Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Telenovelas Viciam Crianças e Jovens? Limitem!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Telenovelas Viciam Crianças e Jovens? Limitem!



    http://jn.sapo.pt/2006/09/17/tema_de...educadore.html

    Febre juvenil alarma pais e educadores

    Sérgio Almeida, Pedro Correia

    Os pais do pequeno João só despertaram para o problema quando viram o filho, de seis anos, chegar a casa arrasado após um dia de aulas. "Queixava-se de ter sido excluído das brincadeiras com os colegas por não estar a par dos episódios da Floribella", explica Augusto Teixeira, um engenheiro electromecânico de 33 anos residente em Guimarães.

    E se, no caso do João, o problema foi resolvido sem dramas de maior - bastou-lhe assistir a um par de horas da aposta forte da SIC para voltar a ser integrado no grupo -, noutros casos a dependência de largos milhares de jovens face aos programas "Floribella" e "Morangos com açúcar" (TVI), líderes de audiência na televisão portuguesa, assume contornos insólitos. A quarta série da novela juvenil da TVI arranca amanhã.

    O episódio mais célebre ocorreu há poucos meses, quando dezenas de pré-adolescentes, em histeria colectiva, foram internados de urgência por julgarem estar infectados pelo mesmo vírus que atingiu os jovens actores na série transmitida pela TVI.

    Doutor em Sociologia da Comunicação e autor do livro "A televisão no quotidiano das crianças", Manuel Pinto admite que os estudos científicos sobre as consequências da sobreexposição não são concludentes - "há vários factores intervenientes, como o grau de dependência da TV, a existência de outras actividades concorrentes ou a influência de adultos", adianta -, mas, socorrendo-se da sabedoria popular, sempre vai reconhecendo que "tudo o que é demais é moléstia".

    "Não sou contrário ao facto de ser este o tipo de conteúdos programados em 'prime time'. Sou crítico do facto de termos um conteúdo tão 'prato único'. Não será de estranhar que se trate de uma fase transitória e que, por efeito de saturação junto do público-alvo, este estado de coisas se venha a modificar", opina o professor da Universidade do Minho.

    Já para a investigadora Sara Pereira, cuja tese de doutoramento versou sobre "A televisão para crianças em Portugal", os riscos de dependência incluem "a reduzida interacção social" e "a falta de abertura a outras realidades culturais", o que, em último caso, pode conduzir até ao "isolamento".

    Manuel Pinto e Sara Pereira concordam também que, do lote de medidas a adoptar pelos pais para limitar o visionamento, a proibição pura e simples é, de longe, a mais ineficaz. "Mediar" é a palavra-chave.

    "Não se trata tanto de restringir, mas de diversificar. Com imaginação, encontrar alternativas interessantes e competitivas", sustenta o ex-Provedor do Leitor do "Jornal de Notícias", enquanto que, para Sara Pereira, "o mais importante é que os pais expliquem os motivos pelos quais não é conveniente que os filhos assistam a tantas horas seguidas os mesmos conteúdos".

    O apogeu dessa exposição mediática sem precedentes aconteceu no Verão, altura em que a SIC e a TVI exibiram um total de oito horas diárias dos seus trunfos, repetindo episódios de manhã à noite. "O objectivo é, antes de mais, económico. Pega-se no custo de um programa por dois ou três", defende o crítico de televisão e investigador Eduardo Cintra Torres.

    E se é certo que a 'batalha' fratricida não se circunscreve à TV - dos discos aos livros, os produtos licenciados ultrapassam a centena -, não é menos verdade que a continuação da "Flor" e dos "Morangos" dependerá sempre dos resultados das audiências. "Com o regresso às aulas, a 'febre' deverá diminuir", vaticina Sara Pereira.



    Sou 100% a favor da limitação destas séries dirigidas ao público juvenil, a 1 episódio por dia durante 5 dias por semana.

    O que acham?!

    Devia-se fazer uma petição para isto ser limitado!

    Fiquei impressionado este verão a ver um jovem "normal" de 13 anos sempre colada à porcaria da televisão, nem saía de cada, com piscina disponível, praia a 500m; nem sequer convivia.




    #2
    Não é nada de novo, é um fenómeno já estudado em diversos países que, à semelhança de portugal, já foram por este atingidos ...

    mais uma vez, tudo o que for regular em demasia não é saudável e seria nova tentativa de branquear a responsabilidade dos pais na educação das crianças !

