Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Discriminação das mulheres: porque é que o mundo ocidental fecha os olhos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Discriminação das mulheres: porque é que o mundo ocidental fecha os olhos?

    Em muitas zonas do planeta, as mulheres não têm os mesmos direitos dos homens e são tratadas de forma discriminatória. Nalguns países, são quase consideradas como objetos pertencentes ao marido ou à família. Noutros, nem sequer podem conduzir ou andar sozinhas na rua.

    O ocidente não interfere nesta organização da sociedade, porque considera que não deve imiscuir-se na cultura e nos hábitos destes países. Mas, pergunto eu: estes usos e costumes não violam os mais elementares direitos humanos?

    O ocidente pressionou, com sanções económicas e não só, o governo da África do Sul para acabar (e bem) com o Apartheid, que era basicamente a discriminação entre raças.

    Pergunto eu: a discriminação entre sexos não é também algo abominável que deveria merecer o mesmo tipo de atenção da comunidade internacional?

    #2
    basta olhar o que acontece com os ciganos.

    as mulheres são oprimidas, casam aos 13 anos, mas ninguém liga.

    o problema são os piropos e as quotas de mulheres nas direcções das empresas cotadas no psi20.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Em muitas zonas do planeta, as mulheres não têm os mesmos direitos dos homens e são tratadas de forma discriminatória. Nalguns países, são quase consideradas como objetos pertencentes ao marido ou à família. Noutros, nem sequer podem conduzir ou andar sozinhas na rua.

      O ocidente não interfere nesta organização da sociedade, porque considera que não deve imiscuir-se na cultura e nos hábitos destes países. Mas, pergunto eu: estes usos e costumes não violam os mais elementares direitos humanos?

      O ocidente pressionou, com sanções económicas e não só, o governo da África do Sul para acabar (e bem) com o Apartheid, que era basicamente a discriminação entre raças.

      Pergunto eu: a discriminação entre sexos não é também algo abominável que deveria merecer o mesmo tipo de atenção da comunidade internacional?
      É!
      ....

      Comentário


        #4
        Curioso. Não és tu que defendes os direitos dos muçulmanos?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
          Curioso. Não és tu que defendes os direitos dos muçulmanos?
          Eu sou contra qualquer tipo de discriminação, seja ela em função da raça, sexo ou religião.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Eu sou contra qualquer tipo de discriminação, seja ela em função da raça, sexo ou religião.
            A cultura muçulmana que tu tanto defendes vai contra todos e quaisquer direitos das mulheres.

            Comentário


              #7
              Bem, temos que perceber que aquilo que é democracia no sítio X, é bem diferente da democracia no sítio Y.

              E só aqui já e meio caminho andado para se perceber que não se mudam países nem mentalidades do dia para a noite.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post

                Pergunto eu: a discriminação entre sexos não é também algo abominável que deveria merecer o mesmo tipo de atenção da comunidade internacional?
                O que é a comunidade internacional? Um termo genérico que faz a representação diplomática dos valores do Ocidente em instituições moldadas no cenário pós-WW2? Se sim, a resposta à tua pergunta é sim, de um ponto de vista moral e ético, devia merecer.

                Agora se for impor os seus costumes -neste caso a igualdade entre os géneros- as sociedades ocidentais estão dispostas aos conflitos e guerras que essa política vai criar nomeadamente no mundo muçulmano onde está a quase totalidade dos casos que descreveste? E com que base o faz? E como faz valer a sua visão em culturas diferentes? Pela força de invadir ou basta enviar valores morais por Skype? Sanções que vão levar a ódio e à degradação da condição económica desses povos e alimentar o ódio ao Ocidente?

                E vamos fazer o mesmo para com todos os exemplos de claro desrespeito dos direitos humanos (liberdade de organização, imprensa, género, homossexuais, etc) e consertar à força as dezenas de regimes totalitários mais que consolidados (Coreia do Norte, Rússia, as várias plutocracias africanas, Venezuela...) onde todos os dias os mais elementares direitos -à luz da concepção ocidental- são violados?

                Nunca mais paramos.

