Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cetelem exigência cópia CC

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cetelem exigência cópia CC

    Boas

    um dilema que tenho em mão,

    a Sra Cetelem pediu-me cópia do cartão CC aquando da renovação do meu cartão Worten

    eu, como sou um gajo que de vez em quando marra numa coisa, nos termos da lei, recusei-me a dar a cópia e apenas informei dos dados (que de resto são os mesmos que eles já lá tem, excepto a validade

    mesmo sem me dar nenhuma satisfação parece-me que a Cetelem resolveu colocar-me no limbo, e embora online eu consiga ver que "tenho" o cartão nº xxxx com validade 2018 , o facto é que nunca cá chegou e o outro já caducou

    há uma semana questionei onde anda o cartão, sem ter obtido resposta

    agora tenho dois modos de proceder e ando aqui a pensar qual sigo

    a) cedo a cópia e de seguida apresento queixa desse procedimento da Cetelem à CNPD e IRN (parece que é a entidade adequada para os multar)
    http://www.jornaldenegocios.pt/econo...tao_de_cidadao


    b) não cedo a cópia, apresento queixa na mesma, e fico sem cartão Worten (que não sendo de modo algum indispensável, dá jeito)

    opiniões?

    trek

    #2
    a lei é explicita que não se pode fazer fotocópias do CC, mas verdade, é que tanto a cetelem, como o próprio estado noutros assuntos requer a fotocopia do mesmo, interessante não... quem inventou esta lei estúpida é que devia andar a dormir de certeza...

    homem é assim perante a lei estás no teu direito de recusar, e apresentar queixa, mas uma coisa é certa se fores por ai, diz adeus a cartão worten e a outras tretas que venham a necessitar desse documento...

    Comentário


      #3
      Podes sempre mandar cópia do cartão a P&B, num tamanho diferente do original, e escrito por cima com "Destinado a ... para a entidade Cetelem".

      Comentário


        #4
        Eu nunca facultaria qualquer dado pessoal a essa entidade.

        Nos tempos áureos do crédito ao consumo (+/- 15 anos atrás) tiveram o desplante de colocar à porta da sede que tinham no Porto, meia dúzia de sacos pretos de lixo cheios de cópias de processos de crédito com cópias dos elementos de identificação. Alguém passou, deu um chuto num dos sacos e ficaram centenas de documentos espalhados no chão. Um vizinho chamou a polícia que acabou por recolher os sacos.

        Tenho péssima opinião da Cetelem às custas desses episódio

        Comentário


          #5
          Creio que a lei nunca saiu da assembleia, li ontem sobre isso mas não posso confirmar agora.

          Hoje o meu banco também me ligou para tratar disso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
            a lei é explicita que não se pode fazer fotocópias do CC, mas verdade, é que tanto a cetelem, como o próprio estado noutros assuntos requer a fotocopia do mesmo, interessante não... quem inventou esta lei estúpida é que devia andar a dormir de certeza...

            homem é assim perante a lei estás no teu direito de recusar, e apresentar queixa, mas uma coisa é certa se fores por ai, diz adeus a cartão worten e a outras tretas que venham a necessitar desse documento...
            A lei é tudo menos estupida, eu nunca gostei de dar a minha copia do CC para nada, às empresas bastaria as informações que constam no cartão, servindo o seu funcionário como testemunha/responsável em que estas estarão correctas.
            Eu já tomei a decisão que não volto a dar cópia do meu CC para nada.

            Comentário


              #7
              ainda há dias deixei uma sra da CGD um pouco mal disposta quando lá fui cancelar o cartão MB e me fez igual pedido, que foi amavelmente recusado por mim

              dei-lhe o cartão para a mão, deixei consultar, registar, mas recusei que fizessem fotocopia

              Comentário


                #8
                Eu tive uma situação semelhante com a NOS. O funcionário a teimar como se não houvesse amanhã, que precisava de tirar cópia do meu CC, para ativar um contrato de internet.

                Não tenho meias medidas. Saio porta fora, e assunto arrumado.

                Ceder informações nossas assim sem mais nem menos, é de uma estupidez atroz!

                Btw, tenho cartão worten e não me pediram cópia nenhuma.

                Comentário


                  #9
                  Acho que ainda não é ilegal pedir copia do cc, pois acho que isso não passou de projecto de lei. Podem sempre recusar, assim como depois que pede também pode recusar a efectuar o serviço.

                  Comentário


                    #10
                    A fotocópia do CC é ilegal se for feita sem consentimento. E as partes podem decidir dar ou não fotocópia, e prestar ou não o serviço.

                    “É igualmente interdita a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular, salvo nos casos expressamente previstos na lei ou mediante decisão de autoridade judiciária (artigo 5.º, n.º 2)”
                    O que entendi é que está a ser preparada legislação para proibir logo o acto de pedir o cartão, e com isso "inviabilizar" o consentimento.

