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    Gigafactory 2 em Portugal

    A pesquisa não encontrou nenhum resultado por isso abro este tópico.
    Já devem ter ouvido que há uma possibilidade da fábrica da Tesla na Europa - Gigafactory 2 - ser construída em Portugal.
    À semelhança do que aconteceu com a criação de uma representação/ponto de assistência após um movimento organizado pela internet, agora há malta a pedir a fábrica para cá.
    Até agora parece ser o único grupo no conjunto de países considerados e conta com mais de 20000 participantes.
    Acho que não faz mal nenhum divulgar esta iniciativa num fórum de automóveis:

    https://www.facebook.com/groups/tesl...ctoryportugal/

    Notícias:

    http://www.tvi24.iol.pt/motores/elet...ctory-da-tesla

    Portugal tenta atrair "Gigafactory" da Tesla

    Fabricante de baterias e carros elétricos pretende instalar fábrica na Europa


    2016-11-21 18:15powered by Autoportal

    Tesla Gigafactory
    Portugal está na corrida à segunda “Gigafactory” da Tesla Motors. A notícia é avançada pelo “Faro de Vigo”, que explica que o fabricante automóvel e de baterias elétricas vai decidir em 2017 a localização da fábrica que pretende instalar na Europa.
    “A Península Ibérica, pela quantidade de horas de sol anuais, estará entre os destinos preferenciais para receber este novo investimento caso a empresa norte-americana queira replicar a fábrica fotovoltaica que instalou no telhado da sua outra megafábrica em construção em Sparks, no Nevada”, escreve o Faro de Vigo.
    Mas Portugal não está sozinho. A Tesla está a olhar para vários países europeus para instalar a sua “gigafábrica”, nomeadamente França, Holanda, alguns países de leste, além de Espanha.
    O Jornal de Negócios acrescenta que a empresa de Elon Musk tem mantido contactos oficiais ao mais alto nível, tendo-se sentado à mesa com o Governo de António Costa. Portugal tem um trunfo importante devido às explorações mineiras de lítio.
    O país é um importante exportador de lítio, detendo algumas das mais relevantes explorações mineiras desse material que é parte essencial da produção das baterias para os carros elétricos.

    Em 2011, o Expresso noticiava que Portugal ocupava a quinta posição entre os países exportadores desse elemento, apontando, no entanto, um problema: o país “apenas vai até à produção de concentrado de lítio”. E isso não chega.
    O que é certo é que a Tesla pretende instalar-se de armas e bagagens na Europa, para a produção de baterias e de carros, nomeadamente o futuro Model 3, o Tesla de 31 mil euros.
    “Não há dúvidas que, no longo prazo, a Tesla vai ter uma, e talvez duas ou três, fábricas europeias de automóveis e baterias”, disse Elon Musk no início de novembro numa conversa com investidores.
    Esta será a segunda “Gigafactory” da Tesla. A primeira está atualmente a ser construída no Nevada, Estados Unidos, e tem o tamanho de 262 campos de futebol, o que a torna na maior do planeta. O investimento ronda os 5 mil milhões de dólares e, até 2020, empregará 10 mil pessoas.






    #2
    já tinha lido sobre o projecto nos Estados Unidos, mas isto de Portugal estar na corrida para ter cá uma, cheira-me que isso não vai passar de uma mero sonho, por milhares de factores, sobretudo o económico, e a Tesla de certeza que vai apostar num pais mais centralizado tipo França...

    Comentário


      #3
      Já tinha lido que Portugal seria de facto uma das hipóteses e clima (dias de sol), assim o ajudam.

      No entanto e a ver vamos, mas outros factores podem vir a pesar na balança.

      Mas seria bom, que fosse mesmo implementada em terras lusas.

      Comentário


        #4
        Acho dificil do poto de vista financeiro, o local de exploração do lítio é pouco significativa no preço final.
        A não ser q seja uma decisão de coração. Sei q big boss vem cá algumas vezes e tem cá amigos. Mas é relativo...

