Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ADSL a 100 Mbits (P.1) Netcabo sem limites (P. 2)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ADSL a 100 Mbits (P.1) Netcabo sem limites (P. 2)

    citação:
    mediaDSLAM põe 100 Mb/s na linha telefónica




    A Portugal Telecom apresentou publicamente a sua solução tecnológica mais recente para a rede fixa. O mediaDSLAM, desenvolvido pela PT Inovação, é o módulo mais jovem da série Netb@nd que permite aumentar a largura de banda da tradicional linha telefónica, para débitos da ordem dos 100 megabits-por-segundo, ou seja, cinco vezes superiores à oferta mais rápida actualmente no mercado.

    O anúncio da nova solução multi-play da PT foi feito em conferência de imprensa realizada na sede da PT inovação, em Aveiro, pelo presidente do Grupo, Henrique Granadeiro, acompanhado pelo presidente-executivo da PT Inovação, Paulo Nordeste e pelo presidente da PT Comunicações, Rodrigo Costa.

    Esta nova solução, uma das primeiras em todo o mundo, vai potenciar uma gama alargada de novos serviços avançados, assentes na infra-estrutura existente, ultrapassando em muito, as possibilidades do triple-play (voz, dados e vídeo). Além de Internet ultra-rápida, vários canais de TV digital convencional e de alta definição (HDTV), telefonia fixa e voz-sobre-IP (VoIP), o novo multI-play da PT agora demonstrado permite ainda a integração de serviços de videovigilância e controlo, teletrabalho e aplicações de domótica. O mediaDSLAM desenvolvido pela PT Inovação vai ajudar a "reinventar a rede fixa", sendo que, para o Presidente da PT "a capacidade de dispor desta tecnologia dentro do Grupo, irá impulsionar o lançamento de uma nova área de negócio na PT Comunicações".

    O desenvolvimento do mediaDSLAM é um novo passo evolutivo da tecnologia Netb@nd, e surge na sequência do picoDSLAM que tornou a Portugal Telecom num dos primeiros operadores, a nível europeu, a assegurar cobertura territorial integral, em banda larga. Uma das principais vantagens desta solução da PT Inovação é a perfeita compatibilidade com os sistemas instalados nas redes de telecomunicações para a oferta de banda larga sobre o par de cobre telefónico, ao permitir configurações de acordo com os diferentes padrões de utilização.

    Este projecto que está em curso há já vários meses nos laboratórios da PT Inovação, assenta na tecnologia VDSL2 (ainda em fase de normalização internacional). Os primeiros protótipos deverão estar disponiveis durante o mês de Outubro. Até ao final do ano, a solução deverá estar estabilizada por forma a que as primeiras unidades comerciais possam ser lançadas no mercado nos primeiros meses de 2007.

    O pioneirismo demonstrado pela PT Inovação com o desenvolvimento de tecnologia própria, como é o caso destes módulos de acesso de banda larga, tem reforçado a sua função estruturante no seio do Grupo Portugal Telecom, ajudando-o estar no mercado de forma diferente e na frente.
    http://www.ptinovacao.pt/noticias/20...20100mbits.htm



    Já agora, pelo que soube por outras fontes, a norma VDSL2 permite debitos de cerca de 250 Mbits à saida do DSLAM, 100 Mbits a 500 metros, 50 Mbits a 1 kms e a partir de 1,6 kms permite os mesmos debitos do ADSL2+. Mas a solução da PTinovação é apenas baseada na norma VDSL2, sendo uma tecnologia propria e unica no Mundo, que está à espera de aprovação da patente e que segundo eles permitirá colocar os 100 mbits a 4 ou 5 kms dos DSLAMS e não apenas à porta da central telefonica..


    Parece que aqui neste cantinho de vez em quando ainda se vai fazendo alguma coisa..

    #2
    Mas vindo da PT... quando a esmola é grande...

