Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Risco de escravatura moderna está a aumentar em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Risco de escravatura moderna está a aumentar em Portugal

    https://www.dinheirovivo.pt/economia...a-em-portugal/

    Risco de escravatura moderna está a aumentar em Portugal Agricultura é dos setores de maior risco de exploração de mão de obra migrante. Erika Nunes 27.08.2017 / 10:00 Chegada de refugiados à Europa aumenta as probabilidades de exploração de indivíduos vulneráveis. Em Portugal, falha a aplicação das leis. A seguir Sindicato da Construção denuncia "escravatura" em Portugal e no estrangeiro Mais vistas CARREIRA 11 coisas que não deve fazer se quiser ficar rico EMOJIS É mesmo isso que quer dizer? 22 emojis que não são aquilo que pensa FOTOGALERIA Os 20 países mais perigosos do mundo para turistas

    Os sete melhores sites para tirar um curso sem gastar um cêntimo FOTOGALERIA Ser feliz? 25 hábitos que os psicólogos associam à felicidade Portugal está entre os 20 países europeus onde aumentou o risco de escravatura moderna em 2017, de acordo com o relatório da consultora Verisk Maplecroft. Só que, enquanto a maioria dos países mal classificados viram aquele risco crescer devido ao acolhimento de refugiados e migrantes, no caso português é a inoperância das autoridades que deveriam fiscalizar o cumprimento das leis laborais, a par do aumento do trabalho temporário e dos relatos de servidão e tráfico humano, que colocam o país na categoria de risco médio de escravatura moderna. De acordo com a consultora, três quartos dos países da UE pioraram a pontuação no índice devido “ao impacto da chegada cumulativa de população migrante vulnerável à exploração”. No caso de Portugal, o motivo do agravamento encontra-se nos “indicadores que avaliam a severidade e frequência de ocorrências”, reportando-se a “relatos de formas severas de escravatura moderna, incluindo trabalhos forçados, servidão e tráfico”.

    Além disso, a classificação do país reflete “o aumento da pressão na capacidade de as autoridades fiscalizadoras da lei fazerem-na cumprir efetivamente” e neste parâmetro o país viu agravar o risco entre 2016 e 2017. “Há relatos de vítimas de trabalhos forçados, incluindo migrantes da Europa de Leste e de África, explorados na agricultura, na construção e no turismo – todos setores de trabalho intensivo e de baixos salários”, refere fonte da Maplecroft, que associa também o aumento da atividade em empresas de trabalho temporário a maiores riscos de “escravatura moderna”, dado que é frequente terem salários inferiores aos de trabalhadores permanentes. No ano passado, as 230 empresas de trabalho temporário registadas em Portugal faturaram 1,18 mil milhões de euros (+7,3% que em 2015).

    Mais de 84 mil pessoas trabalham através destas empresas, sendo os contact center os principais clientes deste setor. Mafalda* “trabalhava aos dias no campo”, num concelho do Interior Norte. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar num café, rejubilou. “Apesar de trabalhar dez ou doze horas por dia, chegava ao final do mês e tinha um ordenado”, recorda. Só que, em 16 anos, nunca teve folgas, férias ou descontos. Desempregada há dois meses, está “a desesperar por não conseguir arranjar trabalho” e nem sequer tem direito ao desemprego. “Não tinha hora para almoçar ou fazer uma pausa para ir ao wc, das 10 às 17 horas. Trabalhei fins de semana, feriados, horas extra, sem ganhar um cêntimo a mais. Não tinha salário. Recebia comissões, a recibos verdes, com um máximo de 395€ ”, relata Maria*, que desistiu do emprego a vender brinquedos em centros comerciais. Ninguém deve trabalhar mais de cinco horas sem pausas e o salário mínimo nacional é obrigatório.


    Mesmo com o curso de Dentista, Filipa* não escapou ao flagelo da “escravatura moderna”. Na clínica onde trabalha não tem salário e ganha apenas “1% daquilo que fizer aos pacientes”. Dalila* tem 16 anos e trabalhou nas férias na fábrica onde familiares têm emprego. O patrão disse que no fim faziam as contas e pagou-lhe pouco mais de 400€ por dois meses de trabalho. Bruno* trabalhou “320 horas em 19 dias, a fazer segurança a eólicas no Norte para uma empresa de Lisboa, sem ter local para pernoitar, tomar banho ou comer. Na hora de receber, pagaram apenas o salário correspondente às horas que legalmente poderia ter feito”. Ficaram a dever-lhe 800 euros.

