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Poderá o aeroporto de Beja trabalhe em parceria com o de Lisboa?

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    [Economia] Poderá o aeroporto de Beja trabalhe em parceria com o de Lisboa?

    Aeroporto Humberto Delgado saturado? Beja é alternativa, dizem deputados do PS.
    Os deputados do PS Pedro do Carmo e Norberto Patinho defenderam hoje o uso do aeroporto de Beja "como alternativa à saturação do espaço aéreo" afeto ao aeroporto de Lisboa.



    A posição dos deputados Pedro do Carmo e Norberto Patinho, eleitos, respetivamente, pelos distritos de Beja e Évora, surge num comunicado enviado à agência Lusa, em que divulgam uma pergunta sobre o assunto que dirigiram ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

    Apesar de frisarem que a exploração dos aeroportos está concessionada a uma empresa privada, os deputados perguntam ao Governo se "não será o momento de potenciar as oportunidades oferecidas pelo aeroporto" de Beja, "face à escassez de corredores de acesso e de saída no espaço aéreo" afeto ao aeroporto lisboeta.

    Ambos os parlamentares justificam ainda a sua posição alegando que a realização de eventos na capital portuguesa, como o "Web Summit", entre os dias 08 e 10 de novembro, "ainda vão concorrer mais para a saturação já mencionada publicamente por operadores do setor".

    Considerando que "qualquer solução complementar" ao aeroporto de Lisboa "precisa de tempo para a sua concretização", os deputados socialistas querem saber se o Governo "pondera criar as condições para um maior aproveitamento do aeroporto de Beja nestas circunstâncias e de forma estruturada e sustentável".

    De acordo com os deputados, "no quadro da afirmação do setor do turismo, de forma sustentada, e com picos de afluência ao território nacional, como certamente ocorrerá com o ´Web Summit`, são evidentes os sinais de saturação do espaço aéreo existente e das condições de acolhimento" do aeroporto de Lisboa.

    A NAV - Navegação Aérea de Portugal, empresa responsável pelos serviços de controlo de tráfego aéreo, já admitiu que "os atrasos nos voos do aeroporto de Lisboa podem tornar-se mais frequentes devido aos constrangimentos do espaço aéreo", indicam.

    Os deputados referem que "a NAV admite que a falta de espaço em terra está a causar constrangimentos nos movimentos dos aviões" e "tem pedido também à Força Aérea Portuguesa autorização para utilizar parte do espaço aéreo militar, o que nem sempre é atendido".

    Por outro lado, lembram, na semana passada, a Associação dos Controladores do Tráfego Aéreo avisou que "a capacidade de resposta no espaço aéreo em Lisboa está perto do limite".

    Segundo os deputados, "sabe-se que qualquer alternativa" ao aeroporto de Lisboa "implicará a realização de investimentos de qualificação de infraestruturas aeroportuárias" e, no caso de se optar pela Base Aérea do Montijo, "a anuência da Força Aérea Portuguesa".

    Nestas circunstâncias, frisam a importância do aeroporto de Beja, que "supera o mero contributo para o desenvolvimento regional, constituindo-se como um polo de dinamização económica nacional, com potencialidades de reforço das exportações, nomeadamente dos produtos agroalimentares, de captação de divisas, através do turismo, e de competitividade tecnológica e aeronáutica do país".

    Ultimamente tem se ouvido cada vez mais que o aeroporto de Lisboa opera perto dos limites. Além de não permitir receber mais aviões e consequentemente ajudar o turismo, também prejudica a nível de mercadoria.

    No entanto sabendo o estado financeiro do país, será que compensa mesmo construir um aeroporto novo na margem sul? Será que não se conseguiria rentabilizar o elefante branco que é o aeroporto de Beja, criando uma linha de caminhos de ferro de alta velocidade( tipo alfa pendular) que ligasse a Lisboa e outras zonas do país e até nova autoestrada caso fosse preciso? Não ficaria mais em conta fazer um investimento destes do que ir gastar milhões ao fazer mais um aeroporto de raíz?
    Editado pela última vez por now; 24 October 2016, 14:53.

