir mensalmente. Quando entrei para a faculdade, aumentou para €50. Nunca tiveram imensas possibilidades, por isso era espectacular.

              Pouco depois de ter entrado na faculdade comecei a trabalhar em pequenas coisas (explicações e afins), e deixei de pedir mesada ao meu pai, passei a ganhar para as minhas coisas.

              Comentário


                #8
                Com 18 anos já pode ir trabalhar...

                Comentário


                  #9
                  A partir do 10º ano, vim estudar para Lisboa. Aí os meus pais davam-me 320€ de mesada.

                  Com isso tinha que pagar os passes e alimentação diária.

                  Comentário


                    #10
                    Nunca tive mesada. Primeiro eram os meus pais que me compravam aquilo de que eu precisava. A partir do momento em que comecei a ter alguma autonomia e noção do dinheiro, comprava o que era preciso e apresentava as contas aos meus pais.
                    De qualquer maneira, desde o secundário que sempre trabalhei durante as férias da escola e, mais tarde, do trabalho. Era aí que ia buscar dinheiro para as minhas despesas extra enquanto estudante (jantares, saídas, café, diversão, ...) e para as pequenas excentricidades enquanto "adulto" (material fotográfico, material relacionado com a música, ...).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                      A partir do 7o ano o meu pai dava-me 100 escudos por dia. Quando andava na secundária o meu pai dava-me cerca de €25/mês para as minhas coisitas, para gerir mensalmente. Quando entrei para a faculdade, aumentou para €50. Nunca tiveram imensas possibilidades, por isso era espectacular.
                      A minha experiência é semelhante. No 7.º não tinha (ou se tinha era pouco), no secundário não me lembro, mas devia andar perto dos 20/25€. Quando entrei para a faculdade o valor aumentou para 50€, mas eu tinha de gerir tudo (passe, livros, fotocópias, alimentação durante o dia, saídas à noite). Os meus pais só me disseram para falar com eles caso tivesse de comprar um livro mais caro ou assim, algo que nunca chegou a acontecer (poupava de uns meses para os outros, pelo sim, pelo não).

                      Os meus filhos não têm mesada (são pequenitos), mas no outro dia o meu filhote mais velho disse que queria comprar um carro quando fosse grande e lá lhe expliquei, numa linguagem simplificada, a ideia de poupar para comprar qualquer coisa. Quando chegar à idade, hão-de ter mesada, porque acho um bom princípio.

                      Comentário


                        #12
                        No ciclo, não recebia mesada, ia pedido consoante precisava.
                        No secundário, já recebia (não me lembro o quê), e tinha de dar para almoçar/lanchar na escola e poupar para o fds (cinema, praia, gelados, cervejas, roupas "especiais" etc). O passe mensal, material escolar, roupa "diária" era pago pelos pais.
                        Na universidade, recebia 5 contos por semana, e tinha de dar para almoçar/lanchar na univ e poupar para o fds (cinema, noitadas, cervejas, fds fora com os amigos, etc). O passe mensal, material escolar, roupa "diária" era pago pelos pais.

                        Agora, com a filha mais velha, não há mesada, vamos dando para uns pequenos gastos (gelados, passeios no ATL). O resto assumimos nós.

                        No entanto, já começou a ter a ideia de poupar, desde que disse que queria ir de férias.
                        Mostrei-lhe uma nota de 20€ e disse "Tens de ter 25 notas destas, senão não podemos ir" e ela já sabe que o que recebe vai para o porco. É claro que nas férias não se mexe no dinheiro...

                        Outra coisa que ajuda é ela ver os panfletos dos hipers, e diz-me "oh pai, isto custa X€. é muito dinheiro" ou "oh pai, isto custa Y€. é barato"

                        Comentário


                          #13
                          Nunca recebi mesada e por isso não tenho ideia como funciona a coisa. A minha prole também ainda é demasiado pequena para ter acesso a mesada.

                          Em todo o caso, vejo desvantagens e vantagens numa mesada, sendo que uma mesada fixa por excesso poderá promover a compra de coisas supérfluas e por defeito poderá estar a privar (mas aqui tem de existir criatividade). E depois também depende de que valor falamos. Há miúdos pequenos que têm acesso a CC com vários milhares e há outros que vivem com meia dúzia de euros. E depois também dependerá do meio onde vivem e das actividades que fazem. Penso que o ideal será sempre fazer um "orçamento" para os gastos estimados e calcular a mesada em função disso, e eventualmente se for feita uma boa gestão, atribuir prémios de boa gestão.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                            Outra coisa que ajuda é ela ver os panfletos dos hipers, e diz-me "oh pai, isto custa X€. é muito dinheiro" ou "oh pai, isto custa Y€. é barato"
                            Diz-me o meu "Oh mãe... isto só custa um ponto nove, nove euros! É barato!"

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Nunca recebi mesada e por isso não tenho ideia como funciona a coisa. A minha prole também ainda é demasiado pequena para ter acesso a mesada.