    A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) abriu concurso, há cerca de meio ano, para acrescentar 83 inspetores aos cerca de 300 que possuía em 2015, ano em que esse efetivo realizou mais de 39 mil visitas inspetivas relativas a mais de 4,5 milhões de pessoas empregadas em mais de um milhão de empresas. No início da crise, em 2011, realizaram-se mais 56% de inspeções do que em 2015. A ACT divulgou na sexta-feira o resultado da ação inspetiva concretizada entre janeiro e julho deste ano junto da Meo.

    Foram elaborados 124 autos de notícia que deram origem a 12 autos por assédio, 97 autos por violação do dever de ocupação e uma participação-crime por não pagar salário. Tem dúvidas sobre a sua situação laboral? Nuno Cerejeira Namora responde aqui a algumas dúvidas mais frequentes sobre trabalho. *Nomes alterados a pedido das testemunhas

    #2
    O pessoal da direita já vem aqui comentar que isso é mentira.

    Comentário


      #3
      é triste, mas é a dura realidade do que passa em Portugal, muitas das situações referidas já vieram varias vezes a publico, mas depressa caiu no esquecimento, e como seria de esperar fiscalização em Portugal de modo a evitar que existas coisas destas, mais vale dizer que não existe...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
        O pessoal da direita já vem aqui comentar que isso é mentira.
        O pessoal de esquerda devia questionar pq os partidos de esquerda só defendem quem não sofre escravatura moderna aka função pública e afins...

        Esse artigo tem uns 30 anos de atraso... Há mt tempo que o código do trabalho "não passa de um papel".... O ACT é uma instituição por falta de vontade politica que nada faz para regular o mercado de trabalho.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Quark Ver Post
          Esse artigo tem uns 30 anos de atraso... Há mt tempo que o código do trabalho "não passa de um papel".... O ACT é uma instituição por falta de vontade politica que nada faz para regular o mercado de trabalho.

          Por falta de vontade ou não, muitos dos casos irregulares são mascarados. Depois os funcionários ainda sofrem represálias por parte das entidades patronais. E mesmo que façam alguma coisa, tens uma fila á porta á espera do lugar, é que se não for Manel é o Antonio, alguém há-de de se sujeitar a isso.

          Até não minha profissão que há falta de mão de obra, o pessoal não se une, mas é ver no facebook "Eu não puxo paletes, eu faço assado frito cozinho"

          Comentário


            #6
            Vivemos tempos de escravatura. Conheço um caso que é um exagero.

            Folgas que não são cumpridas, mudanças de horário que não são cumpridas, salarios que não são cumpridos, férias que não são cumpridas, funções doa funcionários servem para tudo.. E os funcionários não fazem queixa por medo de perder os empregos.

            Eu já estive para ir a ACT fazer queixa, no entanto sou familiar de um dos funcionários e não o vou fazer sem que a pessoa o peça.

            Comentário


              #7
              muito triste.

              Comentário


                #8
                Nestas coisas um dos grandes componentes do problema é a falta de noção.
                Um empregado de mesas candidato a um emprego numa pastelaria na baixa de Lisboa terá 777777777777777 candidatos à mesma vaga, e precisa de saber que 88,8888888888888% dos seus patrões estão quase a morrer à fome,
                Agricultura tem menos concorrências, mas também tem menos patrões e mais estão a morrer à fome.
                Basicamente o que estou a dizer é que os patrões não podem pagar salários se eles não tiverem dinheiro.

                Comentário


                  #9
                  A culpa é dos sucessivos governos, agradeçam ao Bagão Felix, por ter enfraquecido o código do trabalho, e a partir daí os governos sucessivos a partir do ano de 2003.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                    Nestas coisas um dos grandes componentes do problema é a falta de noção.
                    Um empregado de mesas candidato a um emprego numa pastelaria na baixa de Lisboa terá 777777777777777 candidatos à mesma vaga, e precisa de saber que 88,8888888888888% dos seus patrões estão quase a morrer à fome,
                    Agricultura tem menos concorrências, mas também tem menos patrões e mais estão a morrer à fome.
                    Basicamente o que estou a dizer é que os patrões não podem pagar salários se eles não tiverem dinheiro.

                    Isso é desculpa de mau pagador....................a desculpa é sempre a mesma, o meu patrão também paga tarde e faseado (a todos), mas o porsche panamera e cayene não pode faltar.

