Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Máquinas fotograficas Vintage - Analógicas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Máquinas fotograficas Vintage - Analógicas

    Como o digital está tão saturado, com até telemoveis fotografando tudo, eu que gosto de fotografia, estoua ganhar o bichinho pelo analógico, manual, por vezes totalmente manual, e o rolo fotografico.
    Não é melhor um que outro, mas a pelicula tem algo de fabuloso, aquele ruido (tão preocupante para os fabricantes do digital, na pelicula dá-lhe um charme especial) e nos retratos então, fabuloso. Além das fotos em P&B.

    Por isso decidi criar um tópico para os que gostam do vintage.

    Pela falta de €€, optei por algumas em conta, via ebay.


    Neste momento tenho 3 maquinas analógicas:

    - Minolta 300si (tal como uma reflex actual, automatico e afins)


    - FED - 5B, Rangefinder, fabrico russo/ucraniano, ai 1980-1985, tudo manual, construção tipo tanque.


    - Praktica LB, SLR, fabrico Alemanha de leste, ai 1973-1977, manual, contrução espectacular.



    Digam coisas ;)

    Abraços

    #2
    Tens de arranjar uma mítica Yashica Electro 35... e pelo menos uma Minolta (mais antiga...).

    Lá por casa devo ter uma Minolta e uma Ricoh já mais recente e "civilizada".

    Comentário


      #3
      Como disse, para já não posso investir muito.. basta dizer que essas duas maquinas ficaram em 20€

      Comentário


        #4
        Tenho (o meu pai tem) uma Pentax. Não sei qual é o modelo mas há uns tempos, uns "entendidos" nesta matéria disseram que era muito boa.

        Comentário


          #5
          Para comprares rolos é que deve ser bonito. Só online, certo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jmpub Ver Post
            Como disse, para já não posso investir muito.. basta dizer que essas duas maquinas ficaram em 20€
            Na realidade, fora grandes raridades, nem são "caras" as máquinas antigas...

            Falando em rolos, o pior mesmo é arranjar baterias (pilha, vá) para certos modelos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
              Tenho (o meu pai tem) uma Pentax. Não sei qual é o modelo mas há uns tempos, uns "entendidos" nesta matéria disseram que era muito boa.
              A Pentax tinha excelentes máquinas..

              Comentário


                #8
                Não são caras porque ninguém as quer.
                Infelizmente a maioria dos modelos, mesmo com 100 anos, não vale quase nada. A não ser que seja uma leica....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                  Para comprares rolos é que deve ser bonito. Só online, certo?
                  Ainda há casas que vendem. Claro, se calhar 1% das que haviam antes.. E a cores é mais fácil, agora P&B bem mais complicado. Online existem sim, muito ainda

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                    Não são caras porque ninguém as quer.
                    Infelizmente a maioria dos modelos, mesmo com 100 anos, não vale quase nada. A não ser que seja uma leica....
                    sim, depende os preços da raridade, marca, e estado. Mas olha que nem precisa ser Leica para serem caras.. Até uma Rollei antiga por vezes são mais de 1000€.
                    Depois há aqueles modelos, muito bons, mais mais de leste, mas a um preço espectacular.

                    Comentário


                      #11
                      Ando a testar a minhas máquinas, primeiros rolos nelas.. vamos a ver..

                      Da Minolta já tinha uns 2 rolos antes..

                      Deixo aqui algumas fotos desses 2 rolos, com a Minolta 300si (filme P&B Ilford hp5, e claro, nesta maquina é tudo muito automatico) mas o filme dá outra textura, outra sensação, muito especial e para mim mais adorável..
                      Abraço















                      Comentário


                        #12
                        Belos retratos. Por acaso, tenho, neste momento, um rolo a revelar.
                        Tirado com uma Yashica Lynx-5000 de 1962, do meu pai. Vamos ver o que sai dali: o rolo estava fora de prazo há 9 anos, o fotómetro da máquina está avariado (medi a luz com uma app de telemóvel) e o retículo do rangefinder está degradado/desaparecido, ou seja, tive de focar usando a escala do DoF e calculando a olho a distância do foco...
                        Amanhã já devo ter as fotos digitalizadas.