    Comentário


      #3
      Se sacar a 10 megas por segundo é um sonho distante neste país, 100 megas é utópico.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por lamborghini_

        Se sacar a 10 megas por segundo é um sonho distante neste país, 100 megas é utópico.
        É esperar para ver... a PT parece finalmente apostada em responder à concorrencia mais feroz..

        Em Novembro começa a migrar os clientes para ADSL2+, ou seja, os de 4 passam para 8, os de 8 para 24 Mbits.. E penso que os de 512 passam para 1 Mbit..

        E para Março está prometida a estreina dos 100 Mbits..


        De qualquer forma é de aplaudir esta atitude bem mais dinamica por parte da PT..

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por mundano
          Já agora, pelo que soube por outras fontes, a norma VDSL2 permite debitos de cerca de 250 Mbits à saida do DSLAM, 100 Mbits a 500 metros, 50 Mbits a 1 kms e a partir de 1,6 kms permite os mesmos debitos do ADSL2+. Mas a solução da PTinovação é apenas baseada na norma VDSL2, sendo uma tecnologia propria e unica no Mundo, que está à espera de aprovação da patente e que segundo eles permitirá colocar os 100 mbits a 4 ou 5 kms dos DSLAMS e não apenas à porta da central telefonica..


          Parece que aqui neste cantinho de vez em quando ainda se vai fazendo alguma coisa..
          Já ouviste falar em amplificadores de sinal?

          Por essa ordem de ideias, para teres as velocidades que tens actualmente (20Mbits, se não me engano) terias de ter uma central à porta de cada casa!! :D

          Comentário


            #6
            GENIAL!!!!!

            Vamos ter net a 100 Megabits mas com tráfego...

            20 gigas para gastar LOL

            RR

            Comentário


              #7
              A velocidade aumenta. Mas o trafego não...

              Comentário


                #8
                Ah 100Mbps... Vai ser bonito.
                A ligação internacional da PT às 9h de hoje estava ocupada a 50% (www.cprm.net). Ainda nem vi o gráfico às 22h. Isto quando a maior parte dos clientes PT ADSL/Cabo não passa dos 4Mbps.
                Eu tenho Cabo 8Mbps e muitas vezes para os EUA não passo dos 40KB/s/320kbps. Por mim até podem anunciar 1000Mbps, na prática a diferença há-de ser muito pouca. Manter-se-ão as taxas actuais de transferência.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Rui Barata


                  Já ouviste falar em amplificadores de sinal?
                  O amplificador de sinal nem sempre é bem vindo, e neste tipo de ligações penso que com a quantidade de ruído que é gerado e introduzido pelo amplificador de sinal a relacao S/N (relacao sinal/ruido) ficaria insustentável criando factores de qualidade de sinal muito baixos.

                  Assim sendo a solução passa por instalar regeneradores de sinal que removem o ruído à entrada do mesmo fazem assim com que se tenha uma central à "porta" de casa.

                  O problema nisto tudo é que o regenerador de sinal é muito mais caro que o amplificador e torna iviável o seu uso em grande escala. Etb não estou a ver a PT a instalar regeneradores so para o pessoal ter net a 100Mbps. :P

                  Pode ser que daqui uns anitos...

                  Comentário


                    #10
                    Vai custar quanto?
                    250€ mês? com trafego limitado? nao?

                    Eu não consigo ter mais de 4MB... tou pa ver...

                    Comentário


                      #11
                      Na tecnologia ADSL não se usam amplificadores como no cabo... O que a PT usou para ser uma das primeiras do mundo a cobrir o territorio todo foi os PicoDSLAM, que são uns DSLAM pequenos, que podem ser instalados num poste de telefones e servem 8 clientes.. Assim é possivel colocar ADSL em todo o lado a preços competitivos...

                      Quanto aos preços, etc.. etc.. não faço ideia.

                      A unica coisa que sei é o que digo ai, que vai ser feito com tecnologia unica no mundo, desenvolvida pela PTinovação. E que permite colocar 100 mbits a 4 ou 5 kms do DSLAM.


