Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quando um governo usa a desculpa da austeridade para ir longe demais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quando um governo usa a desculpa da austeridade para ir longe demais

    Li agora uma noticia no CM (sim, já sei, mas eles de vez em quando também reportam noticias verdadeiras) que me deixou literalmente de cabelos em pé pela tremenda injustiça, para não chamar filha-da-p*tice, criada pelo anterior governo (isto apesar de eu não ter nada a ver com as pessoas afectadas por isso).

    Essencialmente, já devem ter lido sobre Gil Benido, o militar Português assassinado a tiro a 18 de junho por terroristas da Al-Qaeda durante um atentado no Mali, certo?

    Pois fiquei a saber que a viuva e duas filhas menores só vão receber 1263 euros para as primeiras despesas após a morte em serviço do militar. Esta verba 'enorme' é para ser gerida até que a Caixa Geral de Aposentações (CGA) atribua uma pensão de sangue à viúva, que será paga em data ainda por determinar.

    Já sabemos o tempo que estas coisas demoram em Portugal, não?

    Esta remuneração é denominada subsídio por morte e é paga a todos os servidores do Estado inscritos na CGA. O cálculo deste pagamento, no entanto, foi alterado pelo anterior Governo.

    A lei de orçamento de Estado de 2012 fez com que os beneficiários deixassem de receber o equivalente a seis vezes o salário bruto do funcionário público falecido, e passassem a receber três vezes um valor conhecido como indexante de apoio social, que está agora fixado em 421,32 euros. O salário mensal de Gil Benido rondava, à data da morte, cerca de 2 mil euros. "Caso não tivesse havido a referida alteração legal, a família iria receber cerca de 12 mil euros. Assim, a verba a entregar não passa dos 1263 euros.

    Agora pergunto eu: quantos militares e policias morrem anualmente no cumprimento do seu dever que justificasse, de alguma maneira sequer, esta alteração absolutamente mesquinha feita pelo anterior governo para poupar uns trocos?! Poupavam muito mais se cortassem nos cafézinhos à borla dos deputados no parlamento!

    Como é que esta familia vai sobreviver até lhes ser atribuida uma pensão de sangue?! O pai destas miudas dá a vida pelo país e estes fdp destes governantes, que não têm outro nome, atiram-lhes com uma 'esmola' de 1,263 Euros?!!

    Oh pá, eu se fosse militar... nem digo mais. Como é que é possivel?!

    http://www.cmjornal.pt/portugal/deta...?ref=HP_Grupo1

    #2
    Se isso for assim (CM), é de facto lamentável.

    Eu, contra a corrente, defendi muitas das politicas do anterior governo, mas actualmente tenho a noção que fizeram, muita porcaria, muita mesmo

    Comentário


      #3
      Vou contra a corrente. Para Portugal é tudo um absurdo. Logo a começar pelo ordenado que tinha.
      A mulher faz o mesmo que todos - trabalha.

      Comentário


        #4
        Quero acreditar que haja um seguro de vida nestas situações de «missão no estrangeiro»...

        Comentário


          #5
          Como fazem as familias dos 'civis' que morrem? Qto recebem do estado ou da respectiva entidade empregadora?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
            Quero acreditar que haja um seguro de vida nestas situações de «missão no estrangeiro»...
            São raros e ainda mais raros são os que não têm restrições contra terrorismo e locais de guerra. Normalmente há umas seguradoras do próprio estado ou com apoios do mesmo.

            Tipo este:
            http://grupoportinsurance.pt/MDN/seguro-de-vida-facultativo-missoes.html

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SrTobias Ver Post
              São raros e ainda mais raros são os que não têm restrições contra terrorismo e locais de guerra. Normalmente há umas seguradoras do próprio estado ou com apoios do mesmo.

              Tipo este:
              http://grupoportinsurance.pt/MDN/seguro-de-vida-facultativo-missoes.html
              «Todos os militares que integrem missões humanitárias e de paz fora do território nacional, podem subscrever um capital suplementar ao seguro efectuado pelo Ministério da Defesa Nacional.»