    Comentário


      #3
      http://jn.sapo.pt/2006/09/17/tema_de...os_desenh.html

      "Troco a 'Floribella' e os 'Morangos' por desenhos animados"

      Provar à jovem Beatriz que há mais vida para além da TV, é o que tenta fazer a família Pinto

      Sérgio Almeida

      Na terra onde Luciana 'Floribella' Abreu nasceu, há quem passe ao lado do fenómeno avassalador que tem percorrido a sociedade portuguesa nos últimos meses. A família Pinto, de Canidelo, em Vila Nova de Gaia, esforça-se por incutir a Beatriz, de nove anos, valores que a ajudem a aperceber-se de que existe mais vida para além dos "Morangos com açúcar" e "Floribella".

      "Não proibimos nada, mas gostamos de proporcionar- -lhe ferramentas para que ela veja que a televisão é apenas uma das imensas possibilidades ao seu dispor", explica António José, um professor de Matemática que, no decurso da sua actividade profissional, lida diariamente com casos de absoluta dependência de jovens face ao 'pequeno ecrã'.

      O tempo excessivo gasto pela generalidade das crianças frente à TV leva-o mesmo a interrogar-se sobre "como será o convívio no seio de famílias que, por força da importância dada à TV e não só, praticamente não dialogam entre si".

      Apesar de evitarem os condicionamentos, há uma regra de ouro que tem vigorado com sucesso durante as refeições, o televisor não é ligado. "Aproveitamos para contar como correu o dia a cada um de nós e, no final do jantar, gostamos de passear ou ler", explica a mãe, Eduarda.

      Não significa isto que Beatriz sinta uma aversão completa por dois dos produtos mais bem sucedidos de sempre da televisão portuguesa. Acompanhante regular da primeira série dos "Morangos", tem preferido assistir agora com maior frequência aos episódios de "Floribella". "Mas nunca deixei de fazer nada de que gostasse para colar-me frente ao ecrã horas a fio", diz Beatriz, que, a partir dos relatos de várias colegas, percebeu até que ponto a exposição massiva a estes produtos pode causar adição. "No Verão, por exemplo, as estações procuravam agarrar os jovens de todas as formas ao ecrã, dizendo-lhes a toda a hora para não perderem o episódio seguinte, daí a poucas horas. Tive amigas que praticamente não saíam de casa só para acompanharem os programas".

      O pior, admite a jovem, foi na escola "Como não via todos os episódios, tive dificuldade em acompanhar os jogos e as coreografias dos colegas. Tive que brincar à parte com mais duas colegas que também viam os programas".

      O pai até compreende a estratégia de saturação seguida pelas estações - programando horas sucessivas com os mesmos conteúdos na tentativa de rentabilizar ao máximo o aparentemente inesgotável filão - , mas não deixa de apontar o dedo acusador às milhares de famílias que permitem que os filhos vejam os mesmos programas durante o tempo que bem entenderem. "É a solução mais cómoda deixar os filhos especados diante da TV e não se ralarem mais com isso".

      A via alternativa existe, garante a família Pinto. E logo pela voz de Beatriz "Sempre que tenho amigas em casa, ficamos a ver desenhos animados em vez da 'Floribella' ou dos 'Morangos No início, protestam, mas, passado algum tempo, vêem com entusiasmo".


      Comentário


        #4
        O que está relatado tem um grande problema, que é encontrar os CULPADOS nas questões de falta de comunicação, convivio e neste caso de exclusão, os [u]PAIS</u>

        [u]QUERO SER UM TELEVISOR</u>

        A professora Ana Maria pediu aos alunos que fizessem uma redação e nessa redação o que eles gostariam que Deus fizesse por eles. À noite, corrigindo as redações, ela se depara com uma que a deixa muito emocionada. O marido, nesse momento, acaba de entrar, a vê chorando e diz: "O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.

        "Senhor, esta noite te peço algo especial: me transforme em um televisor. Quero ocupar o seu lugar. Viver como vive a TV de minha casa. Ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao redor...
        Ser levado a sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem questionamentos.

        Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona. E ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado.
        E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos "briguem" para estar comigo.
        Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo.

        E, por fim, que eu possa divertir a todos.
        Senhor, não te peço muito...
        Só quero viver o que vive qualquer televisor!"

        Naquele momento, o marido de Ana Maria disse: "Meu Deus, coitado desse menino. Nossa, que coisa esses pais".

        E ela olha: "Essa redação é do nosso filho".





        PS- Prestem mais Atenção às crianças!

