Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Agricultura

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Tópico da Agricultura

    Boas!

    Procurei tópicos sobre este tema, e encontrei pouca coisa sobre o assunto, dai ter resolvido abrir este tópico.

    Gostava de saber se aqui no fórum há alguem que esteja por dentro ou tenha expriencias na área da agricultura?

    Pergunto isto porque eu e os meus pais, temos um sonho ja antigo, e que nesta altura surgiu uma oportunidade, que é ter um bom terreno rústico/agrícola, onde possa-mos cultivar alguns produtos.

    Mas as dúvidas sao muitas, a começar pela rentabilidade desta actividade, o intuito era nao cultivar apenas para consumo próprio, mas para comercializar, e conseguir "viver" da agricultura. Nao diria enriquecer, porque isso deve ser mesmo muito dificil e casos raros, mas dado o meu estado actual, com 29 anos, e de momento com um emprego instável e a ganhar pouco mais que um ordenado mínimo, se comprasse o meu terreno e conseguisse "viver" dele seria um grande sonho realizado.

    Sinceramente, quem tem experiencias nesta área, isto é de facto possível ou apenas um ilusão..?

    Sobre o terreno o que posso adiantar é que tem uma área de 15000 m2, e ainda outro a cerca de 1km de distanca deste com 5000m2, o que faz no total uma área de 2 hectares de terreno.

    A zona é a em Cantanhede, zona centro do Pais, perto de Coimbra, tambem é muito importante saber o que será mais rentavel produzir, porque cada zona tem diferentes tipos de solo e climas..

    Como vêm as dúvidas sao muitas, ainda conheço pouco sobre este mundo da agricultura, mas cada vez com mais vontade de pesquisar e aprender, e tentar a minha sorte nesta área, que é uma paixão minha e da minha família.

    Obrigado desde já por qualquer ajuda, um bem haja!

    #2
    Possível viver disso é, mas difícil. O que vais conseguir plantar com rendimento depende do terreno e clima da zona, ou então recorrendo a estufas. Na tua idade é possível fazer projeto de jovem agricultor, em que recuperas uma parte significativa do investimento inicial com fundos da UE, mas os projetos demoram a ser aceites (se o forem), o investimento tem de ser grande (o que não é fácil fazer compensar em apenas 2ha), e obriga-te a estar 5 anos (se não estou em erro) apenas dedicado a isso. Não sei bem se tens noção das ordens de grandeza dos investimentos iniciais para culturas, mas com maquinaria, limpeza e preparação de terreno, etc, não é difícil passar da centena de milhar de euros.

    Depois a isso juntas o fator instabilidade que pode lixar tudo de vez. Não apenas pela incerteza meteorológica (fator cada vez mais a ter em conta, infelizmente), como pelas "modas". Ontem a moda era goji, hoje outra coisa qualquer, amanhã sabe-se lá.

    Cada caso é um caso mas só sabendo o que disseste e juntado inexperiência + começar uma cultura do 0 + terreno pequeno e dividido, eu diria para não te mandares de cabeça a isso se o dinheiro que estás a ganhar agora te faz falta. Como atividade complementar, por outro lado, a agricultura é extremamente gratificante e pode ser uma boa ajuda no rendimento.

    Comentário


      #3
      Com uma boa área e meios produtivos (vulgo, tratores e sistemas de rega) é possível viver disso. Agora a cavar á mão esquece

      Comentário


        #4
        acho melhor ficares mesmo pela parte do sonho, pois quem anda nessas lides dedica-se a 100% á actividade, tem bastante conhecimentos no assunto, e muito dinheiro investido nisso, e está ciente do risco de perder o trabalho todo de um momento para o outro derivado ás condições climatéricas...

        ter iniciativa é uma coisa, mas por algo em pratica não é assim tão linear como pensas...

        Comentário


          #5
          Antes demais, parabéns por teres inciativa, é raro ver alguém com essa idade a querer por as mãos na terra.

          Na agricultura, a minha família tem um pouco de tudo, e vive só disso, e alguns investimentos que faz com o dinheiro amealhado da actividade agrícola.

