Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento / Arrefecimento de casa nova

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquecimento / Arrefecimento de casa nova

    Malta,

    Talvez me consigam ajudar. Numa casa nova construída de raiz com bom isolamento e piso radiante (arrefecimento/aquecimento) qual será a opção perfeita para complementar a casa?


    Ventiloconvectores ou Ar Condicionado? Mais para o arrefecimento porque o chão deverá conseguir aquecer a casa toda sem grandes problemas.


    Obrigado!

    #2
    Ar condicionado será sempre uma boa opção para o arrefecimento, podendo ainda complementar o aquecimento.

    Comentário


      #3
      Para arrefecimento tem que ser sempre ar condicionado. Existem é vários tipos de instalação, depende muito dos teus gostos e capacidade financeira.
      Mas a casa já está feita ou é para fazer ainda?

      Comentário


        #4
        Para ventiloconvectores tens que ter um chiller e instalação para fazer circular a água. Uma instalação dessas arrefece e aquece, logo o pavimento radiante está a mais (até porque gasta mais energia).

        Tudo depende do local do país, da altitude, da exposição solar, mas, com uma casa bem isolada e com pavimentos radiantes, eu experimentaria tentar passar sem ar condicionado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
          Malta,

          Talvez me consigam ajudar. Numa casa nova construída de raiz com bom isolamento e piso radiante (arrefecimento/aquecimento) qual será a opção perfeita para complementar a casa?


          Ventiloconvectores ou Ar Condicionado? Mais para o arrefecimento porque o chão deverá conseguir aquecer a casa toda sem grandes problemas.


          Obrigado!
          De certeza que se o isolamento for bom e o controlo solar também não vais precisar de nenhum arrefecimento complementar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
            De certeza que se o isolamento for bom e o controlo solar também não vais precisar de nenhum arrefecimento complementar.
            É esta a minha experiência e mesmo a necessidade de aquecimento é muito reduzida!

            A qualidade dos materiais e respetiva utilização evoluiu imenso nos últimos anos! Não tem muito a ver com há 20 ou 30 anos atrás!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
              Ar condicionado será sempre uma boa opção para o arrefecimento, podendo ainda complementar o aquecimento.
              Mas consideras ser uma opção superior ao Ventiloconvector? Pelo que me foi dito é superior ao A/C.

              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              Para arrefecimento tem que ser sempre ar condicionado. Existem é vários tipos de instalação, depende muito dos teus gostos e capacidade financeira.
              Mas a casa já está feita ou é para fazer ainda?
              Está a ser feita. Ainda está a tempo de ser escolhido. O chão para o aquecimento sei que é suficiente. Já experimentei em alguns sítios e é bastante agradável. Para arrefecimento é que tenho mais dúvidas. Por este motivo o ventiloconvector estava a ser estudado ou em alternativa o AC.

              Originalmente Colocado por Ton Ver Post
              Para ventiloconvectores tens que ter um chiller e instalação para fazer circular a água. Uma instalação dessas arrefece e aquece, logo o pavimento radiante está a mais (até porque gasta mais energia).

              Tudo depende do local do país, da altitude, da exposição solar, mas, com uma casa bem isolada e com pavimentos radiantes, eu experimentaria tentar passar sem ar condicionado.
              Alentejo numa zona bem quente

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                De certeza que se o isolamento for bom e o controlo solar também não vais precisar de nenhum arrefecimento complementar.

                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                É esta a minha experiência e mesmo a necessidade de aquecimento é muito reduzida!

                A qualidade dos materiais e respetiva utilização evoluiu imenso nos últimos anos! Não tem muito a ver com há 20 ou 30 anos atrás!



                O Isolamento idealizado é francamente bom. A questão é que o chão faz até 25ºc temperatura. É agradável mas será suficiente para refrescar a casa naqueles dias de calor forte?

                Comentário


                  #9
                  O pavimento faz até ou no mínimo?

                  Para o piso radiante arrefecer tem de estar no máximo 2 graus acima da temperatura de bolbo húmido para não haver condensação.

                  Há alguma bomba de calor reversível no sistema?