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por hpventura

          Não é nada de novo, é um fenómeno já estudado em diversos países que, à semelhança de portugal, já foram por este atingidos ...

          mais uma vez, tudo o que for regular em demasia não é saudável e seria nova tentativa de branquear a responsabilidade dos pais na educação das crianças !
          Mas se 75% dos pais não consegue regular nada - muitas vezes nem eles regulam bem - não será responsabilidade do estado regular?

          É como a história dos anuncios a bollicaos e outras porcarias durante os intervalos da programação infantil.


          edit: eu costumo dizer que é preciso licenças e autorizações para tudo: pescar, caçar, conduzir carro, andar de mota de água, construir um anexo na casa... mas ser pai e mãe qualquer um é. E envolve 100 vezes mais responsabilidade. Devia ser obrigatório um curso de paternidade e maternidade.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por PDCouto

            citação:Originalmente colocada por hpventura

            Não é nada de novo, é um fenómeno já estudado em diversos países que, à semelhança de portugal, já foram por este atingidos ...

            mais uma vez, tudo o que for regular em demasia não é saudável e seria nova tentativa de branquear a responsabilidade dos pais na educação das crianças !
            Mas se 75% dos pais não consegue regular nada - muitas vezes nem eles regulam bem - não será responsabilidade do estado regular?

            É como a história dos anuncios a bollicaos e outras porcarias durante os intervalos da programação infantil.
            Porque é que o Estado há de substituir o lugar dos pais na educação de seus filhos ?! ;)

            Comentário


              #7
              A culpa é dos FP.:D

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por hpventura

                citação:Originalmente colocada por PDCouto

                citação:Originalmente colocada por hpventura

                Não é nada de novo, é um fenómeno já estudado em diversos países que, à semelhança de portugal, já foram por este atingidos ...

                mais uma vez, tudo o que for regular em demasia não é saudável e seria nova tentativa de branquear a responsabilidade dos pais na educação das crianças !
                Mas se 75% dos pais não consegue regular nada - muitas vezes nem eles regulam bem - não será responsabilidade do estado regular?

                É como a história dos anuncios a bollicaos e outras porcarias durante os intervalos da programação infantil.
                Porque é que o Estado há de substituir o lugar dos pais na educação de seus filhos ?! ;)
                A não o fazer, nem sequer disponibilizaria escolas públicas nem determinaria escolaridade obrigatória, já que a educação de cada filho ficaria entregue totalmente aos seus pais.

                E respondo com outras perguntas: os condutores usariam cinto de segurança se a lei não obrigasse, ou seja, porque é que o estado há de susbtituir a consciência das pessoas na prevenção da sua segurança?

                Mas deixo-te já um motivo:

                O Estado deverá intervir para não se correr o risco de criar uma geração estupidificada, quanto mais não seja por motivos economicistas: uma geração estupidificada nunca chegará longe logo contribuirá menos.

                Comentário


                  #9
                  é por isso que ja deixei de ver novelas a mais de 10 anos

                  tenho outros vicios :D

                  Comentário


                    #10
                    Pelo menos os putos qdo estão a ver as novelas em casa não estão na rua a drogarem-se nem a roubar;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Nephilim

                      Pelo menos os putos qdo estão a ver as novelas em casa não estão na rua a drogarem-se nem a roubar;)
                      Nem estão a socializar, nem a jogar futebol, nem a brincar às escondidas e às corridas, nem a fazer corridas de carrinhos e de bicicleta, nem a dar passeios com os avós...

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por PDCouto

                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                        Pelo menos os putos qdo estão a ver as novelas em casa não estão na rua a drogarem-se nem a roubar;)
                        Nem estão a socializar, nem a jogar futebol, nem a brincar às escondidas e às corridas, nem a fazer corridas de carrinhos e de bicicleta, nem a dar passeios com os avós...
                        mas há momentos pa tudo e as novelas sao a horas ou de jantar ou do lanche etc.

                        pare um vicio normal que todos os males fossem esses;)

                        Comentário


                          #13
                          mas ja deu novelas de manhã....

                          a tvi gosta de dar a qualquer altura do dia sem se cansar :D

                          Comentário


                            #14

                            As situações tem de ser equilibradas, á que saber dosear e fazer com que os miudos tenham tempo e espaço para ter de tudo um bocadinho e tempo

                            A educação cabe aos pais, o estado/escolas pode complementar e tem como função formar

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por PDCouto


                              Nem estão a socializar, nem a jogar futebol, nem a brincar às escondidas e às corridas, nem a fazer corridas de carrinhos e de bicicleta, nem a dar passeios com os avós...
                              Não fazem nada disso por verem 30minutos de Floribela por dia mais 30minutos de morangos com acucar?[:I]


                              parece-me um exagero...:D:D:D[8)]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                Pelo menos os putos qdo estão a ver as novelas em casa não estão na rua a drogarem-se nem a roubar;)
                                Espera até meterem alguém nas telenovelas que faça isso...