                      De qualquer forma, também duvido que as ligações para fora da PT consigam suportar esses debitos, até porque nós proprios não estariamos interessados em pagar o preço de uma ligação que tivesse esse nivel de qualidade.. Acho que o grande interesse será oferecer serviços de triple-play.

                      E por exemplo, a Clix tem muitas critias ao seu serviço SmarTV, porque alem de só permitir 2 ou 3 televisores, consome a banda quase toda e os mosaicos a arrastarem-se nas imagens é o prato do dia, isto porque a oferta deles é de 20Mbits, mas o que chega a maioria dos clientes é entre 10 e 16 Mbits.. Com 100 Mbits de largura de banda, isso ficaria resolvido..

                      Alem de que permitiria canais em HD, coisa que a PT também já prometeu para breve...


                      De qualquer forma, os detalhes disponiveis ainda são poucos... Há que esperar...E já agora, também quero ver com que meios vai responder a concorrencia..

                      Comentário


                        #12
                        Ainda me lembro de andar a 56k há uns anitos... quando se ouvia falar em ligações de 1mbit lá fora !! meu deus!... era o sonho!...
                        e as ligações T1 e T3 que só grandes empresas tinham?

                        ahahah.. ainda me lembro de ver no Napster pessoal com isso.. até ficava parvo!

                        100mbits era ficção científica...:D

                        Mas actualmente a minha ligação de 4mbits é mais que suficiente... até pq são poucos os sites em que consigo aproveitar os 4mbits, quanto mais 100...

                        Comentário


                          #13
                          Isto é tudo muito bonito mas a mim dá-me nojo... É que eu não tenho cobertura ADSL lá em casa...

                          Mais chato mesmo, é andar a receber repetidamente propostas para algo que a PT diz categoricamente (e por escrito) que eu não tenho direito ou acesso... E moro a 20 mins de Lisboa... Estranho...

                          Comentário


                            #14
                            O futuro passa pela substituição do cabo de cobre pela tecnologia "fiber to the home" (uso de fiba óptica). É caro, mas aí deixamos de falar em Mbit/s e passamos a falar de Tera bit... ou ainda mais

                            E sem grandes problemas de atenuação, ruído, etc...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                              Isto é tudo muito bonito mas a mim dá-me nojo... É que eu não tenho cobertura ADSL lá em casa...
                              Pois.. É chato, ainda me lembro de quando os meus amigos quase todos já tinham Netcabo, ou ADSL ou uma cena dessas e eu agarrado ao modem 56K..

                              Mas actualmente a PT instala ADSL até para povoados com 5 ou 6 potenciais clientes, graças ao PicoDSLAM, será que onde moras é assim tão remoto que não de para isso?

                              Se der é uma questão de insistirem... É claro que ainda demora algum tempo, porque é preciso colocar o DSLAM, ligar as linhas e fazer um uplink em condições...


                              E já agora... O ADSL2+ permitirá levar o sinal mais longe do que com o ADSL normal, pelo que em Novembro quando a PT iniciar os pacotes ADSL2+, pode ser que a tua zona passe a ter cobertura.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por eu

                                O futuro passa pela substituição do cabo de cobre pela tecnologia "fiber to the home" (uso de fiba óptica). É caro, mas aí deixamos de falar em Mbit/s e passamos a falar de Tera bit... ou ainda mais

                                E sem grandes problemas de atenuação, ruído, etc...

                                Será?


                                A fibra optica é e será sempre mais cara do que outras soluções.. E a tecnologia tem permitido evoluir imenso. Pelo que há que ser recional nas deisões e fazer um compromisso entre custos e resultados..


                                Quando eu comecei a andar na Internet dizia-se que o maximo teorico de uma linha telefonica eram 56 Kbps.. Agora o maximo já é 250 Mbits, mais de 4500 vezes superior, e na pratica já está no mercado há muito ofertas de 24 Mbits, mais de 400 vzes mais rapido..