                    Comentário


                      #11
                      Uma coisa que acho piada na sociedade actual é ficarem muito ofendidos por terem que ceder uma copia do cc e depois contam tudo e mais alguma coisa nas redes sociais.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                        Acho que ainda não é ilegal pedir copia do cc, pois acho que isso não passou de projecto de lei. Podem sempre recusar, assim como depois que pede também pode recusar a efectuar o serviço.
                        E porque raio é que têm que pedir cópia do CC?


                        Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                        Uma coisa que acho piada na sociedade actual é ficarem muito ofendidos por terem que ceder uma xopia do cc e depois contam tudo e mais alguma coisa nas redes sociais.
                        Sabes, portanto, os riscos que acarta cederes um documento, para mão alheia, onde consta a tua assinatura?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                          A lei é tudo menos estupida, eu nunca gostei de dar a minha copia do CC para nada, às empresas bastaria as informações que constam no cartão, servindo o seu funcionário como testemunha/responsável em que estas estarão correctas.
                          Eu já tomei a decisão que não volto a dar cópia do meu CC para nada.
                          estás no teu direito, mas a legislação que vigora só é considerada ilegal se for feita uma copia sem teu consentimento, se permitires já não é, dai eu ter dito ser uma lei estúpida, pois ou proibiam de vez ou não, pois para todos os efeitos a lei tem sempre outro contorno...

                          e como tal tratar de certos assuntos, é exigido a copia do CC logo se não dás , também não tratas desses assuntos, simples...

                          portanto se querem que não aja copias do CC proíbam de vez a copia do mesmo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                            E porque raio é que têm que pedir cópia do CC?




                            Sabes, portanto, os riscos que acarta cederes um documento, para mão alheia, onde consta a tua assinatura?
                            Os risco são os mesmos que tu assinares um documento qualquer e depois alguem mal intecionado fazer uma copia

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                              Os risco são os mesmos que tu assinares um documento qualquer e depois alguem mal intecionado fazer uma copia
                              Certo, mas não respondeste à questão da necessidade de pedir cópia do CC...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                estás no teu direito, mas a legislação que vigora só é considerada ilegal se for feita uma copia sem teu consentimento, se permitires já não é, dai eu ter dito ser uma lei estúpida, pois ou proibiam de vez ou não, pois para todos os efeitos a lei tem sempre outro contorno...

                                e como tal tratar de certos assuntos, é exigido a copia do CC logo se não dás , também não tratas desses assuntos, simples...

                                portanto se querem que não aja copias do CC proíbam de vez a copia do mesmo...
                                Mesmo que dês consentimento, pode ser legal disponibilizares a cópia, mas pode ser ilegal que a recebe ficar com ela. É que quem recebe a cópia tem de ter autorização da CNPD para tratar todos os dados constantes no CC, que inclui nome, nº fiscal, nº da segurança social, nº de saúde, etc. O que significa que a maioria das entidades não terá autorização para isso. Por exemplo, não acredito que um banco tenha autorização para ter acesso ao nº de saúde dos seus clientes, por exemplo, logo ao ficar com cópia do cartão está a ter acesso a dados para os quais não tem autorização de tratar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Mesmo que dês consentimento, pode ser legal disponibilizares a cópia, mas pode ser ilegal que a recebe ficar com ela. É que quem recebe a cópia tem de ter autorização da CNPD para tratar todos os dados constantes no CC, que inclui nome, nº fiscal, nº da segurança social, nº de saúde, etc. O que significa que a maioria das entidades não terá autorização para isso. Por exemplo, não acredito que um banco tenha autorização para ter acesso ao nº de saúde dos seus clientes, por exemplo, logo ao ficar com cópia do cartão está a ter acesso a dados para os quais não tem autorização de tratar.
                                  sim razão, mas eles só lhes interessa como metedo de identificação, e ai que reside o problema, quando deixou de haver BI, e passou haver CC com todos os outros serviços associado num só, mas o que é que podemos fazer, para tratar de certas coisas , se não facultar a copia do CC não á nada para ninguém, e nem estou a falar de bancos e agências de crédito, se queriam acabar com a copia do CC deviam ter feito uma lei em condições a proibir e alternativa em deixasse de haver necessidade de requerer o CC...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                    Certo, mas não respondeste à questão da necessidade de pedir cópia do CC...
                                    Quanto a necessidade cada entidade sabe de si, tu só tens que aceitar ou não, se não aceitas eles podem não prestar o serviço.
                                    Quando muito podes questionar-los sobre a necessidade da copia se não gostares da explicação vais bater a outra porta.
                                    Não vejo grande perigo em ceder as copias é mais perigoso dizer quantos dias se vai estar de ferias fora de casa no facebook e ninguem se preocupa com isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se já a facultar cópia de documentos de identificação é o que é em termos de contratos celebrados por terceiros, quanto mais sem qualquer elemento e qualquer um poder "dar" números ao calhas.

                                      Se não há confiança naquela entidade, neste caso um banco, para ter os meus dados, também não ia lá ter a conta.

