Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Letras bancárias - duvida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Letras bancárias - duvida

    Alguém entendido no assunto?
    Emprestei em 1997 a um irmão e cunhada para construção de casa uns milhares de contos, tudo em letras de mil contos cada uma, onde foram todas pagas menos duas, 2*1000 contos, e como os tempos se complicaram, eu nunca liguei e já nem contava receber este dinheiro.
    Acontece que nunca registei as letras, como era um irmão e cunhada, achei que não seria necessário, apenas estão identificadas e assinadas por eles dois. Contudo, surge a altura da partilha de herança dos meus falecidos país.....é claro, surgem as chatices, e se é para me chatear decidi que quero receber aquele dinheiro.
    A minha questão é, estas letras ainda tem alguma validade mesmo estando em escudos e não estando registadas?

    #2
    20 anos depois, não têm valor legal nenhum.

    Comentário


      #3
      Letras com data de vencimento ou à vista?

      Sempre podes tentar descontar junto de uma instituição bancária, dependendo da questão da data de validade.

      Comentário


        #4
        Dividas de particulares com 20 anos? Não me parece mesmo estando titulada com 2 letras.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
          Letras com data de vencimento ou à vista?

          Sempre podes tentar descontar junto de uma instituição bancária, dependendo da questão da data de validade.
          Sem data de vencimento

          Comentário


            #6
            Eu vi há menos de dois anos, letras em escudos a serem descontadas com o contravalor em Euros...
            As datas de emissão, seriam do final da década de 90'.

            Mas isso é um mundo estranho, letras com e sem protesto, enfim não será fácil, nem sei se será possível, mas junto de um cartório notarial
            de protesto de letras podem ajudar-te melhor.

            Comentário


              #7
              Nunca percebi como funcionava isso das letras.

              Comentário


                #8
                Sem perceber nada de Leis quer-me parecer que as letras de que falas ainda são válidas. Uma letra é uma confissão de dívida. Se a letra está assinada e não tem prazo (é à vista) então pode ser cobrada quando o sacador bem entender, nem que seja 30 anos depois de as receber. Mas só mesmo um notário ou um advogado de direito comercial te poderá esclarecer cabalmente.

                Comentário


                  #9
                  Já à imensos anos que não trabalhamos com letras, reformar as letras, etc... Mas ouvi uma conversa sobre isso, em que o valor ser em escudos não é problema, é convertido em Euros, pela taxa oficial, se não tem termo de validade deve ser possível receber o dinheiro, pois na pratica isso é um contrato.

                  Comentário


                    #10
                    Um letra é um título de crédito e, assim como um cheque, constitui um título executivo (quirógrafo). Para mais informações... consulta um advogado.

                    Comentário


                      #11
                      Aconselho-te a consultares um advogado, mas terá de ser um que saiba do assunto.
                      Quanto às letras toma nota de que são um titulo executivo, isto é, o facto de teres uma letra de um devedor assinada por ele em tua posse, comprova logo "à cabeça" que aquele valor é-te devido e podes executar de seguida.
                      Se não houvesse a questão das datas serem bastante antigas (pois não sei como a lei olha para a questão dos prazos), bastaria-te a ti entregares as letras a um solicitador para que ele as executasse. Nem sequer tens que provar que aqueles montantes são-te devidos.
                      Neste caso e tendo em conta a antiguidade das datas, não sei ao certo como se processa, mas penso que terás que provar em tribunal de que aqueles títulos não te foram pagos.
                      Só depois podes avançar para a execução dos títulos.

                      Comentário


                        #12
                        Liguei á Advogada a falar no assunto, e como estava fora apenas me falou por alto. Segundo ela, há dois tipo de letras, umas que só tem validade de 3 anos e outras que não tem tempo limite ( ela deu o nome de cada uma, mas não me lembro), mas terei que passar amanhã no escritório para ela ver as letras.
                        Contudo, ela disse que em tribunal mesmo sem validade, as letras servem como prova da dívida.

                        Comentário


                          #13
                          Letras são um papel que é uma promessa de pagar.
                          Ela tem expressões como "Á vista", "2 meses de vista" ou qualquer coisa assim parecida?
                          Não ter data de vencimento, nem expressão estilo "à vista" faz muita gente supor que é uma letra de favor e portanto será muito difícil fazer qualquer coisa com ela, mesmo dentro do prazo.
                          Além disso tenho a noção (dei isto na escola há demasiado tempo, não te posso dar a certeza) que o vencimento máximo das letras é de 1 ano ou coisa assim do género e depois tens uns quantos meses para protestar, e aí terminam os teus direitos quanto à letra.
                          Mas não confundas com não teres direitos quanto à letra, com não teres direitos quanto à dívida.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X