    #2
    O problema não está em os aviões deixarem os passageiros em Beja, mas sim trazer esses mesmos passageiros para Lisboa. Estamos a falar de quase 200km, e se não me engano o aeroporto ainda está afastado da linha do comboio.

    Comentário


      #3
      para mim não é solução, a essa distância de Lisboa ?

      Mas o aeroporto da portela está mesmo esgotado ? já ouvi dizer que se a força aérea cedesse algum espaço ainda se aguentava

      Montijo julgo ser a melhor alternativa

      quanto a Beja, os políticos que decidiram construir aquilo deveriam ir presos, milhões deitados ao lixo

      Comentário


        #4
        E qto custa fazer uma linha de alta-velocidade e uma auto-estrada nova entre Lisboa e Beja? São milhares de milhões na mesma..

        Comentário


          #5
          Quando falo de linha de alta velocidade, não me refiro a um TGV mas sim algo parecido com o Alfa Pendular que presumo seja muito mais barato. Além disso nem toda a gente que vem de avião fica propriamente em Lisboa ou margem sul.

          Não seria uma hipótese de dinamizar o turismo no Alentejo e também trazer os caminho de ferro um pouco mais para o interior do país?

          Comentário


            #6
            Agradeçam ao PS ( e a alguns ministros do Sócrates) que embarcaram no disparate de Beja. Durante anos, o planeta Marte teve mais tráfego aéreo civil que o aeroporto de Beja. Agora melhorou ( 3 a 5 voos por semana) maioritariamente estacionamentos de aeronaves e voos executivos. Não serve como alternante ao Algarv/Faro (não precisa) e também não serve para apoiar Lisboa, por estar longe e sem meios de transfer rápidos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kursk Ver Post
              Agradeçam ao PS ( e a alguns ministros do Sócrates) que embarcaram no disparate de Beja. Durante anos, o planeta Marte teve mais tráfego aéreo civil que o aeroporto de Beja. Agora melhorou ( 3 a 5 voos por semana) maioritariamente estacionamentos de aeronaves e voos executivos. Não serve como alternante ao Algarv/Faro (não precisa) e também não serve para apoiar Lisboa, por estar longe e sem meios de transfer rápidos.
              os estudos de viabilidade devem ter sido por subornos

              Comentário


                #8
                se foram ou não, não se sabe...

                O que se sabe é que acertaram completamente ao lado (tal como muitas das Auto-Estradas...).

                Mais uma vez, foram feitos à medida da 'vontade politica'. Exactamente por causa da 'vontade politica' é que considero que empresas como a CGD deviam sair da esfera do estado ASAP.

                Comentário


                  #9
                  O aeroporto de Beja nao é um elefante branco, é um aeroporto militar com um terminal de passageiros. O investimento lá feito é bem menos do que construir para lá um TGV ou uma autoestrada.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por now Ver Post
                    Quando falo de linha de alta velocidade, não me refiro a um TGV mas sim algo parecido com o Alfa Pendular que presumo seja muito mais barato. Além disso nem toda a gente que vem de avião fica propriamente em Lisboa ou margem sul.

                    Não seria uma hipótese de dinamizar o turismo no Alentejo e também trazer os caminho de ferro um pouco mais para o interior do país?
                    Isso é um pouco como a ideia de construir certas auto estradas no interior do país. Bota mais uma PPP, é desta que o interior vai dinamizar.

                    Comentário


                      #11
                      Com duas bases militares na zona de Lisboa, é mesmo necessário mandarem aviões para Beja?

                      Comentário


                        #12
                        Beja é demasiado longe para isso.

                        Comentário


                          #13
                          Poderá o aeroporto de Beja trabalhe em parceria com o de Lisboa?

                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Isso é um pouco como a ideia de construir certas auto estradas no interior do país. Bota mais uma PPP, é desta que o interior vai dinamizar.
                          Então e se o aeroporto for para a margem sul como é que vai ser? Parece que já estou a ver os políticos dizerem que é obrigatório fazerem a terceira passagem sobre o Tejo... possível passagem a pagamento do IC32 e por aí a fora.

                          A diferença é que em Beja já tens aeroporto e só precisas de infraestruturas de transportes.
                          Na margem sul precisas praticamente de tudo e vai ter de ser tudo construído de raiz.