                        Também tenho:

                        - Nikon F photomic, infelizmente muito degradada (fungos, esponjas e problemas mecânicos); cheguei a enviar a máquina para Inglaterra, para um perito, mas estava para lá de reparável. Mesmo assim ainda tirei um rolo, à coisa de 9 anos, e as fotos ficaram impecáveis.
                        - Nikon F60, SLR que comprei nos anos 90 e funciona que é uma maravilha...está como nova. Não usei muito porque, entretanto, entrei no digital.

                        É meu desejo continuar a fazer um rolo de vez em quando...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                          Para comprares rolos é que deve ser bonito. Só online, certo?
                          A casa onde sou cliente, no Porto, tem uma oferta impressionante em matéria de rolos.

                          Uso digital exclusivamente, DSLR full-frame, mas ando com vontade também de experimentar o analógico.

                          Comentário


                            #14
                            Pois, por aqui é mais complicado.. Rolos a côr ainda encontro actualmente a 3,80€ cada, numa das 4-5 lojas, nas outras pedem 5€. A Preto e Branco népias, só indo a Aveiro ou Porto. Mas estou a ver se um amigo meu que compra em lote, ficam muito mais baratos, me cede uns a bom preço.
                            Revelar, nessa loja fica barato, 2€, onde vou fazer os de Côr. O Preto e Branco, esse meu amigo faz-me a revelação em casa. E digitaliza-me com boa qualidade.

                            Neste momento, após uns rolos de teste, que fiz asneira, lol, tenho um de côr na FED-5B e um Preto e Branco na Praktica.
                            Vamos a ver o que sairá..

                            PS: Eu estou a adorar o bichinho do analógico. Acho que quem gosta de fotografia, devia pelo menos ter uma analógica e tudo manual, para "brincar" um pouco. é outra experiência, é outro gosto. É não saber o que irá sair, é não tirar 10 fotos para aproveitar 1 e sim, tirar a foto com mais pensar fotográfico.
                            E podem dizer, não fica barato. Não acho! Uma máquina analógica, por vezes até anda encostada por casa ou familiares. E na net o que falta e excelente máquinas a menos de 25€ por exemplo. Um rolo, custo + revelar, fica ai 6€.. Se calhar fumam mais que isso num dia, muitas pessoas. Digitalizar, pode sempre conseguir alguém que o faça, amigos, etc.

                            Abraço

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jmpub Ver Post
                              Pois, por aqui é mais complicado.. Rolos a côr ainda encontro actualmente a 3,80€ cada, numa das 4-5 lojas, nas outras pedem 5€. A Preto e Branco népias, só indo a Aveiro ou Porto. Mas estou a ver se um amigo meu que compra em lote, ficam muito mais baratos, me cede uns a bom preço.
                              Revelar, nessa loja fica barato, 2€, onde vou fazer os de Côr. O Preto e Branco, esse meu amigo faz-me a revelação em casa. E digitaliza-me com boa qualidade.
                              Experimenta este link:

                              http://www.affloja.com/

                              Têm tudo e enviam-te para casa (penso eu).

                              Comentário


                                #16
                                Cá em casa há uma destas:

                                http://www.everystockphoto.com/photo...ageId=20355757

                                ...e uma destas
                                http://www.tias.com/7758/PictPage/3923830104.html embora tenha perdido o seu «paradeiro».

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                  Cá em casa há uma destas:

                                  http://www.everystockphoto.com/photo...ageId=20355757

                                  ...e uma destas
                                  http://www.tias.com/7758/PictPage/3923830104.html embora tenha perdido o seu «paradeiro».
                                  Muito porreiras
                                  Editado pela última vez por jmpub; 15 September 2016, 17:44.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X