          Posso dizer-te desde já que é complicado inciar aí, mas devo dizer-te que deveras indicar com produtos que não precisem de grandes fundos de maneio, e que que tenham grande rotação, como por exemplo flores, hortícolas e afins. As cooperativas regionais, se funcionárem bem, são um grande parceiro no escoamento do Stock.

          Para te dedicares à vinha, ou outro tipo de exploração mais alimentar, não tens terreno para isso, para ser rentável, no mínimo 10ha. Se for vinho verde, conseguirás vender as uvas entre 35-45 cents/kg..

          Neste momento, se tivesse terreno significativo sem qualquer tipo plantação mandava-me aos kiwis, do que tenho visto é do mais lucrativo e não requer grande mão de obra.

          Por cá está a pensar-se alargar também as plantações de castanheiros, por ano ainda faço uns trocos porreiros com muito poucas horas de trabalho.

          Quanto aos animais, dão bastante dinheiro, e talvez mais que o que mencionei anteriormente, pois estão bastantes subsidiados pelos fundos das UE, mas no meu ponto de vista não compensa porque passarias a ter uma prisão em vez de um emprego, tenho família com vacarias para produção de leite e não desejo isso a ninguém, mas da muito dinheiro.

          Com dois hectares de terreno não podes mesmo fazer quase nada, provavelmente fazia um estudo de mercado no que toca a flores e hortícolas com recurso a estufas, talvez te safes caso estudes bem os mercados dos biológicos, ou até os normais.

          Como te disse, por cá faz-se tudo, mas apenas uma delas é realmente rentável, mas para essa não tens nem de perto nem de longe terreno, quanto ao resto, tudo são complementos ao rendimento, como milho, ovos, frutas, etc etc

          investiga os prémios de jovem agricultor, pois ainda comparticipam uma parte significativa do capital investido, a fundo perdido.

          Comentário


            #6
            Grande obrigado pela vossa ajuda, realmente 2ha fico muito limitado, eu nao tinha bem noção das áreas dos terrenos, pensava que com 2ha tinha uma bom espaço, mas pelos vistos nao é quase nada... Para um terreno destas dimensões têm alguma sugestão do que seria mais rentável de fazer plantação? arvores de fruto, produtos hortícolas ou outra coisa completamente diferente?
            Bem, secalhar sou eu que estou só a sonhar, e na realidade so tenho uma boa horta para cultivar produtos para consumo proprio e só isso...

            Vou-me tentando informar cada vez mais, procurar gente com experiencia na área, para perceber se esta situação é mesmo possivel, ou só mesmo um sonho..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por hollyjoint Ver Post
              Grande obrigado pela vossa ajuda, realmente 2ha fico muito limitado, eu nao tinha bem noção das áreas dos terrenos, pensava que com 2ha tinha uma bom espaço, mas pelos vistos nao é quase nada... Para um terreno destas dimensões têm alguma sugestão do que seria mais rentável de fazer plantação? arvores de fruto, produtos hortícolas ou outra coisa completamente diferente?
              Bem, secalhar sou eu que estou só a sonhar, e na realidade so tenho uma boa horta para cultivar produtos para consumo proprio e só isso...

              Vou-me tentando informar cada vez mais, procurar gente com experiencia na área, para perceber se esta situação é mesmo possivel, ou só mesmo um sonho..
              Se leres novamente o que eu escrevi, dei-te um conselho para esses 2ha, deves safar-te com algumas flores em estufa, e produtos hortícolas. Não requerem investimentos avultados como tractores e maquinaria pesada

              Tens o investimento inicial das estufas, mas não deve ser nada acima dos 100 mil

              Comentário


                #8
                Vinha não vai colocar, porque o que já fizeram lá foi colocar as vinhas abaixo.

                http://josemartino.blogspot.pt/

                Passa por este Blog tem muita e boa informação.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hollyjoint Ver Post
                  Grande obrigado pela vossa ajuda, realmente 2ha fico muito limitado, eu nao tinha bem noção das áreas dos terrenos, pensava que com 2ha tinha uma bom espaço, mas pelos vistos nao é quase nada... Para um terreno destas dimensões têm alguma sugestão do que seria mais rentável de fazer plantação? arvores de fruto, produtos hortícolas ou outra coisa completamente diferente?
                  Bem, secalhar sou eu que estou só a sonhar, e na realidade so tenho uma boa horta para cultivar produtos para consumo proprio e só isso...

