Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Processo de Bolonha: Doutores e Engenheiros a Nú

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Processo de Bolonha: Doutores e Engenheiros a Nú

    Em Portugal existiam 4 graus académicos: Bacharel (Bachelor 3 anos), Licenciado (???), Mestre (Master +1), Doutor (Phd)

    O grau de licenciado (5 anos) só existia mesmo em Portugal (em Itália havia algo semelhante: o grau Laureado…).

    Se em conversa com um alemão, inglês, francês, norte-americano ou japonês disséssemos que éramos licenciados eles ficavam a olhar para nós sem saber do que estávamos a falar…

    Quando falamos com pessoal desses países desenvolvidos, eles em termos de habilitações dizem que são “bachelor in economics”, “bachelor in computer cience”, etc.

    Ora o processo de Bolonha que visa normalizar os graus na Europa, vem “descobrir a careca” aos graus académicos portugueses…No tratado existem três graus: Bachelor, Master e Phd…Claro criam o quê? Que houvesse o grau de licenciado…Hehehehehehehehe…Isso não existe…

    Como é que em Portugal se tentou resolver este “embróglio”?: Criando 3 graus académicos: Licenciado (que corresponde ao Bachelor), Mestre (Master) e Doutor (Phd).

    O grau Licenciado antigo desaparece. E aparentemente o Bacharelato é renomeado para Licenciado.

    Ora esta solução continua a ser incomodativa, senão reparem. Um novo licenciado português (3 anos) se quiser trabalhar na Alemanha vai ter de fazer o seu currículo em estrangeiro (inglês, alemão) e o que vai dizer: Que é “licenciated”….Ora mas isso continua a não existir….Vai ter de traduzir “Licenciado” para “Bachelor” para o pessoal dos países desenvolvidos perceberem…

    Nota:

    Vejam as habilitações académicas de Claude Shannon, o “pai” da teoria da informação cujas investigações são aplicadas em tudo quanto seja computadores: http://en.wikipedia.org/wiki/Claude_Shannon

    De engenheiro e de louco, todos temos um pouco, uns mais que outros, e de licenciado?????????

    O melhor mesmo é comprar uma [u]licença</u> para condução de motociclos[:0]

    Anda um "gaijo" a queimar as pestanas durante 5 anos e agora tem que ao preencher um curriculum que é “Bachelor”

    Isto afinal é um grande tratado[)], trata-nos é o curriculum[8]


    #2
    O bacharelato antigo é que era ridiculo, não servia para nada...

    Comentário


      #3
      Mais valia que tivessem mantido a designação "Bacharel", que já existia em Pt e encaixava como uma luva com Bolonha.

      Mas não! Mentes burocratas acharam que poderia haver despeito e toca de "forçar" o termo "licenciado" que não existe em mais lado nenhum.

      Curricúlo? Pah, escolhe por colocar "Bachelor" e acrescenta, sublinhado, "5 years programme".

      Comentário


        #4
        Não vejo onde esteja o problema. É tudo uma questão de numenclatura, na prática tudo continua igual!

        Comentário


          #5
          hmmm... o bachelor existe em portugal... é o bacharelato e são 3 anos geralmente. A licenciatura são 5 e so on...

          O que conta não são os nomes, mas o valor num escala que são os niveis da educação... e a licenciatura tem um nivel, bacharelato outro, etc etc... e esses valores é que contam e coincidem com os de lá de fora.

          Comentário


            #6
            eu nunca traduzi a minha licenciatura,

            no meu CV diz que tenho uma "licenciatura" e ponto final.

            Se perguntarem o que e' eu explico... na pratica e' semelhante ao mestrado (no estrangeiro) mas sem tese.

            Comentário


              #7
              Eu acho que o problema mesmo é aqueles que como eu têm uma licenciatura de 5 anos e que a curto prazo vão ter colegas com a mesma "licenciatura" de 3 anos....

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por RedHeart

                Não vejo onde esteja o problema. É tudo uma questão de numenclatura, na prática tudo continua igual!
                Nem mais...

