Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um golpe no tráfico de INFLUÊNCIAS-1935 Lei Cabral

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Um golpe no tráfico de INFLUÊNCIAS-1935 Lei Cabral

    E se uma ideia peregrina no futuro, voltasse a tentar impôr uma lei similar !?

    Os detentores de Cargos Publicos, Politicos, e Funcionários Publicos, sob compromisso de honra declararem que não pertencem a nenhuma sociedade/associação secreta !!

    Será que os tráficos de influencias, os compadrios se manteriam, ou tal medida só serviria (ou serviu no passado) para tentar silenciar a oposição ou uma "divergente" de visão de poder, uma forma de censura !?


    citação:
    Em 19 de Janeiro de 1935, na recém-inaugurada Assembleia Nacional do Estado Novo, o deputado José Cabral apresentou um projecto de lei proibindo aos cidadãos portugueses fazerem parte de associações secretas, sob penas várias que incluíam sempre prisão, multa e, em casos de reincidência, desterro.

    Os estudantes de 16 anos para cima, os candidatos ao funcionalismo público e os funcionários públicos em exercício seriam obrigados a declarar, por sua honra, que não pertenciam nem jamais pertenceriam a qualquer associação secreta, ou que haviam deixado de a ela pertencer. Todos os bens das referidas associações seriam arrolados e vendidos em praça, revertendo o seu produto para a assistência pública.

    Ainda que o não especificasse, o projecto dirigia-se unicamente contra a Maçonaria. Isso mesmo foi desde logo compreendido por ela, motivando a carta de respeitoso protesto que o Grão-Mestre Norton de Matos resolveu escrever ao presidente da Assembleia Nacional, Dr. José Alberto dos Reis, ironicamente maçon este também. Mas nem a carta, nem o contundente artigo que Fernando Pessoa conseguiu publicar no Diário de Lisboa em 4 de Fevereiro - um segundo artigo foi cortado pela censura -, nem todas as diligências junto dos parlamentares e de outras autoridades lograram travar a marcha dos acontecimentos. Após um extenso e bem documentado "Parecer" da Câmara Corporativa - porventura o primeiro a que foi chamada a elaborar - assinado por Fezas Vital, Afonso de Melo, Gustavo Cordeiro Ramos, José Gabriel Pinto Coelho e Abel de Andrade em 27 de Março, o projecto nº 2 entrou em discussão nas sessões da Assembleia de 5 e 6 de Abril, onde se ouviram mais objurgatórias contra a Ordem Maçónica. Foi votado nominalmente por unanimidade nesse mesmo dia 6, apressando-se muitos outros deputados ausentes, em declarações de voto expressas nos dias seguintes, a juntar-se à corrente condenatória. E enfim, em 21 de Maio, saía no Diário do Governo nº 115, 1ª série, a lei nº 1901, que obrigava as associações e institutos exercendo a sua actividade em território português a fornecerem aos governadores civis dos distritos cópia dos seus estatutos e regulamentos, relação dos sócios e quaisquer outras informações complementares que lhes fossem solicitadas. No mais, a lei obedecia às cláusulas de base do projecto, incluindo as penalidades nele consignadas, declarações de funcionários públicos - mas não de estudantes - e venda de bens.

    Completo
    http://www.gremiolusitano.pt/?menu=1...&idconteudo=38

    O texto do opúsculo, com que Fernando Pessoa conclui, vai transcrito a seguir:
    citação:
    "Sr. José Cabral, seja patriota por conta própria: Retire esse projecto! Deixe a Maçonaria aos maçons e aos que, embora o não sejam, viram, ainda que em outro Templo, a mesma Luz. Deixe a antimaçonaria àquela imprensa que é legítima descendente intelectual do célebre pregador que descobriu que Herodes e Pilatos eram Vigilantes de uma Loja de Jerusalém. Retire o seu projecto!
    Retire, e no próximo dia 13, se quiser, vamos juntos a Fátima. E calha bem, porque é o 13 de Fevereiro - o aniversário da lei do João Franco que estabelecia a pena de morte para os crimes políticos."

    Fonte: "Associações Secretas" in Diário de Lisboa, nº 4388, 4-II-1935.
    Completo
    http://www.lojasaopaulo43.com.br/fernandopessoa.php



    Uma das individualidades que recusou assinar o documento

    Em 1935, Agostinho da Silva foi demitido do ensino oficial por se recusar a assinar a «Lei Cabral», que o obrigava a não seguir a ideologia marxista. Revoltado com a imposição do Estado português, o pensador auto-exilou-se em 1944, depois de alguns anos em Madrid, no Brasil onde ficou até 1969.


