Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como voltar a encher os estadios da I liga?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como voltar a encher os estadios da I liga?

    Estou a ver agora o Boavista vs Guimarães que até não foi um mau jogo, com golos de parte a parte, mas o estadio tirando uma ou outra parte central está bastante vazio.

    E em outros jogos da I liga, os estadios muitas vezes parecem um deserto.

    Epá tenho a impressão que nos anos 90 os estadios enchiam mais. Esquecendo o Porto, Sporting, Benfica e talvez o Braga, porque será que as outras equipas ficam ás moscas?

    E será que se consegue reverter essa tendencia? Com que medidas?
    Editado pela última vez por Paulinhonanet; 11 December 2016, 13:48.

    #2
    Eu pessoalmente não tenho grande interesse em ver jogos ao vivo a não ser jogos muito especiais (clássicos/derbies/equipas especiais), quando na televisão e no conforto da minha casa, consigo ver jogo jogado muito melhor.
    Em Portugal, há tantas razões para não ser ver um jogo:

    a) preço dos bilhetes para bancadas decentes Vs salário mínimo nacional. Não podes cobrar 1/10 do salário mínimo nacional para veres um jogo numa bancada em condições.
    b) preço da comida/aperitivos dentro dos estádios
    c) confusão dentro dos estádios
    d) confusão fora dos estádios, falta de infraestruturas para aguentar com o trânsito de veículos e pessoas extra durante os jogos
    e) horários dos jogos
    f) falta de qualidade da liga, neste momento, incluindo até os 3 ou 4 grandes
    g) a Liga passa-se 90% durante o Inverno/Outono, tempo frio, chuva, etc

    E com certeza tantas outras razões que agora não me lembro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
      Eu pessoalmente não tenho grande interesse em ver jogos ao vivo a não ser jogos muito especiais (clássicos/derbies/equipas especiais), quando na televisão e no conforto da minha casa, consigo ver jogo jogado muito melhor.
      Em Portugal, há tantas razões para não ser ver um jogo:

      a) preço dos bilhetes para bancadas decentes Vs salário mínimo nacional. Não podes cobrar 1/10 do salário mínimo nacional para veres um jogo numa bancada em condições.
      b) preço da comida/aperitivos dentro dos estádios
      c) confusão dentro dos estádios
      d) confusão fora dos estádios, falta de infraestruturas para aguentar com o trânsito de veículos e pessoas extra durante os jogos
      e) horários dos jogos
      f) falta de qualidade da liga, neste momento, incluindo até os 3 ou 4 grandes
      g) a Liga passa-se 90% durante o Inverno/Outono, tempo frio, chuva, etc

      E com certeza tantas outras razões que agora não me lembro.
      A razão é simples as pessoas não tem interesse no jogo e estamos numa altura em que a TV transmite tudo e o pessoal prefere o sofa, não vale a pena estar a arranjar razões que não fazem sentido nenhum,

      a) Os estadios que tem mais pessoas são os que tem bilhetes mais caros, sendo que os estadios que tem poucas pessoas tem bilhetes de epoca a 50-100 euros que são valores que muita gente paga para 1 ou 2 dias de um festival de verão...

      b) ninguem precisa de ir comer para dentro do estadio, os jogos são 1 hora e meia...

      c) Estadios vazios não tem confusão nenhuma...

      d) Jogos com pouco publico não tem confusão fora do estádio e não há transito para sair.

      e) o horario dos jogos dos estadios que estão vazios tendem a ser a horas supostamente mais interessantes tipo domingo ás 16.

      f) Falta de qualidade é o que é.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
        Eu pessoalmente não tenho grande interesse em ver jogos ao vivo a não ser jogos muito especiais (clássicos/derbies/equipas especiais), quando na televisão e no conforto da minha casa, consigo ver jogo jogado muito melhor.
        Em Portugal, há tantas razões para não ser ver um jogo:

        a) preço dos bilhetes para bancadas decentes Vs salário mínimo nacional. Não podes cobrar 1/10 do salário mínimo nacional para veres um jogo numa bancada em condições.
        b) preço da comida/aperitivos dentro dos estádios
        c) confusão dentro dos estádios
        d) confusão fora dos estádios, falta de infraestruturas para aguentar com o trânsito de veículos e pessoas extra durante os jogos
        e) horários dos jogos
        f) falta de qualidade da liga, neste momento, incluindo até os 3 ou 4 grandes
        g) a Liga passa-se 90% durante o Inverno/Outono, tempo frio, chuva, etc

        E com certeza tantas outras razões que agora não me lembro.
        F- Mas a MLS (liga Americana) tem pior qualidade mas ja tem mais publico no estadio que a I liga.

        G- Se faz frio em Portugal, o que dizer da Alemanha e Inglaterra e no entanto os jogos estão cheios
        Editado pela última vez por Paulinhonanet; 10 December 2016, 23:30.

