Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Paradigmas das Compras de Natal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Paradigmas das Compras de Natal

    Nesta altura do ano o cenário repete-se. Trânsito que nunca mais acaba e pessoal que parece que nunca viu lojas. Ou isso, ou está tudo a metade do preço e não percebi.

    O que pensam desta azáfama da época? Que compras são assim tão urgentes e importantes? Nas notícias falam em cerca de 370€ de média gastos em compras nesta época por português.

    No meu caso fiz duas compras de "natal", apesar de poderem ter sido feitas em qualquer altura, mas fiz online. Já nem me lembro a última vez que fui a um centro comercial e nesta altura até fico arrepiado só de pensar em tais espaços.

    Que pensam deste assunto?

    #2
    Habituei-me a comprar tudo no fim do Novembro (altura das promoções) e online. Este ano não devo ter chegado a metade desse valor médio, a coisa rondou os 140€ (família, gato incluído, namorada, amigos, etc). Não tenho nem pachorra nem tempo para perder em filas. É muito complicado porque é claramente uma altura em que vão as pessoas que nunca vão durante o ano inteiro a um centro comercial, empatam tudo, não sabem o que querem nas lojas, conduzem muito devagar no estacionamento, algumas coisas aumentam o preço, etc... é de fugir e tenho fugido.
    Editado pela última vez por TheMoBsTeR; 22 December 2016, 01:39.

    Comentário


      #3
      Este ano fiz muitas compras online, e muitas em lojas mas antecipadas.

      Mas não me livrei de ir esta semana ao shopping à noite, mas sem problemas de maior.

      Não fossem as decorações e diria que era pra altura do ano.

      Comentário


        #4
        Lá em casa fizemos todas as compras em meados de Novembro, precisamente para evitar a loucura que se vive nesta altura perto dos shoppings.
        Gastámos 1/3 da média nacional.

        Comentário


          #5
          Dependendo do que considerar, devo ter a andado na média, ou 6x a média...

          Comentário


            #6
            Por acaso, este ano mudei-me para uma urbanização ao lado de um shopping... Estava com muito receio do que ia acontecer no Natal, pois noutros anos, vi os acessos completamente entupidos....

            Curiosamente, este ano, tudo tranquilo. Uma ou outra fila, mas nada de especial...

            Ainda bem.

            Comentário


              #7
              Aqui é tudo muito calmo ao fim da tarde ("tá tudo,pros copos"), FDS à tarde é para esquecer.
              Parte das compras feitas online, outra nas lojas. Muita coisa, especialmente brinquedos, é quase sempre mais barato nas lojas físicas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Real Ver Post
                Por acaso, este ano mudei-me para uma urbanização ao lado de um shopping... Estava com muito receio do que ia acontecer no Natal, pois noutros anos, vi os acessos completamente entupidos....

                Curiosamente, este ano, tudo tranquilo. Uma ou outra fila, mas nada de especial...

                Ainda bem.
                Se for o que penso, no ano passado foi o degredo a nível de complicações de trânsito.

                Comentário


                  #9
                  Comprei quase tudo online, 85% amazon
                  Recebi tudo em casa já há 2 semanas
                  Detesto CC e filas e gente a barafustar no trânsito

                  Comentário


                    #10
                    Até acho piada a esta azáfama toda. Compro a maior parte das prendas em CC, não acho graça às compras on-line.

                    Gosto do espirito nataliceo, ainda no Domingo fui ao Chiado/baixa/Terreiro do Paço e estava espetacular.

                    Só às vezes não saber o que dar de prenda é mais chato, na verdade as pessoas actualmente têm tudo e não gosto de oferecer coisas inúteis ou sem sentido.

                    Comentário


                      #11
                      Obtuso, a tua visão, que respeito, é perfeitamente redutora e não chega para fazer um paradigma!

                      Em primeiro lugar, a estimativa que foi feita dos tais 370 euros considera também comida e bebida para esta quadra! Muitas dessas coisas não se compram pela internet, como é óbvio! Óbvio é também que deves comer e beber nesses dias e podes nem ser tu quem compra ou confeciona, mas certamente que consomes!

                      Por outro lado não podes esquecer (não podemos) que a maioria da população não sabe/pode/conhece/quer fazer compras online e está sujeita às disponibilidades do horário de trabalho, às escolhas dos filhos, à oferta das lojas...

                      Da minha parte assumo que não comprei muita coisa (e algumas coisas foram pela web) e que os maiores gastos foram/vão ser em bens alimentares: polvo, bacalhau, bolo rei/rainha, vinhos, cabrito...

                      Para acabar, Portugal é (e ainda bem) muito mais que apenas as grandes cidades e os shoppings e afins!

