Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Entrar para medicina com média de 10 valores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Entrar para medicina com média de 10 valores

    Uma pessoa amiga cujo filho pretendia entrar para medicina e não conseguiu por alguma décimas ficou indignada quando soube que entraram para medicina alunos com média de 10, apenas por serem atletas de uma qualquer actividade desportiva e irem à selecção de vez em quando.


    Considero uma grande injustiça.

    Está bem que por serem atletas e representem o país tenham alguns beneficios (horários facilitados, marcação de exames para datas mais favoráveis, aulas suplementares ou explicações extra, etc...) mas deveriam em termos de notas concorrer em pé de igualdade com os restantes alunos.

    O que vai agora um aluno com média de 10 fazer num curso tão exigente como medicina?

    Vai certamente ocupar o lugar de outro aluno com muito mais capacidades para tirar o curso.


    #2
    estão num contigente à parte... nunca entraria por esse contigente.

    Comentário


      #3
      Esse regime justifica-se porque os atletas de alta competicao tem cargas de treinos elevadas, logo nao estao em pe de igualdade com os restantes.

      Claro que pode haver excepcoes, mas globalmente concordo com essa politica.

      Comentário


        #4
        Pois, isso do contingente é muito lindo.

        O rapaz até pode ter muito mérito a jogar à bola, mas em que é que isso o faz melhor que os seus colegas que se fartaram de estudar e sabem muito mais do que ele?

        Repara que, para ter média de 10, o rapaz andou mesmo a "fazer desporto" e livros... népias!

        Comentário


          #5
          Obviamente que é um ABUSO;).

          Os Regimes Especiais de acesso aplicam-se aos estabelecimentos de ensino superior público, particular e cooperativo, para a frequência de cursos de bacharelato e licenciatura.
          Não são abrangidos por estes regimes os estabelecimentos de ensino superior militar e policial.

          Podem ingressar no ensino superior, através destes regimes, os estudantes que se encontrem numa das seguintes condições:

          Funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem;
          Cidadãos portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro e seus familiares que o acompanhem;
          Oficiais do quadro permanente das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito da satisfação de necessidades específicas de formação das Forças Armadas;
          Estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa;
          Funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade;
          Atletas praticantes com estatuto de alta competição ou integrados no percurso de alta competição;
          Naturais e filhos de naturais do território de Timor.


          Atletas de Alta Competição

          É abrangido por este regime o estudante que reúna, cumulativamente, as três condições seguintes:
          1. Que nos termos do Decreto-Lei nº 125/95, de 31 de Maio, alterado pelo Decreto-Lei nº 123/96, de 10 de Agosto, regulado pela Portaria nº 947/95, de 1 de Agosto :

          seja atleta praticante com estatuto de alta competição, ou

          seja atleta praticante integrado no percurso de alta competição, ou

          tenha deixado de satisfazer às condições anteriores há menos de dois anos

          2. Que seja titular de um curso do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
          3. Que comprove aprovação nas disciplinas do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas no ano em causa para o curso e estabelecimento pretendido.

          E se há situações mais que justas.. há outras que.....

          Comentário


            #6
            Para ser atleta de alta competição é preciso treinar 3, 5 ou mais horas por dia... ter media mai baixa, é normal já que têm menos tempo para estudar que os outros... naturalmente se justifica e existencia este tipo de contigentes...

            Comentário


              #7
              Eu já ficava satisfeito se soubessem ler e escrever.

              E depois darem aquelas entrevistas à Bola de que abandonou uma carreira brilhante em Medicina para se tornar no 3º guarda redes suplente de uma equipa manhosa das distritais.

              E depois lá vêm os meus amigos a atirar-me à cara que há pessoas de intelecto superior na bola.

              Comentário


                #8
                Ah, sempre podem ir para Cuba com médias baixas...

                Deixem-me ver quem é que andou por lá e depois ingressou aqui em Portugal....

                Estou a brincar. Ninguém faria uma coisa dessas. [8D]

                Comentário


                  #9
                  Duvido muito que, mesmo pelo contigente especial, tenha entrado com 10, ou secalhar era o unico a concorrer.
                  Todavia não vejo qualquer razão para indignação, deve ser de facto frustante não entrar por décimas mas assim como esse caso ha milhares deles e deixa la que não foi por causa dos tais alunos do contigente especial que ele deixou de entrar.