                  A única coisa que posso aconselhar são umas ventoinhas portáteis ou de tecto para ajudar à transferência de calor nos dias mais quentes, mas a nada mais que isso.
                  Editado pela última vez por Illusion; 12 September 2016, 19:36.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    O pavimento faz até ou no mínimo?

                    Para o piso radiante arrefecer tem de estar no máximo 2 graus acima da temperatura de bolbo húmido para não haver condensação.

                    Há alguma bomba de calor reversível no sistema?

                    A única coisa que posso aconselhar são umas ventoinhas portáteis ou de tecto para ajudar à transferência de calor nos dias mais quentes, mas a nada mais que isso.
                    No mínimo. Relativamente à bomba já te confirmo

                    Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Do pouquinho que «sei»:
                      A fonte de calor deve estar em baixo pois o ar quente tem tendência a subir e, ao contrário, a fonte de frio deve estar em cima, uma vez que o ar frio, como é mais pesado desce, por isso....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
                        No mínimo. Relativamente à bomba já te confirmo

                        Obrigado
                        Parece-me muito estranho.

                        Deverá pelo menos fazer cerca de 15-18 graus para arrefecimento.

                        Comentário


                          #13
                          Se a casa for bem construída, se tiver bons materiais isolantes, não basta só nas paredes, tem que ser no tecto e no chão também, e bem montados, não podendo haver fugas térmicas por mais pequenas que sejam, se assim for não é necessário arrefecimento. Actualmente vivo numa das zonas mais quentes do país e este verão, que foi especialmente quente, tive sempre a casa na ordem dos 20 e poucos graus. De inverno também não arrefece muito. Com isto gasto muito pouco em aquecimento e nada em a/c.
                          Vale a pena investir num bom isolamento térmico, mas tem que ser bem construído se não pouco adianta.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                            Do pouquinho que «sei»:
                            A fonte de calor deve estar em baixo pois o ar quente tem tendência a subir e, ao contrário, a fonte de frio deve estar em cima, uma vez que o ar frio, como é mais pesado desce, por isso....
                            O sol está lá em cims e aquece bem o nosso planeta.
                            A radiação é muito importante quer no aquecimento, quer no arrefecimento.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                              Do pouquinho que «sei»:
                              A fonte de calor deve estar em baixo pois o ar quente tem tendência a subir e, ao contrário, a fonte de frio deve estar em cima, uma vez que o ar frio, como é mais pesado desce, por isso....
                              Tens razão mas apesar disso costuma ser eficaz

                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                              Parece-me muito estranho.

                              Deverá pelo menos fazer cerca de 15-18 graus para arrefecimento.
                              Dei uma informação errada. Aquela seria a temperatura da casa!

                              Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                              Se a casa for bem construída, se tiver bons materiais isolantes, não basta só nas paredes, tem que ser no tecto e no chão também, e bem montados, não podendo haver fugas térmicas por mais pequenas que sejam, se assim for não é necessário arrefecimento. Actualmente vivo numa das zonas mais quentes do país e este verão, que foi especialmente quente, tive sempre a casa na ordem dos 20 e poucos graus. De inverno também não arrefece muito. Com isto gasto muito pouco em aquecimento e nada em a/c.
                              Vale a pena investir num bom isolamento térmico, mas tem que ser bem construído se não pouco adianta.
                              Obrigado! O isolamento irá ser bom mas para as eventualidades queria estar preparado. Chão radiante já está decidido. Falta apenas saber se completo com ventiloconvector ou A/C.

                              Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                              O sol está lá em cims e aquece bem o nosso planeta.
                              A radiação é muito importante quer no aquecimento, quer no arrefecimento.

                              Comentário


                                #16
                                Já por duas ou três vezes neste fórum falei sobre aquecimento/arrefecimento de piso radiante, utilização, custos, vantagens... mas foi sempre trucidado pela malta que fala sem conhecimento de causa ou pelos pró-A/C. Mas é bom que a mentalidade está a mudar...

                                Anualmix, já estiveste numa casa arrefecida por chão radiante? Eu já!