                  Vou-me tentando informar cada vez mais, procurar gente com experiencia na área, para perceber se esta situação é mesmo possivel, ou só mesmo um sonho..
                  Com 2 ha e ainda por cima divididos, eu esqueceria as árvores de fruto. Até podem dar alguma coisa, mas não para viveres disso. Não desistas, começa a plantar como complemento, logo vês se é vida para ti, eventualmente daqui a algum tempo compras mais terreno.
                  Pondera também a apicultura. Algumas alturas no ano de trabalho mais duro, mas durante o resto do ano não requer muitas horas de trabalho.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                    Antes demais, parabéns por teres inciativa, é raro ver alguém com essa idade a querer por as mãos na terra.

                    Na agricultura, a minha família tem um pouco de tudo, e vive só disso, e alguns investimentos que faz com o dinheiro amealhado da actividade agrícola.

                    Posso dizer-te desde já que é complicado inciar aí, mas devo dizer-te que deveras indicar com produtos que não precisem de grandes fundos de maneio, e que que tenham grande rotação, como por exemplo flores, hortícolas e afins. As cooperativas regionais, se funcionárem bem, são um grande parceiro no escoamento do Stock.

                    Para te dedicares à vinha, ou outro tipo de exploração mais alimentar, não tens terreno para isso, para ser rentável, no mínimo 10ha. Se for vinho verde, conseguirás vender as uvas entre 35-45 cents/kg..

                    Neste momento, se tivesse terreno significativo sem qualquer tipo plantação mandava-me aos kiwis, do que tenho visto é do mais lucrativo e não requer grande mão de obra.

                    Por cá está a pensar-se alargar também as plantações de castanheiros, por ano ainda faço uns trocos porreiros com muito poucas horas de trabalho.

                    Quanto aos animais, dão bastante dinheiro, e talvez mais que o que mencionei anteriormente, pois estão bastantes subsidiados pelos fundos das UE, mas no meu ponto de vista não compensa porque passarias a ter uma prisão em vez de um emprego, tenho família com vacarias para produção de leite e não desejo isso a ninguém, mas da muito dinheiro.

                    Com dois hectares de terreno não podes mesmo fazer quase nada, provavelmente fazia um estudo de mercado no que toca a flores e hortícolas com recurso a estufas, talvez te safes caso estudes bem os mercados dos biológicos, ou até os normais.

                    Como te disse, por cá faz-se tudo, mas apenas uma delas é realmente rentável, mas para essa não tens nem de perto nem de longe terreno, quanto ao resto, tudo são complementos ao rendimento, como milho, ovos, frutas, etc etc

                    investiga os prémios de jovem agricultor, pois ainda comparticipam uma parte significativa do capital investido, a fundo perdido.

                    Não percebo nada de agricultura

                    em Cantanhede e arredores não me lembro de ver castanheiros, pelo que leio por aí sobre alimentação parece-me muito provável que o consumo de castanhas e nozes aumente nas próximas décadas
                    o castanheiro, pelo que li, demora uns 20 anos a entram em plena produção, é um investimento a longo prazo (e a ser feito com cuidado porque há pragas que afetam muito algumas variedades)

                    a vinha pelo que vejo, uns conseguem vender a uva ou o vinho ao várias vezes o preço que outros conseguem, provavelmente exige conhecer bem o que se faz

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                      Não percebo nada de agricultura

                      em Cantanhede e arredores não me lembro de ver castanheiros, pelo que leio por aí sobre alimentação parece-me muito provável que o consumo de castanhas e nozes aumente nas próximas décadas
                      o castanheiro, pelo que li, demora uns 20 anos a entram em plena produção, é um investimento a longo prazo (e a ser feito com cuidado porque há pragas que afetam muito algumas variedades)

                      a vinha pelo que vejo, uns conseguem vender a uva ou o vinho ao várias vezes o preço que outros conseguem, provavelmente exige conhecer bem o que se faz
                      A castanha é um mercado em crescimento, eu quero aumentar o Souto cá e já tenho falado disso com o meu pai, consegues produção de castanha em muito menos do que 20 anos. A vespa não tem ajudado muito algumas das espécies.

