Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O outro tópico da Cerveja e dos que a fazem em casa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O outro tópico da Cerveja e dos que a fazem em casa

    Meus amigos, tomei uma decisão algo estranha para quem, como eu, bebe em média umas 10 cervejas por ano. Vou fazer a minha própria cerveja caseira. Como hobby é claro.
    Ando submergido em leituras sobre maltes e lúpulos, sobre Lagers e Stouts. Pale Ales e Saisons...

    Para já aguardo ansiosamente pela chegada de um fermentador e 2 kits de extracto de maltes e lúpulos... mas já me rói a vontadinha de começar a fazer umas receitas All grain.

    Quem daqui já fez ou pretende fazer a sua própria cervejinha? Irei fazer aqui a partilha do nascimento e morte da primeira cerveja que fabricar. E deixo à consideração dos entusiastas, querem que comece por uma Australian Pale Ale ou por uma Mexican Cerveza?????

    Para já deixo a lista do hardware e software (sem incluir o beersmith...)

    -StarSan No Rinse Sanitizer 236ml
    -A NEW Coopers Premium DIY 40 Pint Microbrewery
    -Coopers Australian Pale Ale 40 Pts
    -Coopers Brew Enhancer 2
    -Young's Beer Finnings - Treat 23L

    #2
    Eu também faço a minha própria cerveja, mas estou reduzido à pilsner que é a que gosto mais. De resto é só para experimentar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Eu também faço a minha própria cerveja, mas estou reduzido à pilsner que é a que gosto mais. De resto é só para experimentar.
      Durante muitos anos só bebi Lagers e dentro destas Pilseners, como quase toda a gente em Portugal. Mas as Lagers são mais difíceis de fermentar sem ajudas de refrigeração. Que maltes e leveduras usas?

      Comentário


        #4
        Tenho usado só material da brewferm e da muntons e sempre com excelentes resultados. Agora um amigo falou-me de uma loja espanhola que tem material bom e barato e provavelmente vou experimentar.

        Um conselho da minha pouca experiência, esquece as garrafas com flip flop e afins. Vais a uma casa de ferragens e compras um encapsulador e cápsulas em condições e usas garrafas de espumante que são resistentes e boas para reutilizar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
          Tenho usado só material da brewferm e da muntons e sempre com excelentes resultados. Agora um amigo falou-me de uma loja espanhola que tem material bom e barato e provavelmente vou experimentar.

          Um conselho da minha pouca experiência, esquece as garrafas com flip flop e afins. Vais a uma casa de ferragens e compras um encapsulador e cápsulas em condições e usas garrafas de espumante que são resistentes e boas para reutilizar.
          O kit da Coopers traz 30 garrafas PET de 750 ml. Vou começar assim.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
            O kit da Coopers traz 30 garrafas PET de 750 ml. Vou começar assim.
            Sim, mas eu já estou no nível das centenas de garrafas...[emoji28]

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Sim, mas eu já estou no nível das centenas de garrafas...[emoji28]
              Mas não as bebes ou quê? Centenas de garrafas é muita brassagem!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                Mas não as bebes ou quê? Centenas de garrafas é muita brassagem!
                Tenho muita gente a ajudar a beber...[emoji23]

                Comentário


                  #9
                  De vez em quando faço umas coisas mas nada de resultados brilhantes

                  Cheguei a fazer alguns lotes interessantes mas para evoluir precisava de investir um bocado em equipamento que não me apetece muito. Sem um controlo apropriado da temperatura de fermentação, os resultados ficam demasiado dependentes da sorte.

                  Comentário


                    #10
                    Os primeiros 23 Litros de Mexican Cerveza já estão no fabrico. Dentro de um mês já se bebe.


                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                      Os primeiros 23 Litros de Mexican Cerveza já estão no fabrico. Dentro de um mês já se bebe.


                      O fermentador não tem que ser opaco?Estava na ideia que sim.
                      Tenho que me lançar nisso.Talvez comece pelo mais básico.

                      Comentário


                        #12
                        Quanto custa em média um kit de iniciação?

                        Adoro cerveja, já tive para me inscrever num workshop de cerveja artesanal, com o intuito de fazer a minha cervejinha.