                                E isto é conseguido usando apenas uma parte da banda de frequencias, porque as frequencias usadas pelo telefone mantêm-se livres... Se no futuro resolverem usar telefones por IP e dedicar toda a capacidade do cobre à Internet será possivel aumentar ainda mais a largura de banda com a tecnologia existente hoje...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por mundano

                                  Mas actualmente a PT instala ADSL até para povoados com 5 ou 6 potenciais clientes, graças ao PicoDSLAM, será que onde moras é assim tão remoto que não de para isso?

                                  Se der é uma questão de insistirem... É claro que ainda demora algum tempo, porque é preciso colocar o DSLAM, ligar as linhas e fazer um uplink em condições...
                                  O mais estúpido é estar ao lado de uma fábrica que de certeza tem ADSL...

                                  O problema em si, deverá ser da central (apesar de eles insistirem na linha). Que por acaso no outro dia ardeu e fiquei 5 dias sem telefone...

                                  Já insisti várias vezes a PT mas nada... Por um lado perdem, por outro tive de me desenrrascar e comprar uma placa 3G (ainda bem que tenho um portátil...).

                                  Mas é triste, pois continuo a considerar-me um Tuga de 2ª...

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                    O mais estúpido é estar ao lado de uma fábrica que de certeza tem ADSL...

                                    O problema em si, deverá ser da central (apesar de eles insistirem na linha). Que por acaso no outro dia ardeu e fiquei 5 dias sem telefone...

                                    Já insisti várias vezes a PT mas nada... Por um lado perdem, por outro tive de me desenrrascar e comprar uma placa 3G (ainda bem que tenho um portátil...).

                                    Mas é triste, pois continuo a considerar-me um Tuga de 2ª...

                                    Isso as vezes também depende da boa vontade dos tecnicos que andam no terreno...


                                    Há um anito, um presidente de uma junta de freguesia aqui da minha zona pediu-me para lá ir ligar a ADSL que ele não percebe nada daquilo..

                                    Lá fui, fiz tudo como manda o livro e no fim. Estava sem sincronismo..

                                    Liguei para a PT, veio lá um tecnico, mediu os sinais, e estava realmente muito fraco. Também o sitio em causa fica a uns 5 ou 6 kms da central..

                                    Então o gajo foi de carro seguir o trajecto da linha, deu uns jeitos em alguns sitios, verificou as ligações na central. E lá na sede da junta desligaram uma extensão para um 2º telefone que também estava a roubar algum sinal e lá ficaram com ADSL...

                                    Ficou a sincronizar a 400 e poucos Kbps, numa ligação Telepac na altura a 2Mb.. Não era nada de especial, mas para eles que tinham um modem 56K para uma rede de 4 computadores, ter 400 kbps era um sonho...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por SOneca-II

                                      GENIAL!!!!!

                                      Vamos ter net a 100 Megabits mas com tráfego...

                                      20 gigas para gastar LOL

                                      RR
                                      tava a pensar na mesma coisa:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        20 GB? Neste momento os Sapos estão todos com Ilimitado nacional..

                                        E para quem aderir ao DD e FE, têm 26GB no Sapo 4MB ou 43GB no Sapo 8Mb para gastar em trafego internacional.


                                        Que eu me lembre, tirando a Netcabo, e os planos ilimitados, nenhum outro ISP oferece tanto trafego actualmente. A clix por exemplo, oferece 25GB para o Clix 20Mb..

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por mundano

                                          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                          Isto é tudo muito bonito mas a mim dá-me nojo... É que eu não tenho cobertura ADSL lá em casa...
                                          Pois.. É chato, ainda me lembro de quando os meus amigos quase todos já tinham Netcabo, ou ADSL ou uma cena dessas e eu agarrado ao modem 56K..

                                          Mas actualmente a PT instala ADSL até para povoados com 5 ou 6 potenciais clientes, graças ao PicoDSLAM, será que onde moras é assim tão remoto que não de para isso?

