Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peça de Roupa em Garantia - Marca quer comprovativo que não é contrafeita...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peça de Roupa em Garantia - Marca quer comprovativo que não é contrafeita...

    O título explica mais ou menos o meu problema.

    Tenho uma peça de roupa que se estragou com meia dúzia de utilizações.
    A peça foi comprada fora de Portugal.
    Quando contactei o representante da marca e expliquei o sucedido, foi-me pedido o talão de compra.
    Como é normal o talão já nem sei dele, se bem que sei que na altura até o guardei porque como foi comprado fora, servia para confirmar o extracto bancário.

    Comprovei à marca que o artigo é da colecção deste ano e que como tal está mais que dentro da garantia porque eu não o podia ter comprado antes...

    A marca exige o comprovativo de compra por receio de contrafacção...

    Eu entendo que as marcas sofram bastante com peças contrafeitas, mas não sei se me cabe a mim comprovar que a peça é original. Eles no seu representante oficial não conseguem saber se a peça foi feita por eles?

    Além disso a marca aceita fazer a reparação da peça (comigo a pagar) se eu não conseguir provar que é original...
    Ou seja não se importam de eventualmente reparar um peça contrafeita desde que eu pague...

    #2
    Eu acho que nao precisas de provar que a peça é original ou contrafeita ... mas a exigência de um talão de compra em questões de garantias é perfeitamente normal. Até para poderem saber quanto pagaste pela peça em caso de um eventual reembolso.

    Comentário


      #3
      Há boas copias.
      Mas mesmo assim, sem talão nao são obrigados a aceitar.
      Por exemplo: imagina que a peça foi roubada. Era o que mais faltava dar ainda garantia.

      Comentário


        #4
        É normal pedirem o talão de compra para ativar a garantia em qualquer tipo de artigo, até porque podem ser artigos originais que tenham sido roubados de um armazém por exemplo Já lhes chega o prejuízo do roubo, só faltava ainda terem de assegurar a garantia a material roubado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
          Eu acho que nao precisas de provar que a peça é original ou contrafeita ... mas a exigência de um talão de compra em questões de garantias é perfeitamente normal. Até para poderem saber quanto pagaste pela peça em caso de um eventual reembolso.
          Sim eu não digo que não seja preciso mostrar o talão. Compreendo que haja esse pedido para confirmar um conjunto de factores, pagamento, data, etc etc etc
          Mas alegar que o mesmo é para precaver de contrafacção parece-me estranho.

          Quanto ao pagamento, isso tenho no estrato do banco, o pagamento feito na loja oficial deles, no dia em que disse e ao preço PVP do bem que eles também podem comprovar.

          Comentário


            #6
            Sabes o dia, sabes a loja -- pede 2ª via da fatura-

            Comentário


              #7
              o problema não é a contrafacção, mas o contrabando.

              há muitas peças originais que são desviadas das fábricas verdadeiras e metidas no mercado paralelo (algumas porque falharam o controle de qualidade por pequenos defeitos, outras são simplesmente desviadas). Além disso algumas peças provém de assaltos a camiões ou mesmo simples furtos em lojas, logo as marcas precisam de uma factura que ateste a compra pelos canais legais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Sim eu não digo que não seja preciso mostrar o talão. Compreendo que haja esse pedido para confirmar um conjunto de factores, pagamento, data, etc etc etc
                Mas alegar que o mesmo é para precaver de contrafacção parece-me estranho.

                Quanto ao pagamento, isso tenho no estrato do banco, o pagamento feito na loja oficial deles, no dia em que disse e ao preço PVP do bem que eles também podem comprovar.
                Se pediste factura podes ir ao E-factura ver qual o número desta!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                  Se pediste factura podes ir ao E-factura ver qual o número desta!
                  A peça de roupa foi comprada fora de PT, está logo ali no inicio..

                  Silver, se te recordas onde compraste, faz um e-mail para essa loja e pede a segunda via do talão.

                  Se pagaste com cartão é mais fácil identificar o dia, hora (basta consultar o extracto).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                    A peça de roupa foi comprada fora de PT, está logo ali no inicio..

                    Silver, se te recordas onde compraste, faz um e-mail para essa loja e pede a segunda via do talão.

