Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fuma ao volante? Pode ser multado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fuma ao volante? Pode ser multado

    Fuma ao volante? Pode ser multado

    Tamara Lopes


    15:34






    Apesar de não existir uma lei que proíba o condutor de fumar enquanto conduz, existe uma lei que o agente de autoridade pode interpretar para o multar.




    O Código da Estrada estabelece no Artigo 11, alínea 2, que “os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”.
    O condutor que fume ao volante podem estar sujeito a uma multa, que pode ir dos 60 aos 300 euros, caso o agente de autoridade entenda que o ato de fumar está a perturbar a condução ou o trânsito.

    Fumar um cigarro enquanto conduz não é o mesmo que utilizar o telemóvel, no entanto, existem diversos movimentos que podem ser prejudiciais à sua condução.
    Por exemplo, acender o cigarro com o isqueiro requer movimentos com a mão e o braço, e na maioria das vezes o condutor tende a olhar para o cigarro enquanto o acende, o que significa que não está com atenção à estrada, relata o Motor24.
    A publicação digital do grupo Global Media refere ainda, que de acordo com o Artigo 79, alínea 2, do mesmo Código, “é proibido ao condutor e passageiros atirar quaisquer objetos para o exterior do veículo”, ou seja, o condutor que atire beatas ou cinzas pela janela, pode levar uma coima no valor de 300 euros.
    Isto porque, deitar um cigarro aceso pela janela fora pode aumentar o risco de incêndio, além de que pode causar incidentes ao atingir transeuntes ou condutores de outras viaturas.







    fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/n...mpaign=sapo_rs

    #2
    Mudar a estação de rádio, meter a mão no cabelo, falar, beber uma água.
    You name it.

    Comentário


      #3
      quando os carros começarem a andar sozinhos quero ver depois que multas é que inventarão...

      Comentário


        #4
        Sim, mas a "noticia" é uma treta. Para já nem é noticia. Apenas uma opinião, um textozito.
        Podes estar desatento a olhar para o painel ou para o gps. Até cabelo a bater no olho.

        Comentário


          #5
          E ainda há as que se pintam ao espelho nas filas de transito

          Comentário


            #6
            Quando fumava só o fazia a conduzir quando saía de manha do trabalho nas calmas e sem pressas.

            Porque no resto é das coisas que menos gostava d fazer. Só o cair da pirisca em lugar errado ate metia impressão...

            Comentário


              #7
              Já deitar lixo pela janela é proibido... e os fumadores são "useiros e vezeiros" nisso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                Mudar a estação de rádio, meter a mão no cabelo, falar, beber uma água.
                You name it.
                Mudar a estação também? Não é considerado manuseio do veículo?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                  Apesar de não existir uma lei que proíba o condutor de fumar enquanto conduz, existe uma lei que o agente de autoridade pode interpretar para o multar.
                  E pronto, já não valeu a pena ler mais.
                  Tudo o resto é fantasia!

                  Comentário


                    #10
                    Porque é que isto é Off-Topic?

                    Comentário


                      #11
                      Não há corag€m para l€gislar nesse sentido.

                      Comentário


                        #12
                        Texto em brasileiro?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                          E pronto, já não valeu a pena ler mais.
                          Tudo o resto é fantasia!
                          diz que é fantasia diz, um dia calha-te e dizes o mesmo ás autoridades que te passar a multa, o que devias assimilar é o que está escrito a seguir ao que meteste a bolt...

                          Comentário


                            #14
                            Eh pá, mais um daqueles mitos que vai andar a circular durante anos e anos na net, tipo o corredor da VV passar multas de excesso de velocidade, o controlo dos CD piratas, etc.

                            Comentário


                              #15
                              E o conduzir de chinelos ou descalço !

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                Eh pá, mais um daqueles mitos que vai andar a circular durante anos e anos na net, tipo o corredor da VV passar multas de excesso de velocidade, o controlo dos CD piratas, etc.
                                isso da VV passar multas no corredor não é mito, já tive alguns colegas na empresa presenteados com multas bem pesadas por passarem por lá na portagem a 80\90km\h ao invés dos 50km's\h, quanto aos cd's piratas quantas feiras foram apanhados a vende-los pelas autoridades, mas isso já passou de moda nos dias que correm...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Atlan Ver Post
                                  E o conduzir de chinelos ou descalço !

                                  isto sim é mito e volta e meia no verão vem á baila...

                                  Comentário


                                    #18
                                    E tirar catotas do nariz?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                      Já deitar lixo pela janela é proibido... e os fumadores são "useiros e vezeiros" nisso.

                                      Mentira .....

                                      Sabes porquê ????


                                      a minha esposa não fuma e de vez em quando faz isso

                                      Comentário


                                        #20
                                        conheço pessoalmente quem tenha sido multado por limpar o nariz a conduzir....portanto não me espanta, acho até que os fumadores deveriam ser todos multados se o fizerem a conduzir...para ver deixam de atirar as ticas pela janela fora

                                        Comentário


                                          #21
                                          O problema aqui está em retirar uma ou duas mãos do volante durante o acto de condução, fumar é apenas mais uma acção que pode condicionar esse acto, já o condutor estar a ser sujeito a um felácio enquanto conduz não incorre numa contra ordenação porque não necessita de desviar a sua atenção da estrada nem retirar qualquer mão do volante.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                            O problema aqui está em retirar uma ou duas mãos do volante durante o acto de condução, fumar é apenas mais uma acção que pode condicionar esse acto, já o condutor estar a ser sujeito a um felácio enquanto conduz não incorre numa contra ordenação porque não necessita de desviar a sua atenção da estrada nem retirar qualquer mão do volante.
                                            Au contraire irá segurar o volante com as duas mãos bem cerradas num determinado momento

                                            Comentário


                                              #23
                                              As vezes como coisas quando conduzo também deveria ser multado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                                                As vezes como coisas quando conduzo também deveria ser multado.
                                                Não fui multado, mas já fui avisado.

                                                Numa fila de trânsito, ia a andar devagar, a comer já nem me lembro o que, para um carro de patrulha ao meu lado e faz sinal que não.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                  Não fui multado, mas já fui avisado.

                                                  Numa fila de trânsito, ia a andar devagar, a comer já nem me lembro o que, para um carro de patrulha ao meu lado e faz sinal que não.
                                                  Não seria mais um conselho de forma a evitar acidente?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já não tardava.. as estradas ficam mais limpas e os inteligentes agradecem
                                                    Agora é proibir de fumar na via pública que eu não tenho de levar com o vosso cheiro a tabaco

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                      Já não tardava.. as estradas ficam mais limpas e os inteligentes agradecem
                                                      Agora é proibir de fumar na via pública que eu não tenho de levar com o vosso cheiro a tabaco
                                                      emigra de planeta

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Típica inveja de quem não sabe fumar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                          diz que é fantasia diz, um dia calha-te e dizes o mesmo ás autoridades que te passar a multa, o que devias assimilar é o que está escrito a seguir ao que meteste a bolt...
                                                          Ele até pode passar a multa que quiser. Aliás, é sempre a palavra deles contra a nossa.
                                                          Agora, daí até que um juiz lhe dê razão, vai uma grande distância.
                                                          Embora possa parecer, esta m€rda não é uma republica das bananas.

                                                          Já agora, não pus nada a bolt.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                            Típica inveja de quem não sabe fumar.
                                                            True, não sei, mas não quero saber também xD

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X