Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vender ou fazer reparações?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vender ou fazer reparações?

    A minha mãe tem um apartamento no centro da cidade e hoje foi lá com um agente imobiliário e ele disse-lhe umas quantas verdades, no estado em que a casa está só a arrenda a ciganos (após 1 mês com um anúncio no jornal só apareceu ciganada).
    No terraço tem lá um frigorífico, uma TV, 2 máquinas de lavar (roupa, loiça) tudo estragado, tacos no chão de uns dos quartos estão miseráveis porque choveu lá, tecto também não está famoso, telhado pelo que o homem disse as telhas estão muito velhas (já nem se usa aquele tipo de telhas) as lâmpadas estão penduradas por fios (fios expostos), espelho da casa de banho está partido num canto (antigo inquilino deu um bom trato na casa), paredes precisam de pintura. E o pior de tudo é que a minha mãe diz que não sabe quem é o dono do prédio (alguém tem que pagar a luz) e as custa de reparação do telhado devia ser divido por todos os ocupantes do prédio.

    O apartamento é o 4º Andar sem elevador e para vender deverá rondar os 20 mil euros e as obras iam para 2 mil euros ou mais, para depois arrendar a renda ia ser 240€ ou talvez mais.




    O ditado bem diz: o barato sai caro.

    #2
    é sexta-feira, não me apetece fazer muitas contas.

    por alto, arrendado dá 2880 por ano, isto é quase 15% dos 20 mil por quanto querias vender. Mesmo que o IMI seja 150 e manutenção anual outros 150, dá à volta de 2500/ano, 12.5% dos 20k.

    se venderes, qual é o investimento que vais fazer que renda mais de 12.5% ao ano?

    Comentário


      #3
      Obras..2 mil euros é para começar: Ainda que metas um piso flutuante dos mais baratos , dá cerca de 6 euros metro2, mais aplicação 5 euros metro2. IVA não incluído. se a casa tiver 100m2... pinturas e reparação de paredes (ainda que poupando na tinta, primários e massas), não fazes por menos, de 600 euros...e quem é que compra um 4.º andar sem elevador?

      Comentário


        #4
        Só um "quarto" é que precisa de tacos novos e lá mal cabe uma cama solteiro.

        A minha mãe comprou esse 4º andar sem elevador e nem sabe quem é o dono do prédio. Também comprou uma casa de 1984 e deixou o cigano fazer lá obras.

        Comentário


          #5
          Pelo o que relatas, isso é uma casa que oferecida já é cara.
          Dois mil euros para as obras? só de entrada devem-te pedir mais que isso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
            Pelo o que relatas, isso é uma casa que oferecida já é cara.
            Dois mil euros para as obras? só de entrada devem-te pedir mais que isso.
            Ia mais por aqui.

            Ou estás a pintar um quadro muito feio, ou aquilo precisa mesmo de uma intervenção a sério.

            Quanto à questão do telhado, não cabe ao condomínio tomar conta disso?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
              Pelo o que relatas, isso é uma casa que oferecida já é cara.
              Dois mil euros para as obras? só de entrada devem-te pedir mais que isso.
              O agente imobiliário disse que arranjava alguém para fazer um orçamento mas a minha mãe disse que não quer fazer obras, porque já gastou muito dinheiro (mal gasto porque eu não vi trabalho nenhum). Ela pensa que é só comprar e que não há despesas com a manutenção. O gajo que lá foi levou um balúrdio só para por 3 vidros e dar uma pintura que até eu fazia melhor.

              O quarto em questão é este: https://imgs.centralimo.pt/4512/prop...88006ebf95.JPG e dá para ver que é pequeno.

              Como se pode ver nesta foto as lâmpadas está tudo assim: https://imgs.centralimo.pt/4512/prop...25e6a50c7d.JPG

              Comentário


                #8
                Realmente isso precisa mesmo de obras...

                Isso é um quarto, ou uns arrumos?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  Ia mais por aqui.

                  Ou estás a pintar um quadro muito feio, ou aquilo precisa mesmo de uma intervenção a sério.

                  Quanto à questão do telhado, não cabe ao condomínio tomar conta disso?
                  Não se paga condomínio ali, como referi a minha mãe não sabe quem é o dono do prédio e nunca lhe vieram pedir dinheiro de condomínio, são 4 andares e ninguém limpa nada (escadas estão sempre sujas, uma das janelas/vidros no 2º andar está partida). O prédio tem um terraço e lá é SÓ LIXO, vai de brinquedos, sapatos, uma manta e já não sei mais o quê tudo enfiado num canto, depois tem uma espécie de arrecadação que também é só lixo!!!

