Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolher os sobrenomes dos filhos, é possível?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Escolher os sobrenomes dos filhos, é possível?

    Imaginemos que o meu nome é Pedro Correia Matos e que a minha mulher é Sonia Gomes Soares.
    Sou obrigado a dar à minha filha o nome Francisca Soares Matos? Ou pode ser Francisca Soares Correia?

    Digo isto porque prefiro dar o meu sobrenome materno em vez do paterno e é isso que farei se for possível. Alguém já me disse que não posso, por isso quero ver essa questão esclarecida.

    #2
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_...il/dar-o-nome/

    b) A ordem dos apelidos no nome da criança pode ser livremente escolhida pelos pais.
    Assim, respeitado o número máximo de quatro vocábulos, há plena liberdade na sua ordenação, sejam eles de ambas as linhas, materna e paterna, ou só de uma delas.

    Comentário


      #3
      não o sobrenome é sempre o do pai , ai não há volta a dar... só podes escolher os nomes iniciais os dois últimos correspondem ao da mãe e do pai(sobrenome) como ultimo...
      o que faz mais que sentido não estou a ver qual é a ideia de ir dar outro sobrenome, já que é seguimento da geração da família...

      Comentário


        #4
        A minha filha apenas usa os sobrenomes das avós.

        O meu sobrenome paterno não uso (não aparece desde há muito no BI/CC), já a mãe usa-o mas não foi colocado no nome da nossa filha e no seu lugar usamos o sobrenome da avó materna.

        Não houve problemas no registo da criança, ainda na maternidade, e muito menos ao fazer-se o cartão do cidadão da pequena.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
          não o sobrenome é sempre o do pai , ai não há volta a dar... só podes escolher os nomes iniciais os dois últimos correspondem ao da mãe e do pai(sobrenome) como ultimo...
          o que faz mais que sentido não estou a ver qual é a ideia de ir dar outro sobrenome, já que é seguimento da geração da família...
          Legalmente, podes registar com qualquer sobrenome, desde que sejam do pai ou da mãe, mínimo um e máximo quatro. Podes pôr todos da mãe, todos do pai, um de cada, etc. pela ordem que quiseres. A tradição cá é que diz que devemos usar «nome próprio-apelido mãe-apelido pai», mas não é obrigatório.

          EDIT: pelo que vi no link acima, até é possível usar apelidos dos antepassados desde que se prove que são antepassados da criança.
          Editado pela última vez por LuisMiguel; 30 October 2016, 10:14.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_...il/dar-o-nome/

            b) A ordem dos apelidos no nome da criança pode ser livremente escolhida pelos pais.
            Assim, respeitado o número máximo de quatro vocábulos, há plena liberdade na sua ordenação, sejam eles de ambas as linhas, materna e paterna, ou só de uma delas.
            Obrigado. Não imaginava que até é possível recorrer a sobrenome dos meus pais e/ou dos pais dela!

            Comentário


              #7
              Pode ser como pretendes. Conheco casos concretos que fizeram o mesmo à muitos anos e recentes.

              Eu estive para o fazer mas optei por colocar 3 sobrenomes colocando assim o que não fazia questão na mesma para não ferir susceptibilidades.

              Comentário


                #8
                Graças ao Karma, agora estou entretido a ver quais os vocábulos admitidos para nomes próprios.
                Porque razão é permitido dar o nome de Moisés e não é permitido dar o nome da esposa de Moisés(Zipora)?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                  Legalmente, podes registar com qualquer sobrenome, desde que sejam do pai ou da mãe, mínimo um e máximo quatro. Podes pôr todos da mãe, todos do pai, um de cada, etc. pela ordem que quiseres. A tradição cá é que diz que devemos usar «nome próprio-apelido mãe-apelido pai», mas não é obrigatório.