        Comentário


          #5
          Para quem acha os bilhetes caros, no Estoril / Belenenses da semana passada estavam a 5 euros para socios e 7 para não socios.

          http://estorilpraia.pt/pt/gca/index.php?id=554

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
            F- falta de qualidade. Mas a MLS (liga Americana) tem pior qualidade mas ja tem mais publico no estadio que a I liga.

            G- Se faz frio em Portugal, o que dizer da Alemanha e Inglaterra e no entanto os jogos estão cheio
            A rivalidade em Portugal é mal vista, e sem ela é também muito complicado.

            Comentário


              #7
              Eu que ainda sou dos que segue o futebol cá e mesmo no estrangeiro acho que o principal motivo é que o futebol em Portugal não é um jogo de família e não o sendo vai perdendo adeptos todos os dias.
              Enquanto não conseguirem reverter isto o futebol não vai ter mais gente.
              Nos dias de hoje onde vai o homem vai a mulher e filhos atrás, o tempo do homem ir ao futebol e a mulher fica em casa já se foi.
              Junte-se a violência gratuita que grassa nas principais equipas. (eu praticamente deixei de ir ver jogos fora porque a probabilidade de ser agredido passou a ser praí de 50%). Fazer uma limpeza geral de adeptos. O que acontece é o contrário, quem agride é protegido pelos clubes e imagine-se só também pela própria policia, diga-se que sem estes profissionais das confusões a policia perdia os gratificados... e era um problema. Bastava prenderam 50 ou 100, resolvia-se o assunto rapidamente.
              O produto é muito mal vendido, muito mal tratado. embora pareça tudo profissional com os milhões geridos, o futebol não é gerido de modo profissional, bem longe disso, é tratado como lixo pelos próprios agentes. Marketing inexistente.
              A gestão não é feita a longo prazo, tudo gerido em cima do joelho.
              Sinceramente o preço acho que está longe de ser o principal obstáculo para ver os jogos, quem o diz gasta o bilhete de um jogo em 2 maços de tabaco, em 2 bilhetes de cinema, num Gin,etc etc.

              Comentário


                #8
                Dois tiros dois falhanços.
                Conseguiram passar ao lado do tópico e vê-se o pouco futebol que vocês vêm. Então a comparação com a liga americana é que foi

                O facto de não haver audiência em Portugal é um culminar de todos os factores que expus, bem como tantos outros, sejam eles culturais ou sócio-económicos.
                Se não conseguem perceber que os factores não são mutuamente exclusivos então problema vosso.

                É passar à frente

                Comentário


                  #9
                  Em Portugal, 90% das pessoas são adeptas do Benfica, do Sporting ou do Porto. É triste que assim seja mas é verdade...

                  Esta é (IMHO) a resposta para os jogos que não envolvem estes clubes estarem as moscas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                    Estou a ver agora o Boavista vs Guimarães que até não foi um mau jogo, mas o estadio tirando uma ou outra parte central está bastante vazio.

                    E em outros jogos da I liga, os estadios muitas vezes parecem um deserto.

                    Epá tenho a impressão que nos anos 90 os estadios enchiam mais. Esquecendo o Porto, Sporting, Benfica e talvez o Braga, porque será que as outras equipas ficam ás moscas?

                    E será que se consegue reverter essa tendencia? Com que medidas?
                    O Vitória (Guimarães) leva bastante mais gente ao estádio que o Braga.
                    http://www.ligaportugal.pt/pt/liga/e.../espectadores/

                    concordo com o que o CHB disse em cima.
                    Editado pela última vez por Xkoviak; 10 December 2016, 23:50.

                    Comentário


                      #11
                      Eu pessoalmente deixei de ir ao estádio pelo elevado preço dos bilhetes.... e depois tornei-me mais racional, tenho um salário que não me permite andar a sustentar os luxos e promiscuidades de jogadores e dirigentes... acho os valores que eles ganham ridículos no contexto global...

                      Interesso-me cada vez menos por futebol, vejo o que se vai passando nos jornais desportivos só para estar actualizado e alimentar a conversa de elevador.

                      Acho ainda sinal de pouco inteligência quando vejo pessoas a tornarem-se agressivas e zangam-se a tentar defender um clube, quando deveriam era ser agressivos por outras causas... pagarmos um dos preços mais elevados dos combustíveis e electricidade, p.ex...
                      Editado pela última vez por Nero1; 11 December 2016, 00:03.

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho que Nero1 e o CHB disseram tudo..

                        Comentário


                          #13
                          Eu é mais Bingo e praí uma vez de x em x meses.

                          Se há coisa que não me assiste mesmo é ir ver bola a estádios.