                Comentário


                  #9
                  No nosso país são os homens a ser discriminados...
                  No meu trabalho o meu vencimento é exactamente o mesmo de uma mulher(das minhas colegas), mas em determinadas tarefas as mulheres não as fazem por serem... mulheres, e apenas somos nós homens a ser destacados para as executarmos.
                  Pergunto se isto não é discriminação....
                  Das tres... uma, ou não admitiam mulheres, ou estas auferiam menos, ou então tinham de fazer tudo tal qual eu faço.
                  Isto a respeito de uma reportagem que passou á dias na TV que falava sobre o mundo do trabalho em Portugal entre homens e mulheres.
                  Editado pela última vez por JEDI; 26 March 2017, 18:36.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                    A cultura muçulmana que tu tanto defendes vai contra todos e quaisquer direitos das mulheres.
                    Cultura muçulmana que eu tanto defendo? Para ti, defender a ajuda aos refugiados e a não discriminação religiosa é defender a cultura muçulmana? Que confusão que vai nessa cabeça...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                      No nosso país são os homens a ser discriminados...
                      No meu trabalho o meu vencimento é exactamente o mesmo de uma mulher(das minhas colegas), mas em determinadas tarefas as mulheres não as fazem por serem... mulheres, e apenas somos nós homens a ser destacados para as executarmos.
                      Pergunto se isto não é discriminação....
                      Das tres... uma, ou não admitiam mulheres, ou estas auferiam menos, ou então tinham de fazer tudo tal qual eu faço.
                      Isto a respeito de uma reportagem que passou á dias na TV que falava sobre o mundo do trabalho em Portugal entre homens e mulheres.
                      Portugal ocupa uma boa posição em termos de direitos das mulheres no trabalho.



                      A Suíça não está bem colocada (entre os países da OCDE). Deve ser por isso que são tão ricos(j/k )
                      Editado pela última vez por Fabulous; 26 March 2017, 18:48.

                      Comentário


                        #12
                        A "comunidade internacional" já faz pressão sobre países alvos de organizações como a ONU, sobretudo com sanções económicas.

                        Se estás a sugerir invadir esses países todos para acabar com as leis e costumes actuais e impor um estilo de vida ocidental e liberal, não so entramos num território muito questionável do ponto de vista ético, como não é fisicamente possível de por em prática, era preciso conquistar meio mundo. A Europa, Oceania, Japão e América do Norte são as excepções neste planeta em termos de qualidade de vida e direitos humanos, não a regra.

                        Depois há muitas vezes problemas de conflictos de interesses, como países extremamente retrógradas como a Arábia Saudita, que tem muitas parcerias económicas com paises do ocidente (leia-se: precisamos de petróleo) que nunca aprovariam intervenção militar sobre eles.

                        O mundo é mesmo assim, imperfeito. Se as pessoas desses países querem liberdade e prosperidade vão ter que a conquistar aos poucos como fizeram os países ocidentais todos, também tivemos a nossa dose de ditaduras e opressão religiosa. De certa forma até se pode argumentar que foi a evolução da sociedade intelectualmente e num sentido mais liberal que permitiu acabar com isso e impede a existência de regimes autoritários actualmente, e forçar um regime democrático liberal num povo que não tem ainda a mentalidade para isso não é para durar. Aliás é isso que está a acontecer no Iraque.
                        Editado pela última vez por SRLA; 26 March 2017, 18:49.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                          O que é a comunidade internacional? Um termo genérico que faz a representação diplomática dos valores do Ocidente em instituições moldadas no cenário pós-WW2? Se sim, a resposta à tua pergunta é sim, de um ponto de vista moral e ético, devia merecer.

                          Agora se for impor os seus costumes -neste caso a igualdade entre os géneros- as sociedades ocidentais estão dispostas aos conflitos e guerras que essa política vai criar nomeadamente no mundo muçulmano onde está a quase totalidade dos casos que descreveste? E com que base o faz? E como faz valer a sua visão em culturas diferentes? Pela força de invadir ou basta enviar valores morais por Skype? Sanções que vão levar a ódio e à degradação da condição económica desses povos e alimentar o ódio ao Ocidente?

                          E vamos fazer o mesmo para com todos os exemplos de claro desrespeito dos direitos humanos (liberdade de organização, imprensa, género, homossexuais, etc) e consertar à força as dezenas de regimes totalitários mais que consolidados (Coreia do Norte, Rússia, as várias plutocracias africanas, Venezuela...) onde todos os dias os mais elementares direitos -à luz da concepção ocidental- são violados?

                          Nunca mais paramos.
                          Questões muito pertinentes e que merecem uma grande reflexão, sem dúvida... mas a alternativa (fechar os olhos e não fazer nada) é moralmente mais aceitável?