                          Em relação às PPP, a culpa é apenas e só dos governantes... além disso eu sei que nunca vai interessar ao governo que se transfira algum tráfego aéreo para Beja, porque entre os amigos e conhecidos nenhum tem lá terrenos....
                          Editado pela última vez por now; 24 October 2016, 16:40.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Com duas bases militares na zona de Lisboa, é mesmo necessário mandarem aviões para Beja?
                            Basicamente estamos a discutir entre construir tudo de raiz ou aproveitar um aeroporto feito que apenas peca por falta de infraestruturas a nível de transportes...

                            Comentário


                              #15
                              Acabam com as licenças de todos os taxistas que operam no de LX e atribuem para Beja e pronto.

                              Comentário


                                #16
                                Eu apoio essa medida. Assim eram 165 medidas, em vez de 164:
                                http://www.jornaldenegocios.pt/econo...zar_o_interior

                                Já que é para desenvolver, páh, que se desenvolva tudo. Nunca há medidas a mais. Para quê condensar tudo em poucos pontos e estratégicos, quando se pode abordar muitos pontos e dispersos, sem coesão e nexo nenhum?
                                Bora lá camaradas.

                                Os que não perceberam o tom jucoso é mesmo para levar no escárnio o meu post

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho muito bem que utilizem o aeroporto de Beja 😉

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por now Ver Post
                                    Então e se o aeroporto for para a margem sul como é que vai ser?
                                    Tens de construir um aeroporto praticamente de raíz, tens de fazer uma nova saída para a Ponte Vasco da Gama e um novo terminal fluvial de passageiros a ligar o aeroporto ao Terreiro do Paço ou ao Cais-do-Sodré. A viagem aeroporto para o centro de Lisboa demorará uns 30 minutos.

                                    Originalmente Colocado por now Ver Post
                                    A diferença é que em Beja já tens aeroporto e só precisas de infraestruturas de transportes.
                                    A linha de comboio de Beja para Lisboa já existe, é só acrescentar o troço Beja - Aeroporto.
                                    A viagem Aeroporto - Beja - Pinhal Novo - Lisboa Entrecampos deveria demorar 90 minutos


                                    A opção 1 (Montijo) tem custos bastante elevados e a viagem dos passageiros demora 30 minutos
                                    A opção 2 (Beja) tem custos bastante reduzidos e a viagem dos passageiros demora 90 minutos

                                    Na minha opinião seria Beja sem pensar duas vezes. Há n exemplos de aeroportos em capitais europeias em que se demora 90 minutos do aeroporto até ao centro:

                                    Paris Beauvais
                                    Oslo Torp
                                    Munich West
                                    Frankfurt Hahn
                                    Estocolmo Skavsta
                                    Barcelona Girona/Reus

                                    Em todos estes demora-se 90 minutos até chegar ao centro da cidade e ninguém morre por isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                      Tens de construir um aeroporto praticamente de raíz, tens de fazer uma nova saída para a Ponte Vasco da Gama e um novo terminal fluvial de passageiros a ligar o aeroporto ao Terreiro do Paço ou ao Cais-do-Sodré. A viagem aeroporto para o centro de Lisboa demorará uns 30 minutos.

                                      A linha de comboio de Beja para Lisboa já existe, é só acrescentar o troço Beja - Aeroporto.
                                      A viagem Aeroporto - Beja - Pinhal Novo - Lisboa Entrecampos deveria demorar 90 minutos

                                      A opção 1 (Montijo) tem custos bastante elevados e a viagem dos passageiros demora 30 minutos
                                      A opção 2 (Beja) tem custos bastante reduzidos e a viagem dos passageiros demora 90 minutos

                                      Na minha opinião seria Beja sem pensar duas vezes. Há n exemplos de aeroportos em capitais europeias em que se demora 90 minutos do aeroporto até ao centro:

                                      Paris Beauvais
                                      Oslo Torp
                                      Munich West
                                      Frankfurt Hahn
                                      Estocolmo Skavsta
                                      Barcelona Girona/Reus

                                      Em todos estes demora-se 90 minutos até chegar ao centro da cidade e ninguém morre por isso.
                                      Para mim seria um tiro nos pés.