                Ninguem me tira da cabeça que com 3 anos ficou licenciatura por uma questão de status... [8)]

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por RedHeart

                  Não vejo onde esteja o problema. É tudo uma questão de numenclatura, na prática tudo continua igual!
                  ai não continua não. Os cursos duram menos tempo e temos de nos esforçar mais.

                  Comentário


                    #10
                    Para os licenciados em engenharia vai tudo dar ao mesmo. Só novos mestrados e antigos licenciados com 5 anos de estudos podem inscrever-se na ordem.

                    Comentário


                      #11
                      Acho muito bem neoxic.
                      Senão qual é a vantagem de nos termos esforçado mais 2 anos?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Peacelove

                        citação:Originalmente colocada por RedHeart

                        Não vejo onde esteja o problema. É tudo uma questão de numenclatura, na prática tudo continua igual!
                        ai não continua não. Os cursos duram menos tempo e temos de nos esforçar mais.
                        o meu curso, foi partido ao meio simplesmente... ( mais umas alterações de estética)

                        Grande parte dos cursos é quase a mesma coisa, alem disso 3anos = 180 creditos ETCS, cada crédito corresponde a 7.5horas (salvo erro) de trabalho.

                        Se existe cursos que os 3 primeiros anos ficou mais difícil não estou a ver como.

                        Lá está o problema de ser ter passado "o nome" licenciatura para 3 anos, tu já estás a pensar que quem vai sair de lá com 3 anos a saber o mesmo que os de 5anos na licenciatura antiga, quando isso nem de perto nem de longe corresponde à verdade.

                        Comentário


                          #13
                          Tu em muitas universidades europeias (britanicas principalmente) tens os undergraduate degrees que são equivalentes às licenciaturas... e antes de Bolonha tb duravam 4 e 5 anos.

                          Comentário


                            #14
                            Passei para o segundo ano de civil, o segundo de 5, agora vai entrar o tratado de bolonha e ainda nao percebi nada.

                            Creio que vou ter 16 cadeiras este ano.

                            Antes o bracharelato tinha 3 anos, e nao servia para nada, agora nao existe, e passa a ser apelidado de licenciatura.

                            a licenciatura tinha 5 anos, agora passa a ser apelidada de mestrado.

                            Enfim, ainda nao percebi mta coisa.

                            se alguem tiver alguma informaçao a mais, agradecia.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por neoxic

                              Para os licenciados em engenharia vai tudo dar ao mesmo. Só novos mestrados e antigos licenciados com 5 anos de estudos podem inscrever-se na ordem.

                              O meu curso nao esta acreditado, terei de fazer os exames.

                              MAs sim, e tudo igual.

                              COm bolonha so podem inscrever-se com 5 anos.

                              Comentário


                                #16
                                N sei se reparou, mas há uma tabela onde pode comparar o seu grau academico c os do resto da europa e por o termo certo.
                                No site do cv europeu está lá as instrucções, n sejam tao rápidos a concluir q nós estamos mal e os outros bem.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Peacelove

                                  citação:Originalmente colocada por RedHeart

                                  Não vejo onde esteja o problema. É tudo uma questão de numenclatura, na prática tudo continua igual!
                                  ai não continua não. Os cursos duram menos tempo e temos de nos esforçar mais.
                                  Queres dissertar um pouco sobre isso?

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                    N sei se reparou, mas há uma tabela onde pode comparar o seu grau academico c os do resto da europa e por o termo certo.
                                    No site do cv europeu está lá as instrucções, n sejam tao rápidos a concluir q nós estamos mal e os outros bem.
                                    link?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já agora, aproveito o tópico para fazer uma questão, pode sert que alguém me consiga ajudar:

                                      - Licenciei-me com um curso de 5 anos
                                      - Fiz a parte escolar do Mestrado com a duração de 3 semestres, e estou a concluir a tese (falta um mês e meio...estou frito!!!)

                                      Bem, vamos supor q entrego a tese a tempo e horas.

                                      Fico com um total de 6 anos e meio de aulas e uma tese feita...

                                      A questão é, enquadrando estes 6 anos e meio em Bolonha, significará que tenho os 5 anos do mestrado e 1 ano e meio do Doutoramento... logo, poderei fazer um Doutoramento sem aulas ?!