    George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto em 1906, tendo-se ainda nesse ano mudado para Barca D'Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), onde viveu até aos seus 6 anos. De 1924 a 1928, cursou Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Após concluir a licenciatura, começa a escrever para a revista Seara Nova, colaboração que manteve até 1938.

    Em 1931 parte como bolseiro para Paris, onde estuda na Sorbonne e no Collège de France. Após o seu regresso em 1933, leciona no ensino secundário em Aveiro até ao ano de 1935, altura em que é demitido do ensino oficial por se recusar a assinar a Lei Cabral, que obrigava todos os funcionários públicos a declararem por escrito que não participavam em organizações secretas (e como tal subversivas).

    Cria o Núcleo Pedagógico Antero de Quental em 1939, e em 1940 publica Iniciação: cadernos de informação cultural. É preso pela polícia política em 1943, abandonando o país no ano seguinte.


    Completo
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_da_Silva

    #2
    Ficavamos sem politicos, desde a opus dei a opus gay temos lá de tudo :D.



    Comentário


      #3
      Acho que qualquer um deve ter a liberdade de pertencer/criar uma organização. Sempre existiram e sempre existirão elites...

      Comentário


        #4

        Pertencer a organizações/associações/clubes/... é decisão pessoal de cada um, sejam elas elitistas ou não.

        Comentário


          #5
          Seria uma excelente ideia Excalibur!

          Afinal, segundo a Wikipedia em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia

          citação:Democracia é um sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo. Para usar uma frase famosa, democracia é o "governo do povo para o povo". Democracia se opõe às formas de ditadura e totalitarismo, onde o poder reside em uma elite auto-eleita.
          Em Inglaterra fizeram isso devido ao assustador número de Maçons no Parlamento, estes teriam que declarar pertencer à Maçonaria ou a outra sociedade secreta ou irmandade para poderem exercer cargos públicos.

          Desse modo deveriam também ser declarados os membros da Opus Dei para expor de uma vez por todas as lutas centenárias entre o poder Liberal, Iluminista e o Clero.

          E hoje em dia temos a Maçonaria muito bem representada no Parlamento e Governo de Portugal e também o lobbie da Igreja Católica Apostólica Romana e da Opus Dei...

          De acordo com A.M.Gonçalves, Mestre Maçom da Grande Loja Regular de Portugal/GLLP, 14º Grau do Rito Escocês Antigo e Aceite,

          citação:A politização da maçonaria continuaria ao longo de todo o século XX e conduziria, no início dos anos 80, à divisão da maçonaria portuguesa entre uma obediência histórica, anticlerical e modernista #8211; o Grande Oriente Lusitano #8211; e uma obediência tradicional, deista, ritualista #8211; a Grande Loja Regular de Portugal #8211; tinha objectivos que só aparentemente tinham a ver com a actividade maçónica[56].

          Com a proclamação da República e a constituição do 1º Governo provisório chefiado por Teófilo Braga com António José de Almeida como Ministro do Interior Afonso Costa como Ministro da Justiça (todos eles maçons), a maçonaria passa a ser olhada como uma instituição útil, pragmaticamente necessária para quem pretenderia fazer carreira política ou administrativa, na função pública.

          Durante a 1ª República, os seus efectivos duplicam de 2000 para 4000 membros, com o correspondente aumento de lojas e triãngulos. No Parlamento mais de metade dos parlamentares são maçons. No Governo Provisório (1910-1) cinquenta por centro dos ministros são maçons, percentagem que se mantém nos subsequentes governos provisórios até 1926. Três Presidentes da República foram maçons: Bernardino Machado, Sidónio Pais, António José de Almeida.
          Fonte: http://www.freemasons-freemasonry.com/arnaldoG.html

          Alguns Maçons famosos:

          Presidentes de Repúblicas, Primeiros Ministros e Políticos

          Abraham Lincoln
          Aga Khan III
          Andrew Jackson
          Andrew Johnson
          Anson Jones
          Benjamin Franklin
          Bill Clinton
          David G. Burnett
          Esperidião Amin Elou Filho
          Fiorella H. La Guardia
          Francisco Glicério
          Franklin D. Roosevelt
          George C. Wallace
          George Washington
          Gerald Ford
          Harry S. Truman
          James A. Garfield
          James Buchanan
          James Knox Polk
          James Monroe
          Joel R. Poinsett
          John G. Diefenbaker
          John Hancock
          Jorge Sampaio
          Joseph Brant
          Campos Salles
          Mário Covas
          Mario Soares
          Marquês de Lafayette
          Michel Temer
          Mirabeau B. Lamar
          Rui Barbosa
          Sam Houston
          Sam Nunn
          Theodore Roosevelt
          Warren G. Harding
          Washington Luís
          William Howard Taft
          William Mckinley
          Winston Churchill
          Sir John A. MacDonald
          Sir John J. C. Abbott
          Sir Mackenzie Bowell
          Sir Robert L. Borden
          Viscount R. B. Bennett


