Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empregos portugueses iguais no estrangeiro???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Empregos portugueses iguais no estrangeiro???

    Boas pessoal,

    Estou a fazer um estudo de mercado para uma cadeira da Universidade, mas fiquei aqui com uma duvida. O estudo de mercado tem a ver com diferentes tipos de carreiras na Europa e bloqueei aqui numa questão que pode ser simples mas que me está a fazer uma certa confusão. Existem trabalhos que neste caso são universais, isto é, trabalhos em portugal são iguais para toda a Europa, como é o caso de Programador TI, Marketing, etc, pois utilizam basicamente as mesmas ferramentas aqui ou lá e conhecimentos próprios para o correcto desempenho...

    Nos casos dos trabalhos mais técnicos onde seja preciso verificar planos de trabalho, desenhos técnicos, Voltagens, etc, sem ser ensino superior, como o caso de electricistas, canalizadores, Mecânicos industriais...Estes trabalhos são também vistos como universais ou existe algo que seja diferente de país para país que obrigue a outras formações especificas (sem contar com alguns requisitos tipo normas técnicas ou obrigatórias que cada país tem e que facilmente com uma formação modular fica logo esse obstáculo contornado)?

    Quem puder responder agradecia para ver se avançava com isto.

    PS: sim vou a época de recurso a estudo de mercado... para quem gosta e percebe do software de SPSS, gabo-vos a paciência

    Obrigado

    #2
    Ninguem pode dar uma ajudinha? Ok que aqui não se falam de diferenças salariais entre suiça e portugal, mas uma ajudinha era bem vinda hehe

    Comentário


      #3
      trabalhos na área da saúde também são universais. Medicina, enfermagem, psicologia, dentistas, etc

      assim como assitentes sociais, carers, etc.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
        trabalhos na área da saúde também são universais. Medicina, enfermagem, psicologia, dentistas, etc

        assim como assitentes sociais, carers, etc.
        Sim mas trabalhos mais técnicos tipo trabalhos industriais ou metalúrgicos? O exemplo que dei em cima, um electricista ou um mecânico industrial, onde precisam de ler planos especificos de instalações ou manutenções, que têm alguns pormenores diferentes de país para país (penso eu)...Esses trabalhos são difíceis para um Português exercer no estrangeiro ou nem por isso?

        É que o tema do meu estudo de mercado é emigração com ensino superior e emigração qualificada mas ramo metalúrgico/industrial, por isso não posso falar de assistentes sociais/cares, ou enfermagem, etc...

        Comentário


          #5
          No Reino-Unido existia o National Vocational Qualification onde vários profissionais obtêm certificados de acordo com a sua especialidade/domínio; https://en.wikipedia.org/wiki/Nation..._Qualification

          National Vocational Qualifications (NVQs) were work based awards in England, Wales and Northern Ireland that are achieved through assessment and training.
          Foi substituído pelo National Qualifications Frameworks que me parece ser mais complexo e ainda não compreendi muito bem como funciona: https://en.wikipedia.org/wiki/Nation...United_Kingdom

          Comentário


            #6
            Nós não universitários existem certifições diversas.
            Exemple simples: o securita tem de ter um curso similar em toda a europa para poder trabalhar.
            No caso metalúrgico q falas, um soldador tem de ter certificado em qq pais.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
              No Reino-Unido existia o National Vocational Qualification onde vários profissionais obtêm certificados de acordo com a sua especialidade/domínio; https://en.wikipedia.org/wiki/Nation..._Qualification



              Foi substituído pelo National Qualifications Frameworks que me parece ser mais complexo e ainda não compreendi muito bem como funciona: https://en.wikipedia.org/wiki/Nation...United_Kingdom
              Hmm ok não sabia disso,obrigado pelo menos já é uma ajuda aqui no relatório sobre o reino unido, pois estava a fazer apenas o antigo NVQ, vou actualizar para o NQF.

              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Nós não universitários existem certifições diversas.
              Exemple simples: o securita tem de ter um curso similar em toda a europa para poder trabalhar.
              No caso metalúrgico q falas, um soldador tem de ter certificado em qq pais.
              Pronto neste caso o soldador português, se quiser exercer em França por exemplo, este deve fazer uma formação qualquer em frança para receber esse certificado ou o de portugal basta?

              A minha duvida está por exemplo nos electricistas, que exercem actividade em fabricas, etc... Existem países onde as voltagens são diferentes, tensões igualmente diferentes...Um trabalhador português neste caso um electricista, e quem diz electricista diz igualmente mecânico industrial que trabalha igualmente com electricidade, consegue facilmente se adaptar ao sistema de trabalho de outro país? Pelas minhas pesquisas, pelo menos no linkedin muita gente fala que a UK, Bélgica e mesmo Canadá vem buscar electricistas e mecânicos industriais ao nosso país, ficou foi a duvida como é que este desenrasca-se num país com normas, voltagens, tensões, etc diferentes como é o caso do Canadá...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lviegas Ver Post