                                      Pois há, e ninguém morre, so what? São boas soluções? qual preferias usar?
                                      São soluções de recurso, e num país tão pequeno teres essa distância toda não faz qualquer sentido.
                                      Que imagem fica para um turista? Para viagens de negócios fica logo excluído à partida o cliente alvo.
                                      E o tráfego de passageiros, vem mais do interior sul ou do litoral norte de Lisboa? Isso não interessa?

                                      Falta-te aí uma opção 3 - Ota

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                        Tens de construir um aeroporto praticamente de raíz, tens de fazer uma nova saída para a Ponte Vasco da Gama e um novo terminal fluvial de passageiros a ligar o aeroporto ao Terreiro do Paço ou ao Cais-do-Sodré. A viagem aeroporto para o centro de Lisboa demorará uns 30 minutos.



                                        A linha de comboio de Beja para Lisboa já existe, é só acrescentar o troço Beja - Aeroporto.
                                        A viagem Aeroporto - Beja - Pinhal Novo - Lisboa Entrecampos deveria demorar 90 minutos


                                        A opção 1 (Montijo) tem custos bastante elevados e a viagem dos passageiros demora 30 minutos
                                        A opção 2 (Beja) tem custos bastante reduzidos e a viagem dos passageiros demora 90 minutos

                                        Na minha opinião seria Beja sem pensar duas vezes. Há n exemplos de aeroportos em capitais europeias em que se demora 90 minutos do aeroporto até ao centro:

                                        Paris Beauvais
                                        Oslo Torp
                                        Munich West
                                        Frankfurt Hahn
                                        Estocolmo Skavsta
                                        Barcelona Girona/Reus

                                        Em todos estes demora-se 90 minutos até chegar ao centro da cidade e ninguém morre por isso.
                                        Temos o mesmo ponto de vista. Construir um aeroporto de raiz com tudo e com infraestruturas de transportes fica muito mais caro e o país não consegue comportar este custo nos próximos anos.

                                        Esses exemplos que falas, foram os que me vieram à cabeça. Se lá fora funciona bem assim porque é que aqui não há de funcionar?
                                        Além disso o recurso ao aeroporto de de Beja iria permitir voos nocturnos, coisa que Lisboa não é possível.

                                        Acredito que se conseguisse tirar uns minutos a essa viagem de comboio, e também que se colocasse a um preço competitivo ou até quando se comprasse o bilhete de avião estivesse a opção de comprar o bilhete de comboio em conjunto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por now Ver Post
                                          Ultimamente tem se ouvido cada vez mais que o aeroporto de Lisboa opera perto dos limites.
                                          Concordo, tenho ouvido isso principalmente desde que o governo anulou a privatização da TAP e a mesma retirou voos aos Porto que passaram a existir a partir de Lisboa via ponte aérea. No fundo até faz sentido, retira-se tráfego directo para o Porto e redirecciona-se para Lisboa, agora argumenta-se que Lisboa está perto do limite e fica justificada a necessidade de um segundo aeroporto em Lisboa. Entretanto Beja, Porto, Faro, etc. continuam a operar claramente abaixo das suas capacidades. Faz todo o sentido.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                            Para mim seria um tiro nos pés.

                                            Pois há, e ninguém morre, so what? São boas soluções? qual preferias usar?
                                            São soluções de recurso, e num país tão pequeno teres essa distância toda não faz qualquer sentido.
                                            Que imagem fica para um turista? Para viagens de negócios fica logo excluído à partida o cliente alvo.
                                            E o tráfego de passageiros, vem mais do interior sul ou do litoral norte de Lisboa? Isso não interessa?

                                            Falta-te aí uma opção 3 - Ota
                                            Então achas que vale a pena endividar ainda mais o país para construir um aeroporto, quando se podia aproveitar um que já está feito?

                                            Além disso os voos nocturnos era uma vantagem que se tem Beja.

                                            Imagem para os turistas? Pior é chegar a Portela e terem de entrar num 190d táxi e nem poderem rejeitar....

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                              Tens de construir um aeroporto praticamente de raíz, tens de fazer uma nova saída para a Ponte Vasco da Gama e um novo terminal fluvial de passageiros a ligar o aeroporto ao Terreiro do Paço ou ao Cais-do-Sodré. A viagem aeroporto para o centro de Lisboa demorará uns 30 minutos.



