Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tendências de estilo de vida nos EUA e na Europa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tendências de estilo de vida nos EUA e na Europa

    Título um bocado manhoso para lançar o debate relativamente às 4 grandes tendências actuais do estilo de vida Americano e sua possivel replicação na Europa no médio prazo.

    1) Geraçao Millenium não quer moradias nos subúrbios preço estão em queda.
    2) Geraçao Millenium não vai ao shoping -> estão a fechar lojas e centros comerciais às paletes um pouco por todos os EUA.
    3) Geraçao Millenium não compra carros com a mesma frequência que as anteriores ( nem liga...)
    4) Migração ainda ( muito mais ainda) acentuada de populações para os grandes centros urbanos.

    Ora bem, isto são um fenómenos muito debatidos ultimamente que contribuem para as subidas loucas de preço do imobiliário nas grandes cidades e tb para uma reviravolta no sistema de comércio (de físico para electrónico)

    Como é que se antevê à replicação do fenómeno na Europa, em Portugal?

    Em Lisboa, tem-se assistido à migração de empresas das zonas de subúrbios ( estilo Lagoas Parque) para zonas próximas do Centro ( Parque das nações e Sete rios) pq a malta quer viver na Cidade ( centro) e não quer saber de andar de carro.

    Na zona centro, algumas empresas do interior ( cito Viseu como exemplo) estão a migrar para litoral (Aveiro) por haver falta de mão de obra no interior.

    Será isto uma tendência ou apenas uma fase dum ciclo?

    #2
    O preco do imobiliário nas grandes cidades também se deve á criacao de um novo negócio que nao existia até aqui nas proporcoes actuais (airbnb).

    O comércio online é mais prático e rápido e a partir daqui vai ser assim com tendencia a aumentar. Quem dizia que os carteiros iam acabar com o email enganou-se bem.

    Quando existem nas grandes cidades americanas servicos baratos de transporte como o lyft ou o uber ninguém vai querer carro.

    A migracao para os grandes centros urbanos vai parar quando as empresas se mentalizarem que nao precisam de ter os trabalhadores todos a trabalhar num local físico. Isto nao funciona para todas as empresas, mas há muita que pode ir por este caminho.

    Diz-se que esta geracao nao tem interesse pela posse de bens mas sim pelas experiencias que o dinheiro proporciona.

    Comentário


      #3
      Daqui a uma geração os preços no centro das cidades vão estar insuportáveis, cheios de gente, filas para tudo, e os filhos dos millenials vão querer é uma vivenda pacata nos subúrbios, onde é que já vi isto?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
        Daqui a uma geração os preços no centro das cidades vão estar insuportáveis, cheios de gente, filas para tudo, e os filhos dos millenials vão querer é uma vivenda pacata nos subúrbios, onde é que já vi isto?
        Não sei.
        Com o advento da informatização e agora a Internet da coisas, esse problemas do passado (filas) serão facilmente resolvidos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Título um bocado manhoso para lançar o debate relativamente às 4 grandes tendências actuais do estilo de vida Americano e sua possivel replicação na Europa no médio prazo.

          1) Geraçao Millenium não quer moradias nos subúrbios preço estão em queda.
          2) Geraçao Millenium não vai ao shoping -> estão a fechar lojas e centros comerciais às paletes um pouco por todos os EUA.
          3) Geraçao Millenium não compra carros com a mesma frequência que as anteriores ( nem liga...)
          4) Migração ainda ( muito mais ainda) acentuada de populações para os grandes centros urbanos.

          Ora bem, isto são um fenómenos muito debatidos ultimamente que contribuem para as subidas loucas de preço do imobiliário nas grandes cidades e tb para uma reviravolta no sistema de comércio (de físico para electrónico)

          Como é que se antevê à replicação do fenómeno na Europa, em Portugal?

          Em Lisboa, tem-se assistido à migração de empresas das zonas de subúrbios ( estilo Lagoas Parque) para zonas próximas do Centro ( Parque das nações e Sete rios) pq a malta quer viver na Cidade ( centro) e não quer saber de andar de carro.

          Na zona centro, algumas empresas do interior ( cito Viseu como exemplo) estão a migrar para litoral (Aveiro) por haver falta de mão de obra no interior.

          Será isto uma tendência ou apenas uma fase dum ciclo?


          Relativamente ao ponto 3, lembro-me de há um par de anos, ler algo sobre o Japão e que por aquelas bandas, as pessoas "jovens" que tiravam carta, eram cada vez menos.

          A grande maioria, preferia era usar os transportes e estar "ligado à rede" (internet).

          Comentário


            #6
            Pois eu tenho 24 anos e dispenso isso tudo.

            A única coisa que alinho é nas compras Online, ainda que apenas certos e determinados artigos. Roupa continuo e continuarei a comprar em loja física.