                  EDIT: Continuam a bater na tecla das medias, raio de mania que so quem tem boas médias é que vai ser bom profissional. [8]

                  Comentário


                    #10
                    Então mas e agora vamos culpar os atletas de alta competição por termos um sistema de ensino mal feito?

                    Porque é que um aluno tem de ter média de 19 para ser médico? Têm de saber mais do que os outros?
                    Um bom médico não se vê pelas notas!
                    Não é esse decreto que tem de ser revisto, mas sim as candidaturas.


                    Infelizmente ainda há o estigma do "sôr doutor".

                    Comentário


                      #11
                      Quem é que, na teoria, tem maiores capacidades?!

                      O aluno de 19 valores ou o Craque de 10 valores que representa Portugal ?!

                      Esta "lei" é ridícula !

                      Não concordo de modo algum.


                      Nota: Sou fanático por Futebol ;)

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Vasco Andrades

                        Vai certamente ocupar o lugar de outro aluno com muito mais capacidades para tirar o curso.
                        Pode ser a sua ideia, mas completamente desfazada da realidade. Já aprendi por experiencia propria, que estudos e inteligencia, não tem que ter uma relação directa.

                        Considerar uma pessoa mais inteligente, só porque estuda mais, é a meu ver, errado.

                        Podem haver pessoas com mais propensão para estudar, mas não são necessariamente, as mais inteligentes.

                        Considero que nos dias de hoje, a inteligencia das pessoas andará muito proxima uns dos outros. Há é pessoas mais estudiosas, umas mais intelectuais, ou que têm maior propensão para o estudo.

                        Quanto á questão, é discutivel.

                        Mas é caricato, que venham para aqui falar desse facto, e não falem por exemplo de contigentes de paises de lingua oficial portuguesa, que vêm para cá para a universidade, que mal sabem ler e escrever, nunca descontaram cá, caiam aqui de paraquedas, entrem onde querem, e nem sequer renda de casa pagam.
                        Depois voltam para os seus paises, falam mal dos "branco" e ainda se julgam muito inteligentes.

                        Isso é correcto?

                        Comentário


                          #13
                          Mas porque é que voces so andam a volta do caso do futebol?
                          Por favor tirem as palas dos olhos, existem contingentes especiais não so para atletas de alta competição como para N casos ja aqui numerados.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por 16v

                            Quem é que, na teoria, tem maiores capacidades?!

                            O aluno de 19 valores ou o Craque de 10 valores que representa Portugal ?!

                            Esta "lei" é ridícula !

                            Não concordo de modo algum.


                            Nota: Sou fanático por Futebol ;)
                            E voltando à carga...um bom médico vê-se pelas suas capacidades de estudante...perfeito!

                            Então há poucos bons profissionais nas outras áresa visto que para as outras áreas a maior parte tem notas piores.

                            É só bons médicos em Portugal...estranho, não é esse o cenário que se vê!

                            Comentário


                              #15
                              Eu joguei andebol até ao 2º ano de universidade a nível puramente amador. Mas para estudar não me dediquei totalmente ao desporto, cada um tem as suas prioridades. Ou agora eu por ter muito boa média não devia ter lugar na equipa da selcção? Também se perde muito tempo a estudar que não se aproveita para treinar...

                              ..Cada um devia tomar as suas decisões e depois seguir em frente com elas e não haver estatutos nenhuns. Se vão para a universidade devia ser por terem estudado e não por terem praticado desporto..

                              Mas pronto.. Há quem ache bem e quem ache mal..

                              Também não acho bem haver facilidades para quem é das ilhas por exemplo, qual é a diferença de lá para cá?

                              Comentário


                                #16
                                é verdade que as médias não são tudo, mas eu pessoalmente sinto-me mais segura nas mãos de um médico que teve média de 15 do que nas de um que tenha média de 10..

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois é...

                                  E então o meu caso em que trabalhava e estudava ao mesmo tempo? Não deveria estar num sistema à parte que levasse em conta o sobre-esforço que estava a fazer, ou aqui em Portugal o esforço é só dar pontapés na bola?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Interessante este assunto. Já há muito não se via um tópico em que se repartisse as opiniões 50-50.