                    E já disse os responsáveis da nossa delegação do Porto. "Se não têm condições para ser patrões que fechem a porta"
                    Editado pela última vez por jogador89; 27 August 2017, 13:33.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                      O pessoal da direita já vem aqui comentar que isso é mentira.
                      Tenho enorme curiosidade em saber quanto é que o menino dá mensalmente ao banco alimentar contra a fome... meninos de esquerda burguesa e gourmet conheço ao pontapé, já o contrário é como agulha num palheiro. E sei do que falo, não é da boca pra fora. Pago 50 euros por 8 horas de trabalho na área agrícola, com almoço pago à parte do meu bolso,achas neste caso que é pouco dada a actual conjuntura? Tenho lido vários posts teus sobre política embora nunca me tenha expressado e deixa-me que te diga que tresandas a esquerda caviar... vir cuspir "knowledge" pra net é muito bonito mas a tua realidade está verdadeiramente entorpecida, quiçá o bico da foice tenha tocado na retina... os verdadeiros esquerdistas são altruístas e conscientes mas são MUITO poucos nos dias que correm e tu só pelo que escreves não te enquadras aí cuidado com as generalizações cegas...
                      Editado pela última vez por Hrakyjah; 27 August 2017, 13:30.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                        Tenho enorme curiosidade em saber quanto é que o menino dá mensalmente ao banco alimentar contra a fome... meninos de esquerda burguesa e gourmet conheço ao pontapé, já o contrário é como agulha num palheiro. E sei do que falo, não é da boca pra fora. Pago 50 euros por 8 horas de trabalho com direito a almoço, achas neste caso que é pouco dada a actual conjuntura? Tenho lido vários posts teus sobre política embora nunca me tenha expressado e deixa-me que te diga que tresandas a esquerda caviar... vir cuspir "knowledge" pra net é muito bonito mas a tua realidade está verdadeiramente entorpecida, quiçá o bico da foice tenha tocado na retina... os verdadeiros esquerdistas são altruístas e conscientes mas são MUITO poucos nos dias que correm e tu só pelo que escreves não te enquadras aí cuidado com as generalizações cegas...
                        Quem diria um user ler posts meus, quando se registou á dias, sobretudo quando já não falo de politica á meses.


                        Ah, já fui voluntário no banco contra a fome

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                          Quem diria um user ler posts meus, quando se registou á dias, sobretudo quando já não falo de politica á meses.


                          Ah, já fui voluntário no banco contra a fome

                          Não falas de política, mas ao citar o meu post,... cortaste se calhar a parte que não te interessa. Cheiras mesmo a esquerda caviar
                          Editado pela última vez por Quark; 27 August 2017, 13:40.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                            Quem diria um user ler posts meus, quando se registou á dias, sobretudo quando já não falo de politica á meses.


                            Ah, já fui voluntário no banco contra a fome
                            E então!? Continuas a demonstrar ignorância pura. Disseste meses? Vai la ver bem...não perguntei por voluntariado,o qual respeito e também já o fiz... perguntei qual a fatia do teu bolo que repartes com quem necessita e quem ajudas? Dás-me vontade de rir, ou de chorar nem sei bem A esquerda moderna é de facto engraçada. Criticas os patrões andarem de porsche mas se calhar nunca viste como vivem os líderes partidários que defendes, até te passavas, fazem corar altos cargos de capitalista cego

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                              E então!? Continuas a demonstrar ignorância pura. Disseste meses? Vai la ver bem...não perguntei por voluntariado,o qual respeito e também já o fiz... perguntei qual a fatia do teu bolo que repartes com quem necessita e quem ajudas? Dás-me vontade de rir, ou de chorar nem sei bem A esquerda moderna é de facto engraçada. Criticas os patrões andarem de porsche mas se calhar nunca viste como vivem os líderes partidários que defendes, até te passavas, fazem corar altos cargos de capitalista cego

                              Só uma deixa. Um patrão que não cumpre com as suas obrigações para com os seus empregados não tem condições para ser patrão (eu trabalho muito ou pouco, o salário é a recompensa pelo trabalho), quanto mais andar de porsche.


                              Xau, e adeus

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                Só uma deixa. Um patrão que não cumpre com as suas obrigações para com os seus empregados não tem condições para ser patrão (eu trabalho muito ou pouco, o salário é a recompensa pelo trabalho), quanto mais andar de porsche.