                  O apartamento em questão é designado como forro na caderneta predial e a chave da porta é a mesma da porta da rua, só isso já diz alguma coisa.
                  Editado pela última vez por Kiba; 19 May 2017, 23:13.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Kiba Ver Post
                    Não se paga condomínio ali, como referi a minha mãe não sabe quem é o dono do prédio e nunca lhe vieram pedir dinheiro de condomínio, são 4 andares e ninguém limpa nada (escadas estão sempre sujas, uma das janelas/vidros no 2º andar está partida). O prédio tem um terraço e lá é SÓ LIXO, vai de brinquedos, sapatos, uma manta e já não sei mais o quê tudo enfiado num canto, depois tem uma espécie de arrecadação que também é só lixo!!!

                    O apartamento em questão é designado como forro na caderneta predial e a chave da porta é a mesma da porta da rua, só isso já diz alguma coisa.
                    Que confusão...

                    Mesmo que queiras vender, estás lixado, a meu ver...

                    Comentário


                      #11
                      Isso parecem arrumos de um sotao transformados em habitação.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Isso parecem arrumos de um sotao transformados em habitação.
                        Sim, de tal modo que no forro o proprietário pós um portão de ferro onde acabam as escadas, e pode-se trancar à chave. Quem vive naquele prédio devem ser mais ciganos que os ciganos.

                        Comentário


                          #13
                          Isso parece mais um sótão explorado de um duplex que (com jeitinho) nem sequer faz parte da planta oficial da casa.

                          Pelas imagens, pagava 50 euros de renda (sem recheio) e já era muito.
                          Mesmo que seja no centro de Lx ou do Porto.

                          Não queres gastar dinheiro em obras?
                          Compras tinta, limpas bem as humidades, metes a arejar de dia (o calor faz maravilhas) e pintas de fresco.
                          De preferência, alugas agora nesta época de calor que qualquer um sem experiência com casas alugadas não nota as humidades.

                          Arranjas azulejo barato (grés vidrado), cimento, areia, levantas o parquet e pavimentas.

                          Uns candeeiros baratos, um espelho básico.

                          E pronto, assim não precisas de pensar em gastos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                            é sexta-feira, não me apetece fazer muitas contas.

                            por alto, arrendado dá 2880 por ano, isto é quase 15% dos 20 mil por quanto querias vender. Mesmo que o IMI seja 150 e manutenção anual outros 150, dá à volta de 2500/ano, 12.5% dos 20k.

                            se venderes, qual é o investimento que vais fazer que renda mais de 12.5% ao ano?

                            Estás a esquecer te dos 30% que vão de imposto para sustentar os FP...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                              Isso parece mais um sótão explorado de um duplex que (com jeitinho) nem sequer faz parte da planta oficial da casa.

                              Pelas imagens, pagava 50 euros de renda (sem recheio) e já era muito.
                              Mesmo que seja no centro de Lx ou do Porto.

                              Não queres gastar dinheiro em obras?
                              Compras tinta, limpas bem as humidades, metes a arejar de dia (o calor faz maravilhas) e pintas de fresco.
                              De preferência, alugas agora nesta época de calor que qualquer um sem experiência com casas alugadas não nota as humidades.

                              Arranjas azulejo barato (grés vidrado), cimento, areia, levantas o parquet e pavimentas.

                              Uns candeeiros baratos, um espelho básico.

                              E pronto, assim não precisas de pensar em gastos.
                              LOOOL Não se vai retirar o parquet de uma divisão para por azulejos quando o resto da casa é tudo parquet, tirando o terraço que tem uma vista linda para o jardim do Ramalho Eanes.



                              Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                              Estás a esquecer te dos 30% que vão de imposto para sustentar os FP...
                              E bota FP nisso, agora quem vive de casas alugadas é rico. A minha mãe tem a pagar mais de 1000€ de IRS este ano. Isto não se tem despesas com a própria casa, carros, comida, saúde.

                              Comentário


                                #16
                                Toda a gente tem despesas.

                                Até os inquilinos têm despesas.

                                Não faltam é senhorios/caseiros que estão sempre a fazer choradinho com esse tema. Só pensam em não fazer nenhum e viver à conta das rendas.

                                PS: Ha-de servir muito pedir 200 e tal euros por mês por uma linda vista se a casa por dentro for uma merd*...conversa de senhorio,lol

                                Comentário


                                  #17
                                  A tua mãe não sabe que é o dono do prédio porque não quer saber....basta ir à Conservatória.

                                  Comentário


                                    #18
                                    já agora onde é a casa?

                                    eu já vi coisas BEM mais pequenas e BEM piores no centro de lisboa (bairro alto, principe real, etc) a alugar por mais de 300 euros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                      Estás a esquecer te dos 30% que vão de imposto para sustentar os FP...
                                      é verdade, esqueci-me. Mesmo assim daria à volta de 8% dos 20k que ainda é um retorno praticamente impossível de conseguir noutros investimentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Dono do prédio? Mas isdo sendo propriedade horizontal a tua mãe é dona tb...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se calhar o outro vendeu " à cão" o dito andar e não transformou o imóvel em propriedade horizontal...aliás, vender sotão como se fosse casa de habitação, não deve ter licença de habitação...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                                            Se calhar o outro vendeu " à cão" o dito andar e não transformou o imóvel em propriedade horizontal...aliás, vender sotão como se fosse casa de habitação, não deve ter licença de habitação...