                                    Eu pessoalmente, compreendo que não é justo tal benefício. Mas por outro lado, também acho que não é preciso ter 19 valores para ser um bom médico, se bem que seja um curso que implique muito estudo, coisa que TEORICAMENTE" os alunos com médias mais altas se sentiram mais à vontade.
                                    Mas atenção, em medicina! Em outros cursos pode não se fazer a mesma leitura.
                                    Mas alheado-me aos prós e contras dessa benesse, inclino-me mais para o lado de que deveria de existir pé de igualdade na altura de concorrer. Podia, e como muito bem disse o autor do tópico, haver outros beneficios, tais como horários diferentes etc etc...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                      Ah, sempre podem ir para Cuba com médias baixas...
                                      O meu irmão tentou mas não conseguiu era preciso ter um "amigo" Comunista:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Peacelove

                                        é verdade que as médias não são tudo, mas eu pessoalmente sinto-me mais segura nas mãos de um médico que teve média de 15 do que nas de um que tenha média de 10..
                                        Eu confio mais num médico que conheça os podres da profissão dele, e que tenha mente aberta, do que um marrão que só sabe aquilo que os mais velhos lhe enfiaram na cabeça!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pelo que tenho conhecimento não se trata de futebol, mas daquelas modalidades com muito pouca expressão em que Portugal nunca ganhou nada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por TDI_sport

                                            citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                            Ah, sempre podem ir para Cuba com médias baixas...
                                            O meu irmão tentou mas não conseguiu era preciso ter um "amigo" Comunista:D
                                            Que agora são raros. Não os amigos, mas sim os COMUNISTAS. :D :D

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                              Pois é...

                                              E então o meu caso em que trabalhava e estudava ao mesmo tempo? Não deveria estar num sistema à parte que levasse em conta o sobre-esforço que estava a fazer, ou aqui em Portugal o esforço é só dar pontapés na bola?
                                              Mas achas que alguém se interessa se tu trabalhas?? Tinhas o estatuto de trabalhador estudante e já ias com sorte.. Entrar era como os outros.. Isto não dá nada por que Portugal tá assim..

                                              Quanto ao assunto das médias não ser bom indicador de um bom ou mau médico isso é discurso de alguém frustrado que não entrou em medicina ou que tem alguém próximo nessa situação... Não quero ofender ninguém, eu nem sequer estou em medicina nem nunca quis sequer, mas qual acham que é a melhor forma de seleccionar as pessoas? Se estamos a estudar a média é que distingue os alunos.. Se um aluno tem média maior que outro tem todo o direito de escolher o curso que quer. Não é só medicina que é preciso vocação, mas sim todos os cursos.. É todos os anos a mesma coisa. Acham mesmo que se devia incluir exames psicológicos? Para quê? Para aí sim os ricos entrarem em medicina e os pobres não.. Ou pensam que não ia ser tudo a mexer os cordelinhos para os filhinhos dos grandes terem qualificações máximas nesses exames e assim passar à frente dos coitadinhos que "só" conseguiram ter média de 19 e não tiveram ninguém que os ajudasse nos exames psicológicos..

                                              Toda a gente fala de medicina pelo estatuto que tem, é tempo de começar a ver como todos os outros cursos!

                                              Comentário


                                                #24
                                                O problema é que toda essa lesgislação é um absurdo, e começa logo na selecção de actividades desportivas.
                                                Digo isto porque por exemplo tenho um colega meu que é jogador da selecção nacional de Hoquei em Campo e eles não beneficiam dessa lei porque a actividade desportiva não é contemplada...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Peacelove

                                                  é verdade que as médias não são tudo, mas eu pessoalmente sinto-me mais segura nas mãos de um médico que teve média de 15 do que nas de um que tenha média de 10..
                                                  Isso das medias e dos acessos é uma injustiça e uma palhaçada...

                                                  Um aluno com media de 10 com direitos especiais é ridiculo e injusto e depois nao garante que seja pior ou melhor medico.

                                                  Conheço pessoas com 2 cursos superiores e medias altissimas que só sabem aquilo que estudaram para os cursos.
                                                  No entanto outros com media de 10 sao bem melhores profissionais.


                                                  Relativamento ao curso de medicina, que interessa um aluno com media de 19 ou até 20[:I] se não tiver habilidade nenhuma a trabalhar com as mais e nao tiver sensibilidade nenhuma.[:I]

                                                  que eu saiba para entrar em medicina pedem a média mas não pedem a "habilidade" necessária e fundamental para se ser médico.

                                                  enfim é mais uma rol de injustiças a acrescentar a este país...[8]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por air

                                                    citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                    Pois é...

                                                    E então o meu caso em que trabalhava e estudava ao mesmo tempo? Não deveria estar num sistema à parte que levasse em conta o sobre-esforço que estava a fazer, ou aqui em Portugal o esforço é só dar pontapés na bola?
                                                    Mas achas que alguém se interessa se tu trabalhas?? Tinhas o estatuto de trabalhador estudante e já ias com sorte.. Entrar era como os outros.. Isto não dá nada por que Portugal tá assim..