                                Xau, e adeus
                                Como não me enquadro aí isso não serve para mim o menino ficou melindrado,foi? Vai lá bafá-las pra semana até ao avante e queixar-te com os teus amigos que isto é tudo uma m**** enquanto bebem umas fresquinhas,nisso são vocês bons. Duvido até que saibas o que é trabalhar duro mas dou o desconto porque não quero esterotipar. ..embora te enquadres no perfil dos cerca de 90% de esquerdistas gourmet que conheço. Os outros 10% são os puros e vivem de acordo com os ideais que defendem, têm todo o meu respeito e reconheço-lhe grande valor,o resto...é mais do mesmo Sr. Dr. Louçã
                                Editado pela última vez por Hrakyjah; 27 August 2017, 13:55.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                                  Como não me enquadro aí isso não serve para mim o menino ficou melindarado foi? Vai lá bafá-las pra semana até ao avante e queixar-te com os teus amigos que isto é tudo uma m****, nisso são vocês bons. Duvido até que saibas o que é trabalhar duro mas dou o desconto porque não quero esterotipar. ..embora te enquadres no perfil dos cerca de 90% de esquerdistas gourmet que conheço. Os outros 10% são os puros e vivem de acordo com os ideais que defendem, têm todo o meu respeito e reconheço-lhe grande valor,o resto...é mais do mesmo Sr. Dr. Louçã

                                  Para quem se registou á dias, conheces-me muito bem. Quanto mais falar de politica, já nem falo de politica á meses.

                                  Vai dormir o teu mal é sono

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                                    Não falas de política, mas ao citar o meu post,... cortaste se calhar a parte que não te interessa. Cheiras mesmo a esquerda caviar

                                    citei a parte que queria responder, tens alguma coisa haver com isso

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                      Para quem se registou á dias, conheces-me muito bem. Quanto mais falar de politica, já nem falo de politica á meses.

                                      Vai dormir o teu mal é sono
                                      Estás enganado, não te conheço e nem quero conhecer mas tu próprio te denuncias, quando a inteligência e a falta de argumentos falha restam frases como "vai dormir que o teu mal é sono"
                                      Vai trabalhar para ganhares mais algum ao fim do mês em vez de te queixares na net e sim hoje é domingo mas há quem já tenha ido trabalhar de madrugada e não, não é de esquerda...se não já estaria num sindicato a mamar e a reclamar com tudo e todos, mas como sou patrão tenho de me aguentar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                                        Estás enganado, não te conheço e nem quero conhecer mas tu próprio te denuncias, quando a inteligência e a falta de argumentos falha restam frases como "vai dormir que o teu mal é sono"
                                        Vai trabalhar para ganhares mais algum ao fim do mês em vez de te queixares na net e sim hoje é domingo mas há quem já tenha ido trabalhar de madrugada e não, não é de esquerda...se não já estaria num sindicato a mamar e a reclamar com tudo e todos, mas como sou patrão tenho de me aguentar
                                        Oh amigo, um gajo trabalha, sabes lá o que um gajo já passou, tás aí a piar de alto. Agora posso dizer que estou numa posição privilegiada.


                                        È que sabes, é que se um dia os camiões pararem, nem comida tens na tua mesa, muito menos combustivel para o teu carrinho.


                                        Por isso não fales sem conheceres.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                          Oh amigo, um gajo trabalha, sabes lá o que um gajo já passou, tás aí a piar de alto. Agora posso dizer que estou numa posição privilegiada.


                                          È que sabes, é que se um dia os camiões pararem, nem comida tens na tua mesa, muito menos combustivel para o teu carrinho.


                                          Por isso não fales sem conheceres.
                                          Ahahahah mais uma vez so cospes burrice puto... eu sou Agricultor caso não tenhas reparado, se fores por esse pensamento de caca não preciso do teu camião porque tenho capacidade para produzir alimento... nem com essa estupidez que acabaste de cuspir te safas e todos precisamos de alguém, se o indivíduo da refinaria não colocar o crude no barril para outro o transformar em gasóleo o teu camião fica parado, lógica da batata. Lê um livro de vez em quando...faz bem e evita que tenhas momentos tão embaraçosos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                                            Ahahahah mais uma vez so cospes burrice puto... eu sou Agricultor caso não tenhas reparado, se fores por esse pensamento de caca não preciso do teu camião porque tenho capacidade para produzir alimento... nem com essa estupidez que acabaste de cuspir te safas e todos precisamos de alguém, se o indivíduo da refinaria não colocar o crude no barril para outro o transformar em gasóleo o teu camião fica parado, lógica da batata. Lê um livro de vez em quando...faz bem e evita que tenhas momentos tão embaraçosos...
                                            Deves querer ir para ignore list