                                Frequento uma vivenda relativamente recente (6,7 anos...), construída como "manda a lei" no que diz respeito a isolamentos, vidros e persianas.
                                Posso dizer-te que o arrefecimento é ligado meia dúzia de vezes por ano e apenas naqueles dias em que estão "40 graus à sombra". O resto dos dias de Verão, a casa é suficientemente confortável para o arrefecimento estar desligado.

                                Se tu estás a construir de raíz, não poupes no isolamento térmico. Vais poupar muitos euros em climatização.
                                Dito isto, se o teu isolamento estiver como "manda a lei" e se jogares com a abertura/fecho das persianas nas horas certas, o chão radiante é mais do que suficiente para o que precisas.

                                Se fosse a ti esquecia a instalação do ar condicionado porque só vais gastar dinheiro... e depois não vais usufruir.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                  ...

                                  Frequento uma vivenda relativamente recente (6,7 anos...), construída como "manda a lei" no que diz respeito a isolamentos, vidros e persianas.
                                  ....
                                  Podes, por favor, especificar?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                    Podes, por favor, especificar?
                                    Sansoni7, repara que coloquei entre aspas e, realmente, devia ter explicado. "como manda a lei" apenas queria referir-me às técnicas, legislação e materiais de hoje em dia.
                                    No caso concreto, sei que a casa foi construída com parede dupla + caixa de ar + wallmate. Relativamente ao tipo de bloco, espessuras de bloco e isolamento isso já não sei.

                                    Edit: Mas nestas coisas não há uma solução ideal... podia ser parede simples + capoto e o resultado ser o mesmo.
                                    Editado pela última vez por patareco; 14 September 2016, 16:37.

                                    Comentário


                                      #19
                                      À uns pares de meses a trás estive na Giacomini aqui no norte do país, numa casa que fazia de escritório/centro de formação e tive oportunidade de conhecer o sistema deles de piso radiante e fiquei impressionado.
                                      Posso corroborar o que tem sido dito aqui tanto a nível de arrefecimento como aquecimento. Se a instalação tiver qualidade, penso que não precisarás de sistemas extra de arrefecimento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                        À uns pares de meses a trás estive na Giacomini aqui no norte do país, numa casa que fazia de escritório/centro de formação e tive oportunidade de conhecer o sistema deles de piso radiante e fiquei impressionado.
                                        Posso corroborar o que tem sido dito aqui tanto a nível de arrefecimento como aquecimento. Se a instalação tiver qualidade, penso que não precisarás de sistemas extra de arrefecimento.
                                        E eles arrefecem a casa pelo chão?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                          Já por duas ou três vezes neste fórum falei sobre aquecimento/arrefecimento de piso radiante, utilização, custos, vantagens... mas foi sempre trucidado pela malta que fala sem conhecimento de causa ou pelos pró-A/C. Mas é bom que a mentalidade está a mudar...

                                          Anualmix, já estiveste numa casa arrefecida por chão radiante? Eu já!

                                          Frequento uma vivenda relativamente recente (6,7 anos...), construída como "manda a lei" no que diz respeito a isolamentos, vidros e persianas.
                                          Posso dizer-te que o arrefecimento é ligado meia dúzia de vezes por ano e apenas naqueles dias em que estão "40 graus à sombra". O resto dos dias de Verão, a casa é suficientemente confortável para o arrefecimento estar desligado.

                                          Se tu estás a construir de raíz, não poupes no isolamento térmico. Vais poupar muitos euros em climatização.
                                          Dito isto, se o teu isolamento estiver como "manda a lei" e se jogares com a abertura/fecho das persianas nas horas certas, o chão radiante é mais do que suficiente para o que precisas.

                                          Se fosse a ti esquecia a instalação do ar condicionado porque só vais gastar dinheiro... e depois não vais usufruir.
                                          É a recuperação/remodelação de uma casa mais antiga. O investimento no isolamento é relativamente grande. O chão radiante pelo que percebi até ao momento e do que me foi explicado está sempre a funcionar.

