Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas sobre Engenharia Mecânica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvidas sobre Engenharia Mecânica

    Bem, em 1º lugar se já existe um tópico assim não o encontrei.
    Depois, os mais atentos sabem que coloquei um tópico sobre Física no 12º ano para no futuro ir para EM.
    Agora, tenho "algumas" dúvidas sobre ela.
    Aqui vai:

    - É necessária geometria descritiva?
    - Qual a área da Matemática mais usada no curso?
    - Fazem-se muitas, muitas contas certo?
    - Sei que é algo relativo, mas é muito difícil?
    - Quais as melhores Universidades do nosso país para tal (e porquê)?
    - Gostaria de me especializar na área automóvel, qual o caminho mais indicado (estrangeiro incluído, se for necessário)?
    - É possível ir trabalhar como engenheiro na F1? E na Porsche? (como chegar lá)

    #2
    Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
    Bem, em 1º lugar se já existe um tópico assim não o encontrei.
    Depois, os mais atentos sabem que coloquei um tópico sobre Física no 12º ano para no futuro ir para EM.
    Agora, tenho "algumas" dúvidas sobre ela.
    Aqui vai:

    - É necessária geometria descritiva? Não
    - Qual a área da Matemática mais usada no curso? Tudo um pouco
    - Fazem-se muitas, muitas contas certo? Sim
    - Sei que é algo relativo, mas é muito difícil? No geral não é muito difícil, requer esforço
    - Quais as melhores Universidades do nosso país para tal (e porquê)? Julgo ser a FEUP (ve rankings exteriores, valem o que valem)
    - Gostaria de me especializar na área automóvel, qual o caminho mais indicado (estrangeiro incluído, se for necessário)? Mestrado mais virado para a area automovel? Começar a trabalhar, após o curso no ramo automóvel. Obs: Area automóvel = OEM + fornecedores.
    - É possível ir trabalhar como engenheiro na F1? E na Porsche? (como chegar lá) Estas com os objetivos trocados, mas normal para os teus 17 anos (suponho). Antes de pensares nisso tens de pensar em como começar o percurso profissional - e que possibilidades de progressão tens - de forma a la chegar. A Porsche não recruta (recruta esporadicamente estagiários) recém licenciados sequer. Não tenhas medo de uma experiência profissional internacional e não te fiques pelo "não da" que quase todos dizem - eventualmente também chegas além de quase todos. Em Portugal não tens nenhum caminho de passarela vermelha, mas a sorte também é sempre uma variável.
    Respostas a vermelho

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
      Bem, em 1º lugar se já existe um tópico assim não o encontrei.
      Depois, os mais atentos sabem que coloquei um tópico sobre Física no 12º ano para no futuro ir para EM.
      Agora, tenho "algumas" dúvidas sobre ela.
      Aqui vai:

      - É necessária geometria descritiva? Não, mas ajudará se já souberes algo. Apanha-se bem ainda assim.
      - Qual a área da Matemática mais usada no curso? Derivadas, integrais. Que se aplicará depois nas outras disciplinas de física.
      - Fazem-se muitas, muitas contas certo? Oh yeah...algumas sem qualquer número
      - Sei que é algo relativo, mas é muito difícil? Um pouco sim, mas dependerá claro da tua postura, mas sugiro tentar vencer a inércia dos teus colegas e estar lá para aprender e tentar sair esclarecido. Tudo se torna mais fácil e nem é preciso estudar muito depois. Perceber, treinar o cérebro é a chave. A coisa de deixar para tentar marrar depois, revela-se muito difícil. Depois também do quão simpaticos os teus profs quererão ser.
      - Quais as melhores Universidades do nosso país para tal (e porquê)? O mais cotado é o IST. Eu embora tenha entrado em ambas, optei pelo ISEL, principalmente por poder começar a trabalhar quanto antes (terceiro ano) e terminar o 2 ciclo de noite.
      - Gostaria de me especializar na área automóvel, qual o caminho mais indicado (estrangeiro incluído, se for necessário)? Ha cadeiras de opçao no ramo...mas o melhor será mesmo investir em começar a trabalhar na área assim que possas.
      - É possível ir trabalhar como engenheiro na F1? E na Porsche? (como chegar lá) Como já foi dito, podes ter a sorte de agarrar um estágio, mas se queres lá chegar, acho que o melhor é investires em seres bom em desenvolvimento, investigaçao, para isso investindo em coisas que à partida pouco têm a haver com carros...física, termodinâmica, robótica, e tentar trabalhar nisto. Isso sim, será uma possível porta de entrada para algo que leva a engenharia ao limite, tal como aviaçao, espacial.
      Respostas à frente. Acrescento que os teus gostos poderao vir a mudar muito

      Boa sorte.

