Anúncio

Collapse
No announcement yet.

problema em lareira com recuperador

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    problema em lareira com recuperador

    Boa noite,


    Tenho uma lareira com recuperador de calor e aquela chapa de ferro que fica no cimo junto à boca da saída da chaminé está sempre a cair.
    Eu penso que a coloco bem mas... se ela está sempre a cair é porque deve estar a faltar alguma coisa...
    Alguém me consegue ajudar?...


    Cumprimentos

    #2
    Deve estar mal encaixada.

    Ou então, e faltará saber a causa, algum dos "apoios" partiu (podes não ter visto algum pedaço que tenha caído... e tenha ido junto com o resto das cinzas, ao limpares).

    Pode acontecer devido ao passar do tempo (idade) e ao apodrecer (devido ao enferrujar) em certos casos onde existem infiltrações não detectadas.

    Conheço a quem algo parecido aconteceu, mas foi numa das laterais.

    Mas é difícil... o mais certo é mal apoiada/encaixada.

    Comentário


      #3
      Geralmente a placa traseira (móvel) serve de apoio a essa placa do cimo, vê se a traseira não está mal colocada e por isso a de cima não apoia bem.

      Comentário


        #4
        Aproveito este tópico, para perguntar o seguinte.

        Que tipo de vidro é aplicado na porta dum recuperador de calor?
        O meu partiu (uma rachadela) e vou ter de o substituir. É caro?...pensei que aquilo fosse eterno

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
          Que tipo de vidro é aplicado na porta dum recuperador de calor?
          É um vidro especial chamado vidro cerâmico, resistente a altas temperaturas.

          É caro?
          É extremamente caro. Custa aí uns 300€ o m2.

          Se ele rachou é porque ficou preso nalgum ponto. Estes vidros têm que ficar com algum espaço livre para se movimentarem, pois dilatam bastante com o calor.
          Editado pela última vez por eu; 18 January 2019, 17:55.

          Comentário


            #6
            Os recuperadores tem que fazer algum tipo de revisão? Tenho o meu á 8 anos e nunca lhe fiz nada. Não existe nada a limpar por dentro? Ver o estado da ventuinha?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
              Os recuperadores tem que fazer algum tipo de revisão? Tenho o meu á 8 anos e nunca lhe fiz nada. Não existe nada a limpar por dentro? Ver o estado da ventuinha?
              A limpeza é só das cinzas e de vez em quando umas pastilhas ou um cartucho/trono de limpeza, para a limpeza química da chaminé.

              O resto não precisa de manutenção.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                É um vidro especial chamado vidro cerâmico, resistente a altas temperaturas.


                É extremamente caro. Custa aí uns 300€ o m2.

                Se ele rachou é porque ficou preso nalgum ponto. Estes vidros têm que ficar com algum espaço livre para se movimentarem, pois dilatam bastante com o calor.
                Durou 16 anos o vidro.
                Agora, a porta não consigo tirar para levar a uma loja para colocarem o vidro.
                Estou a ver que ainda vou ter de trocar de recuperador [emoji52]

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jjalvez Ver Post
                  Boa noite,


                  Tenho uma lareira com recuperador de calor e aquela chapa de ferro que fica no cimo junto à boca da saída da chaminé está sempre a cair.
                  Eu penso que a coloco bem mas... se ela está sempre a cair é porque deve estar a faltar alguma coisa...
                  Alguém me consegue ajudar?...


                  Cumprimentos

                  Será que não empenou com o calor?

                  A da minha por vezes cai, mas só se a empurar sem querer com algo, mas da para colocar facilmente e nunca caiu sem lhe tocar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                    A limpeza é só das cinzas e de vez em quando umas pastilhas ou um cartucho/trono de limpeza, para a limpeza química da chaminé.