                      Quanto ao conselho da apicultura, depende da intensidade da vespa asiática na tua zona, eu já tive 150kg de mel com muito poucas abelhas, como agora tenho de comprar porque as abelhas não produzem sequer quantidade sufienciente para o consumo familiar. A praga da vespa asiática tem sido muito difícil de controlar

                      Comentário


                        #12
                        Construam uma estufa para plantar Araçá, Tamarilho e Feijoa.
                        Eventualmente podem deixar um espaço para maracujá e frutos vermelhos do tipo framboesa, se bem que a colheita deste último requer muita mão de obra.

                        Comentário


                          #13
                          Estando eu na área dos hortícolas e na tua zona digo-te para não pensares nisso! Tens cooperativa aqui perto mas os preços lá pagos são muito baixos. Para venda directa estamos numa zona complicada com muita concorrência e muito pessoal já mais velho!

                          Vinha, só se fizeres um bom vinho que consigas vender directamente, se for para vender também à cooperativa esquece isso porque os preços são muito baixos. Não sei de que zona de Cantanhede são os terrenos, mas se forem ali de Ourentã ou algo para esses lados é uma boa zona de vinho e se conseguires produzir bom vinho, conheço quem o faça e antes de o ter produzido já o tem todo vendido a bom preço.

                          Pessoalmente ia para frutos, na nossa zona o kiwi é óptimo, mas acho que a kiwicoop já não está a aceitar mais produtores, também se vê muita gente a meter abacate e conheço que o esteja a produzir e muito contente com a produção. Claro que depois vem um ano frio como este e é preciso muitos cuidados com estas culturas, mas nem isso o desanimou. É uma cultura com pouco investimento quando comparada com outras, preços de venda muito altos e dá para fazeres daquilo quase um part-time.

                          Também tens o maracujá. Já existem muitos pomares também na nossa zona, mas esses acho-os muito mais sensíveis ao frio. Passei por um depois daqueles dias gelados que houve no inverno e estava tudo queimado, não voltei ainda a passar depois disso para ver se recuperaram, mas é uma cultura mais sensível.

                          Lima, também será uma boa aposta.

                          Como o terreno não é muito grande o ideal será apostares em culturas de baixo investimento e de alto preço de venda e que te dêem pouco trabalho de forma a fazeres daquilo um part-time. Quem eu conheço dos abacates é assim, só lá vai aos sábados trabalhar, de resto tem outro emprego!!

                          Comentário


                            #14
                            Antes de mais parabéns pela iniciativa.

                            O grande conselho que te posso dar (e já conheci indirectamente projectos) é que contactes um Eng. Agrícola ou uma empresa envolvida em projectos do Proder (aliás PDR2020) aí da região de Cantanhede.

                            Com essa idade podes bem concorrer como jovem agricultor e recebes parte do investimento da compra do terreno vindo de fundos europeus. Vais ter sempre de tirar uma formação, mas isso é um grande plus para ti.

                            Os projectos agrícolas são pensados a alguns anos mas não és obrigado a ter exclusividade de actividade, muito pelo contrário.

                            Agora quando consultares esses técnicos verás que a agricultura tem dois modos: o modo hobby, recreativo, e o modo "business" que nada tem de romântico.

                            Neste ultimo modo, cujo objectivo é apenas fazer dinheiro, tudo é científico, nada tem de " quero plantar cebolas". Será analisado o terreno, a exposição solar, estudo de mercado e estudo de modos e canais de distribuição. Depois faz-se um plano de negócios (ou mais que um e optas tu) e segue-se à risca. Se é para dar X por ano verás que andará por lá perto. Mas se te dizem que vais plantar árvores de 1,5 em 1,5 metros, não é de 2 em 2...