      Comentário


        #4
        engenharia mecânica recomendo feup ou ua, eu tirei egi na ua o atual curso da moda, são cursos com bastante saída

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
          engenharia mecânica recomendo feup ou ua, eu tirei egi na ua o atual curso da moda, são cursos com bastante saída
          Sai bastante mas com condições mesmo à PT. O melhor pra quem não tem âncoras é imigrar. Se quiseres voltas em 3 a 5 anos com uma evolução maior que se ficasses. Mas digo te já que sem âncoras muito dificilmente alguém volta também...

          Aprende alemão e candidata te para estágios em Daimler, Porsche, etc. Sou de Estugarda (sede da daimler) e ficarias admirado com a quantidade de estagiarios que eles têm. Se tens 17 anos tens tempo ainda. É nisto que tens de apostar enquanto podes!

          Podes aprender outra língua qualquer para ir para outro país já que quase tudo está melhor que Portugal, mas ramo automóvel a tua melhor aposta é aprender alemão, de longe.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
            engenharia mecânica recomendo feup ou ua, eu tirei egi na ua o atual curso da moda, são cursos com bastante saída
            Tiraste ou estás a tirar? como está a entrada para o mundo do trabalho?

            Quanto à duvida do tópico, já foi respondida a vermelho, quanto às universidades, as universidades do litoral costumam ser conceituadas, o técnico em lisboa, universidade de aveio, feup, universidade do minho, tenho ideia que são tudo boas universidades no que toca às engenharias, umas com mais fama que outras, mas penso que sais de todas elas com boas bases para o futuro

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
              Sai bastante mas com condições mesmo à PT. O melhor pra quem não tem âncoras é imigrar. Se quiseres voltas em 3 a 5 anos com uma evolução maior que se ficasses. Mas digo te já que sem âncoras muito dificilmente alguém volta também...

              Aprende alemão e candidata te para estágios em Daimler, Porsche, etc. Sou de Estugarda (sede da daimler) e ficarias admirado com a quantidade de estagiarios que eles têm. Se tens 17 anos tens tempo ainda. É nisto que tens de apostar enquanto podes!

              Podes aprender outra língua qualquer para ir para outro país já que quase tudo está melhor que Portugal, mas ramo automóvel a tua melhor aposta é aprender alemão, de longe.
              infelizmente já tenho 28 e já trabalho a algum tempo na área eu tirei egi em aveiro licenciatura e mestrado. O meu tempo de estágios já lá vai. Por acaso tirei um curso de alemão no meu último ano de curso a 1.2.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                Tiraste ou estás a tirar? como está a entrada para o mundo do trabalho?

                Quanto à duvida do tópico, já foi respondida a vermelho, quanto às universidades, as universidades do litoral costumam ser conceituadas, o técnico em lisboa, universidade de aveio, feup, universidade do minho, tenho ideia que são tudo boas universidades no que toca às engenharias, umas com mais fama que outras, mas penso que sais de todas elas com boas bases para o futuro
                tirei egi na ua (engenharia e gestão industrial) atual curso da moda. O meu curso tem uma coisa de bom que é em vez da dissertação de mestrado puramente teórica tens um estágio curricular de 8 meses sobre o qual tens de fazer uma dissertação ou projeto do mesmo. O que é bom porque tens logo alguma experiência na área. Posso-te dizer que nunca estive desempregado desde que acabei o curso. Nem conheço ninguém do meu ano desempregado e olha que eu era balda e não fiz o curso nos 5 anos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                  Bem, em 1º lugar se já existe um tópico assim não o encontrei.
                  Depois, os mais atentos sabem que coloquei um tópico sobre Física no 12º ano para no futuro ir para EM.
                  Agora, tenho "algumas" dúvidas sobre ela.
                  Aqui vai:

                  - É necessária geometria descritiva?Não entendi bem esta questão.. DGD pode não ser disciplina de entrada, mas é a base de muitas disciplinas que irás ter.. terás que ser bom nela.
                  - Qual a área da Matemática mais usada no curso?é difícil responder mas o calculo com integrais irá ser muito utilizado.
                  - Fazem-se muitas, muitas contas certo? SIM
                  - Sei que é algo relativo, mas é muito difícil? Eu achei e tive muita dificuldade nas disciplinas de programação, mas isto é relativo. Podes engrenar com as disciplinas e achares fácil. Mas para a generalidade da malta, sim é dificil.
                  - Quais as melhores Universidades do nosso país para tal (e porquê)?IST, FEUP, UA (do que conheço, mas haverá outras certamente)
                  - Gostaria de me especializar na área automóvel, qual o caminho mais indicado (estrangeiro incluído, se for necessário)? Sem dúvida o politécnico de Leiria que tem um curso dedicado a esta área
                  - É possível ir trabalhar como engenheiro na F1? E na Porsche? (como chegar lá)Desde que sejas realmente bom tudo é possível. A melhor maneira é mesmo pelo curso de leiria
                  Respeitando a opinião dos colegas, tento acrescentar algo útil. Resposta a vermelho.
                  Editado pela última vez por ReySenna; 26 December 2016, 13:45.

                  Comentário


                    #10
                    - É necessária geometria descritiva?

                    Não, mas é sempre bom ter uma introdução. O mesmo se aplica a Física de 12º e as bases que ganhas para as Físicas do ensino superior.

                    - Qual a área da Matemática mais usada no curso?

                    Álgebra, Cálculo, Trigonometria e Probabilidades e Estatística.

                    - Fazem-se muitas, muitas contas certo?

                    Sim, grande parte do curso envolve resolução de equações dos mais variados graus, cores e feitios. No entanto, a dificuldade não reside na resolução mas sim em tudo o que precede a famosa equação. Saber aplicar os conhecimentos teóricos para resolver os problemas.

                    - Sei que é algo relativo, mas é muito difícil?

                    Sempre fui mau a matemática, raramente me esforçava para tirar mais que o mínimo necessário para progredir e hoje dou graças por ter ido para EM, mesmo sabendo que poderia vir a ter dificuldades. As bases são importantes mas posso-te dizer que é perfeitamente fazível mesmo sendo-se medíocre. Tens é de te aplicar e estudar um pouco mais para compensar a lacuna.

                    O curso não é fácil, mas também não é extremamente difícil. Para mim, está no TOP 3 dos cursos mais trabalhosos/difíceis (Medicina, Enfermagem, outras Engenharias relevantes).

                    - Quais as melhores Universidades do nosso país para tal (e porquê)?

                    A ideia e experiência que tenho é que hoje em dia o sítio onde tiras o curso pouco importa a não ser que pretendas ingressar num big player da indústria logo após concluíres (GALP, EDP, BIG 5 da consultoria, etc). Se fores um gajo que se envolve em tudo e mais alguma coisa e seja mesmo bom, podes tirar o curso onde quiseres que provavelmente conseguirás suceder no mercado.

                    No entanto, em termos de prestígio, diria que em Lisboa o IST e ISEL e no Porto FEUP e ISEP. Haverão outros sítios interessantes mas como não tenho conhecimento não posso opinar.

                    - Gostaria de me especializar na área automóvel, qual o caminho mais indicado (estrangeiro incluído, se for necessário)?

                    Sei que o ISEP tem Engenharia Automóvel e pelos vistos Leiria também. No entanto, aconselho-te a tirar EM porque é mais abrangente e depois tirar EA já que terás equivalência a mais de 75% do curso e assim ficas com duas licenciaturas. Alternativamente, podes tirar EM e depois tirares um mestrado em Automóvel fora do país.