                                              A linha de comboio de Beja para Lisboa já existe, é só acrescentar o troço Beja - Aeroporto.
                                              A viagem Aeroporto - Beja - Pinhal Novo - Lisboa Entrecampos deveria demorar 90 minutos


                                              A opção 1 (Montijo) tem custos bastante elevados e a viagem dos passageiros demora 30 minutos
                                              A opção 2 (Beja) tem custos bastante reduzidos e a viagem dos passageiros demora 90 minutos

                                              Na minha opinião seria Beja sem pensar duas vezes. Há n exemplos de aeroportos em capitais europeias em que se demora 90 minutos do aeroporto até ao centro:

                                              Paris Beauvais
                                              Oslo Torp
                                              Munich West
                                              Frankfurt Hahn
                                              Estocolmo Skavsta
                                              Barcelona Girona/Reus

                                              Em todos estes demora-se 90 minutos até chegar ao centro da cidade e ninguém morre por isso.
                                              Do aeroporto de Beja a Lisboa sao 187Km.

                                              Paris Beauvais (97Km)
                                              Oslo Torp (118Km)
                                              Munich West (117Km)
                                              Frankfurt Hahn (126Km)
                                              Estocolmo Skavsta (106Km)
                                              Barcelona Girona/Reus (90Km/106Km)

                                              O mais distante fica 60Km mais próximo da cidade que serve quando comparado com Beja. E esse (o de Hahn) está ligado sempre por AE até Frankfurt. Do aeroporto de Beja até á AE sao 58Km...

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                Então achas que vale a pena endividar ainda mais o país para construir um aeroporto, quando se podia aproveitar um que já está feito?
                                                Agradecia que não fizesses pseudo especulações sobre aquilo que eu não disse, nem nunca diria.
                                                Estou só a dizer que é uma solução de recurso, longe de ideal.

                                                Há estudos de viabilidade comparativos isentos? Com projecções a médio e longo prazo, custos reais para a economia, parceiros de investimento etc
                                                O aeroporto está feito (pista) mas e o resto? Terminal, controlos (SEF e AT) ? Acessos e Infraestruturas de Apoio etc, está tudo pronto a usar?
                                                A Portela está mesmo em "rotura"?

                                                Além disso os voos nocturnos era uma vantagem que se tem Beja.
                                                E há procura para isso? Há operadores interessados?


                                                Imagem para os turistas? Pior é chegar a Portela e terem de entrar num 190d táxi e nem poderem rejeitar....
                                                Já me manifestei muito, mas muito aqui contra os táxis, mas o que raio tem isso a ver?!
                                                Prefiro 10x andar 15min num 190D/metro do que 90minutos num autopullman xpto que depois me deixa ao pé de outros 190D/metro para eu ir para onde quero...

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                  Então achas que vale a pena endividar ainda mais o país para construir um aeroporto, quando se podia aproveitar um que já está feito?

                                                  Além disso os voos nocturnos era uma vantagem que se tem Beja.

                                                  Imagem para os turistas? Pior é chegar a Portela e terem de entrar num 190d táxi e nem poderem rejeitar....
                                                  Se nao serve nao vale a pena continuar a enterrar dinheiro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para o aeroporto de Beja ficar ligado à linha de caminho de ferro "bastava" fazer um ramal de mais ou menos 15 kms.

                                                    A linha de Casa Branca a Beja está para ser electrificada sabe-se lá quando, podia-se aproveitar, electrificar e fazer o ramal.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                      Tens de construir um aeroporto praticamente de raíz, tens de fazer uma nova saída para a Ponte Vasco da Gama e um novo terminal fluvial de passageiros a ligar o aeroporto ao Terreiro do Paço ou ao Cais-do-Sodré. A viagem aeroporto para o centro de Lisboa demorará uns 30 minutos.
                                                      Não é preciso, o que é preciso é ter um shuttle de ligação da base aérea ao terminal fluvial do Seixalinho em condições (basicamente o que há é um arruamento em terra batida).