              Por outro lado, sendo esta uma Missão da ONU, acredito que terá um capitulo próprio no que respeita a indemnizações no caso de morte.
              mesmo assim...não há dinheiro que pague uma Vida!

              Comentário


                #8
                A austeridade não são desculpas, é consequência.
                Nos anos das vacas gordas o governo construiu estradas e autoestradas, hospitais, reparou escolas, etc...
                Lembram-se de todos estes anos e em nenhum houve um superávite? houve sempre défice (+-prejuízo)
                A austeridade é uma consequência de se ter gasto o dinheiro todo, agora não há.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                  Li agora uma noticia no CM (sim, já sei, mas eles de vez em quando também reportam noticias verdadeiras) que me deixou literalmente de cabelos em pé pela tremenda injustiça, para não chamar filha-da-p*tice, criada pelo anterior governo (isto apesar de eu não ter nada a ver com as pessoas afectadas por isso).
                  Quanto é que a empresa tua empregadora paga à tua família em caso de morte num acidente de trabalho?

                  Quanto tempo teria a tua mulher de esperar até receber uma pensão pela viuvez? O tempo de espera para viuvas de militares é superior?

                  Comentário


                    #10
                    Essa é a pensão da CGA, faltam as outras.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                      Vou contra a corrente. Para Portugal é tudo um absurdo. Logo a começar pelo ordenado que tinha.
                      A mulher faz o mesmo que todos - trabalha.
                      Oi ? Cerca de 2mil € é um absurdo?

                      Comentário


                        #12
                        Para nada fazer sim e de reforma. Como muitos que tiveram tipo meia dúzia de anos nas tropas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                          A austeridade não são desculpas, é consequência.
                          Nos anos das vacas gordas o governo construiu estradas e autoestradas, hospitais, reparou escolas, etc...
                          Lembram-se de todos estes anos e em nenhum houve um superávite? houve sempre défice (+-prejuízo)
                          A austeridade é uma consequência de se ter gasto o dinheiro todo, agora não há.
                          Então por essa ordem de ideias vamos fechar os hospitais, as escolas e as universidades. Pela austeridade vale a pena, passamos logo a ter lucro!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                            Então por essa ordem de ideias vamos fechar os hospitais, as escolas e as universidades. Pela austeridade vale a pena, passamos logo a ter lucro!
                            Já estão a ser cortadas muitas verbas na saúde. A austeridade continua, mas na qualidade dos serviços.

                            Quanto à situação da morte, não vejo o celeuma. Conheço um caso de morte por acidente de trabalho que não só a empresa não pagou nada como ainda houve luta com o seguro durante anos. Neste tempo ninguém pagou nada.

                            Nesta situação dos militares o que tem de diferente? Foi aberto algum inquérito para saber se não houve negligência, por exemplo?

                            Comentário


                              #15
                              Foi atentado terrorista...negligência de quem? do morto?

                              Comentário


                                #16
                                Com cada barbaridade que se lê aqui... então 2000 euros por mês para colocar a vida em risco e andar a matar os maus (os terroristas) é demasiado e um absurdo

                                E havendo défice não se arranjam escolas ou hospitais ou tribunais. Nos anos em que há défice deixa-se os edíficios ruirem