                    - É possível ir trabalhar como engenheiro na F1? E na Porsche? (como chegar lá)

                    É. A forma mais rápida será entrares no ramo automóvel e ires adquirindo experiência/competências na área. A área automóvel é muito vasta e tens várias posições onde os engenheiros se enquadram. Depois é ir trepando de marca em marca até teres pedigree necessário para o que pretendes.

                    Comentário


                      #11
                      Em 1º lugar, um sincero obrigado às respostas que me clarificaram algumas coisas.
                      Depois: cá em Portugal fazem-se os mestrados integrados em EM.
                      Faz sentido fazer ca um MI em EM sabendo que, sei lá, vou fazer um mestrado depois em Engenharia Automóvel?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                        Em 1º lugar, um sincero obrigado às respostas que me clarificaram algumas coisas.
                        Depois: cá em Portugal fazem-se os mestrados integrados em EM.
                        Faz sentido fazer ca um MI em EM sabendo que, sei lá, vou fazer um mestrado depois em Engenharia Automóvel?
                        Nesse caso o que fará mais sentido será fazeres a licenciatura em EM e depois tirares um Mestrado na área automóvel. Ou mesmo dentro de EM fazeres uma especialização na área automóvel. Mesmo que tires EM a área automóvel é uma coisa tão vasta que da térmica aos moldes podes vir a trabalhar. Em Portugal temos uma muitos fornecedores para a indústria, alguns deles do melhor que se faz no sector.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                          tirei egi na ua (engenharia e gestão industrial) atual curso da moda.
                          Não vejo nenhum motivo para estar mais na moda do que há 20 anos atrás... É um curso com saída tal como mecânica ou outros. O facto do sector da construção o ter caído em desgraça com a correspondente migração dos alunos das áreas de civil para outras como por ex. a engenharia industrial, não significa que que o mercado de trabalho tenha melhorado nessas áreas ( penso que será esse o motivo de lhe chamares moda).

                          Em relação à questão do tópico, acho que ser ou não mecânica não é sinónimo de ser ou não mais virado para automóvel. Grande parte das especializações de engenharia dão saída no domínio da engenharia automóvel: começando pela informática, electrónica, química, materiais, mecânica, industrial etc.
                          Os automóveis de hoje não são apenas mecânica ( nem eram no passado mas isso é outro assunto ).

                          Tendo em conta os objectivos, a minha recomendação é a seguinte: começar já a estudar Alemão e Inglês como "prioridades prioritárias" ( mais até do que o curso de engenharia), fazer a licenciatura e rumar imediatamente para Alemanha.

                          Esquecer mestrados em Portugal. Primeiro: fixa-te numa empresa com trabalho e a seguir, aproveita as oportunidades, formação on job etc. Tens muito tempo para fazer mestrado ao longo da carreira.

                          Acredita no que eu te digo: quanto mais cedo começares a trabalhar , maior é a tua vantagem em relação a outros e a formação vai aparecer com o tempo.

                          Não faças mestrado em Portugal: na maioria dos casos não trazem qualquer vantagem, só tempo perdido e ilusões.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Em relação à questão do tópico, acho que ser ou não mecânica não é sinónimo de ser ou não mais virado para automóvel. Grande parte das especializações de engenharia dão saída no domínio da engenharia automóvel: começando pela informática, electrónica, química, materiais, mecânica, industrial etc.
                            Os automóveis de hoje não são apenas mecânica ( nem eram no passado mas isso é outro assunto ).

                            Tendo em conta os objectivos, a minha recomendação é a seguinte: começar já a estudar Alemão e Inglês como "prioridades prioritárias" ( mais até do que o curso de engenharia), fazer a licenciatura e rumar imediatamente para Alemanha.

                            Esquecer mestrados em Portugal. Primeiro: fixa-te numa empresa com trabalho e a seguir, aproveita as oportunidades, formação on job etc. Tens muito tempo para fazer mestrado ao longo da carreira.

                            Acredita no que eu te digo: quanto mais cedo começares a trabalhar , maior é a tua vantagem em relação a outros e a formação vai aparecer com o tempo.