        Comentário


          #5
          Obrigado cuica pela partilha! Já estou no grupo!

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            #6
            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
            Obrigado cuica pela partilha! Já estou no grupo!


            Já se sabe que isto tem pouca influência numa decisão de gestão mas não custa muito tentar!

            Comentário


              #7
              Precisamos de mais ajuda no Grupo http://www.facebook.com/groups/BusinessAngelsPORTUGAL alguns investidores estão tentados a promov€r uma campanha para trazer a "Tesla Giga Factory" para Portugal !!!

              Mas temos que ser muitos a pressionar, a divulgar esta ideia!

              amei..

              Comentário


                #8
                Seria muito bom.

                A realidade é que Portugal tem fraca capacidade de captar fábricas desta dimensão, por diversos motivos.

                Basta analisar a quantidade de fábricas-auto de dimensões generosas que a nossa vizinha Espanha tem. Basta dizer que a maior fábrica da PSA é em espanha, a Ford está de pedra e cal em Valência (fechou a fábrica dos mondeo na Belgica que era fabrica-modelo durante anos...).

                Há um conjunto de razões para isto acontecer. Não é do céu nem muito menos apenas de diplomacia.

                De qualquer modo é bom meter lá um like naquele fb... priceless....

                Edit: e os Meganes que vêm todos de Espanha? Podia estar aqui a noite toda.
                Editado pela última vez por Vocsa; 23 November 2016, 21:56.

                Comentário


                  #9
                  Só vejo isto a acontecer se:

                  O governo der isenção TOTAL de impostos à Tesla;
                  O Municipio onde ficar instalada a fábrica der isenção de derrama à Tesla;
                  O Terreno onde for instalada a fábrica ser oferecido pelo Estado ou pelo municipio à Tesla;
                  A fábrica ficar localizada num local de muito sol, acesso a portos e acesso à linha ferroviária de mercadorias e boa rede de auto-estradas, por outras palavras, ou fica na Margem Sul, ou na zona de Aveiro ou na zona metropolitana do Porto, devido aos portos de Setúbal, Aveiro e Leixões que são todos servidos por linhas ferroviárias de mercadorias e têm uma ampla rede de auto-estradas à volta.

                  E mesmo com estas condições todas, acho que Espanha continua a ter mais hipóteses.

                  Comentário


                    #10
                    Se derem sobretudo importância ao fator Sol, como deram na escolha do local para a 1ª fábrica, então tem que ser no sul de Portugal ou Espanha.

                    Acho que Portugal tem boas hipótese, o governo só tem que se mexer e convencer a Tesla. Fatores positivos:

                    - Alentejo com muito sol, e perto da capital.
                    - Perto do porto de Sines
                    - Perto do Aeroporto de Lisboa, Beja, e Faro.
                    - País com muita indústria de componentes automóveis.
                    - Uma boa AE que dá acesso a Espanha e ao resto da Europa

                    Era arranjar já um bom pedaço de terra algures no meio do Alentejo, se calhar até podia ser o Aeroporto de Beja, visto que está às moscas, , e oferecer já à Tesla.
                    A verdade é que parece ser uma excelente oportunidade, esperemos que o governo não brinque com este assunto.
                    O problema é que eles estão mais entretidos em tentar ganhar as próximas eleiçoes municipais...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                      Só vejo isto a acontecer se:

                      O governo der isenção TOTAL de impostos à Tesla;
                      O Municipio onde ficar instalada a fábrica der isenção de derrama à Tesla;
                      O Terreno onde for instalada a fábrica ser oferecido pelo Estado ou pelo municipio à Tesla;
                      A fábrica ficar localizada num local de muito sol, acesso a portos e acesso à linha ferroviária de mercadorias e boa rede de auto-estradas, por outras palavras, ou fica na Margem Sul, ou na zona de Aveiro ou na zona metropolitana do Porto, devido aos portos de Setúbal, Aveiro e Leixões que são todos servidos por linhas ferroviárias de mercadorias e têm uma ampla rede de auto-estradas à volta.