                                                      Quanto à saída na A12, não entendo como nunca foi feito uma saída que sirva directamente o Samouco ou o próprio Montijo. Vá, até se entende, havia que ter uma grande praça de portagem e por cima dos sapais não dava muito jeito.


                                                      Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                                      Concordo, tenho ouvido isso principalmente desde que o governo anulou a privatização da TAP e a mesma retirou voos aos Porto que passaram a existir a partir de Lisboa via ponte aérea. No fundo até faz sentido, retira-se tráfego directo para o Porto e redirecciona-se para Lisboa, agora argumenta-se que Lisboa está perto do limite e fica justificada a necessidade de um segundo aeroporto em Lisboa. Entretanto Beja, Porto, Faro, etc. continuam a operar claramente abaixo das suas capacidades. Faz todo o sentido.
                                                      Estás a misturar alhos com bugalhos.

                                                      A reorganização que a TAP fez não é mais que a concentração de vôos apartir de Lisboa, para o aeroporto que é tão somente o seu maior hub. Tal como fizeram outras companhias de aviação. Pretende-se com isto redução de custos operacionais. A entidade que gere o aeroporto é totalmente alheia a isto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                        O aeroporto está feito (pista) mas e o resto? Terminal, controlos (SEF e AT) ? Acessos e Infraestruturas de Apoio etc, está tudo pronto a usar? A Portela está mesmo em "rotura"?
                                                        E há procura para isso? Há operadores interessados?
                                                        Sim, existe controlos. Já houve voos de Beja para Londres com todos os controlos inerentes.
                                                        Sim, a Portela está mesmo com rotura. Neste momento os aviões têm de andar às voltas no ar à espera de permissão para aterrar pois a pista está sobre-lotada.
                                                        Sim, há operadores interessados: a Ryanair já veio dizer que seja Montijo ou Beja estão interessados.


                                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                        Para mim seria um tiro nos pés.
                                                        Que imagem fica para um turista? Para viagens de negócios fica logo excluído à partida o cliente alvo.
                                                        O aeroporto de Beja ou Montijo será sempre para voos low cost. Quem viaja em negócios não usa low cost, tal como quem viaja em turistica com destino a hoteis de 3 a 5 estrelas. Para estes continua a existir o aeroporto da Portela.


                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Do aeroporto de Beja a Lisboa sao 187Km.
                                                        Até podiam ser 1000 km que o que importa é o tempo de viagem. Aeroporto de Beja - Lisboa Entrecampos com paragens pelo meio em Beja cidade e Pinhal Novo são 90 minutos de comboio e a linha já existe.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                          Agradecia que não fizesses pseudo especulações sobre aquilo que eu não disse, nem nunca diria.
                                                          Estou só a dizer que é uma solução de recurso, longe de ideal.

                                                          Há estudos de viabilidade comparativos isentos? Com projecções a médio e longo prazo, custos reais para a economia, parceiros de investimento etc
                                                          O aeroporto está feito (pista) mas e o resto? Terminal, controlos (SEF e AT) ? Acessos e Infraestruturas de Apoio etc, está tudo pronto a usar?
                                                          A Portela está mesmo em "rotura"?


                                                          E há procura para isso? Há operadores interessados?



                                                          Já me manifestei muito, mas muito aqui contra os táxis, mas o que raio tem isso a ver?!
                                                          Prefiro 10x andar 15min num 190D/metro do que 90minutos num autopullman xpto que depois me deixa ao pé de outros 190D/metro para eu ir para onde quero...
                                                          Desculpa se me expliquei mal, não queria fazer uma especulação era mais uma pergunta.

                                                          Concordo que se tenha de fazer estudos isentos, mas isso é quase uma miragem no nosso país.

                                                          O resto do aeroporto pelo que tenho lido está praticamente terminado.

                                                          Relativamente a voos noturnos, acredito que possa haver procura.


                                                          O resto são opções de cada um.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                            Sim, existe controlos. Já houve voos de Beja para Londres com todos os controlos inerentes.
                                                            Sim, a Portela está mesmo com rotura. Neste momento os aviões têm de andar às voltas no ar à espera de permissão para aterrar pois a pista está sobre-lotada.
                                                            A pista até nem está muito sobrelotada, o pior mesmo é o parqueamento de aeronaves.

                                                            Comentário

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