Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Veículos Pesados - Não deveriam estar isentos de portagens nas AE's ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Veículos Pesados - Não deveriam estar isentos de portagens nas AE's ?

    Não sabia se havia de colocar este tópico aqui ou no geral, ou noutro, se acharem por bem, movam pf. Obrigado.

    Ora, tendo em conta o elevado preço dos combustíveis, as dificuldades das empresas, e também os preços exorbitantes das portagens classe 3 e 4, não seria bom para todos, que os veículos pesados ficassem isentos de portagens nos AE's e Scut's ?

    Assim de repente :

    - Melhor segurança nas nacionais ( menos ultrapassagens para os ligeiros, etc, menos perigo e viagem menos cansativa )
    - Menos trânsito nas mesmas
    - Poupança de combustível para todos devido ao 1º factor que mencionei
    - Nacionais ficariam menos desgastadas
    - Menor tempo de transporte de cargas


    Ou isto não é bem assim e há outros factores que me estão a escapar ?

    #2
    Não digo isento, mas pagar pelo menos o mesmo que um carro ligeiro seria já uma boa proposta. Além de poderem pagar menos também, conforme o tamanho da frota que tivessem com Via Verde.

    Comentário


      #3
      Depois iam subir o valor para os ligeiros e não era pouco.
      As auto estradas passavam a ser praticamente só para pesados e passado um tempo fechavam.
      Editado pela última vez por ricomini; 22 October 2016, 15:25.

      Comentário


        #4
        Pelo lado real da coisa, pesado = maior desgaste da estrada.
        Ridículo é uma mota pagar o mesmo de um ligeiro nesse aspeto.
        Vendo a coisa de forma mais abrangente ... poderia haver benesses para as empresas, mas não de forma direta, digo eu.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ricomini Ver Post
          Depois iam subir o valor para o ligeiros e não era pouco
          Pois, não seria nada bom. Mas já se sabe.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
            Pelo lado real da coisa, pesado = maior desgaste da estrada.
            Ridículo é uma mota pagar o mesmo de um ligeiro nesse aspeto.
            Vendo a coisa de forma mais abrangente ... poderia haver benesses para as empresas, mas não de forma direta, digo eu.
            Mas o que é que sofre mais com os camiões a nivel de desgaste ? As AE's ou as nacionais ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ricomini Ver Post
              Depois iam subir o valor para os ligeiros e não era pouco.
              As auto estradas passavam a ser praticamente só para pesados e passado um tempo fechavam.
              Mas isso é a mentalidade portuguesa. Repara, uma empresa de camionagem é um cliente habitual. Se tiver uma frota de 200 camiões a circular diariamente em AE com VV, porque é que não poderia ser mais barato?
              Comparo isto como, comprar 1 litro de um produto custa 5€. Mas se comprar 100 litros fica-me a 2 o litro. O problema em Portugal é que as empresas não querem ir fazendo lucro ao longo do ano. Querem sim ganhá-lo todo num dia como se não houvesse clientes para amanhã.

              Comentário


                #8
                eu acho que quem usa paga, qualquer dia a este ritmo somos um país comunista em que mais vale estar quieto do que trabalhar pois recebe-se o mesmo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                  Pelo lado real da coisa, pesado = maior desgaste da estrada.
                  Ridículo é uma mota pagar o mesmo de um ligeiro nesse aspeto.
                  Vendo a coisa de forma mais abrangente ... poderia haver benesses para as empresas, mas não de forma direta, digo eu.
                  Se a coisa fosse bem feita, a mota pagaria metade de um ligeiro.

                  Comentário


                    #10
                    As AE são privadas, as nacionais são pagas por todos os contribuintes, são publicas, portanto o estado ao fazer o que dizes está a patrocinar uns em prejuízo de outros, pois se acontecesse isso com os camiões também devia acontecer com as restantes empresas de transportes (taxis, transportadoras,...) Não podes ver isso apenas na optica de quem apanha um camião na estrada, existem muitos mais pontos de vista.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Mas o que é que sofre mais com os camiões a nivel de desgaste ? As AE's ou as nacionais ?
                      As nacionais têm muito mais desgaste. Mas o maior problema é encher certas aldeias e vilas com trânsito essencialmente pesado para fugirem as portagens.