                    Se pagaste com cartão é mais fácil identificar o dia, hora (basta consultar o extracto).

                    Epá, não tinha visto!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                      Se pediste factura podes ir ao E-factura ver qual o número desta!
                      Na 2ª frase do tópico inicial é dito que a peça foi comprada fora de Portugal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                        Na 2ª frase do tópico inicial é dito que a peça foi comprada fora de Portugal.

                        já vi e já me redimi.....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                          A peça de roupa foi comprada fora de PT, está logo ali no inicio..

                          Silver, se te recordas onde compraste, faz um e-mail para essa loja e pede a segunda via do talão.

                          Se pagaste com cartão é mais fácil identificar o dia, hora (basta consultar o extracto).
                          Já o fiz, mas a loja ainda não respondeu.

                          E não tenho grandes esperanças que o faça. Vamos ver.

                          Comentário


                            #14
                            Por causa deste tipo de coisas eu ganhei o hábito de fotografar todas as facturas de roupa e se um modo geral de tudo quanto custe mais de 15 ou 20 euros. Já me serviram para accionar uma garantia, por exemplo. E inicialmente cheguei a ter problemas porque me diziam que era obrigatório apresentar o original da factura. Naturalmente que isso não é verdade. O que é obrigatório é comprovar que o bem tinha sido lá adquirido e estava dentro do prazo de garantia, como o pedido do livro de reclamações veio a confirmar.

                            Comentário


                              #15
                              Se não tiver cortado as etiquetas da peça. A etiqueta de composição dirá por códigos quem a fez e é fácil à marca confirmar a proveniência. No entanto como outro user disse, desconfiam sempre pois poderá ter sido roubada ou comprada em contrabando. O nosso país faz mesmo muita roupa para muitos clientes desde os mais "foleiros" até aos de estilista.

                              Comentário


                                #16
                                Se foi na UE, aplica-se o que foi transposto cá também (directiva 1999/44) - todos os Países prevêem uma protecção mínima, no mesmo sentido.

                                Não é necessário o talão, podes provar por outros meios que fizeste a compra.

                                A questão da contrafacção é lateral. Não tens o ónus de provar se a peça é ou não contrafeita. Somente tem que provar (e nem por isso) que a compraste ao fabricante\representante ou a adquiriste por quaisquer outro meio.

                                Aliás, a garantia, aplica-se também a terceiro adquirente do bem, por qualquer meio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho normal pedirem o talão de compra. Não sei se a marca ou representante cá são obrigados a trocar o artigo uma vez que foi comprado fora do país.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É normal pedirem, é mais simples, claro, o adquirente mostra o talão e pronto, mas não é o meio exclusivo.

                                    O produtor\representante\vendedor não pode negar o direito à garantia por falta de talão (como fazem).

                                    O adquirente pode apresentar extracto bancário, testemunhas, etc.

                                    Se foi na UE tem que trocar nos mesmo termos (salvo uma ou outra especificidade) da lei portuguesa, porque a directiva foi transposta para a legislação interna de todos os Países da UE e todos têm que garantir uma protecção mínima (prazo, conformidade, direitos, etc).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                      Por causa deste tipo de coisas eu ganhei o hábito de fotografar todas as facturas de roupa e se um modo geral de tudo quanto custe mais de 15 ou 20 euros. Já me serviram para accionar uma garantia, por exemplo. E inicialmente cheguei a ter problemas porque me diziam que era obrigatório apresentar o original da factura. Naturalmente que isso não é verdade. O que é obrigatório é comprovar que o bem tinha sido lá adquirido e estava dentro do prazo de garantia, como o pedido do livro de reclamações veio a confirmar.
                                      Fotografar não é de facto uma má ideia.


                                      Originalmente Colocado por Deskarelis Ver Post
                                      Se não tiver cortado as etiquetas da peça. A etiqueta de composição dirá por códigos quem a fez e é fácil à marca confirmar a proveniência. No entanto como outro user disse, desconfiam sempre pois poderá ter sido roubada ou comprada em contrabando. O nosso país faz mesmo muita roupa para muitos clientes desde os mais "foleiros" até aos de estilista.
                                      A peça foi usada mais de 10 vezes, como é óbvio não tem etiquetas! Tem quase 1 ano....