                                                    Quanto ao assunto das médias não ser bom indicador de um bom ou mau médico isso é discurso de alguém frustrado que não entrou em medicina ou que tem alguém próximo nessa situação... Não quero ofender ninguém, eu nem sequer estou em medicina nem nunca quis sequer, mas qual acham que é a melhor forma de seleccionar as pessoas? Se estamos a estudar a média é que distingue os alunos.. Se um aluno tem média maior que outro tem todo o direito de escolher o curso que quer. Não é só medicina que é preciso vocação, mas sim todos os cursos.. É todos os anos a mesma coisa. Acham mesmo que se devia incluir exames psicológicos? Para quê? Para aí sim os ricos entrarem em medicina e os pobres não.. Ou pensam que não ia ser tudo a mexer os cordelinhos para os filhinhos dos grandes terem qualificações máximas nesses exames e assim passar à frente dos coitadinhos que "só" conseguiram ter média de 19 e não tiveram ninguém que os ajudasse nos exames psicológicos..

                                                    Toda a gente fala de medicina pelo estatuto que tem, é tempo de começar a ver como todos os outros cursos!
                                                    Pois, também não é bem assim. Nas escolas publicas só tira 19 quem sabe e em muitas privadas basta-se pagar para tirar 19. Seria interessante verificar qual a percentagem de alunas de medicina que estudaram em escolas particulares.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por esta lógica desta lei, um atleta pode entrar com uma média mais baixa porque não tem tempo para estudar, então um estudante com média de 18 também deveria poder ir representar Portugal na selecção, por muito mau atleta que fosse.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ninguem vos impede de começar a fazer desporto e entrar por esse contingente...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por navigator

                                                          Pois, também não é bem assim. Nas escolas publicas só tira 19 quem sabe e em muitas privadas basta-se pagar para tirar 19. Seria interessante verificar qual a percentagem de alunas de medicina que estudaram em escolas particulares.
                                                          Estás a querer comparar o que é incomparável...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por air

                                                            citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                            Pois é...

                                                            E então o meu caso em que trabalhava e estudava ao mesmo tempo? Não deveria estar num sistema à parte que levasse em conta o sobre-esforço que estava a fazer, ou aqui em Portugal o esforço é só dar pontapés na bola?
                                                            Mas achas que alguém se interessa se tu trabalhas?? Tinhas o estatuto de trabalhador estudante e já ias com sorte.. Entrar era como os outros.. Isto não dá nada por que Portugal tá assim..

                                                            Quanto ao assunto das médias não ser bom indicador de um bom ou mau médico isso é discurso de alguém frustrado que não entrou em medicina ou que tem alguém próximo nessa situação... Não quero ofender ninguém, eu nem sequer estou em medicina nem nunca quis sequer, mas qual acham que é a melhor forma de seleccionar as pessoas? Se estamos a estudar a média é que distingue os alunos.. Se um aluno tem média maior que outro tem todo o direito de escolher o curso que quer. Não é só medicina que é preciso vocação, mas sim todos os cursos.. É todos os anos a mesma coisa. Acham mesmo que se devia incluir exames psicológicos? Para quê? Para aí sim os ricos entrarem em medicina e os pobres não.. Ou pensam que não ia ser tudo a mexer os cordelinhos para os filhinhos dos grandes terem qualificações máximas nesses exames e assim passar à frente dos coitadinhos que "só" conseguiram ter média de 19 e não tiveram ninguém que os ajudasse nos exames psicológicos..

                                                            Toda a gente fala de medicina pelo estatuto que tem, é tempo de começar a ver como todos os outros cursos!
                                                            Frustado?? não tenho ninguem na familia medico ou tão pouco tenha pensado seguir por esse ramo.
                                                            Eu sou claramente contra quem diz que um bom profissional é aquele que tem boas médias, entao quando me dizem que se sentem melhor nas mãos de um medico que tem 19 do que nas maos de um médico que tem 10... será que o Sr. doutor tem escrito na testa a média? é de rir.

                                                            Agora, obviamente que a selecção tem que ser feita e claro que a mesma tem que ser pela media, agora dizerem que aquele tem 19 é muito bom e o que tem 10 é muito mau....

                                                            Volto a repetir, alguem me explica porque é que so andam a volta dos desportistas, com a variedade de contingentes especiais que existem??

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X