                              Em todo o caso, vejo desvantagens e vantagens numa mesada, sendo que uma mesada fixa por excesso poderá promover a compra de coisas supérfluas e por defeito poderá estar a privar (mas aqui tem de existir criatividade). E depois também depende de que valor falamos. Há miúdos pequenos que têm acesso a CC com vários milhares e há outros que vivem com meia dúzia de euros. E depois também dependerá do meio onde vivem e das actividades que fazem. Penso que o ideal será sempre fazer um "orçamento" para os gastos estimados e calcular a mesada em função disso, e eventualmente se for feita uma boa gestão, atribuir prémios de boa gestão.
                              Isso é que é preparar para o futuro!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                Diz-me o meu "Oh mãe... isto só custa um ponto nove, nove euros! É barato!"
                                O meu diz "mamã, este só custa 2 euros!", ignorando os dois zeros a seguir ao 2 e antes do ponto...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                  O meu diz "mamã, este só custa 2 euros!", ignorando os dois zeros a seguir ao 2 e antes do ponto...

                                  O que é giro nesta fase (o meu tem 5 anos), é que eles já percebem quando dizemos que é muito caro ou que é barato, mas depois às vezes não percebem que mesmo "parecendo-lhes" barato, não é... ou que não podemos/vamos comprar, mesmo sendo barato.

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu, na faculdade recebia acho que 150€ + 2 x deposito cheio de gasoleo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                      Diz-me o meu "Oh mãe... isto só custa um ponto nove, nove euros! É barato!"
                                      Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                      O meu diz "mamã, este só custa 2 euros!", ignorando os dois zeros a seguir ao 2 e antes do ponto...


                                      Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post

                                      O que é giro nesta fase (o meu tem 5 anos), é que eles já percebem quando dizemos que é muito caro ou que é barato, mas depois às vezes não percebem que mesmo "parecendo-lhes" barato, não é... ou que não podemos/vamos comprar, mesmo sendo barato.
                                      Aí entra a parte complicada, de dizer que não presta, não faz falta, já tem, etc...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        Aí entra a parte complicada, de dizer que não presta, não faz falta, já tem, etc...
                                        Complicado não é explicar isto ao meu filho, é mesmo explicar isto ao meu marido!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                          Isso é que é preparar para o futuro!
                                          Quando souber fazer contas, vai ter logo acesso a um pequeno fundo de investimentos para gerir (estou mesmo a falar de um fundo numa instituição financeira).

                                          Se poupar a mesada e ainda aumentar o fundo, excelente. Leva com prémios de "produtividade".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                            Complicado não é explicar isto ao meu filho, é mesmo explicar isto ao meu marido!
                                            Sim, pois pois...

                                            O "marido" e a mania das carteiras, sapatos, écharpes, brincos...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              O "marido" e a mania das carteiras, sapatos, écharpes, brincos...
                                              No meu caso o problema é mesmo os livros... (Bendita biblioteca municipal!)

                                              O problema do meu marido é mesmo as cenas baratuchas, tipo lojas do chinês e barraquinhas de "tudo a um euro" no jumbo e afins. Tenho de andar atrás dele a controlá-lo, senão traz-me 20 kgs de cangalhada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                                No meu caso o problema é mesmo os livros... (Bendita biblioteca municipal!)

                                                O problema do meu marido é mesmo as cenas baratuchas, tipo lojas do chinês e barraquinhas de "tudo a um euro" no jumbo e afins. Tenho de andar atrás dele a controlá-lo, senão traz-me 20 kgs de cangalhada.
                                                "é barato!! nem custou um euro!"....

                                                Pois, mil coisas de um euro e é fazer a conta...

                                                (desculpem o off)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                                  No meu caso o problema é mesmo os livros... (Bendita biblioteca municipal!)

                                                  O problema do meu marido é mesmo as cenas baratuchas, tipo lojas do chinês e barraquinhas de "tudo a um euro" no jumbo e afins. Tenho de andar atrás dele a controlá-lo, senão traz-me 20 kgs de cangalhada.
                                                  Reza para o teu marido não descobrir sites tipo a Gearbest e dealextreme

                                                  Já pensaste em dar-lhe mesada?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Venho dizer que estou disponível para adopção desde que paguem mesada. Obrigado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                      Reza para o teu marido não descobrir sites tipo a Gearbest e dealextreme

                                                      Já pensaste em dar-lhe mesada?
                                                      Ou o Aliexpress!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O meu puto com 11 anos recebe a módica semanada de 1,5 Euros. São obviamente simbólicos , mas já juntou mais de 60 Euros só de semanadas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho um colega que da de semanada ao filho alguns 300€ e ja ele é adulto, mas não sei se trabalha ou se tem intenções de tal, mas leva vida de rico mais os rentings dos clk's etc, os pais tiram 2000€ cada, chegam ao fim do mês com 200€ negativos.

                                                          Para aqueles que ganham 700€ e ainda sobra, algo vai mal, alguma vez daria mesadas/semanadas a um filho meu adulto, bem que podia esperar sentado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por principio defendo que se deva estabelecer uma mesada para que o mais cedo possível se aprenda a gerir dinheiro.

                                                            O valor esse será consoante a idade do jovem e naturalmente a capacidade dos progenitores, é impossível definir um valor ideal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X