Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sair de casa durante baixa medica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sair de casa durante baixa medica

    Boas, venho aqui colocar uma questao sobre baixa mefica. Sei que estando de baixa so me posso ausentar da residencia para tratamento medico nos horarios estipulados, mas e durante fim de semana e feriados por exemplo?

    #2
    Se tens dúvidas, pede ao médico para esclarecer se a baixa condiciona a estar em casa ou não. Penso que será mais uma questão clínica e não formal.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Se tens dúvidas, pede ao médico para esclarecer se a baixa condiciona a estar em casa ou não. Penso que será mais uma questão clínica e não formal.
      Em rigor, deve depender mais de uma possível inspecção da SS.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Em rigor, deve depender mais de uma possível inspecção da SS.
        A inspecção incide sobre a situação clínica da pessoa ou sobre a sua localização?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
          A inspecção incide sobre a situação clínica da pessoa ou sobre a sua localização?
          A seg. social faz visitas-surpresa à casa das pessoas que estão de baixa médica (supostamente para ter a certeza que é uma verdadeira baixa médica e não férias pagas à pala da SS).

          Há casos, no entanto, que a própria recomendação médica é para sair de casa (tipicamente baixa médica por razões psicológicas) mas a SS entende o contrário.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Tyntas Ver Post
            e durante fim de semana e feriados por exemplo?
            Acho que a pergunta do(a) Tyntas é mais:

            "A SS faz inspecções aos fins-de-semana e feriados ou posso andar na rua descansado da vida?"

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              A seg. social faz visitas-surpresa à casa das pessoas que estão de baixa médica (supostamente para ter a certeza que é uma verdadeira baixa médica e não férias pagas à pala da SS).

              Há casos, no entanto, que a própria recomendação médica é para sair de casa (tipicamente baixa médica por razões psicológicas) mas a SS entende o contrário.
              Isso não faz qualquer sentido, se não existir razão clínica para estar fechado em casa. Ou a baixa médica é sempre prisão domiciliária? É que nem o trabalho o é...

              Comentário


                #8
                Por que razao terias que ficar preso em casa. Nao estàs apto para te apresentares no teu posto de trabalho mas tal nao te condiciona a ficares em casa. Daqui a pouco as pessoas até se sentem culpadas por ficarem doentes.

                Aproveita a baixa médica para passeares, é saudàvel.

                Comentário


                  #9
                  Isso eu não sei, só sei que quem vive de rendimento minimo pode estar sentado no café a coçá-los o dia todo, 7 dias por semana. Conheço um caso concreto :D

                  Comentário


                    #10
                    Página 16.

                    http://www.seg-social.pt/documents/1...1-f97b99d39c0c

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                      Pra bem era um cidadao ficar em prisao domiciliaria so por que teve o infortunio de ficar doente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                        Pra bem era um cidadao ficar em prisao domiciliaria so por que teve o infortunio de ficar doente.
                        Se é para bem ou para mal...é o que está legalmente estabelecido. Mas como em tudo, cada qual faz como quiser e se acontecer alguma surpresa ao menos já sabe com o que contar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                          Tem um horário em que o médico pode autorizar sair. E fora desse horário a pessoa nunca pode sair? E se o médico autorizar sair a qualquer hora?

                          Por outro lado, como é que a pessoa doente faz as compras de mercearia se viver sozinha? O médico diz que por motivos de saúde não pode sair, mas para ir às compras já pode? Ou a SS assegura alimentação (apoio domiciliário) para as pessoas cumprirem a "obrigação" de estar em casa?

                          Felizmente nunca estive nessa situação, e não faço mesmo a menos ideia como funciona na prática.

                          Comentário


                            #14
                            Eu falo por experiencia propria, tive um ano e 4 meses de baixa...acabou no final do mes de agosto a meu pedido, porque pelo medico estava ate ao fim do ano... quanto a saidas, desde que ele assine o papel de baixa a dar autorizacao podes sair... ele dizia para eu sair fazer, tive um AVC, ficar em casa e mau...alem de ginasio terapia muscular , terapia da fala, etc etc.... ele proprio me mandou passear ( tive em cadeira de rodas)..... e disse se for a SS a casa diz para virem falar comigo, apresentas os papeis das chamadas "juntas" ( sim fiz uma de 3 em 3 meses).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Tem um horário em que o médico pode autorizar sair. E fora desse horário a pessoa nunca pode sair? E se o médico autorizar sair a qualquer hora?

                              Por outro lado, como é que a pessoa doente faz as compras de mercearia se viver sozinha? O médico diz que por motivos de saúde não pode sair, mas para ir às compras já pode? Ou a SS assegura alimentação (apoio domiciliário) para as pessoas cumprirem a "obrigação" de estar em casa?

                              Felizmente nunca estive nessa situação, e não faço mesmo a menos ideia como funciona na prática.
                              Se o médico entender que a pessoa deve sair por questões clínicas, deve escrevê-lo na autorização (embora se possa entender tal como "tratamentos médicos").