                      Comentário


                        #12
                        Este ano noto um quebra grande nos shoppings e uma afluência bem maior nas zonas tradicionais de rua. Os mercados de Natal este ano estão excelentes e em expansão porque têm coisas diferentes e originais que nenhum shopping tem. E este Inverno de sol ajuda muito o comércio tradicional
                        Não é por acaso que em dias de chuva, os shoppings estão cheios de gente

                        Comentário


                          #13
                          Estes dias frescos mas com sol são espetaculares. Temos um clima fantástico.

                          O que mais gosto nesta altura é mesmo as reuniões familiares, haver este bom hábito de nesta altura dedicar algum tempo de qualidade à família.

                          Comentário


                            #14
                            Bom, este ano falhei o hábito de comprar quase tudo no fim de Novembro, início de Dezembro. Ainda em falta uma prenda ou duas e só as vou poder comprar amanhã ... tou lixado pois também detesto andar nos CC nestas alturas pois falta-me a paciência para as filas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                              Se for o que penso, no ano passado foi o degredo a nível de complicações de trânsito.
                              Glicínias E sim, no ano passado foi um terror...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post

                                Só às vezes não saber o que dar de prenda é mais chato, na verdade as pessoas actualmente têm tudo e não gosto de oferecer coisas inúteis ou sem sentido.
                                Verdade.

                                Eu aos adultos desde há algum tempo que apenas compro pequenos mimos alimentares.

                                Como tenho a oportunidade de viajar no Portugal interior conheço alguns produtos fora do alcance do mercado generalista. Se passar por Castelo Branco vou a Alcains ou aos Escalos comprar aquele queijo DOP que é de produtor pequeno e que não chega cá fora. Se passar pelo Pinhal, Proença, Sertã, Vila de Rei ou Ferreira do Zêzere compro algum enchido. Na Figueira da Foz sei onde existe a melhor flor-de-sal (muda qualquer prato!) e ainda posso ter a sorte de encontrar flamingos.... Se passar em Monchique compro mel de Medronho ou uma aguardente de medronho. Depois há as inúmeras adegas pelo país... etc, etc.

                                Com isto, para além de dinamizar um pouco as economias locais, sei que tenho consigo oferecer algo que as pessoas não conseguem aceder, porque lá está: as pessoas hoje têm tudo. E por outro lado o meu objectivo não é impressionar ninguém. Estas prendas desaparecem em dias... lol

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                  Obtuso, a tua visão, que respeito, é perfeitamente redutora e não chega para fazer um paradigma!

                                  Em primeiro lugar, a estimativa que foi feita dos tais 370 euros considera também comida e bebida para esta quadra! Muitas dessas coisas não se compram pela internet, como é óbvio! Óbvio é também que deves comer e beber nesses dias e podes nem ser tu quem compra ou confeciona, mas certamente que consomes!

                                  Por outro lado não podes esquecer (não podemos) que a maioria da população não sabe/pode/conhece/quer fazer compras online e está sujeita às disponibilidades do horário de trabalho, às escolhas dos filhos, à oferta das lojas...

                                  Da minha parte assumo que não comprei muita coisa (e algumas coisas foram pela web) e que os maiores gastos foram/vão ser em bens alimentares: polvo, bacalhau, bolo rei/rainha, vinhos, cabrito...

                                  Para acabar, Portugal é (e ainda bem) muito mais que apenas as grandes cidades e os shoppings e afins!
                                  A ideia é lançar o mote para debate.

                                  Sobre a alimentação, que nem me foquei, exactamente porque é algo transversal a todo o ano. Pelo menos eu não me alimento só na época natalícia. E tirando um ou outro artigo mais específico da época, não explica a gigante afluência, pois em outras épocas também consumo outros produtos mais ou menos específicos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sinceramente este espírito consumista faz perder todo o encanto do natal.
                                    Ontem para ir da expo para a A5 foi um caos, hoje, e como não me organizei bem, vou ter de ir para a zona do Marquês e sair de lá em plena hora de ponta. O trânsito em Lisboa está de cortar os pulsos.

                                    Presentes? Já os comprei há muito. Apenas e só para as crianças.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu, pela primeira vez em muitos anos, compre prendas, lá me deixei levar pelo lado consumista da época.

                                      O Fórum em Coimbra nos últimos dias fica totalmente em estado crítico, a partir do momento que se demora 10min desde a rotunda cá em baixo até lá acima está tudo dito...

                                      Algo que me deixa perplexo é por vezes a falta de civismo de certos indivíduos, o modo chico-espertismo tenta sempre prevalecer, é quase como uma obrigação para depois contarem a história na consoada à mesa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                        Eu, pela primeira vez em muitos anos, compre prendas, lá me deixei levar pelo lado consumista da época.