                      E mesmo com estas condições todas, acho que Espanha continua a ter mais hipóteses.
                      Estás a esquecer-te do fundamental:

                      Investimentos industriais têm comparticipação de Fundos Europeus a 75%....

                      Convém "trabalhar" essa questão... if you know what I mean...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                        Se derem sobretudo importância ao fator Sol, como deram na escolha do local para a 1ª fábrica, então tem que ser no sul de Portugal ou Espanha.

                        Acho que Portugal tem boas hipótese, o governo só tem que se mexer e convencer a Tesla. Fatores positivos:

                        - Alentejo com muito sol, e perto da capital.
                        - Perto do porto de Sines
                        - Perto do Aeroporto de Lisboa, Beja, e Faro.
                        - País com muita indústria de componentes automóveis.
                        - Uma boa AE que dá acesso a Espanha e ao resto da Europa

                        Era arranjar já um bom pedaço de terra algures no meio do Alentejo, se calhar até podia ser o Aeroporto de Beja, visto que está às moscas, , e oferecer já à Tesla.
                        A verdade é que parece ser uma excelente oportunidade, esperemos que o governo não brinque com este assunto.
                        O problema é que eles estão mais entretidos em tentar ganhar as próximas eleiçoes municipais...
                        E gente para trabalhar?

                        Onde é que arranjam 10 mil, ou 5, dentro do perfil de idade e skill minimo para trabalhar em Beja? Ou Évora? ou no Alentejo inteiro?

                        É tudo muito lindo, há muito desemprego e muita falta de investimento mas na hora H não aparece ninguém. Casos de dificuldade em arranjar pessoal conheço bastantes... e com quantidades bem menores.

                        A não ser que vás recrutar a lampedusa, é uma hipótese viável.

                        Comentário


                          #13
                          A única zona viável e a metropolitana de Lisboa ou Porto.

                          Nada mais...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            E gente para trabalhar?

                            Onde é que arranjam 10 mil, ou 5, dentro do perfil de idade e skill minimo para trabalhar em Beja? Ou Évora? ou no Alentejo inteiro?

                            É tudo muito lindo, há muito desemprego e muita falta de investimento mas na hora H não aparece ninguém. Casos de dificuldade em arranjar pessoal conheço bastantes... e com quantidades bem menores.

                            A não ser que vás recrutar a lampedusa, é uma hipótese viável.
                            Uma fábrica destas é muito robotizada, duvido que precisem de tantos trabalhadores.
                            Mas reconheço que isso pode ser problemático. No entanto se ficar mais perto de Setúbal ou Lisboa já deixa de ser problemático.
                            Por outro lado, se ficar perto de Badajoz, já pode contar com muita mão-de-obra Espanhola.
                            E se ficar do lado de lá da fronteira, também pode contar com mão-de-obra portuguesa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                              A única zona viável e a metropolitana de Lisboa ou Porto.

                              Nada mais...
                              Não concordo nada com isso. Tens por exemplo a fábrica da PSA em Mangualde, perto de Viseu, que tem mais de mil trabalhadores.
                              Só que a zona com mais sol é a zona do Alentejo que é a mais problemática em termos de mão-de-obra. Mas perto de Lisboa ou Setúbal ainda tem muito sol e tem muita mão-de-obra.

                              Comentário


                                #16
                                seria fantástico para Portugal conseguir ganhar esse investimento

                                mas não somos só nós a concorrer

                                eu temo pela nossa extensa burocracia para licenciamento de uma empresa

                                Comentário


                                  #17
                                  Vamos ter que "esperar para ver" e, já agora, que o trabalho de bastidores seja bem feito! A península de Setúbal, por várias razões, era uma boa possibilidade.