                            Não faças mestrado em Portugal: na maioria dos casos não trazem qualquer vantagem, só tempo perdido e ilusões.
                            Subscrevo Ipsis Verbis... impressionante.

                            Só acrescento uma maldadezita.

                            A maioria das pessoas que tira um mestrado em EM (e não em Eng. Automóvel) numa boa universidade acaba por se desinteressar por automóveis, Porsches e afins. Isto porque o automóvel é, na realidade, o parente pobre desta engenharia. É talvez o mais "sensual", mas o mais desinteressante tecnicamente.

                            Quando dimensionas permutadores com 100 metros e tentas resolver os seus desafios achas um IC uma anedota. Quando vês uma turbina de toneladas e vários metros de diâmetro e a ouves roncar e a revertem a funcionar como bomba... achas um turbo de um carro um brinquedo de meninos. Depois é uma chatice quando descobres que o motor de um Jazz é mais evoluido tecnicamente que o motor de uma pseudo-grande-maquina com centenas de cavalos...

                            Só reforçar uma coisa que o Pastis referiu. Um eng. que domine os motores não domina os chassis (e vice-versa), são áreas tão específicas (Termodinâmica/Estruturas) que muitas vezes são chamados (no estrangeiro!) de engs de estruturas, engs. termicos, tal como há engs. de Pontes ou de arranha céus. Isto para explicar que a eng. mecânica pode ser base mas a especialização é muito mais fundamental. E até podes vir da eng. Física ou da Química. O que conta é a especialização final onde metes a mão na massa.

                            De qualquer forma, o conselho melhor de todos são as línguas. Neste grau de especialização terás de ser fluente. Não basta seres bom. A comunicação é metade da ciência aqui.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              Subscrevo Ipsis Verbis... impressionante.

                              Só acrescento uma maldadezita.

                              A maioria das pessoas que tira um mestrado em EM (e não em Eng. Automóvel) numa boa universidade acaba por se desinteressar por automóveis, Porsches e afins. Isto porque o automóvel é, na realidade, o parente pobre desta engenharia. É talvez o mais "sensual", mas o mais desinteressante tecnicamente.

                              Quando dimensionas permutadores com 100 metros e tentas resolver os seus desafios achas um IC uma anedota. Quando vês uma turbina de toneladas e vários metros de diâmetro e a ouves roncar e a revertem a funcionar como bomba... achas um turbo de um carro um brinquedo de meninos. Depois é uma chatice quando descobres que o motor de um Jazz é mais evoluido tecnicamente que o motor de uma pseudo-grande-maquina com centenas de cavalos...

                              Só reforçar uma coisa que o Pastis referiu. Um eng. que domine os motores não domina os chassis (e vice-versa), são áreas tão específicas (Termodinâmica/Estruturas) que muitas vezes são chamados (no estrangeiro!) de engs de estruturas, engs. termicos, tal como há engs. de Pontes ou de arranha céus. Isto para explicar que a eng. mecânica pode ser base mas a especialização é muito mais fundamental. E até podes vir da eng. Física ou da Química. O que conta é a especialização final onde metes a mão na massa.

                              De qualquer forma, o conselho melhor de todos são as línguas. Neste grau de especialização terás de ser fluente. Não basta seres bom. A comunicação é metade da ciência aqui.
                              Acham que se eu um dia for para a Alemanha o Inglês chega? E ir trabalhar para a Inglaterra? Inicialmente, falei da F1 e da Porsche. É óbvio, que mesmo dentro dos carros, F1 está numa ponta e a Porsche (mesmo não estando na outra, suponho eu), está longe.
                              Mas as condições que exigem para recrutar os trabalhadores são assim tão diferentes nos dois sítios?
                              E a nível de salários, têm alguma ideia de quanto ganha um Engenheiro nestes dois lugares? Caso queiram referir outras marcas/empresas serão bem-vindas.
                              Isso do motor do Honda Jazz ser mais evoluído do que o motor de um desportivo de centenas de cavalos, mesmo não tendo (ainda) qualquer conhecimento em carros, não é preciso pensar muito que o motor do Hellcat não é assim tão evoluído, quando todos deliram ao ver o número de 711 cv na ficha técnica...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Não vejo nenhum motivo para estar mais na moda do que há 20 anos atrás... É um curso com saída tal como mecânica ou outros. O facto do sector da construção o ter caído em desgraça com a correspondente migração dos alunos das áreas de civil para outras como por ex. a engenharia industrial, não significa que que o mercado de trabalho tenha melhorado nessas áreas ( penso que será esse o motivo de lhe chamares moda).