                          Comentário


                            #14
                            Eu dos grandes sou do Paços

                            Comentário


                              #15
                              O único problema é o custo das infraestruturas q recai quase sempre nas costas do contribuinte que nada tem a ver com campos de futebol... Autarquias pagam para manter monos e satisfazer certas clientelas e manter os clubes pq sim.

                              Comentário


                                #16
                                Acima de tudo o espectaculo esta muito mais fraco, eu ja vi 1 jogo na inglaterra e o estadio estava cheio, mas la a mentalidade é diferente, la pode ir o primeiro jogar contra o ultimo e o jogo é bom
                                Aqui em portugal o "pequeno" queima tempo desde o primeiro minuto, pouco ou nada tenta atacar

                                Na inglaterra tenta-se ganhar e até pode ser 1 equipa do 2 escalão, ca os pequenos entram já a pensar que 1 ponto sabe a vitoria

                                Comentário


                                  #17
                                  o povo prefere a cultura ao futebol, não há milagres, não se pode desviar o povo das exposições e das salas de teatro e cinema para irem para os estádios

                                  Comentário


                                    #18
                                    Melhorando o espetáculo, diminuindo o gap entre grandes e pequenos e possivelmente diminuindo o número de clubes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                      o povo prefere a cultura ao futebol, não há milagres, não se pode desviar o povo das exposições e das salas de teatro e cinema para irem para os estádios
                                      Hein???

                                      Comentário


                                        #20
                                        A televisão não tem nada haver com a quantidade de gente nos estadios. Em Inglaterra e Alemanha os estadios estao quase sempre cheios e os jogos dao quase todos na Tv.

                                        Em Espanha, tal como em Portugal, há muitos estadios vazios tirando quando lá vão os principais clubes.

                                        Também não tem nada haver com o preço dos bilhetes se há jogos com bilhetes a 5 euros vazios e cheios com bilhetes 30. Isto não é quer dizer que o preço dos bilhetes não pudesse ser mais acessivel em alguns jogos.

                                        O problema é muito mais profundo e tem haver com o desiquilibrio, tal como em Espanha, de dois ou três clubes, com os restantes e isso só vai mudar se as raizes do futebol em Portugal mudarem. Ou seja, incentivos á formacao com beneficios fiscais, investimento directo por parte da FPF nesse campo e em instalações para o efeito, obrigatoriedade de X jogadores da formação e de nacionalidade Portuguesa nos planteis, repartição de direitos televisivos, etc,etc.

                                        É muito bonito o Bruno de Carvalho andar a queixar-se que na CL que há muita desigualdade mas convenientemente se esquecer que no nosso campeonato existe uma muito maior.

                                        Acham que é por acaso que em Inglaterra o ultimo clube da Liga tem 10 milhões para contratar um jogador ? Não é.
                                        Acham que é por acaso que a Alemanha actualmente forma jogadores de nivel mundial e eles pouco saem daquele campeonato ? Não é.

                                        Não interessa é aos três grandes que seja assim...!! Interessa é que fique tudo na mesma.Essa é que é a questão. Assim dominam de sobremaneira.
                                        Editado pela última vez por PeugeotSales; 11 December 2016, 09:43.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Estou bem ralado se os estádios estão vazios ou cheios. Se uma dada entidade privada tem problemas em receber uma dada fonte de receitas, ela que se desenrasque.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                            d) confusão fora dos estádios, falta de infraestruturas para aguentar com o trânsito de veículos e pessoas extra durante os jogos.

                                            concordo plenamente com esta parte. Fiquei espantado há uns tempos quando fui ver um jogo do Real Madrid ao Santiago Bernabeu, com 90.000 pessoas lá dentro, demorei cerca de meia hora a chegar ao hotel no final do jogo (de carro). E o meu carro estava estacionado num sítio péssimo, mesmo à saída do estádio, junto à confusão.

                                            Com o mesmo cenário no Porto, teria demorado no mínimo 1 hora e 15 minutos a chegar à casa.

                                            Fiquei espantado pelo facto das pessoas pararem efectivamente nos vermelhos quando o semáforo está verde para os carros. Em Portugal à saída dos estádios toda a gente atravessa à frente dos carros, ninguém quer saber de sinais para nada. Não se trata apenas de organização, também é uma questão de respeito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                              Estou bem ralado se os estádios estão vazios ou cheios. Se uma dada entidade privada tem problemas em receber uma dada fonte de receitas, ela que se desenrasque.
                                              Aqui é que te enganas.

                                              Essa entidades vão sistematicamente cravar as autarquias para sustentar um certo sistema... Ou seja, qd não há espectadores, indirectamente é o contribuinte que paga as facturas: luz, despesas água etc. Com subsídios, donativos etc.

                                              Basta olhara para os orçamentos das autarquias que têm equipas de bola.