                            Claro que o teu perfil pessoal vai ter influencia, até porque plantar arvores e ser fruticultor é diferente de ter vegetais de grande consumo, tanto pelo tempo que demoram como pelo tipo de dedicação e trabalho envolvido.

                            Posto isto... informa-te com empresas ou técnicos da região que possas consultar. Todas as regiões agricolas (e Cantanhede até é) têm pessoal/empresas de referencia que já dominam um conjunto de factores.

                            Boa sorte!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                              A castanha é um mercado em crescimento, eu quero aumentar o Souto cá e já tenho falado disso com o meu pai, consegues produção de castanha em muito menos do que 20 anos. A vespa não tem ajudado muito algumas das espécies.

                              Quanto ao conselho da apicultura, depende da intensidade da vespa asiática na tua zona, eu já tive 150kg de mel com muito poucas abelhas, como agora tenho de comprar porque as abelhas não produzem sequer quantidade sufienciente para o consumo familiar. A praga da vespa asiática tem sido muito difícil de controlar
                              li por aí que o castanheiro demora 20 anos a entrar em plena produção, mas já produzia a partir dos 6 anos.
                              Também deve depender das variedades

                              quanto às outras sugestões, embora eu nada saiba de agricultura, pelo que leio das novidades sobre nutrição o abacate deve aumentar o consumo de forma consistente nos próximos anos

                              do araça e companhia, o araça se for cultivável com rendimento é um fruto com potencial para se espalhar por aí e se tornar popular
                              a framboesa é já o segundo fruto que mais rendimento dá em Portugal, a seguir à pera rocha

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                                Estando eu na área dos hortícolas e na tua zona digo-te para não pensares nisso! Tens cooperativa aqui perto mas os preços lá pagos são muito baixos. Para venda directa estamos numa zona complicada com muita concorrência e muito pessoal já mais velho!

                                Vinha, só se fizeres um bom vinho que consigas vender directamente, se for para vender também à cooperativa esquece isso porque os preços são muito baixos. Não sei de que zona de Cantanhede são os terrenos, mas se forem ali de Ourentã ou algo para esses lados é uma boa zona de vinho e se conseguires produzir bom vinho, conheço quem o faça e antes de o ter produzido já o tem todo vendido a bom preço.

                                Pessoalmente ia para frutos, na nossa zona o kiwi é óptimo, mas acho que a kiwicoop já não está a aceitar mais produtores, também se vê muita gente a meter abacate e conheço que o esteja a produzir e muito contente com a produção. Claro que depois vem um ano frio como este e é preciso muitos cuidados com estas culturas, mas nem isso o desanimou. É uma cultura com pouco investimento quando comparada com outras, preços de venda muito altos e dá para fazeres daquilo quase um part-time.

                                Também tens o maracujá. Já existem muitos pomares também na nossa zona, mas esses acho-os muito mais sensíveis ao frio. Passei por um depois daqueles dias gelados que houve no inverno e estava tudo queimado, não voltei ainda a passar depois disso para ver se recuperaram, mas é uma cultura mais sensível.

                                Lima, também será uma boa aposta.

                                Como o terreno não é muito grande o ideal será apostares em culturas de baixo investimento e de alto preço de venda e que te dêem pouco trabalho de forma a fazeres daquilo um part-time. Quem eu conheço dos abacates é assim, só lá vai aos sábados trabalhar, de resto tem outro emprego!!
                                Obrigado pela ajuda, vejo que tambem es de Cantanhede, e com conhecimento nesta área. Os terrenos sao para os lados de Outil, mais propriamente Vila Nova de Outil, antes de chegar a Lemede conheces essa zona?

                                De facto o que se vê mais por aqui sao muitas arvores de fruto, mais citrinos, como as laranjeiras..

                                A vinha acho que nao compensa, porque para ser produtivo são precisos muitos hectares, nao é com 2ha..

                                Kiwi, ja tive a ler que é um fruto com boa saida, e que até é bem rentável, vou tambem estudar a tua sugestão dos abacates..