                                Em relação à questão do tópico, acho que ser ou não mecânica não é sinónimo de ser ou não mais virado para automóvel. Grande parte das especializações de engenharia dão saída no domínio da engenharia automóvel: começando pela informática, electrónica, química, materiais, mecânica, industrial etc.
                                Os automóveis de hoje não são apenas mecânica ( nem eram no passado mas isso é outro assunto ).

                                Tendo em conta os objectivos, a minha recomendação é a seguinte: começar já a estudar Alemão e Inglês como "prioridades prioritárias" ( mais até do que o curso de engenharia), fazer a licenciatura e rumar imediatamente para Alemanha.

                                Esquecer mestrados em Portugal. Primeiro: fixa-te numa empresa com trabalho e a seguir, aproveita as oportunidades, formação on job etc. Tens muito tempo para fazer mestrado ao longo da carreira.

                                Acredita no que eu te digo: quanto mais cedo começares a trabalhar , maior é a tua vantagem em relação a outros e a formação vai aparecer com o tempo.

                                Não faças mestrado em Portugal: na maioria dos casos não trazem qualquer vantagem, só tempo perdido e ilusões.
                                não,chamo-lhe moda por ser o atual curso com média mais alta do país e cada vez mais gente concorrer, apenas e só isso, no meu ano em aveiro por exemplo o curso encheu as vagas em porto, aveiro e minho, penso que não encheu em lisboa, atualmente em coimbra também já há o curso na minha altura não havia.
                                Sim é um curso com saida, mas penso que vai saturar a médio a prazo. Por exemplo na minha altura entravam 50 em aveiro, hoje em dia entram 70. É um aumento significativo de vagas. Se todos terminarem são mais 20 concorrentes para o mercado de trabalho.

                                Eu por acaso sou daqueles que fiz os 5 anos, se soubesse fazia o que fizeram 2 do meu ano licenciatura e começar a trabalhar logo e fazer o mestrado enquanto estudava. O mestrado de egi é brincadeira a beira da licenciatura, penso que isto seja assim na maioria dos cursos, mestrados mais fáceis de fazer em relação às licenciatura. Mais trabalhos de grupo, mais artigos prático e exames a valer 40% 50% da nota a cadeira. Depois a dissertação ou o estágio como por exemplo no meu curso acaba por ser o melhor, tem-se logo experiência na área. Enquanto outros cursos de engenharia tem de se fazer uma dissertação puramente académica e teórica.
                                Outra das coisas que reparei é que na universidade é tudo muito teórico e de "laboratório" esqueçam lá os laboratórios realidade de trabalho não tem nada a ver
                                Editado pela última vez por curandeiro; 27 December 2016, 13:16.

                                Comentário


                                  #17
                                  Os salários nas empresas variam com o Dept, posicao e o país em questão.

                                  Trabalhar na Alemanha sem alemão é meio caminho andado pra não ires.

                                  Trabalhar na F1 não entras direto de certeza. E sim, é bem diferente de Porsche. Que pra entrar tb e difícil sendo novo. Porque não vais ao site e vês os requisitos?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                    Sim é um curso com saida, mas penso que vai saturar a médio a prazo. Por exemplo na minha altura entravam 50 em aveiro, hoje em dia entram 70. É um aumento significativo de vagas. Se todos terminarem são mais 20 concorrentes para o mercado de trabalho.
                                    Saturado? Como assim saturado? Do ponto de vista do Recém formado , o mercado de trabalho nessa área está saturado há anos. Nada tem a ver com informática por exemplo que se mantém razoavelmente em situação de pleno emprego ( ainda que cada vez menos bem pago).

                                    Encontrar pessoas disponíveis da área da gestão industrial é bem fácil ( como da mecânica tb...).