                    O resto não precisa de manutenção.
                    de vez em quando convém aspirar a zona dos ventiladores, por causa da sujidade que é aspirada.
                    no caso do meu recuperador, removo a parte da frente que dá acesso aos ventiladores e aspiro aquela zona.
                    costumo fazer isso de 2 em 2 meses.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                      Durou 16 anos o vidro.
                      Agora, a porta não consigo tirar para levar a uma loja para colocarem o vidro.
                      Estou a ver que ainda vou ter de trocar de recuperador [emoji52]
                      como já disseram, o vidro é caro.
                      tenta remover o vidro sem partir mais, e leva-o a uma casa que venda isso para cortarem um com a mesma medida.
                      depois só tens que o voltar a colar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                        de vez em quando convém aspirar a zona dos ventiladores, por causa da sujidade que é aspirada.
                        no caso do meu recuperador, removo a parte da frente que dá acesso aos ventiladores e aspiro aquela zona.
                        costumo fazer isso de 2 em 2 meses.
                        Na minha acho que não dá para remover, mas vou tentar. Em cada Inverno, quando arrancam pela 1ª vez, os ventiladores expelem sempre um pouco de pó.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                          como já disseram, o vidro é caro.
                          tenta remover o vidro sem partir mais, e leva-o a uma casa que venda isso para cortarem um com a mesma medida.
                          depois só tens que o voltar a colar.
                          Acho que não é colado. Aquilo vem à medida da porta e leva uma espécie de corda para evitar o toque com o ferro, e é seguro com 4 cantos metálicos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                            Na minha acho que não dá para remover, mas vou tentar. Em cada Inverno, quando arrancam pela 1ª vez, os ventiladores expelem sempre um pouco de pó.
                            os ventiladores do meu recuperador são daqueles compridos e o pó agarra-se muito às pás, e por isso aspiro várias vezes por ano

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                              Acho que não é colado. Aquilo vem à medida da porta e leva uma espécie de corda para evitar o toque com o ferro, e é seguro com 4 cantos metálicos.
                              não é colado directamente.o vidro é aplicado e depois leva um cordão próprio à volta do vidro
                              esse cordão é que é colado à porta, pelo menos é assim no caso do meu.
                              não tem nada de metal a segurar.

                              Comentário


                                #16
                                Não consegues tirar a porta e levá-la a uma casa da especialidade? A porta do meu sai com facilidade, quer dizer... com uma ponta de ferro e umas marteladas nos eixos.

                                O meu está rachado há 2 anos e ainda não o substituí. Espera que acabe o Inverno e depois tratas disso. Digo eu.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                  Não consegues tirar a porta e levá-la a uma casa da especialidade? A porta do meu sai com facilidade, quer dizer... com uma ponta de ferro e umas marteladas nos eixos.

                                  O meu está rachado há 2 anos e ainda não o substituí. Espera que acabe o Inverno e depois tratas disso. Digo eu.
                                  Já estive a verificar, mas não consigo tirar a porta. O recuperador está mais dentro e a porta bate na pedra, e não sai. Para isso teria de deslocar o recuperador para fora para conseguir abrir a porta.
                                  E como está assim o vidro, penso não ser seguro ligar o recuperador, pode acabar por partir o resto.
                                  Vai ter que ser trocado aqui no local. [emoji6]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                    Já estive a verificar, mas não consigo tirar a porta. O recuperador está mais dentro e a porta bate na pedra, e não sai. Para isso teria de deslocar o recuperador para fora para conseguir abrir a porta.
                                    E como está assim o vidro, penso não ser seguro ligar o recuperador, pode acabar por partir o resto.
                                    Vai ter que ser trocado aqui no local. [emoji6]
                                    De partido não passa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                      Já estive a verificar, mas não consigo tirar a porta. O recuperador está mais dentro e a porta bate na pedra, e não sai. Para isso teria de deslocar o recuperador para fora para conseguir abrir a porta.
                                      E como está assim o vidro, penso não ser seguro ligar o recuperador, pode acabar por partir o resto.
                                      Vai ter que ser trocado aqui no local. [emoji6]
                                      tenta puxar um pouco o recuperador para conseguires retirar a porta
                                      em principio não deverá estar fixo na lareira

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já tentei, mas o bicho não mexe [emoji16]
                                        Uma solução é retirar uma pedra que está por cima do recuperador para dar espaço para tirar a porta. [emoji6]
                                        Vou ter de chamar um técnico da construção civil.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                          Já tentei, mas o bicho não mexe [emoji16]
                                          Uma solução é retirar uma pedra que está por cima do recuperador para dar espaço para tirar a porta. [emoji6]
                                          Vou ter de chamar um técnico da construção civil.
                                          E partir o resto do vidro para meter outro sem tirar a porta?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                            Os recuperadores tem que fazer algum tipo de revisão? Tenho o meu á 8 anos e nunca lhe fiz nada. Não existe nada a limpar por dentro? Ver o estado da ventuinha?
                                            Por cá a cada utilização faço uma limpeza das cinzas e aspiração, a cada +- 5 utilizações limpo o vidro.
                                            No fim de cada temporada, desmonto tudo, retiro tijolos, limpo os ventiladores.... e 2 latas de wd40 em todo o interior.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Repetido