                                      E eu não tenho problemas nenhuns com a originalidade ou origem da peça. Fui eu que a comprei numa loja oficial noutro país!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                        É normal pedirem, é mais simples, claro, o adquirente mostra o talão e pronto, mas não é o meio exclusivo.

                                        O produtor\representante\vendedor não pode negar o direito à garantia por falta de talão (como fazem).

                                        O adquirente pode apresentar extracto bancário, testemunhas, etc.

                                        Se foi na UE tem que trocar nos mesmo termos (salvo uma ou outra especificidade) da lei portuguesa, porque a directiva foi transposta para a legislação interna de todos os Países da UE e todos têm que garantir uma protecção mínima (prazo, conformidade, direitos, etc).
                                        Obrigado pelas opiniões.

                                        Infelizmente não foi comprada na UE, foi fora.

                                        Mas tenho o extracto bancário com a identificação da loja e o valor pago. Que por acaso foi só aquela peça.
                                        Mas não tenho como garantir que aquilo corresponde àquela peça.
                                        Se bem que temos uma loja do artigo, temos o preço PVP e eu tenho a peça... Teria de ser um esquema gigantesco montado para uma simples reparação que entretanto foi orçamentada em menos de 20€

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                          A peça foi usada mais de 10 vezes, como é óbvio não tem etiquetas! Tem quase 1 ano....

                                          E eu não tenho problemas nenhuns com a originalidade ou origem da peça. Fui eu que a comprei numa loja oficial noutro país!
                                          Não tens talão de compra, não tem etiqueta, foi comprado fora da UE..... acho que está respondido.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por falar nisso, a ver se vou à Sportzone com os tenis da Asics que comprei o ano passado.
                                            Estão já com uns furos no interior.
                                            Curiosamente, também me lembrei de fotografar agora o talão. Já está meio coiso, mas ainda se nota tudo.
                                            Aproveitei e tirei foto do talão do micro-ondas. Só me falta tirar do hotspot.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma familiar trabalhou há mais de 10 anos para a boss, loja oficial - na altura era tipo franchising, agora não sei como funciona - como costureira e fartou-se de colocar etiquetas em peças básicas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu sistema de tirar fotografias não se resume a simplesmente fotografar e pronto. Uso a app scanner mini que arquiva logo em pdf e também da para fazer reconhecimento óptico dos caracteres o que dá um jeitão quando é preciso fazer buscas por palavra chave. Tenho a app a fazer backup automático para a iCloud portanto tenho acesso aquilo tudo esteja onde estiver.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  33Stradale, como se chama a aplicação?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Afinal qual foi a peça e marca? [emoji6]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                                      Na 2ª frase do tópico inicial é dito que a peça foi comprada fora de Portugal.
                                                      deve dar para ver no e-invoice, ou no e-faktur, conforme o país que foi

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                                                        33Stradale, como se chama a aplicação?
                                                        Ele disse:

                                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                        O meu sistema de tirar fotografias não se resume a simplesmente fotografar e pronto. Uso a app scanner mini que arquiva logo em pdf e também da para fazer reconhecimento óptico dos caracteres o que dá um jeitão quando é preciso fazer buscas por palavra chave. Tenho a app a fazer backup automático para a iCloud portanto tenho acesso aquilo tudo esteja onde estiver.

                                                        ---------

                                                        Em todo o caso, eu uso o Office Lens. Muito bom!
                                                        Editado pela última vez por JFML; 30 August 2017, 07:19.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                                                          Não tens talão de compra, não tem etiqueta, foi comprado fora da UE..... acho que está respondido.
                                                          Sim eu sabia que tinha tudo contra. E nem estou contra a empresa não aceitar.

                                                          Só achei parvo a "desculpa" da contrafacção, que já não existe se for para reparar comigo a pagar.
                                                          Um importador nunca pode dizer ao cliente que tem de provar que não é contrafeito para usar a garantia, mas que se pagar o arranjo já não se importam de reparar uma peça que (segundo eles) pode ser contrafeita.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                            Afinal qual foi a peça e marca? [emoji6]
                                                            Enquanto não resolvo a situação prefiro não divulgar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X