                                            Tenho apanhado várias casas e duplas assim, a bom preço, e vê-se logo que não estão legais, mas quem é que lá vai implicar? Metem-te na rua e vais viver para debaixo da ponte? E a ponte terá licença de habitação?

                                            Comentário


                                              #23
                                              haverá quem pague 240 por isso em Castelo Branco ? dass

                                              o mercado está bravo por aí

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                                                Obras..2 mil euros é para começar: Ainda que metas um piso flutuante dos mais baratos , dá cerca de 6 euros metro2, mais aplicação 5 euros metro2. IVA não incluído. se a casa tiver 100m2... pinturas e reparação de paredes (ainda que poupando na tinta, primários e massas), não fazes por menos, de 600 euros...e quem é que compra um 4.º andar sem elevador?
                                                Então com infiltrações do telhado e mete-se a gastar dinheiro mal gasto para se estragar tudo na mesma.

                                                O problema é o telhado. O resto para poupar dinheiro, até o próprio podia fazer, como bem disseste.
                                                Editado pela última vez por Kopien; 20 May 2017, 12:36.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                                                  haverá quem pague 240 por isso em Castelo Branco ? dass

                                                  o mercado está bravo por aí
                                                  Pela conversa achei que fosse numa zona mais Maravilhada.

                                                  Mas esse sótão/apertamento está envolvido numa confusão.

                                                  Aparece no site nas finanças e tem certidão predial como sótão?

                                                  Não sabe quem é o proprietário, mas ela comprou a quem e assinou a escritura com quem?

                                                  De resto para resolver o telhado só falando com o suposto dono do prédio que parece estar em propriedade vertical ou assumir gastos no telhado que podem ser grandes, porque pode não ser só uma ou outra telha partida.

                                                  Se é telha velha não interessa muito, porque desde que não partidas e bem colocadas, aguentam muito muito tempo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu renovaria isso e alugaria a estudantes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                                      Pela conversa achei que fosse numa zona mais Maravilhada.

                                                      Mas esse sótão/apertamento está envolvido numa confusão.

                                                      Aparece no site nas finanças e tem certidão predial como sótão?

                                                      Não sabe quem é o proprietário, mas ela comprou a quem e assinou a escritura com quem?

                                                      De resto para resolver o telhado só falando com o suposto dono do prédio que parece estar em propriedade vertical ou assumir gastos no telhado que podem ser grandes, porque pode não ser só uma ou outra telha partida.

                                                      Se é telha velha não interessa muito, porque desde que não partidas e bem colocadas, aguentam muito muito tempo.
                                                      O telhado foi arranjado já 2 vezes e a minha mãe pagou todos os custos (feito idiota), se existe mais 3 inquilinos no prédio (na altura havia lá um Sr. Doutor Advogado) os custos do arranjo do telhado deve ser divido por todos, quanto ao contrato é mais outra treta já revirei a casa inteira e não acho nada, a meu ver ficou tudo com a imobiliária que tratou do processo, já que a minha mãe tem outras 2 casas e tem todos os documentos da compra (contrato, escritura e certificado energético).

                                                      Quando a minha mãe alugou o apartamento o tipo do 2º andar que fez uma birra imensa com o novo inquilino porque dizia que ele era cigano (o novo inquilino), o tipo do 2º andar nas conversas que teve com a minha mãe queria sempre ser chamado de Sr. doutor, e agora venho a descobrir que os outros inquilinos são piores que os ciganos. Eles juntam o lixo todo no terraço ou então no hall de entrada do prédio (vocês nem querem imaginar as carradas de cartas de correio não reclamado que lá está).

                                                      Quanto as telhas o homem da imobiliária apertou uma das telhas e ficou logo um bocado na mão.

                                                      Aqui fica um bocado da caderneta predial:
                                                      Capturar.jpg


                                                      Para alugar a estudantes o andar tinha que ter mobílias e portas trancarem e isso não é possível já que todas as portas mostram sinais de terem sido arrombadas.
                                                      Editado pela última vez por Kiba; 20 May 2017, 17:09.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se tiveres jeito compoes tu. Compras material e entreténs-te.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu pelo relatado, já me tinha livrado disso á muito tempo sem pensar duas vezes...

                                                          Kiba, lembra-te que essas trapalhadas era bom que ficassem resolvidas com a tua mãe agora em vida e não um dia mais tarde que sobra para ti e irmãos se tiveres, e depois ai vem a herança uma boa dor de cabeça, pelo que descreves a tua fez uma negócios ás 3 pancadas e não tomou as devidas precauções, e isso depois anda assim até depois os herdeiros terem de ir lidar com essas coisas que não tem pés nem cabeça, por isso pensa lá bem no assunto...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Livrar n. Uma casa é uma casa. Daqui a uns anos vao valer 500x mais. E sp um ativo a ter em conta.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X