                                citação:Os pais do pequeno João só despertaram para o problema quando viram o filho, de seis anos, chegar a casa arrasado após um dia de aulas. "Queixava-se de ter sido excluído das brincadeiras com os colegas por não estar a par dos episódios da Floribella", explica Augusto Teixeira, um engenheiro electromecânico de 33 anos residente em Guimarães.
                                Não o deixaram brincar porque ele não era suficientemente maricas para ver a Florim***a? :S

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por pamaro

                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                  Pelo menos os putos qdo estão a ver as novelas em casa não estão na rua a drogarem-se nem a roubar;)
                                  Espera até meterem alguém nas telenovelas que faça isso...

                                  Já fizeram....mas as novelas portuguesas até por norma tenta transmitir uma boa mensagem.;)

                                  acho ridiculo os pais preocuparem-se tanto com as "novelas" dos filhos.
                                  Os puto tem que fazer disparates pois se não os fizerem em putos fazem-nos em adultos e aí é bem pior;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por jcpr

                                    A culpa é dos FP.:D
                                    Os filipenses?
                                    Não são os gajos da biblia? tambem esses são sempre os culpados:D

                                    Agora a sério, não tenho e não pretendo ter filhos, pelo menos a curto prazo.
                                    Mas se tiver, tentarei minimizar ao maximo a tv, eu hoje em dia não vejo quase nada, só qdo dá um filme de jeito ou qqr coisa de genero, mas qdo era novo via muito, é claro que a programação não era esta me*da.
                                    Era tom sawyer

                                    e desenhos animados do genero, bons tempos

                                    Comentário


                                      #19
                                      demasiado preocupante estes casos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        E eu a pensar que os Morangos iam acabar agora, mas ainda vão continuar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                          citação:Originalmente colocada por PDCouto


                                          Nem estão a socializar, nem a jogar futebol, nem a brincar às escondidas e às corridas, nem a fazer corridas de carrinhos e de bicicleta, nem a dar passeios com os avós...
                                          Não fazem nada disso por verem 30minutos de Floribela por dia mais 30minutos de morangos com acucar?[:I]


                                          parece-me um exagero...:D:D:D[8)]
                                          e se tu pensas que só dão meia hora de cada é porque andas muito mal informado. Espreita a programação da SIC e TVI e até ficas parvo com a quantidade de horas que eles passam essas porcarias...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sem dúvida q vicia, se bem me lembro a Floribella dá 3x ao dia... A verdade é que vicia por ter um conteúdo simples e fácil de apanhar que toda a gente consegue rapidamente integrar-se. A ideia é boa, á q dizê-lo...
                                            Pah é verdade q perdem mtas horas as ver isto, mas seria melhor se andassem por aí a fazer coisas q n devem? é nakela...

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                              citação:Originalmente colocada por PDCouto


                                              Nem estão a socializar, nem a jogar futebol, nem a brincar às escondidas e às corridas, nem a fazer corridas de carrinhos e de bicicleta, nem a dar passeios com os avós...
                                              Não fazem nada disso por verem 30minutos de Floribela por dia mais 30minutos de morangos com acucar?[:I]


                                              parece-me um exagero...:D:D:D[8)]
                                              Se fossem só 30 minutos por dia não havia problema. O problema é que são 4 ou 5 horas por dia, em tempo de férias. Não tens mesmo ideia, a chavalada fica VIDRADA horas seguidas, e nem sai de casa porque a seguir dá outra. Se escapa uma, repetem no dia a seguir.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Falam das floribela e morangos como algo mto mau...parece-me exagerado, porcaria na tv seria touradas e nunca novelas.

