Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparar a minha mãe para o pior

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Preparar a minha mãe para o pior

    O meu irmão está em coma há cerca de 2 semanas e meia (tentativa de suicídio). Está num estado considerado estável mas sem sinais de melhoria e sem se ter ainda bem noção da quantidade e gravidade de sequelas que pode ter tido.

    O maior problema é a minha mãe estar em negação profunda. Já dá como dado adquirido que ele vai recuperar e desvaloriza quando a aviso para ir com calma porque não há nada que garanta isso.

    Como é óbvio, tem passado o tempo todo no hospital, ainda que eu lhe diga que isso não é saudável. De todas as vezes que detectou algum movimento da parte dele, acha logo que é um sinal óbvio da recuperação dele, quando até o mais leigo sabe que mesmo pessoas em coma podem ter movimentos reflexos que não significam rigorosamente nada.

    O meu maior receio é o colapso que ela terá se um dia chega lá e ele já cá não está. Não sei como lidar, como reagir e fazê-la ver a realidade da situação.

    #2
    Problema muito delicado. Os conselhos são difíceis de dar sem conhecer os contornos que levaram à tentativa de suicídio e sem conhecer a tua mãe. Em todo o caso ninguém está preparado para a morte de ninguém e nem seria possível estar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Problema muito delicado. Os conselhos são difíceis de dar sem conhecer os contornos que levaram à tentativa de suicídio e sem conhecer a tua mãe. Em todo o caso ninguém está preparado para a morte de ninguém e nem seria possível estar.
      Os contornos estão escritos na carta que ele deixou mas por respeito à privacidade dele, não queria entrar muito por ai...

      Preparar não será certamente a palavra indicada. É apenas fazê-la tomar noção de que o pior pode acontecer.

      Comentário


        #4
        Tal como o Obtuso diz, é complicado e não se conhecem os contornos (nem vale a pena).

        Uma coisa que pode "ajudar" é sem alguém "credível" (um médio, por exemplo) a explicar à tua mãe a situação: estado atual, probabilidades de recuperação, o que são os pequenos movimentos, etc.

        O facto de haver um distânciamento e o um reconhecimento de competências pode lecar a tua mãe a aceitar mais facilmente algo que agora não quer acreditar.

        De resto, força nisso, para ti e para estares aí para a tua mãe.

        Comentário


          #5
          Bem, que situação tão delicada. Estou um pouco como o Obtuso, ninguém se consegue preparar completamente para a morte de alguém. Sendo a morte de um filho, penso que será pior dada a inversão da lógica normal do ciclo da vida.

          De qualquer forma, faço votos para que o desfecho seja positivo e que o teu irmão consiga recuperar. E um forte abraço para ti.

          Comentário


            #6
            Santos da casa não fazem milagres, como quem diz: tudo o que possas dizer será possivelmente desvalorizado. Muitos pais vêm os seus filhos sempre como crianças a quem não se dá muito crédito, ainda que os filhos já tenham 40 anos.

            O que dizem os médicos? Aí já são "de fora" e profissionais "com galões". Como reage a tua mãe à opinião dos médicos?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post

              O que dizem os médicos? Aí já são "de fora" e profissionais "com galões". Como reage a tua mãe à opinião dos médicos?
              Dizem basicamente o que eu digo...que é uma situação muito delicada e que não há sinais de recuperação. Mas ela diz que eles dizem isso porque têm sempre de dizer, que ela sabe que ele está a melhorar.

              Prefiro vê-la assim do que em casa a deprimir mas sei os perigos que a negação acarreta. Alguém tem de manter os pés assentes na terra no meio disto tudo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                Tal como o Obtuso diz, é complicado e não se conhecem os contornos (nem vale a pena).

                Uma coisa que pode "ajudar" é sem alguém "credível" (um médio, por exemplo) a explicar à tua mãe a situação: estado atual, probabilidades de recuperação, o que são os pequenos movimentos, etc.

                O facto de haver um distânciamento e o um reconhecimento de competências pode lecar a tua mãe a aceitar mais facilmente algo que agora não quer acreditar.

                De resto, força nisso, para ti e para estares aí para a tua mãe.
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                Bem, que situação tão delicada. Estou um pouco como o Obtuso, ninguém se consegue preparar completamente para a morte de alguém. Sendo a morte de um filho, penso que será pior dada a inversão da lógica normal do ciclo da vida.