                                      Por causa destas notícias e como o Banco de Portugal exige cópia de documento legal de identificação, creio que já há bancos a ter formulários próprios para estas recusas.

                                      Já agora a lei não proibe que se tire fotocópia do CC.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                        Quanto a necessidade cada entidade sabe de si, tu só tens que aceitar ou não, se não aceitas eles podem não prestar o serviço.
                                        Quando muito podes questionar-los sobre a necessidade da copia se não gostares da explicação vais bater a outra porta.
                                        Não vejo grande perigo em ceder as copias é mais perigoso dizer quantos dias se vai estar de ferias fora de casa no facebook e ninguem se preocupa com isso.
                                        Ninguem, ponto e vírgula.

                                        Quanto ao resto, estás a ceder dados privados teus, a quem não tem direito legal para tal. Tão simples quanto isto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          nao me ralo com isso, os mesmos que estão a reclamar, são os mesmo que vao para o facebook colocar la a vida toda para todos verem

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                            nao me ralo com isso, os mesmos que estão a reclamar, são os mesmo que vao para o facebook colocar la a vida toda para todos verem
                                            É isso mesmo. Até digo as horas, minutos, segundos, e qual o wc, que vou mandar um presente ao Costa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                              Ninguem, ponto e vírgula.

                                              Quanto ao resto, estás a ceder dados privados teus, a quem não tem direito legal para tal. Tão simples quanto isto.
                                              O português realmente é um idioma muito complicado para certas pessoas, mesmo depois alguém postar o artigo ainda vens dizer que eles não têm o direito legal.

                                              O "ninguém" era só uma maneira de me exprimir.

                                              Claro que eles têm o direito exigir os dados, não há nenhuma lei que o proíba, se não forneceres o cartão eles vão apontar os dados o que é exactamente a mesma coisa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Podes sempre dar copia do CC mas ocular/riscar dados não necessários para o processo como a fotografia, numero da seg.social ou mesmo a assinatura.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                                  O português realmente é um idioma muito complicado para certas pessoas, mesmo depois alguém postar o artigo ainda vens dizer que eles não têm o direito legal.

                                                  O "ninguém" era só uma maneira de me exprimir.

                                                  Claro que eles têm o direito exigir os dados, não há nenhuma lei que o proíba, se não forneceres o cartão eles vão apontar os dados o que é exactamente a mesma coisa.
                                                  É mesmo muito complicado, como se pode verificar no teu post.

                                                  Cultiva-te aqui:

                                                  https://www.cartaodecidadao.pt/image...s/09400948.pdf

                                                  Lei nº. 7/2007 de 5 de fevereiro

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                    É mesmo muito complicado, como se pode verificar no teu post.

                                                    Cultiva-te aqui:

                                                    https://www.cartaodecidadao.pt/image...s/09400948.pdf

                                                    Lei nº. 7/2007 de 5 de fevereiro
                                                    Essa Lei não proíbe a cópia do cartão de cidadão. Já indiquei atrás.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                                      O português realmente é um idioma muito complicado para certas pessoas, mesmo depois alguém postar o artigo ainda vens dizer que eles não têm o direito legal.

                                                      O "ninguém" era só uma maneira de me exprimir.

                                                      Claro que eles têm o direito exigir os dados, não há nenhuma lei que o proíba, se não forneceres o cartão eles vão apontar os dados o que é exactamente a mesma coisa.
                                                      Ora aí está, é precisamente a mesma coisa, daí não precisarem de uma cópia do meu cartão que tem informação que não necessitam, assim como a minha foto, etc...a facilidade de fazer alguma coisa com a cópia do nosso cartão é impressionante, eu tenho por habito rasurar a cópia e escrever qual a identidade a que forneci a cópia mas mesmo assim não gosto de deixar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                        É mesmo muito complicado, como se pode verificar no teu post.

                                                        Cultiva-te aqui:

                                                        https://www.cartaodecidadao.pt/image...s/09400948.pdf

                                                        Lei nº. 7/2007 de 5 de fevereiro
                                                        O que é ilegal é tirarem uma cópia sem o teu consentimento.
                                                        Desde que o titular autorize, não há nenhuma ilegalidade.
                                                        Lolo eles podem pedir fotocopia do CC mas ninguem é obrigado a dar. Nem eles são obrigados a aceitar a fazer contracto caso o titular se recuse a autorizar copia do CC

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Essa Lei não proíbe a cópia do cartão de cidadão. Já indiquei atrás.
                                                          Claro que não. Mas refere isto: "É igualmente interdita a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular, salvo nos casosexpressamente previstos na lei ou mediante decisão de autoridade judiciária (...)"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                            Claro que não. Mas refere isto: "É igualmente interdita a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular, salvo nos casosexpressamente previstos na lei ou mediante decisão de autoridade judiciária (...)"
                                                            É por isso que te pedem cópia... e nesse caso o que fazem é legal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X