                          Sobre esta questão:
                          E como faz valer a sua visão em culturas diferentes? Pela força de invadir ou basta enviar valores morais por Skype?
                          Uma das formas são as sanções económicas, principalmente aquelas que afetam as famílias ricas que governam esses países. Não há nada mais eficaz do que ir-lhes à carteira.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            Se estás a sugerir invadir esses países todos para acabar com as leis e costumes actuais e impor um estilo de vida ocidental e liberal
                            Invadir? Não, cruzes, credo...

                            A pressão internacional ajudou a acabar com o Apartheid sem qualquer ação militar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post

                              Uma das formas são as sanções económicas, principalmente aquelas que afetam as famílias ricas que governam esses países. Não há nada mais eficaz do que ir-lhes à carteira.
                              Mas eles vão continuar a ser ricos. O pior são os pobres, que ficarão mais pobres (a grande maioria da população) do que aquilo que já são.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Invadir? Não, cruzes, credo...

                                A pressão internacional ajudou a acabar com o Apartheid sem qualquer ação militar.
                                A Primavera Árabe foi uma tentativa disso mesmo, de mudar a mentalidade e a sociedade de alguns países árabes sem intervir diretamente, no entanto muitos países ficaram pior do que antes da Primavera Árabe, como a Líbia, Síria, Iraque, etc..

                                O único país onde a Primavera Árabe teve efetivamente o maior efeito positivo acho que foi na Tunísia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Cá há uma certa discriminação aos homens, estes pagam mais para entrar num espaço nocturno, por exemplo. Isto também é discriminação

                                  Não estou a ver nada que seja mais barato aos homens que às mulheres..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Invadir? Não, cruzes, credo...

                                    A pressão internacional ajudou a acabar com o Apartheid sem qualquer ação militar.
                                    Houve um movimento interno muito forte para acabar com o Apartheid, a mudança partiu de dentro, e as coisas estavam num estado em que se não mudasse era guerra civil pela certa.

                                    Sanções por si só têm efeitos limitados, e já são praticadas...onde possível. Como referi há muitos casos em que há conflicto de interesses, precisamos desses países, e sobretudo no estado actual da economia global não estamos em condições para nos darmos ao luxo de os tornar hostis.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Bem, temos que perceber que aquilo que é democracia no sítio X, é bem diferente da democracia no sítio Y.

                                      E só aqui já e meio caminho andado para se perceber que não se mudam países nem mentalidades do dia para a noite.
                                      Isso, é uma mudança de mentalidade que demora o seu tempo, muito mais porque a mulher é discriminada há imensos séculos em todas as partes do mundo. Apenas com a criação das Nações Unidas em 1945 é que foi oficialmente reconhecida a igualdade entre homens e mulheres, estas só ganharam o direito ao voto em quase todos os países ocidentais há menos de 100 anos, há ainda muita evolução necessária na cultura ocidental para existir uma verdadeira igualdade.
                                      Como qualquer alteração cultural, demorará tempo a ser implementada e, mesmo que consiga ser feito, haverá sempre partes do globo em que isso não irá acontecer totalmente.

                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      O que é a comunidade internacional? Um termo genérico que faz a representação diplomática dos valores do Ocidente em instituições moldadas no cenário pós-WW2? Se sim, a resposta à tua pergunta é sim, de um ponto de vista moral e ético, devia merecer.

                                      Agora se for impor os seus costumes -neste caso a igualdade entre os géneros- as sociedades ocidentais estão dispostas aos conflitos e guerras que essa política vai criar nomeadamente no mundo muçulmano onde está a quase totalidade dos casos que descreveste? E com que base o faz? E como faz valer a sua visão em culturas diferentes? Pela força de invadir ou basta enviar valores morais por Skype? Sanções que vão levar a ódio e à degradação da condição económica desses povos e alimentar o ódio ao Ocidente?

                                      E vamos fazer o mesmo para com todos os exemplos de claro desrespeito dos direitos humanos (liberdade de organização, imprensa, género, homossexuais, etc) e consertar à força as dezenas de regimes totalitários mais que consolidados (Coreia do Norte, Rússia, as várias plutocracias africanas, Venezuela...) onde todos os dias os mais elementares direitos -à luz da concepção ocidental- são violados?

                                      Nunca mais paramos.
                                      Like!