                De qualquer forma, faço votos para que o desfecho seja positivo e que o teu irmão consiga recuperar. E um forte abraço para ti.
                Muito obrigado a ambos.

                Comentário


                  #9
                  Coração de mãe é uma coisa complicada... Se está em negação, provavelmente nem todos os médicos do mundo a vão demover de acreditar que o filho vai melhorar (provavelmente é a única coisa a que ela se pode agarrar agora)...

                  Já consideraram acompanhamento psicológico? Nenhuma mãe está preparada para perder um filho (diz a ordem natural das coisas...).

                  Muita força!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MrLichtenrade Ver Post
                    Dizem basicamente o que eu digo...que é uma situação muito delicada e que não há sinais de recuperação. Mas ela diz que eles dizem isso porque têm sempre de dizer, que ela sabe que ele está a melhorar.

                    Prefiro vê-la assim do que em casa a deprimir mas sei os perigos que a negação acarreta. Alguém tem de manter os pés assentes na terra no meio disto tudo.
                    Muito cuidado com isto!

                    Uma coisa é aceitar que pode correr mal, e mesmo assim sofrer quando isso acontecer (já passei por isso) e outra coisa é pensar que tudo vai correr bem e depois levar um enorme choque. Aí as coisas podem "descambar" (desculpa o termo mas falta-me a palavra).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      Muito cuidado com isto!

                      Uma coisa é aceitar que pode correr mal, e mesmo assim sofrer quando isso acontecer (já passei por isso) e outra coisa é pensar que tudo vai correr bem e depois levar um enorme choque. Aí as coisas podem "descambar" (desculpa o termo mas falta-me a palavra).
                      Pois, precisamente por achar que ela está na segunda situação é que estou preocupado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                        Já consideraram acompanhamento psicológico?

                        Muita força!
                        Foi das primeiras coisas que lhe sugeri mas ela recusou logo.

                        Obrigado. Não é nada fácil.

                        Comentário


                          #13
                          Vamos a ver, a "negação" faz parte, é uma das fases até à aceitação dos factos.

                          Sempre ouvi que numa "tragédia" o caminho começa quase sempre por aí.

                          https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo...C3%BCbler-Ross

                          Atenção que eu não percebo nada de assuntos de psicologia.

                          Comentário


                            #14
                            Isto é daquelas coisas que exige ajuda profissional. Expõe a situação a um médico ou outra pessoa que consiga tentar convencer a tua mãe a ver um psicólogo.

                            Mas sobre essa história do preparar... Nem a pessoa mais terra-a-terra do mundo consegue estar preparada para uma coisa dessas. Não me interpretes mal e espero sinceramente que o teu irmão recupere, mas uma coisa é preparar-se, outra coisa é o dia em que um médico vem ter connosco e diz que, provavelmente, serão horas de desligar as máquinas.

                            Comentário


                              #15
                              Irmãos...suicidio...mãe....faz-me sempre lembrar um troll que já andou por aqui duas vezes...será que esta é a terceira?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Vamos a ver, a "negação" faz parte, é uma das fases até à aceitação dos factos.

                                Sempre ouvi que numa "tragédia" o caminho começa quase sempre por aí.

                                https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo...C3%BCbler-Ross

                                Atenção que eu não percebo nada de assuntos de psicologia.
                                Talvez por ter sido eu a encontrá-lo, encaro a realidade de outra forma.

                                Os médicos dizem que ele foi encontrado no limite dos limites para ser salvo (o que naturalmente torna a recuperação mais difícil). À primeira vista achei mesmo que já estivesse morto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MrLichtenrade Ver Post
                                  Talvez por ter sido eu a encontrá-lo, encaro a realidade de outra forma.

                                  Os médicos dizem que ele foi encontrado no limite dos limites para ser salvo (o que naturalmente torna a recuperação mais difícil). À primeira vista achei mesmo que já estivesse morto.
                                  Aquilo que escrevi foi para enquadrares melhor a negação da tua mãe. É algo "comum" por assim dizer e está documentado enquanto "fase".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                    Isto é daquelas coisas que exige ajuda profissional. Expõe a situação a um médico ou outra pessoa que consiga tentar convencer a tua mãe a ver um psicólogo.
                                    Acredita que já 3 médicos diferentes falaram com ela sobre isso a meu pedido e sem sucesso. Mas não se perde nada em tentar outra vez, se calhar vai lá pela insistência.