                                Obrigado, toda a ajuda é muito bem vinda.
                                Editado pela última vez por hollyjoint; 19 April 2017, 12:24.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                  Antes de mais parabéns pela iniciativa.

                                  O grande conselho que te posso dar (e já conheci indirectamente projectos) é que contactes um Eng. Agrícola ou uma empresa envolvida em projectos do Proder (aliás PDR2020) aí da região de Cantanhede.

                                  Com essa idade podes bem concorrer como jovem agricultor e recebes parte do investimento da compra do terreno vindo de fundos europeus. Vais ter sempre de tirar uma formação, mas isso é um grande plus para ti.

                                  Os projectos agrícolas são pensados a alguns anos mas não és obrigado a ter exclusividade de actividade, muito pelo contrário.

                                  Agora quando consultares esses técnicos verás que a agricultura tem dois modos: o modo hobby, recreativo, e o modo "business" que nada tem de romântico.

                                  Neste ultimo modo, cujo objectivo é apenas fazer dinheiro, tudo é científico, nada tem de " quero plantar cebolas". Será analisado o terreno, a exposição solar, estudo de mercado e estudo de modos e canais de distribuição. Depois faz-se um plano de negócios (ou mais que um e optas tu) e segue-se à risca. Se é para dar X por ano verás que andará por lá perto. Mas se te dizem que vais plantar árvores de 1,5 em 1,5 metros, não é de 2 em 2...

                                  Claro que o teu perfil pessoal vai ter influencia, até porque plantar arvores e ser fruticultor é diferente de ter vegetais de grande consumo, tanto pelo tempo que demoram como pelo tipo de dedicação e trabalho envolvido.

                                  Posto isto... informa-te com empresas ou técnicos da região que possas consultar. Todas as regiões agricolas (e Cantanhede até é) têm pessoal/empresas de referencia que já dominam um conjunto de factores.

                                  Boa sorte!

                                  Sem duvida uma boa dica, e muito importante, aliás, a primeira coisa que viu fazer, é recolher uma amostra do solo em questão, e levar para análises, na escola Agrária em Coimbra, para saber com que tipo de terra estou a lidar, e quais sao os produtos agricolas mais indicados para plantação..

                                  SObre o programa Jovem Agricultor, ja tive a me informar e era sem duvida uma grande ajuda, a formação fazia de muito bom grado, o problema sao outras exigencias que eles fazem, como por ex. valores de investimento iniciais um bocado altos...

                                  Para já vou seguir o teu conselho e contactar alguma empresa ou técnicos de produções agrícolas da zona, eles devem saber como isto funciona o que devo fazer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mesmo que não consigas os apoios para o "jovem agricultor" (para a compra do terreno, maquinas, etc) existem depois os apoios à exploração.

                                    Ou seja, imagina que tens um projecto para 2 Ha de Feijão verde. O projecto implica um investimento de X/Ha e o PDR2020 apoia a fundo perdido com uma determinada percentagem.

                                    Isto existe e é assim que funciona na europa inteira, não é uma coisa nossa... fazer agricultura sem apoios é altamente complicado porque irás concorrer com quem nada nesse mundo há anos e anos.

                                    Mas um técnico explica-te logo como funcionam esses apoios.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      Mesmo que não consigas os apoios para o "jovem agricultor" (para a compra do terreno, maquinas, etc) existem depois os apoios à exploração.

                                      Ou seja, imagina que tens um projecto para 2 Ha de Feijão verde. O projecto implica um investimento de X/Ha e o PDR2020 apoia a fundo perdido com uma determinada percentagem.

                                      Isto existe e é assim que funciona na europa inteira, não é uma coisa nossa... fazer agricultura sem apoios é altamente complicado porque irás concorrer com quem nada nesse mundo há anos e anos.

