Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Orwell 1984 - Versão arroz chau-chau

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Orwell 1984 - Versão arroz chau-chau

    Depois de ver a ultima temporada de Black Mirror (para quem ainda não viu aconselho) fiquei curiosos com um dos conceitos retratados, e não é para minha surpresa que algo similar já está a começar a ser implementado na China?

    Estou a falar do "Crédito Sésamo" que é nada mais nada menos que um rating de crédito como existe atualmente mas aplicado à nossa pessoa e nas interações que temos com os outros. Ou seja a partir de 2020 se o plano for em frente tudo o que um chinês faz virtualmente pode ter repercussões reais, sendo que as mesmas podem ir desde a proibição de viajar para o estrangeiro e obter certos documentos, até um limite aos cargos que a mesma pode desempenhar.

    Não encontrei ainda nenhuma noticia em português, mas aqui fica um artigo da BBC e um video que fala um bocado do assunto(acho que tem legendas em português).
    http://www.bbc.com/news/world-asia-china-34592186


    E claro têm um episódio da ultima temporada de Black Mirror.

    #2
    Cada Português já tem uma ficha no banco de Portugal, que é usada para fazer uma espécie de rating...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Cada Português já tem uma ficha no banco de Portugal, que é usada para fazer uma espécie de rating...
      Uma coisa é um rating financeiro, isso não é novidade para ninguém, eles já o têm. Outra coisa completamente diferente é um rating social que é o que estão a implementar.

      Metendo assim num exemplo mais fácil de perceber, é o equivalente ao governo agora implementar um serviço igual e se vir que passas a vida a postar artigos do observador, tens uns likes em posts contra o Costa e tens amigos com visões idênticas aplicar-te uma taxa mais alta do IRS, cortar-te nas deduções que podes fazer, impedir-te de aceder à internet, impedir-te de tirar o passaporte, impedir-te de ter cargos mais virados para o publico, etc..

      Pior o sistema também tem em conta onde gastas o teu dinheiro, ou seja se compras artigos que o governo não concorda lá baixa o ranking.
      Editado pela última vez por SrTobias; 23 October 2016, 19:51.

      Comentário


        #4
        Duma certa forma uma versão soft disso já está em marcha. Se tens um cargo público ou um cargo em intituições académicas, já estás altamente condicionado naquilo que podes fazer, sobre o que podes falar, quem podes criticar. Isso porque colocas em jogo o teu emprego presente e futuro, mesmo que aquilo que disseste ou fizeste não tenha relação nenhuma com a tua competência para desempenhar o teu cargo. É uma espécie de censura social que inibe e condiciona.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DMA Ver Post
          Duma certa forma uma versão soft disso já está em marcha. Se tens um cargo público ou um cargo em intituições académicas, já estás altamente condicionado naquilo que podes fazer, sobre o que podes falar, quem podes criticar. Isso porque colocas em jogo o teu emprego presente e futuro, mesmo que aquilo que disseste ou fizeste não tenha relação nenhuma com a tua competência para desempenhar o teu cargo. É uma espécie de censura social que inibe e condiciona.
          Sim concordo que existe, até eu tenho cuidado com o que tenho associado ao meu nome real.
          O que é assustador é isto vir de um governo que tem a capacidade de esmiufrar a tua vida toda, que sites visitas, que produtos compras, com quem te associas, etc.. e no fim disto tudo é te atribuída uma pontuação, visível a todos.
          No fim o teu futuro não é ditado pelo mérito, mas sim pela aprovação da tua maneira de pensar por parte do governo.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X