                                      Comentário


                                        #20
                                        N tenho aqui o link.
                                        Mas se procurar no google por cv europeu ou europass encontra depressa.

                                        E já agora, pós colegas Eng. ou futuros, habituem-se a visitar o site da ordem e das associações estrangeiras.
                                        Se forem reconhecidos pela asme(para eng. mecÂnicos) são aprovados para trabalhar no mundo inteiro.

                                        Comentário


                                          #21

                                          [quote]Originalmente colocada por hpventura

                                          Já agora, aproveito o tópico para fazer uma questão, pode sert que alguém me consiga ajudar:

                                          - Licenciei-me com um curso de 5 anos
                                          - Fiz a parte escolar do Mestrado com a duração de 3 semestres, e estou a concluir a tese (falta um mês e meio...estou frito!!!)

                                          Bem, vamos supor q entrego a tese a tempo e horas.

                                          Fico com um total de 6 anos e meio de aulas e uma tese feita...

                                          A questão é, enquadrando estes 6 anos e meio em Bolonha, significará que tenho os 5 anos do mestrado e 1 ano e meio do Doutoramento... logo, poderei fazer um Doutoramento sem aulas ?!


                                          E vamos dois q estou na mesma situação.

                                          O que nos vai acontecer é que vamos ter de começar por pedir uma equivalencia da nossa licenciatura para a nova (diminui 2 anos) e fazer uma tantas cadeiras a mais. E depois fazer o mesmo com o Mestrado daqui a uns quantos anos, qdo a maioria das universidades souber o q fazer com os actuais Licenciados de 5 anos com um Mestrado.

                                          Quem é q disse q os novos cursos segundo Bolonha dão mais trabalho em menos tempo????
                                          Então eu licenciei-me em 5 anos e foram mmo 5, segundo Bolonha a Licenciatura agora é de 3 anos. Eu para me equiparar a Bolonha para além dos 5 anos q já tenho (só da licenciatura) ainda tenho q me sujeitar a fazer mais 6 ou 7 cadeiras!!!!!!! Quem é que vai saír das universidades a saber menos???? Talvez os alunos q se foram apanhados no Processo de Bolonha, e sem terem culpa das "brilhantes" ideias que vêm da europa.
                                          Porque meus amigos, nenhum de nós aprendeu na universidade a resolver os problemas reais, aprende-mos no trabalho do dia a dia. Apesar de muitos Dr. e Engenheiros acharem q com o canudo na mão, são os maiores e ninguém lhes ensina nada.

                                          Para mim, licenciados serão sempre os antigos , os novos serão sp bachareis.

                                          O link para o Cv europeu, leiam com atenção as instruções para fazerem o vosso cv:
                                          http://europass.cedefop.europa.eu/eu...avigate.action

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma das quezilias vai ser essa de quem estudou mais, ou quem é mais isto ou aquilo!

                                            Acho qpelo menos por uns tempos o mercado de trabalho vai fzer as suas distinções.

                                            Mas tbem achei graça a essa afirmação de mais trabalho em menos tempo!

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                              N tenho aqui o link.
                                              Mas se procurar no google por cv europeu ou europass encontra depressa.

                                              E já agora, pós colegas Eng. ou futuros, habituem-se a visitar o site da ordem e das associações estrangeiras.
                                              Se forem reconhecidos pela asme(para eng. mecÂnicos) são aprovados para trabalhar no mundo inteiro.
                                              ASME - The american Society of Mechanical Engineers

                                              Porquê americana não te serve os europeus.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tive agora a ver o plano cuuricular do meu curso actualizado agra para Bolonha, e de facto tal afirmação só me pode "dar" graça!

                                                Tirei a licenciatura em mecânica c mais cadeiras neste país, 70 cadeiras ao total, e 40 salvoerro só no bacharelato, tiraram pelo meno 4 cadeiras só nos 1ºs 3 anos e ainda me vao dizer q vao ter mais trabalho!
                                                É natural q haja cadeiras q vao ficar sobrecarregadas, mas tbem haverá outras, umas de uma maneira acertada outras n, q vao ficar pelo caminho.