                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                    Mas sobre essa história do preparar... Nem a pessoa mais terra-a-terra do mundo consegue estar preparada para uma coisa dessas. Não me interpretes mal e espero sinceramente que o teu irmão recupere, mas uma coisa é preparar-se, outra coisa é o dia em que um médico vem ter connosco e diz que, provavelmente, serão horas de desligar as máquinas.
                                    É claro que preparar nunca é a palavra adequada. É simplesmente assumir o pior como uma possibilidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                      Irmãos...suicidio...mãe....faz-me sempre lembrar um troll que já andou por aqui duas vezes...será que esta é a terceira?
                                      Conheço este fórum há um mês. Se achares que é, faz report à moderação. Pelo menos é o que usualmente faço noutros fóruns.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                        Irmãos...suicidio...mãe....faz-me sempre lembrar um troll que já andou por aqui duas vezes...será que esta é a terceira?
                                        Como assim ??

                                        Comentário


                                          #21
                                          Em primeiro lugar lamento profundamente toda essa situação do teu irmão, não interessam agora as causas, interessa sim as suas melhoras, as causas ficam em segundo plano para resolver depois, em relação à tua mãe, ela está a reagir como seria de esperar, desesperada nega que a partida do filho seja uma hipótese, provavelmente vai querer encontrar um/a culpado/a e por fim culpa-se a ela própria, na maioria dos casos é assim, se não sabes a melhor maneira de a ajudar neste momento, é estares lá ao lado dela na maior parte do tempo em silêncio, apenas a tua presença vai mostrar à tua mãe que não está sozinha nesse sofrimento, ela vai sentir isso, e por outro lado devias tentar informar-te tu, junto da equipa médica qual o real estado do teu irmão, não sei qual a vossa idade, mas também precisas de te estruturar para seres forte numa altura em que a coragem tende a fugir. Fala com os médicos e expõe o receio que tens pela tua mãe, alguma coisa te deverão sugerir.
                                          Espero que o teu irmão recupere totalmente e que depois tudo não tenha passado dum infeliz acaso.

                                          As melhoras rápidas, neste caso a todos os que sofrem e ao enfermo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Como assim ??
                                            Já andou por cá um personagem que fez grandes filmes com histórias deste tipo, da primeira vez descobriu-se que era tudo mentira e foi banido, passados uns tempos surgiu outro com o mesmo género de histórias e descobriu-se que era clone do primeiro e foi banido, e esta história enquadra-se na mesma categoria, aberta por um user com conta de Agosto...pessoalmente acho estranho "contarem" este género de histórias num forum...e pela resposta do user não me admirava que fosse mesmo clone...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                              Em primeiro lugar lamento profundamente toda essa situação do teu irmão, não interessam agora as causas, interessa sim as suas melhoras, as causas ficam em segundo plano para resolver depois, em relação à tua mãe, ela está a reagir como seria de esperar, desesperada nega que a partida do filho seja uma hipótese, provavelmente vai querer encontrar um/a culpado/a e por fim culpa-se a ela própria, na maioria dos casos é assim, se não sabes a melhor maneira de a ajudar neste momento, é estares lá ao lado dela na maior parte do tempo em silêncio, apenas a tua presença vai mostrar à tua mãe que não está sozinha nesse sofrimento, ela vai sentir isso, e por outro lado devias tentar informar-te tu, junto da equipa médica qual o real estado do teu irmão, não sei qual a vossa idade, mas também precisas de te estruturar para seres forte numa altura em que a coragem tende a fugir. Fala com os médicos e expõe o receio que tens pela tua mãe, alguma coisa te deverão sugerir.
                                              Espero que o teu irmão recupere totalmente e que depois tudo não tenha passado dum infeliz acaso.

                                              As melhoras rápidas, neste caso a todos os que sofrem e ao enfermo.
                                              Acho que no fundo é isso, ela culpa-se a ela própria acima de tudo e por isso só encara a recuperação como a única hipótese viável.

                                              Muito obrigado pelas palavras.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MrLichtenrade Ver Post
                                                Conheço este fórum há um mês. Se achares que é, faz report à moderação. Pelo menos é o que usualmente faço noutros fóruns.
                                                Nunca reportei ninguém num fórum e não ia ser por este motivo que o ia fazer.
                                                Se a historia que estás a contar for uma treta continua a divertir-te assim se isso te dá prazer, se a história for verdadeira desejo as melhoras para o teu irmão, mas não consigo perceber o que procuras ao postar algo deste tipo, tão intimo e pessoal, num fórum destes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                  Já andou por cá um personagem que fez grandes filmes com histórias deste tipo, da primeira vez descobriu-se que era tudo mentira e foi banido, passados uns tempos surgiu outro com o mesmo género de histórias e descobriu-se que era clone do primeiro e foi banido, e esta história enquadra-se na mesma categoria, aberta por um user com conta de Agosto...pessoalmente acho estranho "contarem" este género de histórias num forum...e pela resposta do user não me admirava que fosse mesmo clone...
                                                  Muito bem, se há dúvidas sobre a veracidade do que disse também não vale a pena continuar.