                        Parece-me um tema interessante para um tópico.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por silvermoon Ver Post
                          O fermentador não tem que ser opaco?Estava na ideia que sim.
                          Tenho que me lançar nisso.Talvez comece pelo mais básico.
                          Tá no escuro já...O facto de ser transparente permite vigiar melhor a fermentação. Mas quem não tiver sítio pode sempre tapar com um pano escuro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                            Quanto custa em média um kit de iniciação?

                            Adoro cerveja, já tive para me inscrever num workshop de cerveja artesanal, com o intuito de fazer a minha cervejinha.

                            Parece-me um tema interessante para um tópico.
                            Há para todos os preços. Eu optei por uma mais caro, só com um fermentador. Mas que traz o kit para a cerveja (Extracto) , 30 garrafas PET e o resto da tralha. Comprei um kit de extracto adicional e paguei 140 Euros.

                            Contudo, há muito mais barato, incluindo cá (geralmente sem os ingredientes).

                            Comprei este

                            https://www.brewuk.co.uk/coopers-beer-starter-kit.html

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                              Há para todos os preços. Eu optei por uma mais caro, só com um fermentador. Mas que traz o kit para a cerveja (Extracto) , 30 garrafas PET e o resto da tralha. Comprei um kit de extracto adicional e paguei 140 Euros.

                              Contudo, há muito mais barato, incluindo cá (geralmente sem os ingredientes).

                              Comprei este

                              https://www.brewuk.co.uk/coopers-beer-starter-kit.html

                              Obrigado pela informação.

                              Acho que tenho de me debruçar um pouco em literatura e videos antes de me aventurar (pelo menos para ter os conceitos básicos). A maioria dos termos técnicos passa-me completamente ao lado.

                              Mas estou a ver que vou aventurar-me

                              Comentário


                                #16
                                Num mês a cerveja ainda não está boa. Podes começar a beber, mas é idêntico ao processo do vinho. Precisa de uns meses a maturar para ficar no ponto.

                                Em geral, pela minha experiência, fica no ponto entre os 6-12 meses após o fabrico.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Num mês a cerveja ainda não está boa. Podes começar a beber, mas é idêntico ao processo do vinho. Precisa de uns meses a maturar para ficar no ponto.

                                  Em geral, pela minha experiência, fica no ponto entre os 6-12 meses após o fabrico.
                                  Depende da cerveja. No caso das tuas Lagers é mesmo isso. Uma stout não precisa de tanto tempo por exemplo. Mas daqui a um mês esta não falha. Se for pouco tempo fica nas garrafas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                    Depende da cerveja. No caso das tuas Lagers é mesmo isso. Uma stout não precisa de tanto tempo por exemplo. Mas daqui a um mês esta não falha. Se for pouco tempo fica nas garrafas.
                                    Não quer dizer que não se beba, mas eu olho para a cerveja, como o vinho. Uns demoram 4, 6 ou 12 meses a ficar no ponto. Se podem ser bebidos passado uma semana? Claro que podem, até antes de fermentarem. Mas estou crente que em poucas semanas nenhuma cerveja atinge o seu potencial máximo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      Não quer dizer que não se beba, mas eu olho para a cerveja, como o vinho. Uns demoram 4, 6 ou 12 meses a ficar no ponto. Se podem ser bebidos passado uma semana? Claro que podem, até antes de fermentarem. Mas estou crente que em poucas semanas nenhuma cerveja atinge o seu potencial máximo.
                                      Eu vou guardar umas garrafas destes 2 kits por uns meses largos. Para ir vendo e bubendo...

                                      Entretanto: Gravidade Original 1043. Temperatura constante de 21 graus no armário da bebedeira!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                        Eu vou guardar umas garrafas destes 2 kits por uns meses largos. Para ir vendo e bubendo...

                                        Entretanto: Gravidade Original 1043. Temperatura constante de 21 graus no armário da bebedeira!
                                        Eu costumo fazer na garagem onde a temperatura sofre menos oscilações e consigo ter algo nos 18 graus para a pilsner, por exemplo. Depois continua na garagem a estagiar.