                                Epah, que me venham falar de que os programas usados foram ridiculos é outra coisa. Aí estamos de acordo. O programa Parque Escolar reconstrui escolas com acabamentos de luxo. Há várias terrinhas com 10 mil habitantes onde foram construidos tribunais dignos de cidades com mais de 100 mil habitantes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho um absurdo haver gente que se mete numa guerra nestas condições.
                                  A pergunta que se deve saber é como é que é possível que alguém se sujeite a morrer sabendo dos valores que a família tem a receber em caso de morte ou de algum tipo de invalidez.
                                  O militar não foi obrigado a alistar-se.
                                  Ao fazê-lo deve estar ciente ao que vai e como vai. Muito mais do que num simples contrato de trabalho.
                                  Se a noticia é verdade, acho uma ignorância atroz.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Normalmente as pessoas vão pelo dinheiro, precisamente para poder proporcionar uma vida melhor às familias.
                                    Acredito que o salário do militar seja de 2000 euros, MAS por norma há um subsidio de risco e guerra para militares que vão para combate que por norma é de 5000 euros por mês. Esse militar devia estar a auferir ao todos uns 6 a 7 mil euros mensais por estar a combater o Daesh. Ninguém com familia vai para a guerra sem ter em retorno muito dinheiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tive a pesquisar. O suplemento de guerra é de 100 euros por dia, em cima do salário base.
                                      Muito pouco em troca do risco que é.

                                      Eu é que não me metia nisso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O salário da Legião Francesa nem chega sequer aos 2000€ mensais e é uma das forças militares de elite mais importantes do Mundo... Acho que ninguém o obrigou a ir, poderia ter emigrado e iria ganhar isso ou mais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A legião francesa tem duas particulares que atraem muita gente:

                                          1) é das poucas forças militares no mundo que não impõe uma ridicula restrição de idade (qual a lógica de alguém com 28 anos em excelente forma fisica e psíquica em Portugal não poder ingressar na carreira militar? É absurdo!)
                                          2) aceita pessoas de qualquer nacionalidade

                                          Alguém na casa dos 30 ou 40 sem grandes qualificações académicas que esteja desempregado já há algum tempo e sem grandes perspectivas de emprego no futuro, mas que esteja em boa forma física, vê na legião francesa um bom escape e alternativa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                            Quanto é que a empresa tua empregadora paga à tua família em caso de morte num acidente de trabalho?
                                            Vamos lá ver, as profissões públicas não são todas iguais. Há profissões em que o risco de vida ou de invalidez é muito elevado: policia, militares e bombeiros, por exemplo.

                                            Evidentemente, em caso de guerra, onde se preveem milhares de mortos em combate, faz sentido não se poder indemenizar as familias como deve ser (até porque aí já se trata de defender o país, esforço de guerra, etc...). Mas em tempo de paz?!

                                            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                            A pergunta que se deve saber é como é que é possível que alguém se sujeite a morrer sabendo dos valores que a família tem a receber em caso de morte ou de algum tipo de invalidez.
                                            Exactamente. Nestas condições, eu se fosse militar nem saia do quartel. Arriscar a vida para quê? Mais vale ficar quietinho.

                                            É evidente que tanto militares em missões especiais no estrangeiro, como policias, como bombeiros já sabem que as suas profissões são de alto risco. É para isso que são pagos, mas ao mesmo tempo *ninguém* se mete numa profissão dessas com a convicção que vai morrer ou sofrer um acidente grave. Por isso mesmo, o Estado deveria - no minimo - garantir que as suas familias não passariam fome caso o impensável aconteça.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                              Vamos lá ver, as profissões públicas não são todas iguais. Há profissões em que o risco de vida ou de invalidez é muito elevado: policia, militares e bombeiros, por exemplo.

                                              Evidentemente, em caso de guerra, onde se preveem milhares de mortos em combate, faz sentido não se poder indemenizar as familias como deve ser (até porque aí já se trata de defender o país, esforço de guerra, etc...). Mas em tempo de paz?!



                                              Exactamente. Nestas condições, eu se fosse militar nem saia do quartel. Arriscar a vida para quê? Mais vale ficar quietinho.