                                    O problema real ( do ponto de vista do empregador) está em encontrar perfis verdadeiramente experientes com CV não aldrabados e sólidos. Isso sim é bem complicado nessa áreas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                                      Acham que se eu um dia for para a Alemanha o Inglês chega?
                                      Como eng. não.

                                      Noutra posição sim.

                                      A não ser que seja numa daquelas instituições publicas de ID. Daquelas que recebem gente de todo o mundo. Aí sim. Agora numa empresa não.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post

                                        Trabalhar na F1 não entras direto de certeza. E sim, é bem diferente de Porsche. Que pra entrar tb e difícil sendo novo. Porque não vais ao site e vês os requisitos?

                                        Não é nenhum bicho de 7 cabeças a F1...

                                        Tenho um primo filho de emigrantes que vivia na Alemanha que entrou para uma equipa de F1 aos 20 anos com um curso técnico profissional de electrónica auto (daqueles supostamente para burros que não conseguem entrar na faculdade). Simplesmente enviou o Cv e chamaram-no, fez uns testes e foi ficando uns 10 anos.
                                        Até que saiu e agora trabalha numa marca auto Alemã na área do desenvolvimento da secção de "desporto" desta marca.
                                        Foi fazendo formações etc e hoje ganha um salário que algo que por cá não se paga nem a um administrador dessa marca... Com toda a simplicidade sem nunca ter metido os pés na faculdade, muito menos de engenharia.

                                        As oportunidades estão lá mas a lingua é fundamental, sobretudo na Alemanha.
                                        Em UK já não é assim tão simples.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                          Os salários nas empresas variam com o Dept, posicao e o país em questão.

                                          Trabalhar na Alemanha sem alemão é meio caminho andado pra não ires.

                                          Trabalhar na F1 não entras direto de certeza. E sim, é bem diferente de Porsche. Que pra entrar tb e difícil sendo novo. Porque não vais ao site e vês os requisitos?
                                          Sabes por exemplo, se diferenças entre ordenados no mesmo cargo na Opel (por exemplo) e na Porsche são muitas?
                                          E na F1, mesmo com muita experiência, basta ter uma licenciatura ou só contratam doutorados?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                            Como eng. não.

                                            Noutra posição sim.

                                            A não ser que seja numa daquelas instituições publicas de ID. Daquelas que recebem gente de todo o mundo. Aí sim. Agora numa empresa não.
                                            Fica sempre limitado só com inglês é um facto... Até por cá a malta que trabalha para empresas Alemãs é obrigada a estudar Alemão.
                                            Por ex SIEMENS "obriga" a malta a ter aulas de alemão no pós laboral e hora de almoço. Só para quem quer. Que não quer já sabe que não está suficientemente empenhado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                                              Sabes por exemplo, se diferenças entre ordenados no mesmo cargo na Opel (por exemplo) e na Porsche são muitas?
                                              E na F1, mesmo com muita experiência, basta ter uma licenciatura ou só contratam doutorados?
                                              Alguma, mas nada de extraordinário. Grande diferenca sim em cargos de diretoria.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Fica sempre limitado só com inglês é um facto... Até por cá a malta que trabalha para empresas Alemãs é obrigada a estudar Alemão.
                                                Por ex SIEMENS "obriga" a malta a ter aulas de alemão no pós laboral e hora de almoço. Só para quem quer. Que não quer já sabe que não está suficientemente empenhado.
                                                .
                                                A "comunicação" é muito subestimada.

                                                Mesmo naqueles países onde o nível de Inglês é muito avançado e transversal à população - Noruega, Suécia, Dinamarca, Holanda (menos talvez) - mesmo aí, se a pessoa não falar a língua nativa será sempre um handicap. Então se o ambiente for altamente competitivo parte-se logo limitado.

                                                Agora se por algum motivo eles precisarem de ti, isso é diferente. Aí já te percebem bem e o Inglês chega

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Saturado? Como assim saturado? Do ponto de vista do Recém formado , o mercado de trabalho nessa área está saturado há anos. Nada tem a ver com informática por exemplo que se mantém razoavelmente em situação de pleno emprego ( ainda que cada vez menos bem pago).