                                  Se não ficar cá... ao menos que seja em Espanha porque nos dá boas hipóteses de lá colocar portugueses e o custo do envio de componente made in Portugal é mais baixo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    Uma fábrica destas é muito robotizada, duvido que precisem de tantos trabalhadores.
                                    Mas reconheço que isso pode ser problemático. No entanto se ficar mais perto de Setúbal ou Lisboa já deixa de ser problemático.
                                    Por outro lado, se ficar perto de Badajoz, já pode contar com muita mão-de-obra Espanhola.
                                    E se ficar do lado de lá da fronteira, também pode contar com mão-de-obra portuguesa.
                                    Os números são os que vêm na notícia... não faço ideia.

                                    Distrito de Setúbal sem dúvida seria a minha aposta.

                                    Aliás parece que há por lá um deserto...

                                    Mas o truque está na comparticipação europeia e isso depende da "dotação orçamental". O resto dá-se a volta a o texto, mas o investimento ainda é avultado...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                                      A única zona viável e a metropolitana de Lisboa ou Porto.

                                      Nada mais...
                                      Já viste o tamanho da fábrica?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                                        A única zona viável e a metropolitana de Lisboa ou Porto.

                                        Nada mais...
                                        Pelo contrário. Isto tem interesse é numa região que ainda tenha direito a muitos fundos estruturais da UE, o que não é o caso do Porto, e muito menos de Lisboa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                          Pelo contrário. Isto tem interesse é numa região que ainda tenha direito a muitos fundos estruturais da UE, o que não é o caso do Porto, e muito menos de Lisboa.
                                          Lisboa e Algarve*.

                                          São estas as zonas excluídas do P2020 por atingirem os percentis médios europeus.

                                          Depois há pessoal que pensa que estas empresas investem do seu próprio bolso....

                                          Investem sim, mas muito pouco. É comparticipado pelos Fundos Europeus em grande parte.

                                          *edit:

                                          Corrigindo: isto de um modo genérico. Depois há excepções como "ramos novos de actividade" e creio que até dá para enquadrar este caso.
                                          Editado pela última vez por Vocsa; 24 November 2016, 09:40.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E os trabalhadores não mudam de cidade, querem lá ver...

                                            A malta está desempregada, mas só trabalha se lhe puserem a fábrica à porta?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já agora, para termos uma comparação com a Gigafactroy 1, esta fica localizada a mais de 300 kms do litoral, a mais de 300 kms da cidade grande mais próxima, que é S. Francisco. Ainda por cima com montanhas pelo meio, de carro são quase 4 horas.
                                              A cidade mais perto é Reno com pouco mais que 200.000 habitantes (a península de Setúbal tem muito mais), e não há praticamente mais nada à volta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                E os trabalhadores não mudam de cidade, querem lá ver...

                                                A malta está desempregada, mas só trabalha se lhe puserem a fábrica à porta?
                                                Alguns sim.

                                                O pessoal movimenta-se sim, mas não tanto como imaginamos.

                                                Ia demorar uma eternidade a preencher 10 mil empregos se fosse o caso.

                                                Repito que conheço diversos casos de empresas (com salarios decentes) com dificuldades em arranjar pessoal por estarem em zonas complicadas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Gigafactory 2 em Portugal

                                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                  E gente para trabalhar?

                                                  Onde é que arranjam 10 mil, ou 5, dentro do perfil de idade e skill minimo para trabalhar em Beja? Ou Évora? ou no Alentejo inteiro?

                                                  É tudo muito lindo, há muito desemprego e muita falta de investimento mas na hora H não aparece ninguém. Casos de dificuldade em arranjar pessoal conheço bastantes... e com quantidades bem menores.

                                                  A não ser que vás recrutar a lampedusa, é uma hipótese viável.
                                                  As pessoas não podem estar a espera que o trabalho lhes apareça a porta.