                                        O Fórum em Coimbra nos últimos dias fica totalmente em estado crítico, a partir do momento que se demora 10min desde a rotunda cá em baixo até lá acima está tudo dito...

                                        Algo que me deixa perplexo é por vezes a falta de civismo de certos indivíduos, o modo chico-espertismo tenta sempre prevalecer, é quase como uma obrigação para depois contarem a história na consoada à mesa...
                                        ...

                                        Este ano ainda não passei nas imediações do Fórum mas no ano passado nesta época e mesmo na semana após o Natal (saldos e afins) foi para esquecer. Tive a infeliz ideia no ano passado de lá ir comer alguma coisa (estava de passagem) e fiquei-me pela ideia...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fica caótico nesta altura do ano, ainda por cima mais agora que aumentou o poder de compra dos portugueses em geral e estamos a voltar a níveis de consumo pré-crise.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Este ano recusei-me a ir a um CC às compras de Natal. Assim, a minha mulher, que trabalha junto a um, vai fazendo as compras na hora de almoço.

                                            A mim calhou-me comprar as prendas que são livros e vinhos. Entre a Wook e a Bertrand, e hiper para os vinhos, está feita a minha tarefa...

                                            Só falta a prenda dela, mas isso já está definido o que é.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Este ano voltei a fazer as compras de Natal pela net, só para a esposa é que não comprei nada e como ela é esquesita costumo por um maço de notas num envelope (uso notas pequenas para parecer mais do que o que é....), e ela assim pode despois aproveitar os saldos a seguir ao natal para comprar o que quiser.

                                              Como comerciante adoro esta época do ano, afinal estamos a falr de 20% de faturação anual só no espaço de meia duzia de dias...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estourei completamente o plafond médio por cidadão português e só comprei as prendas da minha mulher... mas isso porque lhe comprei uma ferramenta de trabalho que espero que dure pelo menos meia dúzia de anos. Ah, e foi on-line. Não sei o que odeio mais: se comprar coisas presencialmente, se on-line. Mal por mal, acho que ainda prefiro o on-line.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Estourei completamente o plafond médio por cidadão português e só comprei as prendas da minha mulher... mas isso porque lhe comprei uma ferramenta de trabalho que espero que dure pelo menos meia dúzia de anos. Ah, e foi on-line. Não sei o que odeio mais: se comprar coisas presencialmente, se on-line. Mal por mal, acho que ainda prefiro o on-line.
                                                  Isso foi pelos anos, uma batedeira.

                                                  Agora vão ser uns óculos de sol, que ela já escolheu mas falta o meu amém.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como aqui somos poucos e praticamente não dou prendas, ao qual este ano lá vou fazer um esforço e dar aqui a mulher da minha vida (mãe), mas como nem sei o que ela quer, talvez seja uma caixa de bolachas surtido da Portuguesa Poupério, ou então um tal perfume que ela já me fala algum tempo. Apesar que á poucos dias teve uma caixa "Caja Roja" da nestlé, isto deveria ser para anos (Novembro), mas estando em viagem no estrangeiro, apenas veio uns "dias" atrasada.


                                                    Mas sim, deixar as compras para ultima é o pior erro, dado a confusão, como também o esticamento dos preços por parte dos comerciantes
                                                    Editado pela última vez por jogador89; 22 December 2016, 10:55.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Foi quase tudo comprado em Novembro, o que falta vai ser comércio local.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Detesto ter de ir as compras aí por volta das 14h e ver que está tudo a abarrotar e lugares para estacionar, zero.

                                                        e ja nem falo daqueles que ficam a ocupar 2 lugares

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ontem foi o último dia que fui ao Almada Fórum. Faltavam-me as prendas para os meus pais e resolvi aventurar-me. Curiosamente estava à espera do fim do mundo porque ia às 17h mas até me safei razoavelmente bem.

                                                          Não sei se foi por ser a meio de uma semana de trabalho, se pela política de fila única para as caixas, mas não andei aos encontrões nem perdi muito tempo em filas, por exemplo, na FNAC.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            por norma, chegando a finais de Novembro, começo a comprar as prendas, e chegando ao fim da 2º semana de Dezembro está tudo comprado, eventualmente mais em cima da semana de natal posso encontrar mais alguma coisa que valha apena, mas já é mesmo naquela, pois deixar compras mesmo para a ultima da hora não, alem de nessa altura estar tudo escolhido, depois os preços inflacionados, e uma enorme confusão, e eu gosto de ir ás compras com calma e ver as coisas com tempo, e não tudo no ar e a correr...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X