            Comentário


              #7
              Já tive essa experiência de vida em NY (Upper East Side), prédio com porteiro 24H, tudo encomendado online pois os supermercados e comércio local é limitado em escolha e tudo mais caro. Não há grandes cadeias de supermercados em NY, só supermercados "locais" a maioria são velhos e caros. Os que tem ligeiramente melhor aspeto são ainda mais caros... uma autentica viagem aos anos 80, a única coisa moderna são as caixas registadoras e ATMs

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                Já tive essa experiência de vida em NY (Upper East Side), prédio com porteiro 24H, tudo encomendado online pois os supermercados e comércio local é limitado em escolha e tudo mais caro. Não há grandes cadeias de supermercados em NY, só supermercados "locais" a maioria são velhos e caros. Os que tem ligeiramente melhor aspeto são ainda mais caros... uma autentica viagem aos anos 80, a única coisa moderna são as caixas registadoras e ATMs
                Em certas cidades do mundo o tempo parou algures. Não é só NY,.

                No fundo, é isso que fomenta o turismo, esta fuga à cidade padrão.

                Comentário


                  #9
                  Em relação aos carros, o futuro será o car-sharing. Para quê ter um carro quando se pode alugar um em qualquer esquina por um bom preço? Tem sentido.

                  Comentário


                    #10
                    O ciclo de crescimento das cidades é fechado (repetitivo). Eventualmente volta ao mesmo ponto.

                    Neste momento estamos na fase de reurbanização, com o renascimento de interesse pelo centro das cidades. Que vai acabar eventualmente e voltar eventualmente.

                    Comentário


                      #11
                      Pastis, achas que consegues encontrar um paralelismo do modo de vida dos EUA (imagino que fales das "grandes cidades"), com o modo de vida das grandes cidades portuguesas?

                      As grandes vivendas dos subúrbios de lá, compradas nos anos 50 seriam as nossas Quintas do Conde dos anos 80??
                      As grandes empresas saíram de Lisboa e foram para Oeiras.

                      É que eu não estou a ver o paralelismo.

                      Cá não têm paca para comprar casa, trabalham a recibos verdes e nenhum banco lhes empresta, os pais não podem ser fiadores porque ainda não pagaram a sua casa própria.
                      Vão e bastante aos shoppings, nem que seja para ver coisas que compram depois no online.
                      Compram carros, de preferencia a diesel e no máximo tempo possível de crédito.
                      Migram... para fora do país

                      Comentário


                        #12
                        Em relação ao urbanismo, acho que tem tudo a ver com modas e tendências. Lisboa está na moda e tudo quer poder dizer que vive em Lisboa, viver na Amadora, Oeiras, Alfragide, etc., não é trendy por isso é logo descartado, os miúdos hoje vivem dependentes dos likes no Facebook, são mais felizes em função da quantidade de likes que receberem e isto também se está a alastrar aos adultos
                        Editado pela última vez por Fabulous; 27 March 2017, 15:28.

                        Comentário


                          #13
                          http://www.goldmansachs.com/our-thin...s/millennials/

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                            Já tive essa experiência de vida em NY (Upper East Side), prédio com porteiro 24H, tudo encomendado online pois os supermercados e comércio local é limitado em escolha e tudo mais caro. Não há grandes cadeias de supermercados em NY, só supermercados "locais" a maioria são velhos e caros. Os que tem ligeiramente melhor aspeto são ainda mais caros... uma autentica viagem aos anos 80, a única coisa moderna são as caixas registadoras e ATMs
                            Passei uns meses no upper east side Manhattan/east Harlem, próximo do Mount Sinai Hospital e basicamente eram Duane Reades/Rite Aids e CTown Supermarkets... os primeiros um roubo(tratei de arranjei um cartão do Walgreens que dava descontos na cadeia toda), e o segundo tinha uma boa escolha e até bons preços considerando DC.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                              Em relação aos carros, o futuro será o car-sharing. Para quê ter um carro quando se pode alugar um em qualquer esquina por um bom preço? Tem sentido.
                              Tal como dizes, o futuro será o sharing, em todas as vertentes (carro, bicicleta, mota, casa, gaja... gaja não).

                              Vai-se assistir ao crescimento do aluguer de casas totalmente mobiladas e equipadas. Mais "migração" dentro da cidade (troca de casa/zona).

                              Será mais importante o "usar" que o "ter".

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                Será mais importante o "usar" que o "ter".
                                Pode ser que isto seja algo que esteja efectivamente a mudar. Mas para já estamos algo longe disto.

                                A mim pessoalmente a posse nada me diz, mas sim o usufruto.