                      O ano passado conduzi na AE que vai de Santarém até a A2 e não me lembro de ver uma autoestrada tão, mas tão deserta. Até a área de serviço estava deserta.

                      Comentário


                        #12
                        Na minha opinião, todo e qualquer esforço para retirar os pesados das estradas nacionais, era bem vindo
                        Como, quando e de que forma, já não sei...mas que era uma medida interessante, lá isso era.

                        Aliás, deixando de lado a questão financeira de como lá chegar, se houvesse menos 50% do trânsito de pesados no IC2, acho que deixava de usar as AE's

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                          eu acho que quem usa paga, qualquer dia a este ritmo somos um país comunista em que mais vale estar quieto do que trabalhar pois recebe-se o mesmo...
                          No caso das AE, quem não usa paga, quem usa paga 2 vezes, e alguem enche os bolsos.

                          Comentário


                            #14
                            as auto-estradas são privadas, logo não é possível "isentar" os pesados. A única coisa que é possível é ser o Estado a pagar às auto-estradas as portagens dos pesados.

                            as vantagens já as apresentastes, vou-me focar nas desvantagens. Assim de repente:

                            1) como o Estado não tem dinheiro - apenas dinheiro dos contribuintes - este dinheiro teria de vir dos impostos. Como o preço de manutenção das nacionais é muito menor do que pagar portagens a todos os pesados (porque o preço das portagens numa AE já é uma função do impacto do veículo na manutenção da via), teria de haver aumento de impostos;

                            2) geralmente não sou totalmente contra incentivos do Estado às empresas de modo a reduzir-lhes os custos, mas prefiro decididamente que sejam incentivos fiscais, através de IRC baixo, e não medidas deste tipo que não beneficiam todas as empresas por igual. Haveria uma vantagem claramente injusta para empresas que dependessem muito de transporte de mercadorias;

                            3) as pessoas normalmente usam as auto-estradas para escapar às nacionais cheias de camiões. Indo os camiões para as AEs, muitos ligeiros voltariam às nacionais, aumentando por um lado novamente o tráfego nas nacionais, e por outro anulando a tal poupança na manutenção;

                            4) com mais ligeiros a ir para as nacionais, e uma vez que as PPPs das autoestradas estão normalmente indexadas a um número mínimo de carros, seria preciso transferir mais dinheiro público - mais impostos;
                            Editado pela última vez por jimbo; 22 October 2016, 16:17.

                            Comentário


                              #15
                              O Governo da Republica devia era concentrar-se em investir na manutençao das estradas nacionais e IP's que estao uma miseria por esse pais fora.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post

                                3) as pessoas normalmente usam as auto-estradas para escapar às nacionais cheias de camiões. Indo os camiões para as AEs, muitos ligeiros voltariam às nacionais, aumentando por um lado novamente o tráfego nas nacionais, e por outro anulando a tal poupança na manutenção;

                                4) com mais ligeiros a ir para as nacionais, e uma vez que as PPPs das autoestradas estão normalmente indexadas a um número mínimo de carros, seria preciso transferir mais dinheiro público - mais impostos;
                                Em relação a este dois pontos não concordo. Metade ou até mais de metade das nossas autoestradas estão completamente as moscas. Actualmente o estado já paga muito devido a não se cumprir o limite mínimo diário de carros. Se o estado beneficiasse os pesados nas autoestradas, provavelmente no final de contas até se poupava dinheiro devido a não ser preciso para as concessionárias por não passarem carros suficientes por dia.
                                A nível de como seria feita esta benesse, não sei se por desconto directo ou através dos impostos.
                                Eu prefiro uma nacional com 1000 ligeiros do que com 500 camiões.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por now Ver Post
                                  Em relação a este dois pontos não concordo. Metade ou até mais de metade das nossas autoestradas estão completamente as moscas. Actualmente o estado já paga muito devido a não se cumprir o limite mínimo diário de carros. Se o estado beneficiasse os pesados nas autoestradas, provavelmente no final de contas até se poupava dinheiro devido a não ser preciso para as concessionárias por não passarem carros suficientes por dia.
                                  A nível de como seria feita esta benesse, não sei se por desconto directo ou através dos impostos.
                                  Eu prefiro uma nacional com 1000 ligeiros do que com 500 camiões.