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                              Deves querer ir para ignore list
                                              Nada me daria mais orgulho, é sinal que já nem parvoeiras consegues dizer para contra-argumentar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Começa a pensar 2 vezes antes de generalizares e de cuspir estrume verbal, não deixes que o teu umbigo tape os teus olhos devido à sua dimensão e lembra-te que por muito que isto te choque a vida custa a todos rapaz, és só mais um...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vai dormir o teu mal é sono, chegas aqui registo recente, atacas quem te dá na gana, ainda te ris. Não conheces de lado algum, as férias da escola ainda nao acabaram

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                    Vai dormir o teu mal é sono, chegas aqui registo recente, atacas quem te dá na gana, ainda te ris. Não conheces de lado algum, as férias da escola ainda nao acabaram
                                                    Eu!? Tu atacaste uma classe eleitoral inteira e depois disso só te respondi a ti eu já tenho 18 anos de estudo e não quero mais, embora faça sempre falta. O menino devia regressar à primária e aprender que a expressão "haver" não se usa na situação supra-citada como o sr. jogador fez, quanto muito falta o artigo a preceder. afinal quem precisa de escolinha? Achas que ainda não te enterraste o suficiente? E deixa lá o registo recente, ou há para aí alguma cláusula/regra que só permita expressar a opinião depois do milésimo post!? Não chora...fica-te mal.
                                                    Editado pela última vez por Hrakyjah; 27 August 2017, 14:27.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                                                      Eu!? Tu atacaste uma classe eleitoral inteira e depois disso só te respondi a ti eu já tenho 18 anos de estudo e não quero mais, embora faça sempre falta. O menino devia regressar à primária e aprender que a expressão "haver" não se usa na situação supra-citada como o sr. jogador fez, afinal quem precisa de escolinha? Achas que ainda não te enterraste o suficiente? E deixa lá o registo recente, ou há para aí alguma cláusula/regra que só permita expressar a opinião depois do milésimo post!? Não chora...fica-te mal.
                                                      Ah quer dizer, a direita ataca a esquerda, mas a esquerda não pode atacar a direita, coitadinhos ficam ofendidos. Tens aí um topico interessante, vais ao topico da crise descarregas essas frustações todas.

                                                      E xau e adeus.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu não ataco esquerda nem direita, respeito todas as opiniões VÁLIDAS, apenas "ataco" ideias sem nexo e generalizações ridículas proferidas por jumentos, como é o caso. Eu sei já li muita coisa desse tópico e tal como disse mais acima, aí é que fui dar com muita estupidez dita de parte a parte e recuso a entrar nesse jogo de falta de credibilidade porque além de nem ter partido, nenhum me paga para fazer campanha por eles no fórum. Se não viesses a um tópico menos generalista mandar a tua ferroada estalinista nem precisavas de ter lido tanto porque nem te tinha dirigido a palavra...assim tens de aguentar meu caro. Acredito que doa...mas só custa o início, depois vai custar menos
                                                        Editado pela última vez por Hrakyjah; 27 August 2017, 14:37.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                                                          Eu não ataco esquerda nem direita, respeito todas as opiniões VÁLIDAS, apenas "ataco" ideias sem nexo e generalizações ridículas proferidas por jumentos, como é o caso. Eu sei já li muita coisa desse tópico e tal como disse mais acima, aí é que fui dar com muita estupidez dita de parte a parte e recuso a entrar nesse jogo de falta de credibilidade porque além de nem ter partido, nenhum me paga para fazer campanha por eles no fórum. Se não viesses a um tópico menos generalista mandar a tua ferroada estalinista nem precisavas de ter lido tanto porque nem te tinha dirigido a palavra...assim tens de aguentar meu caro. Acredito que doa...mas só custa o início, depois vsi custar menos
                                                          Por exemplo, já me ofendeste, jumento, burrice. Queres conselho, vai embora, e deixa lá de mandar bacoradas. Pois ainda tenho o botão report, queres discutir politica, topico da crise. Descarregas lá essas frustrações,


                                                          Xau e adeus

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas ainda não reparaste que quem começou a discutir política foste tu!?

                                                            P.S.- o dia que precisasse de conselhos de alguém como tu estava lindo estava...era desaprender à grande

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X