                                        Comecei a notar a diferença de maturação exactamente por ir abrindo e bebendo e com o tempo iam ficando melhores. Por exemplo, vou fazer brevemente um lote que o objectivo será beber só lá para o verão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É como diz o Obtuso, prova mas tenta guardar algum tempo. Uns meses podem fazer milagres

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                            É como diz o Obtuso, prova mas tenta guardar algum tempo. Uns meses podem fazer milagres

                                            Comigo 30 litros vão durar muitos meses! A não ser que esteja mesmo boa...aí os amigos vão despachar metade em 2 fins de semana....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                              Comigo 30 litros vão durar muitos meses! A não ser que esteja mesmo boa...aí os amigos vão despachar metade em 2 fins de semana....
                                              Meses??? Lol. 30 litros são 120 minis. Em menos de um mês desaparece tudo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Meses??? Lol. 30 litros são 120 minis. Em menos de um mês desaparece tudo.
                                                Em média bebo umas 10 cervejas por ano...Neste momento sinto-me como um gajo que abre uma casa de ***** e ainda não sabe se vai mandar nelas ou se as vai comer....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu comecei com esta brincadeira à cerca de 1 ano. Comprei uma braumeister de 10 litros, para poder fazer cerveja all grain, e já fiz vários estilos. O reduzido tamanho dá para fazer várias experiências até acertar a receita. De momento está uma pilsner no fermentador a repousar, e vai ser engarrafada daqui a 2 semanas. Já fiz hefe weizen, belgian dubbel, kolsh, pilsner, com diferentes graus de sucesso.

                                                  É um hobby que não compensa financeiramente nem pelo trabalho que dá. Só mesmo por desfrutar do processo em si, e claro, produzir algo nosso.

                                                  Fica aqui um vídeo da uma máquina igual à que tenho em casa - um bocado romântico, mas dá para ter uma ideia do processo

                                                  https://www.youtube.com/watch?v=9CO8rMQT6Gk

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso é a bimby da cerveja??? Écran a cores e vai buscar as receitas à net?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Isso é a bimby da cerveja??? Écran a cores e vai buscar as receitas à net?
                                                      Não me digas que não conheces as Braumeister... Para já posso dizer que tive mesmo perto de comprar o barril fermentador da Speidel...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                                        Eu comecei com esta brincadeira à cerca de 1 ano. Comprei uma braumeister de 10 litros, para poder fazer cerveja all grain, e já fiz vários estilos. O reduzido tamanho dá para fazer várias experiências até acertar a receita. De momento está uma pilsner no fermentador a repousar, e vai ser engarrafada daqui a 2 semanas. Já fiz hefe weizen, belgian dubbel, kolsh, pilsner, com diferentes graus de sucesso.

                                                        É um hobby que não compensa financeiramente nem pelo trabalho que dá. Só mesmo por desfrutar do processo em si, e claro, produzir algo nosso.

                                                        Fica aqui um vídeo da uma máquina igual à que tenho em casa - um bocado romântico, mas dá para ter uma ideia do processo

                                                        https://www.youtube.com/watch?v=9CO8rMQT6Gk
                                                        Espero não ficar viciado...porque já andei a ver uma Braumeister de 20 L ....e uma Grainfather. Mas atenção ...já vi uns clones Russos das Braumeister e parecem excelentes.

                                                        Grainfather

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E quando a minha mulher pedir uma bimby...eu peço-lhe isto:

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                            E quando a minha mulher pedir uma bimby...eu peço-lhe isto:


                                                            É
                                                            um mau investimento. O segredo de fazer cerveja está mais na fermentação do que na produção do mosto. Qualquer panela ao lume com apertado controlo de temperaturas te permite fazer um mosto em condições.

                                                            Onde estão os segredos do homebrewing:

                                                            - passar dos kits para a brassagem a sério (com grãos frescos e lúpulo em bolbos)
                                                            - a filtragem do mosto
                                                            - toda a fermentação (principalmente em lagers) sem contacto com O2
                                                            - e o ponto mais crítico de todos, engarrafamento (se possível nem engarrafar)!

                                                            Em produção de cerveja em casa ou em ambiente industrial, a limpeza do equipamento é absolutamente crítica. Qualquer ponto de infecção pode dar origem a uns vinagres/cidras jeitosas... ou a umas explosões de garrafas!

                                                            Na minha outra vida era cervejeiro profissional, tenho um diploma de Brewmaster e tudo ... outra vida!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X