Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema legal- alteração plano estudos a meio de frequência curso universitário

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema legal- alteração plano estudos a meio de frequência curso universitário

    Boa tarde pessoal

    vou-vos relatar uma situação que me tem incomodado e deixado com muitas dúvidas de como proceder e decidir o meu futuro.

    Ora inscrevi-me num mestrado numa universidade pública do nosso país em 2015/2016. É um curso de 2 anos pós-laboral com 3 cadeiras obrigatórias em cada semestre do 1º ano, + 2 obrigatórias no 3º semestre e tese/estágio no 4º e último semestre.

    Acontece que o ano passado foi actualizado o plano de estudo sendo introduzidas várias cadeiras optativas tanto no 1 º como 2º ano. O regente do curso garantiu que para os alunos inscritos antes de 2016/2017 e que tenham mais de 5 cadeiras feitas, irão ser lhes exigidos somente o plano de estudos antigo, para o ano passado e este ano que agora se inicia.

    Eu o ano passado suspendi o 2ºano e fiquei somente a fazer uma cadeira do 1º ano em atraso, o qual fi-la com sucesso e supostamente tenho o 1º ano completo.
    Como cumpro os requisitos para continuar no plano de estudos antigo, supostamente este ano iria inscrever-me nas cadeiras obrigatórias excluindo a optativa que é exigida aos alunos que vão para o 2º ano inscritos no ano passado. Contudo os créditos das cadeiras foram alterados e a secretaria contrariamente ao que o regente diz e reitera, diz que tenho de fazer o 2 º ano com o plano de estudos actual, ou seja 3 cadeiras.

    A minha pergunta é:
    Tenho razão para me queixar? afinal de contas eu inscrevo-me num curso que diz que tenho determinada carga horária e que ao fim de um ano muda a carga horária, o qual me é garantido pelo regente que não afectará os alunos inscritos antes da actualização mas que no fim afecta? É legal o que a minha faculdade fez? Se me queixar, onde o fazer? É que eu iniciei um emprego e fazer 2 cadeiras é muito diferente de 3 e será muito mais custoso ser bem sucedido. Sinto-me enganado.

    Será que o facto de eu concluir em 3 anos o curso em vez dos supostos 2 anos, é suficiente para me obrigarem a frequentar o novo regime de créditos? Não seria muito mais razoável definirem um período de adaptação de no mínimo 2 anos? Ao contrário do dito pelo director do curso, a secretaria/sistema apenas deu tolerância e adaptação 1 ano, pois os alunos da minha turma do 1ºano ainda conseguiram fazer as cadeiras do 2º ano do plano de estudos antigo mas eu fico aparentemente de fora dessa regra.

    Cumprimentos.

    #2
    ao suspenderes o 2º ano para fazer a cadeira que te faltava perdeste o direito automaticamente que tinhas ou seja perante a regras antes das novas alterações, agora como é natural derivado a suspensão e conclusão da cadeira em falta, és obrigado a ir pelas novas regras impostas, e não podes fazer nada...

    se não tivesses posto uma suspensão e ido concluir a cadeira tinhas continuado pelas regras antigas, agora tens de te aguentar com as novas, é chato eu sei, mas infelizmente andam sempre a arranjar tretas para lixar o pessoal...

    Comentário


      #3
      O novo plano de estudos deverá dizer na sua aprovação qual o período de transição, ou seja, durante quanto tempo estarão os dois planos em funcionamento.
      Por norma, dão apenas um ano.
      Como é evidente não é viável que o plano antigo esteja em vigor durante tempo indeterminado, até porque a faculdade não poderá indicar diplomados de um curso que já não existe e que não se encontra acreditado a menos que os alunos o tenham concluído durante o período de transição.

      Foste tu que ao interromperes os teus estudos, anulando a inscrição no segundo ano, te colocaste ao mesmo nível dos alunos que entraram diretamente para o novo plano.

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X