                                      Mas um técnico explica-te logo como funcionam esses apoios.
                                      Nem mais, quase não haveria pequenos e médios agricultores sem isto dos apoios. É praticamente insustentável

                                      Comentário


                                        #20
                                        E agricultura em hidroponia? é sustentável? existem apoios para isso?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Noobalhao Ver Post
                                          E agricultura em hidroponia? é sustentável? existem apoios para isso?
                                          Há apoios, o investimento inicial é grande. Muitas das culturas em estufa que se vê são em hidroponia ou semi-hidroponia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por hollyjoint Ver Post
                                            Obrigado pela ajuda, vejo que tambem es de Cantanhede, e com conhecimento nesta área. Os terrenos sao para os lados de Outil, mais propriamente Vila Nova de Outil, antes de chegar a Lemede conheces essa zona?

                                            De facto o que se vê mais por aqui sao muitas arvores de fruto, mais citrinos, como as laranjeiras..

                                            A vinha acho que nao compensa, porque para ser produtivo são precisos muitos hectares, nao é com 2ha..

                                            Kiwi, ja tive a ler que é um fruto com boa saida, e que até é bem rentável, vou tambem estudar a tua sugestão dos abacates..

                                            Obrigado, toda a ajuda é muito bem vinda.
                                            Conheço +- a zona, não costumo ir muito para esses lados, sou do Concelho mas para o lado de Mira..

                                            Pois, a vinha era só como estava a dizer é que poderia dar, fazeres tu o teu vinho e venderes, mas estou um pouco por fora da área, não sei o que conseguirias produzir com 2ha.

                                            Kiwi e abacate segundo sei são 2 culturas muito idênticas. Ambas demoram cerca de 3 anos a começar a produzir. Em termos de rentabilidade são idênticas, isto porque o Kiwi produz mais quantidade mas o preço é mais baixo, o abacate menos quantidade mas preço mais alto. No final vai dar aos mesmos valores de rentabilidade.
                                            O kiwi é mais resistente ao frio, está "hibernado" na altura dele e por isso não é afectado, o abacate não, na altura do frio é quando está com o fruto, se calha a haver uns dias muito frios como houve este ano é perigoso.. Se bem que com um sistema de rede a coisa resolve-se! Em termos de investimento o abacate é muito inferior, e tem a vantagem de se tiveres pouca água o Kiwi nem pensar, o abacate precisa de menos água pode ser que dê.

                                            Eu pessoalmente ia para o abacate, tens em Arazede uma empresa que se não estou em erro fica com ele, é um fruto que não está tão saturado o mercado. O kiwi o meu pai e o meu irmão produzem, pelo que eles me vão dizendo o preço em breve vai cair devido à grande quantidade de pomares que foram instalados ultimamente devido aos projectos.

                                            Citrinos não conheço o mercado da laranja, limão é um mercado complicado, só dá dinheiro no início quando ainda há pouco e no final, quando todos têm, o preço está uma miséria.

                                            Originalmente Colocado por Noobalhao Ver Post
                                            E agricultura em hidroponia? é sustentável? existem apoios para isso?
                                            É a minha área, haver apoios há, mas muito sinceramente fujam disso porque sustentável não é. O investimento inicial é muito elevado, os riscos na produção são muitos e os produtos ainda são poucos os sítios que pagam o produto hidropónico a melhor preço devido à melhor qualidade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                                              É a minha área, haver apoios há, mas muito sinceramente fujam disso porque sustentável não é. O investimento inicial é muito elevado, os riscos na produção são muitos e os produtos ainda são poucos os sítios que pagam o produto hidropónico a melhor preço devido à melhor qualidade.
                                              Tenho curiosidade nessa área. O que produzes, se não é indiscrição? O custo de manutenção é muito elevado?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Alguém tem tipo quintal? Tinha 14 cerejeiras. Este ano vou limpar nem sei que meter lá. Algumas cerejeiras e?... Alfaces? Couves? Sei la...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                  Alguém tem tipo quintal? Tinha 14 cerejeiras. Este ano vou limpar nem sei que meter lá. Algumas cerejeiras e?... Alfaces? Couves? Sei la...
                                                  Faz uma horta, alfaces, cenoura, tomates, cebolo, couves, alho francês, um pouco de tudo.