          Reis

          Edward VII
          Edward VIII
          Frederico II da Prússia
          George VI
          George IV
          Leopoldo I da Bélgica
          Pedro I do Brasil


          Escritores

          Aleksander Pushkin
          Alexandre Herculano
          Antero de Quental
          Barbosa du Bocage
          Camilo Castelo Branco
          Carlo Collodi
          Eça de Queiróz
          Edward Gibbon
          Fernando Pessoa
          François Marie Arouet Voltaire
          JNas
          Johathan Swift
          Lewis Wallace
          Mark Twain
          Oscar Wilde
          Robert Burns
          Rudyard Kipling
          Samuel L. Clemens
          Walter Scott
          William Shakespeare
          Dr. Robert Morris
          Sir Arthur C. Doyle
          Sir Walter Scott


          Compositores, Músicos e Intérpretes

          Duke Ellington
          Howlin' Wolf
          Jean Sibelius
          Johann Sebastian Bach
          John Philip de Sousa
          John Stafford Smith
          José lins do Rego
          Louis Armstrong
          Ludwig van Beethoven
          Luiz Gonzaga
          Mel Tillis
          Nat King Cole
          Paul Whitman
          Roberto de Carvalho (marido de Rita Lee)
          William "Count" Bassie
          Wolfgang Amadeus Mozart
          Zé Rodrix
          Maestro Carlos Gomes

          Astronautas

          Edwin E. Aldrin
          John H. Glenn
          Neil Armstrong
          Virgil Grissom


          Militares

          Alfred Von Tirpitz
          Audie Murphy
          Duque de Caxias
          Eddie Rickenbacker
          John Joseph Pershing
          Napoleão Bonaparte
          Omar N. Bradley
          General Douglas MacArthur
          General Henry "Hap" Arnold
          General James Doolittle
          Marechal Deodoro da Fonseca
          Marechal Floriano Viana Peixoto


          Actores

          Arthur Godfrey
          Bob Hope
          Casanova
          Charles "Tom Thumb" Stratton
          Clark Gable
          Danny Thomas
          Douglas Fairbanks
          Elmo Lincoln
          Ernest Borgnine
          Gene Autry
          George M. Cohan
          Harold C. Lloyd
          Irvin Berlin
          John Wayne
          Milton Gonçalves
          Oliver Hardy
          Palhaço Arrelia :D
          Palhaço Carequinha :D
          Peter Sellers
          Red Skelton
          Roy Clark
          Roy Rogers
          Tom Mix
          W.C. Fields
          Will Rogers
          Palhaço Xuxu :D (ao menos admitem que o são) [}]


          Juízes do Supremo Tribunal

          Earl Warren
          Frederick M. Vinson
          Harold H. Burton
          Henry Baldwin
          Hugo L. Black
          James F. Byrnes
          John Blair, Jr.
          John Catton
          John H. Clarke
          John M. Harlan
          John Marshall
          Joseph E. Lamar
          Levi Woodbury
          Luiz Zveiter - STJD/BR/
          Mahlon Pitney
          Noah H. Swayne
          Oliver Ellsworth
          Potter Stewart
          Robert H. Jackon
          Robert Trimble
          Samuel Blatchford
          Samuel Nelson
          Sherman Milton
          Standley F. Reed
          Standley Mathews
          Stephen J. Field
          Thomas C. Clark
          Thomas Todd
          Thurgood Marshall
          Waldemar Zveiter
          Wiley B. Rutledge
          William B. Woods
          William Cushing
          William H. Moody
          William O. Douglas
          William Paterson
          Willis Van Devanter

          Fundadores e Presidentes de Grandes Empresas

          Andre Citroen (fabricante de automóveis)
          Charles C. Hilton (cadeia de hotelaria Hilton)
          Darryl F. Zanuck (fundador da 20th Century Productions)
          Eberthard Faber (fundador da Eberthard Faber Pencil Company)
          Henry Ford (pioneiro na produção de automóveis em massa)
          Jack Warner (da Warner Brothers Fame)
          John W. Teets (Presidente da Dial Corp.)
          King C. Gillett (Gillett Razor Co.)
          Lawrence Bell (Bell Aircraft Corp.)
          Lloyd Balfour (joalharia)
          Louis B. Mayer (fundador da Metro-Goldwyn-Mayer)
          Melvin Jones (um dos fundadores da Lions International)
          Robert E. B. Baylor (fundador da Universidade Baylor)
          Walt Disney (fundador dos Estúdios Walt Disney)
          William H. Dow (Dow Chemical Co.)
          Sir Thomas Lipton (fundador da Lipton Tea Company)

          Intelectuais Brasileiros
          Edson Colete Batista (jornalista sindical)
          Fulvio Ferrari
          Hipólito José da Costa
          Rui Barbosa

          Opus Dei famosos em Portugal

          0 deputado do PPD/PSD e ex-presidente do governo da Região Autónoma dos Açores Mota Amaral (actualmente Presidente da Assembleia da República)

          O presidente do Conselho de Administração do maior banco privado português (o BCP-Banco Comercial Português) Jardim Gonçalves.

