Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Utilização de caldeira de aquecimento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Utilização de caldeira de aquecimento

    Com o frio que se faz sentir é normal a utilização de todos os meios de aquecimento,

    Mas tambem não nos podemos esquecer das questões financeiras e no final do mes as contas do gas natural são altas!!

    A respeito de aquecimento central a gas natural tenho uma questão:

    Uma vez ligada a caldeira economizo alguma coisa em desligar os radiadores das divisões que não são utilizadas?

    Por norma deixo apenas os radiadores dos quartos ligados, desligando os dos corredores e sala...na altura da montagem disseram-me que quantos mais radiadores ligado mais gastava... será assim???

    Obrigado

    #2
    Obviamente que quantos mais radiadores estiverem ligados, mais gasta...

    Comentário


      #3
      Faz sentido desligar radiadores das divisões que não se usam e que tem porta, por exemplo algum quarto vago. Do corredor não, porque senão passas de uma divisão quente para uma fria.

      Comentário


        #4
        Por norma os dos quartos, hall de entrada e sala, estão sempre abertos..... o da sala, por ser o que está mais perto da caldeira fica no 3, o do hall de entrada fica no 2, o do meu quarto no 4 e nos quartos das miúdas fica no 5.

        O da cozinha, estou a pensar eliminar porque nunca o usamos.....os das casas de banho..... 1/2hora antes de alguém ir ao duche ligamos para ir aquecendo o ambiente.

        Comentário


          #5
          Viva,

          Sugiro a instalação de um termóstato (s/fio) c/ possibilidade programar horários.

          A gestão do funcionamento da caldeira será mais eficiente.

          Cmpt.

          Comentário


            #6
            E nunca abrir a rodinha ao maximo nos radeadores! Era possivel colocar a lareira ( recuperador) a aquecer a agua que vai para os radeadores? Poupava muito se assim fosse.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
              E nunca abrir a rodinha ao maximo nos radeadores! ...
              Qual a justificação p/ tal procedimento?

              Comentário


                #8
                Tenho suite (quarto com wc) desocupada onde os radiadores estão sempre desligados.

                Notei diferença na conta ao final do mês quando passei a fazer isto.

                De resto tudo ligado na posição 4 (em 5).

                Ligo lá para as 18H/19H desligo lá prás 21/22H.

                Tenho a casa sempre quente e mesmo nestes dias de frio, quando acordo de manhã (às 06H) a casa ainda não está gelada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
                  Viva,

                  Sugiro a instalação de um termóstato (s/fio) c/ possibilidade programar horários.

                  A gestão do funcionamento da caldeira será mais eficiente.

                  Cmpt.
                  com fio ou sem fio , é igual ao litro

                  o importante é ter programação ( como escreveste ) e ser de qualidade ( não fazer picos de temperaturas ) com uma regulação " proportionnel intégral " ( em francês ) e estar colocado no lugar e altura certos para não receber corrente de ar / sol ...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por FSA Ver Post

                    Uma vez ligada a caldeira economizo alguma coisa em desligar os radiadores das divisões que não são utilizadas?

                    Por norma deixo apenas os radiadores dos quartos ligados, desligando os dos corredores e sala...na altura da montagem disseram-me que quantos mais radiadores ligado mais gastava... será assim???
                    SEMPRE no minimo 1 radiador aberto por completo ( e não pode ser um radiador de pequena capacidade ) , a bomba da caldeira agradece

                    é um erro deixar os quartos ligados e desligar a sala
                    a não ser q haja alguem a estudar no quarto
                    o quarto é para dormir ( em França muita gente nem aquece nos quartos , dormimos melhor ( não é o caso em minha casa pq é tudo friolento )
                    jà na sala passamos mais tempo
                    em minha casa a partir das 20h30 começa a temperatura a baixar gradualmente e fica nos 18° até de manhã onde torna a subir de novo gradualmente atè chegar aos 20,5°

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      E nunca abrir a rodinha ao maximo nos radeadores! Era possivel colocar a lareira ( recuperador) a aquecer a agua que vai para os radeadores? Poupava muito se assim fosse.
                      Sim, tenho um sistema desses. Mas é um recuperador diferente. Se procurares por recuperador a água, encontras muita informação sobre isso. A maior vantagem é o preço com que aqueces a casa, a maior desvantagem é o teres de carregar a lenha para dentro de casa.

                      Comentário


                        #12
                        Em minha casa coloquei um termóstato como já foi aqui sugerido anteriormente. É a melhor solução em termos de eficácia. Tenho aquilo regulado para os 18.5ªC nas horas que supostamente estou em casa. Nas outras horas fica a 16.6ºC, mas aí a caldeira raramente liga porque a casa não perde com facilidade. Tenho um T2 com 100m2, com os radiadores todos ligados sempre no 5. Quando a casa chega à temperatura ideal desliga.
                        Notei uma redução na conta do gás.
                        Editado pela última vez por TMoura; 19 January 2017, 15:54.

                        Comentário


                          #13
                          A maneira que arranjei para baixar a factura do gás foi adquirir uma caldeira a pellets, posso dizer que gasto metade em comparação ao gás.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                            A maneira que arranjei para baixar a factura do gás foi adquirir uma caldeira a pellets, posso dizer que gasto metade em comparação ao gás.

                            Cumps
                            Mas essas precisam de chaminé?
                            Podemos usar isso num apartamento?

                            Acho que é uma boa ideia.....