                                  Pois, mas vejo essas AE às moscas mais como um erro de casting do que pelo preço das portagens, ou as fizeram no meio de nada, onde as nacionais também estão às moscas, ou existem montes de alternativas. No meio de tanto alcatrão, nunca se lembraram de ligar Viseu a Coimbra por AE, era difícil, pois claro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por now Ver Post
                                    Se a coisa fosse bem feita, a mota pagaria metade de um ligeiro.
                                    Tenho a ideia que um moto paga menos que um automóvel se for cliente Via Verde.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como já falaram existe um maior desgaste, a coisa é que esse desgaste não é linear, é exponencial, o que significa que em média um camião TIR causa o mesmo desgaste que 9600 carros.
                                      A não ser que o estado português compense a Brisa e similares, não estou a ver as mesmas a aceitem de bom grado que os custos de manutenção das suas AE's aumentem de forma brutal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ponham lá as AE's sem ser pagas a ver se ficam às moscas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Podiam era mandar alguns pesados de borla para a A32, porque eu quando passo por lá até tenho medo de ser assaltado, tamanho é o deserto que se vê naquela AE

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                            eu acho que quem usa paga, qualquer dia a este ritmo somos um país comunista em que mais vale estar quieto do que trabalhar pois recebe-se o mesmo...
                                            É precisamente o contrário, seria para melhorar a segurança nas nacionais e para as empresas ficarem mais folgadas de tesouraria e quem sabe garantir melhor os seus postos de trabalho e ter mais por onde investir. As empresas pagam em portugal, uma brutalidade de impostos. Acaba por ser injusto não terem o mínimo incentivo e depois queixam-se que poucas querem cá investir.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                              As AE são privadas, as nacionais são pagas por todos os contribuintes, são publicas, portanto o estado ao fazer o que dizes está a patrocinar uns em prejuízo de outros, pois se acontecesse isso com os camiões também devia acontecer com as restantes empresas de transportes (taxis, transportadoras,...) Não podes ver isso apenas na optica de quem apanha um camião na estrada, existem muitos mais pontos de vista.
                                              Mais pontos de vista, ora aí está por isso é que abri um tópico, para termos mais pontos de vista.

                                              O que eu acho no global é que as empresas deviam ter mais benefícios, porque se for assim, e bem feitos, bem estudados, o estado e todos nós também saimos a ganhar ( mais emprego, melhores condições )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                as auto-estradas são privadas, logo não é possível "isentar" os pesados. A única coisa que é possível é ser o Estado a pagar às auto-estradas as portagens dos pesados.

                                                as vantagens já as apresentastes, vou-me focar nas desvantagens. Assim de repente:

                                                1) como o Estado não tem dinheiro - apenas dinheiro dos contribuintes - este dinheiro teria de vir dos impostos. Como o preço de manutenção das nacionais é muito menor do que pagar portagens a todos os pesados (porque o preço das portagens numa AE já é uma função do impacto do veículo na manutenção da via), teria de haver aumento de impostos;

                                                2) geralmente não sou totalmente contra incentivos do Estado às empresas de modo a reduzir-lhes os custos, mas prefiro decididamente que sejam incentivos fiscais, através de IRC baixo, e não medidas deste tipo que não beneficiam todas as empresas por igual. Haveria uma vantagem claramente injusta para empresas que dependessem muito de transporte de mercadorias;

                                                3) as pessoas normalmente usam as auto-estradas para escapar às nacionais cheias de camiões. Indo os camiões para as AEs, muitos ligeiros voltariam às nacionais, aumentando por um lado novamente o tráfego nas nacionais, e por outro anulando a tal poupança na manutenção;

                                                4) com mais ligeiros a ir para as nacionais, e uma vez que as PPPs das autoestradas estão normalmente indexadas a um número mínimo de carros, seria preciso transferir mais dinheiro público - mais impostos;
                                                Pois, bem observado.