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                E partir o resto do vidro para meter outro sem tirar a porta?
                                                O técnico que vui a porta, disse que o melhor é tirar a porta para colocar o vidro, já que a mesma precisa de manutenção.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                                  O técnico que vui a porta, disse que o melhor é tirar a porta para colocar o vidro, já que a mesma precisa de manutenção.
                                                  O recuperador é estilo cassete, deves ter uns parafusos para retirar para fora e depois sacas a porta.

                                                  O meu em setembro foi retirado, limpo, incluindo chaminé, e montado.
                                                  Impecável, custou 60€ o trabalho

                                                  Se fores de Lisboa/ oeiras posso dar-te o contacto da empresa que fez o trabalho/ manutenção

                                                  Não troques de recuperador só por causa do vidro rachado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                    O recuperador é estilo cassete, deves ter uns parafusos para retirar para fora e depois sacas a porta.

                                                    O meu em setembro foi retirado, limpo, incluindo chaminé, e montado.
                                                    Impecável, custou 60€ o trabalho

                                                    Se fores de Lisboa/ oeiras posso dar-te o contacto da empresa que fez o trabalho/ manutenção

                                                    Não troques de recuperador só por causa do vidro rachado
                                                    Não dá para retirar para fora, está mesmo preso [emoji6]
                                                    É não vou trocar de recuperador só por causa de um vidro rachado.
                                                    Só vai dar mais trabalho, para conseguir tirar a porta, vou ter de retirar a pedra que tem por cima para dar espaço para a porta sair.
                                                    O cromo que colocou o recuperador, não preveu que um dia teria que se tirar a porta fora, e colocou a pedra com uma distância de 0.5cm para a porta do recuperador.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                                      Não dá para retirar para fora, está mesmo preso [emoji6]
                                                      É não vou trocar de recuperador só por causa de um vidro rachado.
                                                      Só vai dar mais trabalho, para conseguir tirar a porta, vou ter de retirar a pedra que tem por cima para dar espaço para a porta sair.
                                                      O cromo que colocou o recuperador, não preveu que um dia teria que se tirar a porta fora, e colocou a pedra com uma distância de 0.5cm para a porta do recuperador.
                                                      para tirar a porta do meu recuperador é fácil
                                                      abro até um ângulo de 90º e depois tenho acesso às cavilhas das dobradiças
                                                      é só dar umas pequenas pancadas para saírem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                        para tirar a porta do meu recuperador é fácil
                                                        abro até um ângulo de 90º e depois tenho acesso às cavilhas das dobradiças
                                                        é só dar umas pequenas pancadas para saírem.
                                                        O meu abro a porta com ângulo de 90°, mas quando tento tirar a porta puxando para cima bate na pedra.
                                                        As cavilhas das dobradiças são fixas [emoji6]... se não era fácil.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                                          Não dá para retirar para fora, está mesmo preso [emoji6]
                                                          É não vou trocar de recuperador só por causa de um vidro rachado.
                                                          Só vai dar mais trabalho, para conseguir tirar a porta, vou ter de retirar a pedra que tem por cima para dar espaço para a porta sair.
                                                          O cromo que colocou o recuperador, não preveu que um dia teria que se tirar a porta fora, e colocou a pedra com uma distância de 0.5cm para a porta do recuperador.
                                                          Já lá chamaste quem percebesse da poda?
                                                          Acho estranho o recuperador não sair, poderão estar os parafusos calcinados?
                                                          O meu recuperador tem 25 anos, continua impecável! Marca Supra, nem sei se é bom ou mau, mas para aguentar 25 anos a queimar tem de ser bom!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                            Já lá chamaste quem percebesse da poda?
                                                            Acho estranho o recuperador não sair, poderão estar os parafusos calcinados?
                                                            O meu recuperador tem 25 anos, continua impecável! Marca Supra, nem sei se é bom ou mau, mas para aguentar 25 anos a queimar tem de ser bom!
                                                            Esteve cá o homem que vende o vidro e tentou se puxar o recuperador mas está fixo, não mexe [emoji6]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X