                            Comentário


                              #15
                              A factura anual do gás chegou a semana passada.....
                              Como tenho a conta certa, pago todos os meses 20€, no fim do ano, fazem-se os acertos..... tenho 20€ a receber.....
                              como o inverno não foi tão rigoroso, e só comecei a usar o aquecimento central a meio de Dezembro, este ano ficou mais barato.........

                              Comentário


                                #16
                                A proposito! Um dos radiadores simplesmente não aquece...esteve o verão todo desligado (por motivos obvios) e agora não aquece!

                                Poderei resolver eu a situação ou necessito mesmo de um tecnico?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                  A proposito! Um dos radiadores simplesmente não aquece...esteve o verão todo desligado (por motivos obvios) e agora não aquece!

                                  Poderei resolver eu a situação ou necessito mesmo de um tecnico?
                                  Pode precisar de ser purgado (retirar o ar). Deve ter uma pequena rosca de um dos lados, deves abrir essa rosca até sair o ar todo e começar a sair água.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                    Tenho suite (quarto com wc) desocupada onde os radiadores estão sempre desligados.

                                    Notei diferença na conta ao final do mês quando passei a fazer isto.

                                    De resto tudo ligado na posição 4 (em 5).

                                    Ligo lá para as 18H/19H desligo lá prás 21/22H.

                                    Tenho a casa sempre quente e mesmo nestes dias de frio, quando acordo de manhã (às 06H) a casa ainda não está gelada.
                                    Como já foi dito, o termostato móvel é uma excelente solução para poupar.
                                    O principio é nunca deixas a temperatura baixar muito e ele vai ligando de vez em quando até atingir a temperatura parametrizada.

                                    Para além disso podes escolher as horas do dia em que queres a temperatura um pouco acima (quando acordas, quando chegas a casa à noite, para aquecer os toalheiros, etc.).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                      Pode precisar de ser purgado (retirar o ar). Deve ter uma pequena rosca de um dos lados, deves abrir essa rosca até sair o ar todo e começar a sair água.
                                      Mas devo faze-lo com a caldeira ligada ou desligada?
                                      Obrigado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ligada claro.

                                        E caso tires muito ar e no manómetro da caldeira a pressão baixar para fora da zona onde deve estar, tens um "parafuso" de rosca para acrescentares água ao sistema e assim recolocares aquilo à pressão correcta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                          Mas devo faze-lo com a caldeira ligada ou desligada?

                                          Obrigado
                                          errado , não é problema de purga , se o radiador não aquece ( como escreveste atràs ) é pq não entra agua quente nele , nada mais

                                          quando se fecha um radiador por muito tempo , muitas vezes fica bloqueado , nao deixa a agua passar , abres a torneira termostatica quantas vezes quiseres mas nada faz pq està bloqueado em posição fechada

                                          se aquece parcialmente , sim é pq tem ar

                                          Comentário


                                            #22
                                            E nesse caso que se teria de fazer?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                              E nesse caso que se teria de fazer?
                                              é uma torneira termostatica q tens ? se não sabes coloca uma foto

                                              Comentário


                                                #24

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                  errado , não é problema de purga , se o radiador não aquece ( como escreveste atràs ) é pq não entra agua quente nele , nada mais

                                                  quando se fecha um radiador por muito tempo , muitas vezes fica bloqueado , nao deixa a agua passar , abres a torneira termostatica quantas vezes quiseres mas nada faz pq està bloqueado em posição fechada

                                                  se aquece parcialmente , sim é pq tem ar
                                                  Um deles passou a funcionar completamente apos purgar...o outro não aquece embora quando abro a tal válvula sai agua...

                                                  Como posso desbloquear?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                                    Ligada claro.

                                                    E caso tires muito ar e no manómetro da caldeira a pressão baixar para fora da zona onde deve estar, tens um "parafuso" de rosca para acrescentares água ao sistema e assim recolocares aquilo à pressão correcta.
                                                    Obrigado..um já funciona!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                                      Um deles passou a funcionar completamente apos purgar...o outro não aquece embora quando abro a tal válvula sai agua...

                                                      Como posso desbloquear?

                                                      "" Um deles passou a funcionar completamente apos purgar ""

                                                      situação normal , acontece com frequencia nos radiadores q estão mais longe da caldeira ( distancia na altura , exemplo ; no rès do chão onde està a caldeira mais ums radiadores não acontece , no primeiro andar acontece , simplesmente pq o ar sobe sempre para o ponto mais alto )

                                                      "" o outro não aquece embora quando abro a tal válvula sai agua ""

                                                      num circuito bem feito , um radiador não aquece simplesmente pq não entra agua quente , està a torneira bloqueada
                                                      as torneiras termostaticas custumam ficar bloqueadas quando ficam fechadas por um tempo , como no video acima , tens q acionar aquele pequeno cilindro
                                                      muitas vezes nem precisas desmontar a "cabeça " termostatica , basta bater com um martelo no corpo da troneira , as vibrações liberam aquele cilindro central

                                                      tenta ou coloca ai uma foto do bicho
                                                      Editado pela última vez por ANTONIO850; 23 January 2017, 20:57.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                                        Obrigado..um já funciona!
                                                        tem caldeira q é preciso acionar 2 torneiras , depende do fabricante , mas o objetivo é deixar uma pressão de 1 bar no circcuito

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                          é uma torneira termostatica q tens ? se não sabes coloca uma foto
                                                          PERFEITO!!!!!!!!! Resolvido!

                                                          Muito Obrigado!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                                            PERFEITO!!!!!!!!! Resolvido!

                                                            Muito Obrigado!
                                                            o q fizeste ? umas cacetadas ?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X