                                          Se der é uma questão de insistirem... É claro que ainda demora algum tempo, porque é preciso colocar o DSLAM, ligar as linhas e fazer um uplink em condições...


                                          E já agora... O ADSL2+ permitirá levar o sinal mais longe do que com o ADSL normal, pelo que em Novembro quando a PT iniciar os pacotes ADSL2+, pode ser que a tua zona passe a ter cobertura.
                                          Bolas acho muito estranho não conseguires ter net ADSL, eu moro a 7Km da central, sou o unico na aldeia com net e consigo ligações estáveis a 4.0mb, no icone no system tray, claro, porque sei que é sempre um pouco abaixo disso, quando tiver em casa vejo a quanto acusa num medidor desses na net.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tens a Novis, que é comparável à Telepac de onde sai, que oferece tráfego ilimitado durante o horário laboral (das 9h às 21h) em dias úteis e 25GB para o restante (noite e fim de semana).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sendo da PT deve-se pagar uma fortuna por esses 100mbits !!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Basicamente, esses 100 Mbits irão ser como ter um ferrari para ir à esquina comprar salsa, por um caminho de cabras.

                                                É muito bonito aumentarem as velocidades, mas e os limites? Porreiro, passaram-me de 4 Mbits para 8 mas... tiraram as happy hours.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E de Upload existem dados?
                                                  Isso é que era bom [8D]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Velocidade de download não é tudo!!!! Tempos de latência são muito importantes para quem navega na net, e vê páginas com muitas imagens ou conteúdos.

                                                    E acho que os actuais 60Gb, ou lá o que é já é mais que suficiente para quem quer fazer uso legal da internet!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por joao

                                                      Velocidade de download não é tudo!!!! Tempos de latência são muito importantes para quem navega na net, e vê páginas com muitas imagens ou conteúdos.

                                                      E acho que os actuais 60Gb, ou lá o que é já é mais que suficiente para quem quer fazer uso legal da internet!
                                                      uso legal? cof sacar músicas no morpheus cof

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Unreal

                                                        E de Upload existem dados?
                                                        Isso é que era bom [8D]
                                                        Não... MAs a partir de Novembro a maioria do pessoal vai começar a ficar com 512 de upload.

                                                        Os novos planos ADSL2+ já aprovados pela Anacom, são:

                                                        24 Mb / 512 Kbps (Upgrade automatico para os actuais Sapo 8 MB)
                                                        e
                                                        8 Mb / 512 Kbps (upgrade automatico para os actuais Sapo 4MB)

                                                        Isto além de alguns planos que vão aparecer com contenções de 1:20 e 1:10 que deverão ser vendidos ao preço do ouro..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por capitão iglo

                                                          Basicamente, esses 100 Mbits irão ser como ter um ferrari para ir à esquina comprar salsa, por um caminho de cabras.

                                                          É muito bonito aumentarem as velocidades, mas e os limites? Porreiro, passaram-me de 4 Mbits para 8 mas... tiraram as happy hours.
                                                          Eu também de há um ano para cá perdi as happy hours e passei para 8Mb.

                                                          Mas não preciso de happy hours com 86Gb de tráfego internacional e ilimitado nacional

                                                          Isto tudo por 35 euros na PT :D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por jts

                                                            citação:Originalmente colocada por capitão iglo

                                                            Basicamente, esses 100 Mbits irão ser como ter um ferrari para ir à esquina comprar salsa, por um caminho de cabras.

                                                            É muito bonito aumentarem as velocidades, mas e os limites? Porreiro, passaram-me de 4 Mbits para 8 mas... tiraram as happy hours.
                                                            Eu também de há um ano para cá perdi as happy hours e passei para 8Mb.

                                                            Mas não preciso de happy hours com 86Gb de tráfego internacional e ilimitado nacional

                                                            Isto tudo por 35 euros na PT :D
                                                            Isso é muito pouco...:D
                                                            Vamos a ver se a Clix aumenta o upload para 640...Isso é que era

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X