                                              Eu prefiro ver estádios cheios visto que é a única forma do sistema ser sustentado por quem "consome bola".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nos anos 80 os estádios andavam cheios (diz-se que com médias de 20 mil por jogo), talvez pela falta de outros espectáculos ou formas de passar o tempo. Tenho ideia que nos anos 90 os estádios enchiam menos do que agora (link)

                                                Em Portugal as pessoas nao sao do clube da terra, o que leva a que o interesse pelos jogos dos clubes mais pequenos seja menor.

                                                Depois, em Portugal nao há uma cultura de se pagar para ver um espectáculo, fruto das borlas das camaras que oferecem (ofereciam?) espectáculos de teatro e música de forma gratuita.

                                                Temos depois a chuva, que é um problema durante uma grande parte do campeonato (de Outubro a Fevereiro sao os meses mais pluviosos do ano) e a falta de condicoes dos estádios quando chove.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E o produto liga NOS é bastante mal promovido.
                                                  É raro ver eventos fora de Lisboa a promover a liga.

                                                  Não trabalham em coordenação com os clubes para trazer mais gente ao estadio e melhorar o espectaculo.

                                                  O marketing parece meio amador.
                                                  Com tantos Portugueses no estrangeiro nunca vi eventos da liga NOS nessas comunidades.

                                                  Por exemplo a Premier League tem um show semanal que mostra os bastidores, visitas a centro de estagio e entrevistas aos jogadores, porque não fazerem o mesmo?
                                                  Editado pela última vez por Paulinhonanet; 11 December 2016, 12:13.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                                                    O Vitória (Guimarães) leva bastante mais gente ao estádio que o Braga.
                                                    http://www.ligaportugal.pt/pt/liga/e.../espectadores/

                                                    concordo com o que o CHB disse em cima.
                                                    Não sabia. Curioso que o Famalicão está no top 10 de espectadores, acima de varios clubes da 1 liga.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na minha opinião, esta questão também está relacionada com a estrutura do tecido urbano em Portugal. À parte dos três grandes, os restantes clubes representam uma região/cidade. Sem contar com Lisboa e Porto, existem poucas cidades com mais de 100000 habitantes em Portugal, sendo a maior parte localizadas dentro da área metropolitana de Lisboa ou Porto. Sendo assim, não é espectável que uma cidade como por exemplo Setúbal (que tem 40000v habitantes segundo os censos) meta muita gente no estádio. É quase uma questão de estatística.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                        Estou a ver agora o Boavista vs Guimarães que até não foi um mau jogo, mas o estadio tirando uma ou outra parte central está bastante vazio.

                                                        E em outros jogos da I liga, os estadios muitas vezes parecem um deserto.

                                                        Epá tenho a impressão que nos anos 90 os estadios enchiam mais. Esquecendo o Porto, Sporting, Benfica e talvez o Braga, porque será que as outras equipas ficam ás moscas?

                                                        E será que se consegue reverter essa tendencia? Com que medidas?
                                                        Acho que tem sido o contrário do que postaste... Nos últimos anos os estádios têm tido mais público.


                                                        Aliás é uma grande mentira dizer que as pessoas em Portugal não vão aos estádios. O máximo que se pode dizer é que se tem estádios sobredimensionaidos relativamente à grandeza dos clubes




                                                        É só fazeres uma conta simples: se Portugal tem 10M de habitantes e mete 10217 por jogo. Proporcionalmente os Portugueses vão muito mais ver a bola que Alemães, Franceses, Espanhóis...etc...
                                                        Editado pela última vez por Quark; 11 December 2016, 12:38.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                          Não sabia. Curioso que o Famalicão está no top 10 de espectadores, acima de varios clubes da 1 liga.
                                                          Tem 10 jogos em casa. Em média de espectadores por jogo fica abaixo de 13 clubes da 1a liga, salvo erro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                            E o produto liga NOS é bastante mal promovido.
                                                            E o produto é bom?

                                                            Sinceramente? São 9 jogos por jornada e são 34 jornadas, dá pouco mais de 300 jogos por época para o campeonato.

                                                            Desses 300 deve haver no máximo uns 50 interessantes. Principalmente no fim do campeonato quando as coisas apertam ou jogos entre equipas com alguma qualidade. Tudo o resto é mesmo mauzinho.

                                                            Dou o exemplo da Académica, equipa do meu coração. No ano passado no fim da época fizeram alguns jogos (já em aperto) contra equipas melhores em que tentavam desperdiçar tempo desde o minuto 1. Não falo de estacionar o autocarro em frente à baliza, falo de perder tempo. Se é para não quererem jogar por acharem que a outra equipa é melhor, assim... foi optimo terem descido.

                                                            Destas e outras pérolas está o nosso campeonato cheio... outra são aqueles golpes de teatro em que lhes encostam de um lado e eles falecem e sucumbem para o outro....

                                                            E desporto há?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X