                  EDIT: pelo que vi no link acima, até é possível usar apelidos dos antepassados desde que se prove que são antepassados da criança.
                  pois já vi que houve alterações na legislação, pois antigamente era o paterno obrigatoriamente, e só se usava o materno em circunstancias muito especificas e tinha de haver justificação, era uma treta bastante burocrática, até mesmo nomes fora do comum de origem estrangeira era muito complicado, ao contrario de hoje que é bastante comum...

                  seja por como for se pode alternar entre sobrenomes já não é mau, quer dizer que as coisas mudaram, embora pelo que estive a ver o tradicionalismo ainda se mantenha de usar o nome do pai como sobrenome final...

                  até compreendo que muita gente queira mudar, pois há sobrenomes que deus me livre...

                  Comentário


                    #10
                    O filho de um amigo meu é o seguinte: miguel <penultimo sobrenome do pai> <penultimo sobrenome do avo paterno> <penultimo sobrenome da mãe>. Ou seja, não tem o ultimo apelido nem do pai nem da mãe. E isso é totalmente legal.

                    Comentário


                      #11
                      Escolher os sobrenomes dos filhos, é possível?

                      É como eu, não tenho os últimos sobrenomes dos meus pais. Tenho os penúltimos de ambos
                      Editado pela última vez por rpb; 30 October 2016, 11:08.

                      Comentário


                        #12
                        O meu filho tem 10 anos e os sobrenomes são dois do pai (não os dois últimos) e os meus dois últimos, por esta ordem.

                        A seguir ao nome próprio tem os do pai e no final os da mãe.

                        Sem qualquer problema no registo.

                        Comentário


                          #13
                          Podes escolher. Também fiz isso. Mínimo de 1 e máximo de 4

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            A minha filha apenas usa os sobrenomes das avós.

                            O meu sobrenome paterno não uso (não aparece desde há muito no BI/CC), já a mãe usa-o mas não foi colocado no nome da nossa filha e no seu lugar usamos o sobrenome da avó materna.

                            Não houve problemas no registo da criança, ainda na maternidade, e muito menos ao fazer-se o cartão do cidadão da pequena.
                            Mas o(s) teu(s) sobrenome(s)/apelido(s) não é(são) o dos teus pais, portanto, avós da tua filha?

                            Comentário


                              #15
                              É possível meter um sobrenome do meu pai que eu não tenho ?

                              Os pais do meu avô paterno eram o João A e a Maria B, o meu avô e o meu pai são Manuel A B e João A B apesar de ser conhecidos pelo sobrenome A.

                              Eu sou João C B (C da minha mãe), posso dar o nome de João A ao meu filho ?

                              Eu quero isto porque 3 dos meus 4 bisavôs eram irmãos. (João A e mais dois irmãos A).

                              Se não for eu a nossa linhagem do sobrenome A acaba.
                              Editado pela última vez por NothingFace; 30 October 2016, 11:24.

                              Comentário


                                #16
                                Pelo que diz no link do IRN, podes, desde que proves que esse apelido é de um antepassado teu.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                  pois já vi que houve alterações na legislação, pois antigamente era o paterno obrigatoriamente, e só se usava o materno em circunstancias muito especificas e tinha de haver justificação, era uma treta bastante burocrática, até mesmo nomes fora do comum de origem estrangeira era muito complicado, ao contrario de hoje que é bastante comum...

                                  seja por como for se pode alternar entre sobrenomes já não é mau, quer dizer que as coisas mudaram, embora pelo que estive a ver o tradicionalismo ainda se mantenha de usar o nome do pai como sobrenome final...

                                  até compreendo que muita gente queira mudar, pois há sobrenomes que deus me livre...
                                  Eu sou dos anos 80, e o meu sobrenome paterno é o sobrenome materno do meu pai, por opção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por point Ver Post
                                    Eu sou dos anos 80, e o meu sobrenome paterno é o sobrenome materno do meu pai, por opção.
                                    pois rapaz, eu sou muito mais velho que tu, tenho idade para ser teu pai, ehehehe...

                                    eu nasci nos anos 50...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Li algures acima que só podem ter 4 nomes, isso é verdade? Nomes ou sobrenomes?