                                                  Ca as cerejeiras também não dão nada, mas são só 4

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                                                    Tenho curiosidade nessa área. O que produzes, se não é indiscrição? O custo de manutenção é muito elevado?
                                                    Hortícolas, já produzi também aromáticas entretanto comecei a produzir só alface e nabiça e agora estou a produzir só nabiça.

                                                    É uma técnica de produção muito engraçada e bonita de se ver, quando tinha a estufa com alface frisada, roxa e nabiça, com a mistura das cores da alface as pessoas entravam lá e diziam que aquilo não era agricultura, era um jardim. Mas dá muitas dores de cabeça.

                                                    Os custos são algo altos principalmente com electricidade. No verão as bombas de rega começam a trabalhar às 8h e param às 20h. São 12h em que está sempre electricidade a ser gasta.

                                                    Entretanto eu já baixei muito custos, plantas comecei eu a germinar em espuma, electricidade investi em paineis solares, continuo com os custos dos fertilizantes mas aí não consigo fazer nada a não ser procurar o fornecedor com preços mais baixos...

                                                    Em comparação com a produção de terra os produtos são mais leves, principalmente a alface. A não ser que tenhas uma água perfeita para hidroponia, aí consegues tirar boas produções, agora se a água não for perfeita elas não crescem tanto e os pesos são muito inferiores à terra. Na nabiça em terra quase que é só comprar sementes e espalhar, ali ainda se tem os custos da espuma e as sementes usadas em hidroponia costumam ser mais caras, mas a nabiça também é mais saborosa que a de terra.


                                                    É pena ainda não haver distinção porque acredito que muita gente preferia pagar ligeiramente mais e comprar produtos hidropónicos aos de terra, alguns clientes que tenho (mais consumidores finais) pedem para voltar a meter alface nem que seja só para vender para eles porque preferem muito mais aquela alface por ser mais saborosa. Além disso tem muito menos químicos, e completamente limpas de glifosato, o polémico herbicida..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                      Alguém tem tipo quintal? Tinha 14 cerejeiras. Este ano vou limpar nem sei que meter lá. Algumas cerejeiras e?... Alfaces? Couves? Sei la...
                                                      Arranja um espaço para araçá, tamarilho e feijoa....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Conheço pessoalmente muitas pessoas que estão na agricultura. A maioria começou sem quaisqueres conhecimentos nem tinham familiares na área. Alguns tiraram cursos superiores (psicologia, sociologia, etc.), fartaram-se de ser precários e meteram-se na agricultura e/ou criação de animais.

                                                        A maioria deles hoje vive muito bem, com rendimentos superiores a 2 mil euros liquidos por mês. Agora o que TODOS têm em comum é que todos dizem que se não fossem os subsidios do Estado, os rendimentos deles nem chegavam sequer ao salário minimo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Após algumas pesquisas, despertou me o interesse pela Agricultura Biológica, pelo que percebi é um tipo de agricultura, que pode gerar mais retornos, e melhor para quem tem terrenos mais pequenos que é o meu caso..

                                                          E também porque me parece ser o futuro, na Europa em vários Países, é um agricultura que esta a crescer muito, e no futuro penso que as pessoas cada vez mais vao querer comer bem produtos com qualidade e naturais.

                                                          Qual é a vossa opinião?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                            Conheço pessoalmente muitas pessoas que estão na agricultura. A maioria começou sem quaisqueres conhecimentos nem tinham familiares na área. Alguns tiraram cursos superiores (psicologia, sociologia, etc.), fartaram-se de ser precários e meteram-se na agricultura e/ou criação de animais.

                                                            A maioria deles hoje vive muito bem, com rendimentos superiores a 2 mil euros liquidos por mês. Agora o que TODOS têm em comum é que todos dizem que se não fossem os subsidios do Estado, os rendimentos deles nem chegavam sequer ao salário minimo.
                                                            Portanto, os subsidios que é suposto serem usados como alavancagem das empresas, para que estas sejam capazes de investir e crescer, de modo a serem sustentáveis, são usados para pagar bons ordenados aos donos das empresas...

                                                            E ninguém fiscaliza isso?? Espetáculo... Depois o governos e o euro e a UE é que são maus...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X