                                                  Obrigado a todos que tomaram o tempo para responder a aconselhar.

                                                  Até um dia e um abraço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                    Nunca reportei ninguém num fórum e não ia ser por este motivo que o ia fazer.
                                                    Se a historia que estás a contar for uma treta continua a divertir-te assim se isso te dá prazer, se a história for verdadeira desejo as melhoras para o teu irmão, mas não consigo perceber o que procuras ao postar algo deste tipo, tão intimo e pessoal, num fórum destes.
                                                    Repara, ele tem meia dúzia de posts. Por isso é um ilustre desconhecido aqui. Está completamente anónimo ao contrário da maioria de nós que vai tendo um perfil mais ou menos definido.

                                                    Não me custa a imaginar que seja um bom local para desabafar e ouvir alguns conselhos de quem esteja algo afastado de um problema. Os problemas quando têm uma dimensão considerável devem ser vistos a alguma distância, porque nos ofuscam completamente. E ele não o pode fazer, infelizmente.

                                                    Claro que não posso afirmar que o caso é real, mas aqui somos todos virtuais. Se não é real, podia ser e pode ser tratado da mesma forma. Como uma abstracção.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Dentro do próprio hospital talvez possas procurar ajuda de alguém que vá ter com ela e faça aquilo que nós sem qualquer preparação não sabemos fazer.
                                                      Forçá-la a ir a algum sítio não deve ser possível.

                                                      Dito isto, ela está agarrada a uma esperança.
                                                      Não podes dar como garantido que não seja uma mulher com garra para enfrentar o que possa acontecer.
                                                      E podes ter toda a preparação do mundo mas há coisas que só doem, a vida toda.

                                                      Um abraço de força também para ti!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MrLichtenrade Ver Post
                                                        Muito bem, se há dúvidas sobre a veracidade do que disse também não vale a pena continuar.

                                                        Obrigado a todos que tomaram o tempo para responder a aconselhar.

                                                        Até um dia e um abraço.
                                                        Qual estória? nem sequer contaste nenhuma!

                                                        Só dizes que não podes dizer mais...

                                                        Como alguém pode ajudar alguém sem saber o real problema do outro?!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                          Repara, ele tem meia dúzia de posts. Por isso é um ilustre desconhecido aqui. Está completamente anónimo ao contrário da maioria de nós que vai tendo um perfil mais ou menos definido.

                                                          Não me custa a imaginar que seja um bom local para desabafar e ouvir alguns conselhos de quem esteja algo afastado de um problema. Os problemas quando têm uma dimensão considerável devem ser vistos a alguma distância, porque nos ofuscam completamente. E ele não o pode fazer, infelizmente.

                                                          Claro que não posso afirmar que o caso é real, mas aqui somos todos virtuais. Se não é real, podia ser e pode ser tratado da mesma forma. Como uma abstracção.
                                                          Concordo plenamente

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            Repara, ele tem meia dúzia de posts. Por isso é um ilustre desconhecido aqui. Está completamente anónimo ao contrário da maioria de nós que vai tendo um perfil mais ou menos definido.

                                                            Não me custa a imaginar que seja um bom local para desabafar e ouvir alguns conselhos de quem esteja algo afastado de um problema. Os problemas quando têm uma dimensão considerável devem ser vistos a alguma distância, porque nos ofuscam completamente. E ele não o pode fazer, infelizmente.

                                                            Claro que não posso afirmar que o caso é real, mas aqui somos todos virtuais. Se não é real, podia ser e pode ser tratado da mesma forma. Como uma abstracção.
                                                            Os melhores conselhos costumam vir quase sempre de desconhecidos.

                                                            É claro que isto é a Internet mas se virmos as coisas de uma forma racional, teríamos de assumir que tudo é mentira por impossibilidade de confirmar o relatado.

                                                            Bem mas agora vou mesmo, até porque ao fim da tarde tenho vou visitá-lo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X