                                      Não pode ser PEDRO PASSOS DIAS AGUIAR MOTA, por exemplo? São 5 nomes

                                      Comentário


                                        #20
                                        A minha mãe tem cinco nomes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                          Mas o(s) teu(s) sobrenome(s)/apelido(s) não é(são) o dos teus pais, portanto, avós da tua filha?
                                          A minha filha não usa o sobrenome do meu pai nem do pai da mãe.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                            A minha mãe tem cinco nomes.
                                            Eu tenho 6

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                              Li algures acima que só podem ter 4 nomes, isso é verdade? Nomes ou sobrenomes?

                                              Não pode ser PEDRO PASSOS DIAS AGUIAR MOTA, por exemplo? São 5 nomes
                                              Atualmente podes ter até ao máximo de 6 nomes: 2 nomes próprios e 4 apelidos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                                                Atualmente podes ter até ao máximo de 6 nomes: 2 nomes próprios e 4 apelidos.
                                                Diz isso aos filhos do D. Duarte e da Isabelinha

                                                Por mim é 1 + 2, os meus filhos têm assim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu filho tem o meu penúltimo apelido (pedido do avô materno, que quis perpetuar o seu apelido materno) e o ultimo apelido do pai, porque assim decidimos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                    pois já vi que houve alterações na legislação, pois antigamente era o paterno obrigatoriamente, e só se usava o materno em circunstancias muito especificas e tinha de haver justificação, era uma treta bastante burocrática, até mesmo nomes fora do comum de origem estrangeira era muito complicado, ao contrario de hoje que é bastante comum...

                                                    seja por como for se pode alternar entre sobrenomes já não é mau, quer dizer que as coisas mudaram, embora pelo que estive a ver o tradicionalismo ainda se mantenha de usar o nome do pai como sobrenome final...

                                                    até compreendo que muita gente queira mudar, pois há sobrenomes que deus me livre...
                                                    O que não falta pelo menos aqui no Porto, que é uma cidade que sempre teve muitos ingleses por ex., é pessoas nascidas nas primeiras décadas do Sec XX com nomes estrangeiros, não me parece que fosse assim tão complicado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                                      O que não falta pelo menos aqui no Porto, que é uma cidade que sempre teve muitos ingleses por ex., é pessoas nascidas nas primeiras décadas do Sec XX com nomes estrangeiros, não me parece que fosse assim tão complicado.
                                                      Basta que os pais tenham nacionalidade inglesa para poder pôr os nomes ingleses aos filhos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                        Eu tenho 6
                                                        Eu também tenho 6 nomes, mas farto disso, pus só três às minhas filhas (1+2). Não gosto muito e não dá jeito nenhum, especialmente quando chegamos ao estrangeiro e temos que preencher formulários dos serviços de imigração. Mas foi um pé de vento na minha família, dasss....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                          Eu também tenho 6 nomes, mas farto disso, pus só três às minhas filhas (1+2). Não gosto muito e não dá jeito nenhum, especialmente quando chegamos ao estrangeiro e temos que preencher formulários dos serviços de imigração. Mas foi um pé de vento na minha família, dasss....
                                                          Eu tenho 6 e gosto de ter 6
                                                          adorava implicar com as profs na primária porque não tinha espaço para escrever o nome

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                                            É possível meter um sobrenome do meu pai que eu não tenho ?

                                                            Os pais do meu avô paterno eram o João A e a Maria B, o meu avô e o meu pai são Manuel A B e João A B apesar de ser conhecidos pelo sobrenome A.

                                                            Eu sou João C B (C da minha mãe), posso dar o nome de João A ao meu filho ?

                                                            Eu quero isto porque 3 dos meus 4 bisavôs eram irmãos. (João A e mais dois irmãos A).

                                                            Se não for eu a nossa linhagem do sobrenome A acaba.
                                                            Assim já deu para entender bem! Embora tenhas herdado o sobre nome do teu pai, não herdaste - como é habitual - o apelido do teu avô. Não sei os pormenores legais, mas não deverá haver problema, até porque os teus antepassados o tinham.

                                                            Acho interessante essa vontade, porque na realidade é tentar retomar a "linhagem" do nome. Inicialmente pensei que querias adicionar um apelido sem ligação aos antepassados.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X