                                                  Os meus pais vieram em 1992 da Marinha Grande para o Pinhal Novo, quando VW Auto-Europa veio para Portugal.

                                                  Outra coisa que motiva as pessoas é a esperança de terem um bom ordenado a espera e também estabilidade num novo emprego, que acredito que a Tesla pague bem aos seus funcionários. Isto faz as pessoas moverem-se no país.

                                                  Agora não podem estar a espera que as pessoas queiram ir trabalhar a 600 km de onde viviam e ganhar o ordenado mínimo.



                                                  Espero que a vir para Portugal, a fábrica seja instalada na zona de Beja.

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                                                    #26
                                                    Em Espanha também querem receber a nova fábrica:

                                                    http://www.forocoches.com/foro/showthread.php?t=4926835

                                                    http://clubtesla.es/wpress/2016/11/0...brica-en-2017/

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                      E gente para trabalhar?

                                                      Onde é que arranjam 10 mil, ou 5, dentro do perfil de idade e skill minimo para trabalhar em Beja? Ou Évora? ou no Alentejo inteiro?
                                                      Que 10 mil... Se a Tesla vier para Portugal vão ser abertas 28500 vagas de emprego só para isso.
                                                      Isso é mais que a população de Beja.

                                                      Uma fábrica não consiste apenas de operários. Há muito engenheiro a trabalhar nas fábricas e há uma enorme dificuldade em recrutar pessoal qualificado para locais no interior.

                                                      Depois Sines não tem ferrovia. Vão exportar milhares de carros para a Europa em camiões, queres ver...
                                                      As unicas opções viáveis em termos de população, portos e ferrovias são Margem Sul, Grande Porto e Aveiro.
                                                      Se metermos o factor sol ao barulho a melhor opção será Margem Sul, na zona onde está actualmente a Autoeuropa.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        Uma fábrica destas é muito robotizada, duvido que precisem de tantos trabalhadores.
                                                        28500 trabalhadores. 6500 na fábrica da Tesla e 22000 postos indirectos que serão criados para fornecer componentes à fábrica.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                          Que 10 mil... Se a Tesla vier para Portugal vão ser abertas 28500 vagas de emprego só para isso.
                                                          Isso é mais que a população de Beja.

                                                          Uma fábrica não consiste apenas de operários. Há muito engenheiro a trabalhar nas fábricas e há uma enorme dificuldade em recrutar pessoal qualificado para locais no interior.

                                                          Depois Sines não tem ferrovia. Vão exportar milhares de carros para a Europa em camiões, queres ver...
                                                          As unicas opções viáveis em termos de população, portos e ferrovias são Margem Sul, Grande Porto e Aveiro.
                                                          Se metermos o factor sol ao barulho a melhor opção será Margem Sul, na zona onde está actualmente a Autoeuropa.
                                                          Uma fábrica não se faz em 10 minutos. Mais depressa se faz a ferrovia do que se ergue a fábrica. Sines não tem ferrovia mas pode vir a ter com ligação a Espanha caso a fábrica vá para o Alentejo. Isto seria um dos tais incentivos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                            Uma fábrica não se faz em 10 minutos. Mais depressa se faz a ferrovia do que se ergue a fábrica. Sines não tem ferrovia mas pode vir a ter com ligação a Espanha caso a fábrica vá para o Alentejo. Isto seria um dos tais incentivos.
                                                            Há 15 anos que os sucessivos governantes anunciam projectos de ferrovia para Sines.
                                                            Até agora bola.

                                                            E depois estás mesmo a ver 28500 pessoas a irem para Sines trabalhar. Nem casas há para tanta gente.

                                                            Esqueçam o Alentejo e o Algarve.
                                                            A vir isto virá para Margem Sul, Aveiro ou Porto. E aposto muito mais na Margem Sul por causa do sol.

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