                                              É evidente que tanto militares em missões especiais no estrangeiro, como policias, como bombeiros já sabem que as suas profissões são de alto risco. É para isso que são pagos, mas ao mesmo tempo *ninguém* se mete numa profissão dessas com a convicção que vai morrer ou sofrer um acidente grave. Por isso mesmo, o Estado deveria - no minimo - garantir que as suas familias não passariam fome caso o impensável aconteça.
                                              Bem me parecia que a culpa não é do governo.
                                              Até porque esta alteração se é verdade é ridicula:
                                              ""Caso não tivesse havido a referida alteração legal, a família iria receber cerca de 12 mil euros. Assim, a verba a entregar não passa dos 1263 euros."
                                              Quer dizer, se não fosse o Passos Coelho a familia receberia 12.000€. Uma diferença enorme.
                                              De facto se a família recebesse 12.000€ em vez dos 1.263€, ficava bem de vida...

                                              Tenho pena é daqueles que morreram no incêndio de Pedrogão, que morreram apenas porque se "alistaram" numa estrada da morte sem saber. Estes quanto é que vão receber?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                                Vamos lá ver, as profissões públicas não são todas iguais. Há profissões em que o risco de vida ou de invalidez é muito elevado: policia, militares e bombeiros, por exemplo.
                                                No caso destes militares em questão, já são remunerados várias vezes acima da média nacional, portanto o fator risco já é compensado.
                                                Mas isso não responde a nenhuma das questões que coloquei.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Homens cuja missão é defender a soberania ou bandeira de um país com recurso às armas têm que ser pagos e respeitados condigamente.

                                                  Os inúmeros cortes alguns cegos feitos no tempo do anterior governo dão agora frutos e muito maus frutos, infelizmente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                    No caso destes militares em questão, já são remunerados várias vezes acima da média nacional, portanto o fator risco já é compensado.
                                                    É só o dobro e correm dez vezes mais perigo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                      Tive a pesquisar. O suplemento de guerra é de 100 euros por dia, em cima do salário base.
                                                      Muito pouco em troca do risco que é.

                                                      Eu é que não me metia nisso.
                                                      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                                      Homens cuja missão é defender a soberania ou bandeira de um país com recurso às armas têm que ser pagos e respeitados condigamente.
                                                      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post

                                                      Os inúmeros cortes alguns cegos feitos no tempo do anterior governo dão agora frutos e muito maus frutos, infelizmente.


                                                      Mais risco têm os bombeiros e são voluntários...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já faltavam as noticias "O antigo governo", vieram em tempo oportuno, já que está na altura de cascar no "novo governo" e nos que pertencem ao "novo governo" por causa da catástrofe ou tragédia da semana passada. Muito oportuna a noticia realmente...


                                                        Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                                        Homens cuja missão é defender a soberania ou bandeira de um país com recurso às armas têm que ser pagos e respeitados condigamente.

                                                        Os inúmeros cortes alguns cegos feitos no tempo do anterior governo dão agora frutos e muito maus frutos, infelizmente.
                                                        Têm noção do que dizem, ou é só porque sim?

                                                        Se ele estava lá fora em Missão da ONU, são eles que tratam das compensações, e todo o processo agora vai-se desenrolar tal como antes de 2012, existem seguros, e existem as compensações por ser uma acção militar conjunta e coordenada pela ONU.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PePa Ver Post

                                                          Mais risco têm os bombeiros e são voluntários...
                                                          Nem mais. Morrem mais bombeiros por ano no combate aos incêndios que militares destacados em cenários de guerra.

                                                          É perguntarem ao bombeiro quanto a família recebe em caso de morte

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post

                                                            Mais risco têm os bombeiros e são voluntários...
                                                            Com todo o devido respeito pelos bombeiros (e tenho um enorme respeito e admiração por eles) acho que o perigo de vida é muito superior numa frente guerra do que num incêndio. E no incêndio, mesmo que passes 2 ou 3 dias de pé a combater as chamas, no final vais para casa abraçar a familia e descansar. Na guerra arriscas-te a que te caia um missil em cima enquanto dormes.

                                                            De qualquer forma tem mais louvor combater as chamas que matam o teu país do que ir combater para outro país. Até porque um é por amor ao país e à terra e outro é em muitos casos por dinheiro.
                                                            Opinião pessoal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X