                                          Obrigado pelo feedback



                                          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                          À uns pares de meses a trás estive na Giacomini aqui no norte do país, numa casa que fazia de escritório/centro de formação e tive oportunidade de conhecer o sistema deles de piso radiante e fiquei impressionado.
                                          Posso corroborar o que tem sido dito aqui tanto a nível de arrefecimento como aquecimento. Se a instalação tiver qualidade, penso que não precisarás de sistemas extra de arrefecimento.

                                          Obrigado! Foste numa altura de frio ou calor?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                            Sansoni7, repara que coloquei entre aspas e, realmente, devia ter explicado. "como manda a lei" apenas queria referir-me às técnicas, legislação e materiais de hoje em dia.
                                            No caso concreto, sei que a casa foi construída com parede dupla + caixa de ar + wallmate. Relativamente ao tipo de bloco, espessuras de bloco e isolamento isso já não sei.

                                            Edit: Mas nestas coisas não há uma solução ideal... podia ser parede simples + capoto e o resultado ser o mesmo.
                                            Como vou ter que substituir estores numa casa com janelas duplas...estava a ver se sugerias algo eficaz em termos de isolamento térmico ...e sonoro.
                                            Tks

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
                                              É a recuperação/remodelação de uma casa mais antiga. O investimento no isolamento é relativamente grande. O chão radiante pelo que percebi até ao momento e do que me foi explicado está sempre a funcionar.

                                              Obrigado pelo feedback
                                              Não é bem assim. No caso que eu conheço, no Inverno, o termostato está programado para ligar das 6:30 - 8:00 e das 18 - 23 (mais coisa, menos coisa que não moro lá), durante a semana. Ao fim-de-semana está mais tempo ligado por causa da filha friorenta. Posso também dizer-te que com as temperaturas próximas de 0 (zero) aqui de Viseu e com o termostato nos 21º, podes andar em casa de t-shirt confortavelmente. Com o termostato nos 23º podes andar de cuecas... e mesmo assim tens calor! MESMO! Ya... uma diferença de apenas 2º em chão radiante é uma coisa brutal.

                                              No caso de arrefecimento não sei durante quanto tempo é que está ligado... sorry.


                                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                              Como vou ter que substituir estores numa casa com janelas duplas...estava a ver se sugerias algo eficaz em termos de isolamento térmico ...e sonoro.
                                              Tks
                                              Desculpa Sansoni7 mas essa não é a minha área. Não posso mesmo ajudar-te.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado á mesma, patareco.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Numa casa com piso radiante, só consideraria uma opção.

                                                  Bomba de calor, para aquecimento e arrefecimento.

                                                  Pelo que já investiguei, é a solução mais barata.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
                                                    T
                                                    .......
                                                    Obrigado! O isolamento irá ser bom mas para as eventualidades queria estar preparado. Chão radiante já está decidido. Falta apenas saber se completo com ventiloconvector ou A/C.
                                                    ............
                                                    Eu pessoalmente não iria para um ventilo-convector nem que me pagassem (sistemas a água é arranjar problemas com manutenção e afins...).

                                                    Em face da região ("alentejo") Investe num "bom" isolamento térmico na cobertura e paredes a sul (mas isso deve já estar no projecto da térmica)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
                                                      É a recuperação/remodelação de uma casa mais antiga. O investimento no isolamento é relativamente grande. O chão radiante pelo que percebi até ao momento e do que me foi explicado está sempre a funcionar.

                                                      Obrigado pelo feedback






                                                      Obrigado! Foste numa altura de frio ou calor?
                                                      Foi no final de 2015 durante o Outono se bem me lembro.

                                                      Originalmente Colocado por spacepilot Ver Post
                                                      E eles arrefecem a casa pelo chão?
                                                      Eles tinham piso radiante no tecto e no chão nas salas com janelas e no chão, tecto e paredes nas salas com paredes sem janelas, presumo que para efeitos de demonstração.
                                                      Como era Inverno nem liguei ao arrefecimento mas presumo que fosse arrefecida pelo chão. Lembro-me de o director ter falado da água ser arrefecida subterraneamente.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X