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                Se o médico entender que a pessoa deve sair por questões clínicas, deve escrevê-lo na autorização (embora se possa entender tal como "tratamentos médicos").
                                Aqui não vejo pela perspectiva da pessoa dever ou não sair por questões clínicas, mas sim o impedimento à sua liberdade de movimento quando não há contra indicações médicas. Por exemplo, posso fraturar um braço e isso não ser impeditivo de sai e ir ao cinema.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Aqui não vejo pela perspectiva da pessoa dever ou não sair por questões clínicas, mas sim o impedimento à sua liberdade de movimento quando não há contra indicações médicas. Por exemplo, posso fraturar um braço e isso não ser impeditivo de sai e ir ao cinema.
                                  Fala-se com o médico e com a segurança social. O que o médico autorizar deverá ser autorizado. Podes fraturar um braço e poderes trabalhar....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                    Fala-se com o médico e com a segurança social. O que o médico autorizar deverá ser autorizado. Podes fraturar um braço e poderes trabalhar....
                                    só for a olhar para os outros...

                                    Comentário


                                      #19
                                      mete uns óculos de sol e um boné da cena, e faz a tua vida

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                        só for a olhar para os outros...
                                        Há trabalhos que são isso mesmo. E outros em que quase só se fala e ouve...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                          só for a olhar para os outros...
                                          Um colega de trabalho fraturou um braço e veio trabalhar.
                                          Andou assim um par de meses. A teclar só com uma mão.

                                          Tinha baixa médica, mas preferiu vir trabalhar por opção.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Tyntas Ver Post
                                            Boas, venho aqui colocar uma questao sobre baixa mefica. Sei que estando de baixa so me posso ausentar da residencia para tratamento medico nos horarios estipulados, mas e durante fim de semana e feriados por exemplo?
                                            é assim, não sei qual é o motivo para estares de baixa, como é evidente, em dias úteis só podes sair no horário estabelecido, ou como já foi dito ter a baixa assinada em como podes sair e uma observação médica do motivo, tudo depende de caso para caso, como é evidente, agora fins de semana e feriados, naturalmente que ninguém te vai a casa ver se lá estás, podes e deves sair á vontade, só em dias úteis é que não convém andar de passeio que ai pode-ter realmente sair a lotaria e aparecer a inspecção médica...

                                            agora claro dependo da tua condição, não convém é andar ai na ramboiada, pois há sempre aqueles que gostam de lixar alguém, do estilo está de baixa não pode trabalhar e para andar na boa vida já está bom, e mal te descuidas tens alguém da fiscalização há perna...

                                            sei muito bem que é chato estar em casa nessas situações, mas pronto tens de aprender a lidar com a situações...

                                            portanto aproveita os fins de semana e feriados para dar umas voltas e sem dar muito nas vistas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                              Há trabalhos que são isso mesmo. E outros em que quase só se fala e ouve...


                                              pois, ricos trabalhos esses...


                                              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                              Um colega de trabalho fraturou um braço e veio trabalhar.
                                              Andou assim um par de meses. A teclar só com uma mão.

                                              Tinha baixa médica, mas preferiu vir trabalhar por opção.

                                              imagino dava um rendimento que era um espectáculo, mas percebo bem o porquê, pois a trabalhar bem ou mal, recebia o ordenado em pleno, e se fosse de baixa recebia provavelmente nem metade do que recebe se estivesse a trabalhar, pois as contas ao final do mês tem de ser pagas...

                                              mas infelizmente nem toda gente se pode dar a esse luxo nessas situações....

                                              Comentário


                                                #24
                                                A minha duvida é mesmo aos gins de semana se a regra se aplica tambem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mesmo com a autorização do médico... só em dois pequenos períodos diários... que qualquer um pode consultar no impresso da baixa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post


                                                    pois, ricos trabalhos esses...
                                                    Securitas / Porteiro a atender telefones e a registar quem entra e sai.
                                                    Mero exemplo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tyntas Ver Post
                                                      A minha duvida é mesmo aos gins de semana se a regra se aplica tambem.
                                                      Se fores apanhado a beber Gins durante a semana, é capaz de dar raia

                                                      Não resisti

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Securitas / Porteiro a atender telefones e a registar quem entra e sai.
                                                        Mero exemplo.
                                                        Securitas é uma empresa, não conheço essa categoria como emprego/trabalho.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já agora deixo uma pergunta no tópico.

                                                          Se a SS for a casa de alguem que esteja de baixa, e a pessoa não abrir a porta por exemplo por estar a dormir e não ouvir a porta. O que acontece?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                            Já agora deixo uma pergunta no tópico.

                                                            Se a SS for a casa de alguem que esteja de baixa, e a pessoa não abrir a porta por exemplo por estar a dormir e não ouvir a porta. O que acontece?
                                                            Chamam o INEM ?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X