                                Da ultima vez que fiz orçamento para compra de carro pedi um daqueles sistemas em que passados x anos entrega-se o carro e traz-se outro, sendo que desta forma o carro é sempre um aluguer. O sr. confidenciou-me que a maioria das pessoas é muito muito agarrada à ideia de posse e que alguns lhe disseram que nem dormiriam a pensar que andavam com um carro que não era deles. Portanto era um sistema com muito pouca adesão em particulares.

                                Eu preferia ter apenas casas e carros alugados se o negocio fosse pelo menos equivalente. Para isso acontecer é necessário um mercado mais dinâmico neste aspecto, por enquanto a maioria dos negócios é bem desvantajoso, ou mais caro, ou mais complexo, etc

                                Comentário


                                  #17
                                  Millennials suck

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um carro próprio para mim é uma 2º casa, tenho lá inúmeras coisas que me são úteis para o dia a dia, está à porta à minha disposição 24h, conheço-lhe as manhas, todo ele está adaptado a mim e sei com o que conto, Car sharing? preferia chamar um táxi.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Millennials... conheço vários quarentões (ou perto dos 40) que viveram toda a vida em Lisboa e nunca tiraram a carta nem compraram carro e não foi por falta de tempo ou dinheiro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                        Um carro próprio para mim é uma 2º casa, tenho lá inúmeras coisas que me são úteis para o dia a dia, está à porta à minha disposição 24h, conheço-lhe as manhas, todo ele está adaptado a mim e sei com o que conto, Car sharing? preferia chamar um táxi.


                                        E
                                        o que é um taxi senão car sharing?!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          E
                                          o que é um taxi senão car sharing?!
                                          Carsharing ao domicílio...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Está aqui um tópico giro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                              E
                                              o que é um taxi senão car sharing?!
                                              Se fores tu a conduzir fica mais barato porque não tens de pagar ao motorista. Mas em Portugal os serviços de car-sharing ainda são demasiado caros e ainda não compensam mas acho que será a tendência de futuro, e num futuro mais distante acho que podem mesmo substituir totalmente os transportes públicos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                Carsharing ao domicílio...

                                                Pode
                                                ser ao domicílio, ao workicílio, ao shoppingcílio, à copofoniacílio, onde quiseres pagar ao taxista para te levar!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                  Se fores tu a conduzir fica mais barato porque não tens de pagar ao motorista. Mas em Portugal os serviços de car-sharing ainda são demasiado caros e ainda não compensam mas acho que será a tendência de futuro, e num futuro mais distante acho que podem mesmo substituir totalmente os transportes públicos.


                                                  Não
                                                  creio, acho muito mais provável "self driving cars" com plataformas tipo Uber/Lyft. Chamas o carro, vais de A até B, sais e o carro continua com outra pessoa de B at é C.

                                                  Não havendo condutores, os custos fixos são baixíssimos e como tal o custo de transporte é irrisório. Para quê pagar para conduzir, estacionar, ir até ao ponto X onde podes apanhar um carro, etc, quando podes mandar vir um ter contigo a qq momento?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sim claro, quando surgirem os carros autónomos, será car sharing com carros autónomos, e nessa altura será o fim dos transportes públicos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em França já andam coisas destas em testes:

                                                      Des minibus sans conducteur à Lyon



                                                      http://www.leparisien.fr/transports/...16-6088075.php

                                                      É uma questão de menos de 1 década.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                        Pois eu tenho 24 anos e dispenso isso tudo.

                                                        A única coisa que alinho é nas compras Online, ainda que apenas certos e determinados artigos. Roupa continuo e continuarei a comprar em loja física.
                                                        Tipicamente compro sempre roupa das mesmas marcas. No início ia às lojas, mas como os preços costumam ser mais baixos e a comodidade é muito maior através da internet, encomendo e já sei que vai servir bem. Reduzi as idas às compras para menos de metade, e curiosamente gasto mais assim.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que falta um outro ponto, q pode condicionar os outros. Família e filhos. Qual é q tendência???

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Penso que muito já sabem a minha posição mas aqui em Zurique a posse de carro e nao ser vegetariano ou vegan é old fashion. Conheço imensa gente que quer é fazer hiking, snowboard ou andar de bicicleta. Conheço centenas de pessoas com 35 anos (Eu organizo eventos de recepcao a novos emigrantes) e que se recusam a ter carro (é demasiado caro ou o uso muito esporádico).

                                                            Esta geração nova vai de comboio ou avião (Zurique - Munique, Zurique Paris, Zurique Lisboa, Zurique Roma etc) e nas cidades usam bicicleta ou metro.

                                                            As pessoas mudam de emprego tipo do Saldanha para Campo Maior e mudam de casa para o emprego estar a 3 minutos. No problem (é a expressão mais usada por Suiço nativos).

                                                            No Porto nao se ve este fenomeno porque fazer 40 kms em fila de manha é conduzir a homem como ouço muitas vezes. Ai dispensar o meu carro....:D

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X