                                                Se calhar os pais que tem filhos viciados em novelas é pk eles não lhes proporcionam coisas mais interessantes...;)

                                                O meu sobrinho tem 4 anos e é mais o Noddy e uns bonecos guerreiros que depois de os ver partiu os lapis de pintar pk dizia que tinha mta força como os bonecos[8][8] enfim...nada que eu nao tivesse feito tb...[8)]
                                                Ele ve tudo o que kiser mas gosta de sair só vê qdo tá em casa;)


                                                Eu se calhar tou a minimizar isto pk no meu tempo vicios era a heroina um mau vicio...tomara as mães e pais na altura que os filhos vissem as "floribelas" em vez de os verem com a seringa espetada no braço[)]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Grolubao


                                                  Pah é verdade q perdem mtas horas as ver isto, mas seria melhor se andassem por aí a fazer coisas q n devem? é nakela...
                                                  Nem tanto à terra, nem tanto ao mar, como se costuma dizer.

                                                  A verdade é que é fácil para os pais sentarem os putos a ver aquilo pois é mais difícil estimulá-los com hábitos correctos de leitura, ou passeios, ou outras actividade mais enriquecedoras.

                                                  No fundo, é a falta de tempo, falta de cultura e falta de paciência também.

                                                  As famílias mudaram. Antigamente, na família, era o pai que trabalhava, sendo que a mãe estava presente para corrigir posturas e educar. Agora, ambos os pais trabalham e após um dia de trabalho, admito que não é fácil encontrar soluções alternativas para entreter uma criança.

                                                  Os putos hoje em dia estão completamente formatados. Vejo frequentemente 2 miúdas a brincar (se é que se pode dizer que é brincar) aqui na rua, que imitam cenas das novelas e a 10 cm uma da outra, gritam. Não falam, gritam estridentemente uma com a outra. Tanto que houveram queixas de vizinhos que tinham bébés a dormir e não só. Mesmo que não estejam a interromper o descanso de alguém, irrita profundamente.



                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por capitão iglo


                                                    As famílias mudaram. Antigamente, na família, era o pai que trabalhava, sendo que a mãe estava presente para corrigir posturas e educar. Agora, ambos os pais trabalham e após um dia de trabalho, admito que não é fácil encontrar soluções alternativas para entreter uma criança.

                                                    Os putos hoje em dia estão completamente formatados. Vejo frequentemente 2 miúdas a brincar (se é que se pode dizer que é brincar) aqui na rua, que imitam cenas das novelas e a 10 cm uma da outra, gritam. Não falam, gritam estridentemente uma com a outra. Tanto que houveram queixas de vizinhos que tinham bébés a dormir e não só. Mesmo que não estejam a interromper o descanso de alguém, irrita profundamente.



                                                    Mas os putos já gritavam mto antes de haver novelas...;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho um pouco preocupante... mas nao assim tanto, temos de limitar as crianças e dar-lhes alternativas e nao é dificil uma vez que eles sao de facil influencia (alguns)... agora a coisas bem piores que se passam com as "nossas" crianças e bem mais preocupantes do que uma "dose" de morangos ou bloribellas... que sempre pode passar a meia "dose" se os pais quizerem.;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Nephilim



                                                        Mas os putos já gritavam mto antes de haver novelas...;)
                                                        A 10 cm da face uma da outra? Desculpa, mas nunca vi.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por PDCouto


                                                          Se fossem só 30 minutos por dia não havia problema. O problema é que são 4 ou 5 horas por dia, em tempo de férias. Não tens mesmo ideia, a chavalada fica VIDRADA horas seguidas, e nem sai de casa porque a seguir dá outra. Se escapa uma, repetem no dia a seguir.
                                                          pois nisso acredito....ate eu que nunca vi a floribela e os morangos já tive noites inteiras a bezerrar a ver novelinhas da tvi[:I]...
                                                          acaba por ser estupidamente viciante[8D] agora n vejo nenhuma.

                                                          Eu tenho um sobrinho de 4 anos e o puto até gosta de passear a ver se pelo menos qdo for maior tem outras alternativas porreiras para fazer. Em breve vai para o Karate como eu fui tb a ver se leva um "carolos" e acalma:D:D de resto gosta de jogos e ja brinca com um carro telecomandado uns carrinhos mas o que ele gosta é mesmo é de ferramentas já lhe dei algumas de plastico mas por ele queria eram a serio.[:I] agora anda mto destruidor supostamente devido a uns desenhos animados...[8] espero que nao seja um puto que só queira é ver tv...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por capitão iglo

                                                            citação:Originalmente colocada por Nephilim



                                                            Mas os putos já gritavam mto antes de haver novelas...;)
                                                            A 10 cm da face uma da outra? Desculpa, mas nunca vi.
                                                            nunca viste?[:I][:I][:I] e já agora que isso tem a ver com a floribella ou os morangos?


                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X