                                      Comentário


                                        #20
                                        É uma boa pergunta para as Marias capazes e restantes movimentos feministas, porque não se metem todas num avião em direcção a esses países para protestar em topless pelos direitos das mulheres, por acaso gostava de ver como corria Outra pergunta para o Eu, Quantos países ricos Muçulmanos acolheram refugiados, quantos acolheu Israel que fica logo ao lado? Na Turquia não há guerra, porque não ficam por lá? Porque correm milhares de quilómetros para vir receber da mama social dos países europeus?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                          No nosso país são os homens a ser discriminados...
                                          No meu trabalho o meu vencimento é exactamente o mesmo de uma mulher(das minhas colegas), mas em determinadas tarefas as mulheres não as fazem por serem... mulheres, e apenas somos nós homens a ser destacados para as executarmos.
                                          Pergunto se isto não é discriminação....
                                          Das tres... uma, ou não admitiam mulheres, ou estas auferiam menos, ou então tinham de fazer tudo tal qual eu faço.
                                          Isto a respeito de uma reportagem que passou á dias na TV que falava sobre o mundo do trabalho em Portugal entre homens e mulheres.
                                          Isso é uma verdade inconveniente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas porquê a mania do ocidente se querer meter em tudo e em todo o lado?

                                            A cultura deles é essa.
                                            É assim que se comportam dentro das respectivas fronteiras legais.

                                            Quem é que mandou ir lá meter o bedelho?

                                            Aqui comemos porco, lá eles não comem.
                                            Então está mal, vamos lá chamar a comunidade internacional (esse excelentíssimo exemplo de educação de idoneidade) e alterar as regras de sociedade nos países que são diferentes de nós.

                                            Vão mas é dormir um sono e recuperar do lag da mudança de hora.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tbone Ver Post
                                              É uma boa pergunta para as Marias capazes e restantes movimentos feministas, porque não se metem todas num avião em direcção a esses países para protestar em topless pelos direitos das mulheres, por acaso gostava de ver como corria Outra pergunta para o Eu, Quantos países ricos Muçulmanos acolheram refugiados, quantos acolheu Israel que fica logo ao lado? Na Turquia não há guerra, porque não ficam por lá? Porque correm milhares de quilómetros para vir receber da mama social dos países europeus?
                                              A Turquia é o país que recebeu mais refugiados, são só quase 3 milhões. Santa ignorância...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu devo deixar alguns muçulmanos lixados quando atendo primeiro e sou ainda mais cortês para as mulheres que os acompanham ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Grenadier Ver Post
                                                  Mas porquê a mania do ocidente se querer meter em tudo e em todo o lado?

                                                  A cultura deles é essa.
                                                  Então consideras que a pressão internacional para acabar com o Apartheid foi errada?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SCLight Ver Post
                                                    A Turquia é o país que recebeu mais refugiados, são só quase 3 milhões. Santa ignorância...
                                                    Não percebeste.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Então consideras que a pressão internacional para acabar com o Apartheid foi errada?
                                                      Naturalmente que não.

                                                      Mas parece-me que estamos a falar de coisas diferentes.

                                                      A mulher tem um papel na sociedade claramente diferente se comparada com a nossa mas daí até exigir uma intervenção internacional.

                                                      Por exemplo assim de repente, mais grave parece-me o(s) país(es) que fazem mutilação genital.

                                                      Problemas desses acho que sim, que se deve intervir.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A ONU até está a trabalhar no assunto há bastante tempo: http://www.ohchr.org/EN/HRBodies/CED...EDAWIndex.aspx

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que a pergunta neste momento é mais, será que o Ocidente vai continuar a fechar os olhos á tentativa de colonização dos muçulmanos na Europa que levará e está a levar a que essa descriminação aumente nomeadamente na Europa, basta ver que em certas zonas de França as mulheres já não podem andar a vontade.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Essa foi a razão "oficial" contada pelos meios de propaganda do mundo livre. Viu-se que o resultado foi um pouco diferente.

                                                            Desde 2003 que todos os países intervencionados ficaram pior do que estavam, só mesmo um cego é que não vê isso.

                                                            É uma frase um bocado dura, mas alguns países precisam de regimes autoritários para se manterem ordeiros.

                                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                            A Primavera Árabe foi uma tentativa disso mesmo, de mudar a mentalidade e a sociedade de alguns países árabes sem intervir diretamente, no entanto muitos países ficaram pior do que antes da Primavera Árabe, como a Líbia, Síria, Iraque, etc..

                                                            O único país onde a Primavera Árabe teve efetivamente o maior efeito positivo acho que foi na Tunísia.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X