                                                Entrou agora um colega de trabalho pó meu curso, estou curioso pa ver as diferenças.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso na área da engenharia não serve para nada. A mim só me interessa se estou inscrito na ordem e se tenho experiência profissional.

                                                  Nunca ninguem me perguntou a média...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por neoxic

                                                    Para os licenciados em engenharia vai tudo dar ao mesmo. Só novos mestrados e antigos licenciados com 5 anos de estudos podem inscrever-se na ordem.
                                                    O que é óptimo

                                                    Tenho que aplaudir o exemplo dado pela FEUP (e poucas outras faculdades) por todos os cursos continuarem com 5 anos ao contrário dos 3+2 que se vê por outras faculdades.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por pmcoliveira

                                                      citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                      N tenho aqui o link.
                                                      Mas se procurar no google por cv europeu ou europass encontra depressa.

                                                      E já agora, pós colegas Eng. ou futuros, habituem-se a visitar o site da ordem e das associações estrangeiras.
                                                      Se forem reconhecidos pela asme(para eng. mecÂnicos) são aprovados para trabalhar no mundo inteiro.
                                                      ASME - The american Society of Mechanical Engineers

                                                      Porquê americana não te serve os europeus.
                                                      Na industria em q trabalhava n.
                                                      E tendo o "aval" da asme temos o aval em todo o mundo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                                        Isso na área da engenharia não serve para nada. A mim só me interessa se estou inscrito na ordem e se tenho experiência profissional.

                                                        Nunca ninguem me perguntou a média...
                                                        Se me permite discordar, a inscrição na ordem tbem é desnecessária para a maioria dos cargos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          So não concordo é com quem diz que "curso é o meu que foi de 5 anos", isso nem os meus avós com 75 anos são dessa opinião, fora isso chamem-lhe o que quiserem, como alguem ja disse na faculdade aprendes muita coisa mas quando se sai da mesma esqueçam que são os maiores pois o pessoal mais experiente bate-nos aos pontos, eu ainda não sou licenciado ou bacharel, chamem-lhe la o que quiserem, mas admito perfeitamente que no meu local de trabalho tenho aprendido bastante com pessoal que nem sequer licenciado é, o curso da nos as bases, prepara-nos mas a verdadeira aprendizagem é nas empresas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tirei um bacharelato em Eng. e posteriormente foi-me permitido fazer uma pos-graduação de 2 anos numa Universidade, (sopostamente só o pederia fazer sendo licenciado), mas os "catedráticos" da universidade lá arranjanram enquadramento para um BACHAREL, razão? pagar forte e feio!!!!
                                                            Acho que nos estamos a esquecer do que faz andar as coisas em Portugal(€€€). Neste momento qualquer escola ou Universidade tem que arranjar financiamento e uma das soluções passa por ter mais alunos a pagar propinas independentemente do curso, da utilidade ou finalidade do que eles te ensinem lá.
                                                            Resumindo, se não houvesse os 3anos licenciatura + 2anos Mestrado (antiga Licenciatura) o que é que acontecia a milhares de docentes do ensino superior?????? Não sejam cordeiros, porque os lobos andam aí.

                                                            Quanto ao tema de que quem estuda mais anos é superiopr aos outros? Bom, falando com experiência de causa e sem vergonha de o admitir, já aprendi muito com pessoas que mal sabem lêr nem escrever, mas têm uma coisa que ninguem nos ensina na Universidade, MUITA experiência prática, nos nos faz sentir ums autenticos BURROS ao pé dessas pessoas que têm 4ªClasse.

                                                            Portanto meus amigos do forum independentemente das qualificações académicas que tenham e daquilo que pensam e repito PENSAM, que sabem não se armem em superiores para ninguem porque pode ser uma das maiores vergonhas da vossa vida. O conhecimento está no que fazemos no dia-a-dia e se forem bons profissionais de mente aberta vão valorizar pessoas com menos estudos que voces mas de certeza MUITO mais inteligentes.......

                                                            P.S - Espero que ninguem se pique..... Se acontecer, só demonstra aquilo que é.........

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X