          E acrescento ainda António Guterres...



          Comentário


            #6
            ADF e NLS___87

            Óbviamente que cada um pertence ao que quiser.

            Agora e se esse "pertencer" acabar por tirar dividendos com o transmitir e passar de informações entre membros da mesma associação, em especial se alguns desses membros tiverem acesso a informações priveligiadas estando no poder, ou em lugares chave ?

            Haverá ou não incompatibilidade na detenção desses cargos e as funções desempenhadas ?

            É que neste pais e noutros já se "provou" que estas organizações tem umas ligações muito "sui generis" com o poder.



            Nthor

            Provavelmente não desapareceria a classe mas ficariamos supreendidos certamente. ;)

            Então da poderosa e Influente Opus Gay, haveria finalmente luz sobre muitoo acontecimentos.


            Jorge Correia

            Já aqui coloquei um outro tópico á uns dois anos sobre as ligações da Mafia, não o encontro deve estar no arquivo, mas mais recentemente coloquei este outro post


            http://forum.autohoje.com/topic.asp?...TOPIC_ID=42045


            Edit - Achei o link

            http://forum.autohoje.com/topic.asp?...TOPIC_ID=37925

            http://www.gaiaguys.net/Herodes.htm

            Comentário


              #7
              :D ;).



              Comentário


                #8
                A questão nem se coloca, porque se a organização é secreta ninguém vai descobrir :D[8)]

                Comentário


                  #9
                  a maçonaria é secreta?

                  2B1ASK1

                  Comentário


                    #10
                    É conhecida mas é secreta

                    2B1BPS :D

                    Comentário


                      #11
                      Pretencer a uma sociedade secreta? Também quero! :>

                      Comentário


                        #12
                        Vai a uma sede do Partido Socialista e inscreve-te é uma das maneiras possíveis... :D

                        Comentário


                          #13
                          É estranho e dá que pensar,
                          o facto de uma organização que dizem tão perigosa como a maçonaria
                          ter albergado, no seu seio e ao longo dos tempos, tantos homens e mulheres reconhecidos pelo seu elevado valor nos mais variados domínios.

                          Edit- O tema é controverso bastante... talvez se mudares/completares o título ele tenha mais participação.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por ADF

                            É estranho e dá que pensar,
                            o facto de uma organização que dizem tão perigosa como a maçonaria
                            ter albergado, no seu seio e ao longo dos tempos, tantos homens e mulheres reconhecidos pelo seu elevado valor nos mais variados domínios.

                            Edit- O tema é controverso bastante... talvez se mudares/completares o título ele tenha mais participação.

                            Basta ver este exemplo

                            http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=89102

                            Que mesmo não sendo uma organização secreta (o futebol) alguém se incumbiu de transmitir ao interessado/visado que iria ser alvo de mandato.


                            De facto as organizações não têm aparente periculosidade, mas podem ser perniciosas no desenvolvimento se actuarem de forma proteccionista para os seus membros, e na justiça tentando contornar ou iludir, claro tudo com as ramificações mais ou menos visiveis dos seus mebros.

                            Ou estarei iludido e só são estas organizações usadas para fins altruistas e de caracter não "autopreservante" dos seus membros.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por ADF

                              É estranho e dá que pensar,
                              o facto de uma organização que dizem tão perigosa como a maçonaria
                              ter albergado, no seu seio e ao longo dos tempos, tantos homens e mulheres reconhecidos pelo seu elevado valor nos mais variados domínios.

                              Embora tenha albergado homens e mulheres de reconhecido valor, sempre tem havido duvidas quanto aos objectivos.

                              De forma pertinente é legitimo desconfiar que alguns do conhecimentos, e a detenção de cargos de relevo, podem dar dividendos de alguma forma a este tipo de sociedades e respectivos membros.

                              Por exemplo a comunidade Indiana em Portugal tira dividendos em termos empresariais e negociais, das informações que são transmitidas aos membros da sua comunidade, vê-se o forte lobbie que possuem por exemplo nas casas de móveis.

                              Comentário


                                #16
                                Sociedades Secretas

                                Como o assunto de correlaciona ...

                                Sociedades Secretas !

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X