                                                Era bom que fosse só vantagens

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Mais pontos de vista, ora aí está por isso é que abri um tópico, para termos mais pontos de vista.

                                                  O que eu acho no global é que as empresas deviam ter mais benefícios, porque se for assim, e bem feitos, bem estudados, o estado e todos nós também saimos a ganhar ( mais emprego, melhores condições )
                                                  Poder pagar salários de 530€ já é um grande benefício...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    São caras. Por isso estao as moscas. Na A24 da para dormir no meio de noite na boa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu não concordo com essa isenção e dou um exemplo prático: Hoje fiz a A25 entre a Guarda e Vilar Formoso e o dinheiro que os camiões pagam podem (e devem) ajudar pagar os arranjos daquele troço que, para quem não conhece, está ao nível do IC1 em Alcácer: miserável.

                                                      Qualquer das formas nas antigas SCUT os camiões até têm descontos em cada pórtico que até pode ser maior se a viagem for noturna.

                                                      Concordo com benefícios fiscais ao nível do IRC. Discordo de meia dúzia de postos de combustível junto à fronteira com Espanha tenham preços mais baixos e só para camiões.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                                                        Eu não concordo com essa isenção e dou um exemplo prático: Hoje fiz a A25 entre a Guarda e Vilar Formoso e o dinheiro que os camiões pagam podem (e devem) ajudar pagar os arranjos daquele troço que, para quem não conhece, está ao nível do IC1 em Alcácer: miserável.

                                                        Qualquer das formas nas antigas SCUT os camiões até têm descontos em cada pórtico que até pode ser maior se a viagem for noturna.

                                                        Concordo com benefícios fiscais ao nível do IRC. Discordo de meia dúzia de postos de combustível junto à fronteira com Espanha tenham preços mais baixos e só para camiões.
                                                        Tudo certo, mas numa estrada (como tantas outras em PT) com portagens elevadas E grande tráfego, não se pode dar a ideia que são esmolas que entram e que os arranjos que são necessários "não estão faz muito pagos".

                                                        Para finalizar, o estado da estrada é igual à qualidade da mesma.....uma m*rda até pelo traçado sinuoso. O certo é que impostos relacionados com veículos a motor e combustíveis são elevados, portagens idem e portanto se querem ajuda a receita em PT é invariavelmente a mesma é "desviar" m€nos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Como motorista concordo que houvesse isenção nas portagens. Há muita empresa (muita dela PME) que não deixa andar em AEs, (só em caso necessário) outras (que é o caso da anterior que trabalhei só SCUTS).

                                                          Alguém falou da A25, como alguns sabem (ou deveriam saber) nós motoristas pesados temos horários de condução e repouso, por exemplo indo pela A29 (desde do Porto) e A25 até á Guarda (fazia hipermercados) demorava em volta de 3h/3.30, ora ao fazer nacional chegava ás primeiras 4.30 (fazia a pausa 45m) e ainda não tinha entregado a carga.

                                                          Atenção o meu acordo com o chefe não dizia em dormir na "lata", era um serviço de 12h, voltar á base, ir a casa
                                                          Editado pela última vez por jogador89; 23 October 2016, 09:39.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SrTobias Ver Post
                                                            Como já falaram existe um maior desgaste, a coisa é que esse desgaste não é linear, é exponencial, o que significa que em média um camião TIR causa o mesmo desgaste que 9600 carros. l.
                                                            Não tens ai números a mais?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X