                A minha duvida está por exemplo nos electricistas, que exercem actividade em fabricas, etc... Existem países onde as voltagens são diferentes, tensões igualmente diferentes...Um trabalhador português neste caso um electricista, e quem diz electricista diz igualmente mecânico industrial que trabalha igualmente com electricidade, consegue facilmente se adaptar ao sistema de trabalho de outro país? Pelas minhas pesquisas, pelo menos no linkedin muita gente fala que a UK, Bélgica e mesmo Canadá vem buscar electricistas e mecânicos industriais ao nosso país, ficou foi a duvida como é que este desenrasca-se num país com normas, voltagens, tensões, etc diferentes como é o caso do Canadá...
                não tem qualquer problema de adaptação, pois é tudo igual seja aqui em Portugal seja noutro ponto qualquer do mundo, apenas existe a situação de legislação e tipo de material que muda de país para país, de resto não tem quaisquer problemas, pois qualquer técnico sabe quando anda a estudar para tal é ensinado a interpretar esquemas e regras e os mais diversos tipos de instalações e materiais usados perante a situação, mudando de país a situação é igual não tem qualquer problema de adaptação, tenho muitos amigos e conhecidos nessas áreas e tudo a trabalhar um pouco por todo lado no mundo...

                portanto uma coisa era um padeiro em Portugal ir para electricista na Alemanha, ai secalhar não se adaptava por não saber nada do assunto, agora quem exerce profissão x e vai exercer a mesma para outro país qualquer não vai ter qualquer problema de adaptação, pois é exactamente a mesma coisa, só tem que se cingir ao metedo usado no destino que pode não ser igual ao de Portugal...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                  não tem qualquer problema de adaptação, pois é tudo igual seja aqui em Portugal seja noutro ponto qualquer do mundo, apenas existe a situação de legislação e tipo de material que muda de país para país, de resto não tem quaisquer problemas, pois qualquer técnico sabe quando anda a estudar para tal é ensinado a interpretar esquemas e regras e os mais diversos tipos de instalações e materiais usados perante a situação, mudando de país a situação é igual não tem qualquer problema de adaptação, tenho muitos amigos e conhecidos nessas áreas e tudo a trabalhar um pouco por todo lado no mundo...

                  portanto uma coisa era um padeiro em Portugal ir para electricista na Alemanha, ai secalhar não se adaptava por não saber nada do assunto, agora quem exerce profissão x e vai exercer a mesma para outro país qualquer não vai ter qualquer problema de adaptação, pois é exactamente a mesma coisa, só tem que se cingir ao metedo usado no destino que pode não ser igual ao de Portugal...
                  Ahhh ok, entendi. Peço desculpa a todos se as questões fossem óbvias, mas como não percebo nada disso e foi o trabalho proposto pela orientadora, lá teve que ser.

                  Neste caso então a única coisa que essas pessoas precisam é, visto que já têm conhecimentos práticos e teóricos sobre o tipo de trabalho, estudar um pouco mais a legislação e tipo de material do país onde estão a exercer actividade e pronto... O resto é tudo o mesmo

                  Obrigado pela ajuda.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                    Hmm ok não sabia disso,obrigado pelo menos já é uma ajuda aqui no relatório sobre o reino unido, pois estava a fazer apenas o antigo NVQ, vou actualizar para o NQF.



                    Pronto neste caso o soldador português, se quiser exercer em França por exemplo, este deve fazer uma formação qualquer em frança para receber esse certificado ou o de portugal basta?

                    A minha duvida está por exemplo nos electricistas, que exercem actividade em fabricas, etc... Existem países onde as voltagens são diferentes, tensões igualmente diferentes...Um trabalhador português neste caso um electricista, e quem diz electricista diz igualmente mecânico industrial que trabalha igualmente com electricidade, consegue facilmente se adaptar ao sistema de trabalho de outro país? Pelas minhas pesquisas, pelo menos no linkedin muita gente fala que a UK, Bélgica e mesmo Canadá vem buscar electricistas e mecânicos industriais ao nosso país, ficou foi a duvida como é que este desenrasca-se num país com normas, voltagens, tensões, etc diferentes como é o caso do Canadá...
                    Tenho conhecimento exatamente desse caso, um amigo soldador foi trabalhar para França para uma refinaria, não teve que fazer testes extra nenhuns as qualifições obtidas em PT num sitio que se preze são universais ou pelo menos europeias.

                    Trabalho na area da metrolgia (medições, não é do tempo) e tenho que lidar com desenhos tecnicos, calibres e ir de encontro aos pedidos de clientes estrangeiros. O que posso dizer é que existem diferenças de numeclatura mas qualquer engenheiro que se preze tem jogo de cintura para se adaptar ( no entanto vê-se com cada calhau com olhos, engenheiros no papel).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                      Tenho conhecimento exatamente desse caso, um amigo soldador foi trabalhar para França para uma refinaria, não teve que fazer testes extra nenhuns as qualifições obtidas em PT num sitio que se preze são universais ou pelo menos europeias.

                      Trabalho na area da metrolgia (medições, não é do tempo) e tenho que lidar com desenhos tecnicos, calibres e ir de encontro aos pedidos de clientes estrangeiros. O que posso dizer é que existem diferenças de numeclatura mas qualquer engenheiro que se preze tem jogo de cintura para se adaptar ( no entanto vê-se com cada calhau com olhos, engenheiros no papel).
                      Hmm ok percebo. Pois era isso mesmo da nomenclatura que também me referia, mas pelo que percebi é mais questão de adaptação, que com o tempo o trabalhador acaba por se adaptar. O meu problema era se teriam que fazer alguma formação de longa duração para exercerem actividade no estrangeiro mas pelo que vi não é necessário pois é tudo basicamente idêntico.

                      Comentário


                        #12
                        Para isso é q serve a UE...
                        Há reconhecimento mútuo em muitas situações. Noutras não... Depende

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X