                                                  Encontrar pessoas disponíveis da área da gestão industrial é bem fácil ( como da mecânica tb...).

                                                  O problema real ( do ponto de vista do empregador) está em encontrar perfis verdadeiramente experientes com CV não aldrabados e sólidos. Isso sim é bem complicado nessa áreas.
                                                  Sim do ponto de vista do recém formado. Começa a haver já alguma dificuldades em arranjar emprego depois do estágio curricular e/ou profissional. Felizmente já passei essa fase. Mas eu não conheço ninguém do meu curso desempregado desde os mais novos que eu aos do meu ano. Dos mais velhos nem vale a pena falar já são efetivos.
                                                  Sim concordo que há imensos cv forjados tanto em egi como em mecânica.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                                    Sim do ponto de vista do recém formado. Começa a haver já alguma dificuldades em arranjar emprego depois do estágio curricular e/ou profissional. Felizmente já passei essa fase. Mas eu não conheço ninguém do meu curso desempregado desde os mais novos que eu aos do meu ano. Dos mais velhos nem vale a pena falar já são efetivos.
                                                    Sim concordo que há imensos cv forjados tanto em egi como em mecânica.
                                                    Mas que admiração, só fica no desemprego quem quer com um canudo de Engenharia!
                                                    Não estamos na sibéria.

                                                    O problema é o balanceamento entre os salários e as funções desempenhadas que nem sempre são as ideais... Mas genericamente, só um granda calhau fica no desemprego com um curso de engenharia na mão. Há que dizê-lo com frontalidade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Mas genericamente, só um granda calhau fica no desemprego com um curso de engenharia na mão. Há que dizê-lo com frontalidade.
                                                      Fica quem quer.

                                                      Ou porque não gosta, ou não quer mudar de cidade, ou isto ou aquilo.

                                                      Mas o mercado também já não é o quer era. Há por aí ofertas a roçar o ridículo entre a responsabilidade pedida e o ordenado. Não digo pelo trabalho em si, que isso é sempre relativo, para uns será mais simples que para outros. Mas a responsabilidade tem sempre de ser paga, na minha opinião. E a "Ordem" nisso falha muitíssimo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        Mas que admiração, só fica no desemprego quem quer com um canudo de Engenharia!
                                                        Não estamos na sibéria.

                                                        O problema é o balanceamento entre os salários e as funções desempenhadas que nem sempre são as ideais... Mas genericamente, só um granda calhau fica no desemprego com um curso de engenharia na mão. Há que dizê-lo com frontalidade.
                                                        nem mais eheh as remunerações podiam ser melhores é um facto. Mas ficar no desemprego nem digo um calhau, digo mesmo quem não quer trabalhar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                                          nem mais eheh as remunerações podiam ser melhores é um facto. Mas ficar no desemprego nem digo um calhau, digo mesmo quem não quer trabalhar
                                                          Qual foi a última vez que foste a uma entrevista de emprego na área da Engenharia, com nenhuma ou muito pouca experiência?

                                                          99% das ofertas são estágio pelo IEFP que devem rondar os 600€ líquidos (se tanto) sem qualquer subsídio extra, juntando a isto o facto de provavelmente nem ser na tua área de residência e a responsabilidade do trabalho é inversamente proporcional ao teu salário, fica claro porque é que há malta que não quer trabalhar para aquecer.

                                                          A título de exemplo, eu gasto 160€ em transporte, se ganhasse pelo IEFP, mais valia trabalhar junto a casa noutra coisa qualquer a ganhar menos que ao fim, ficava a ganhar. É preciso fazer sacrifícios mas dar o cu não faz parte dos planos de muita gente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Algumas universidades em Portugal estão "mais próximas" da indústria que outras, o que pode facilitar na altura de ingressar em estágios na área. Por exemplo, a Universidade do Minho tem uma parceria muito forte com a fábrica da Bosch Car Multimedia (OEM de componentes / electrónica para automóveis) e nessa medida muitos dos alunos de Engenharia acabam por conseguir lá fazer as dissertações de mestrado e os estágios curriculares.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X