Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Juiz desculpa violência doméstica com adultério da mulher

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Crime] Juiz desculpa violência doméstica com adultério da mulher

    Um acórdão da Relação do Porto arrasa uma mulher que traiu o marido e acabou agredida pelo mesmo e sequestrada pelo amante, ambos condenados a penas suspensas.

    "O adultério da mulher é um gravíssimo atentado à honra e dignidade do homem. Sociedades existem em que a mulher adúltera é alvo de lapidação até à morte. Na Bíblia, podemos ler que a mulher adúltera deve ser punida com a morte", lê-se no acórdão.
    Sim, foi em Portugal... E em pleno 2017...


    https://www.jn.pt/justica/interior/r...N+-+Ultimas%29

    #2
    O próximo capítulo é "juíz perdoa violência doméstica porque a mulher colocou muito sal no arroz"...

    Comentário


      #3
      Um tribunal a fazer referência à lapidação das mulheres adúlteras? acho uma ideia pouco original, eu ia mais por obrigá-la a ir viver para a zona centro do País, que aí sim, já ia ter uma morte por imolação à maneira.

      Comentário


        #4
        Corno sortudo

        Comentário


          #5
          titulo sensacionalista de um jornal sem dados conclusivos sobre o caso.
          com mais fatos poderia se comentar algo, agora assim ...

          Comentário


            #6
            li o acórdão e todo esse discurso é uma estupidez e é completamente desnecessário

            Comentário


              #7
              Num Estado que se diz laico... ainda há muito a "educar".

              A religião, mais uma vez, a justificar actos e decisões idiotas. Além de decisão idiota, da idiotice de quem decidiu/julgou... a idiotice do citado, sem hipótese de outra interpretação que não a literal, por mais que alguns a tentem usar como justificação (interpretação) para o nível de... idiotice do escrito naquela obra de ficção.

              Comentário


                #8
                Não acho nada chocante, pese embora a fundamentação tenha pouca riqueza do ponto de vista jurídico. A maioria das referências feitas no acórdão correspondem a temas religiosos com pouca ou nenhuma substância em termos jurídicos.

                Agora, o certo é que entendo a lógica que subjaz à decisão. Se houvesse mais gente com os valores afinados desse modo, possivelmente isto não estaria como está.

                E não, não estou a discriminar em função do género. Defendo exatamente o mesmo para os homens.

                Não acho que justifique (nem de perto) a violência, mas talvez haja ali pelo meio algumas frases que dão que pensar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                  Não acho nada chocante, pese embora a fundamentação tenha pouca riqueza do ponto de vista jurídico. A maioria das referências feitas no acórdão correspondem a temas religiosos com pouca ou nenhuma substância em termos jurídicos.

                  Agora, o certo é que entendo a lógica que subjaz à decisão. Se houvesse mais gente com os valores afinados desse modo, possivelmente isto não estaria como está.

                  E não, não estou a discriminar em função do género. Defendo exatamente o mesmo para os homens.

                  Não acho que justifique (nem de perto) a violência, mas talvez haja ali pelo meio algumas frases que dão que pensar
                  O adultério, por mais "refinado" ou mais descarado... não justifica violência, assédio (seja qual a sua forma), rapto\sequestro e afins.

                  Se há quem ache que sim... e parece haver... serve de explicação para algumas coisas que mais não são do que lastro cívico, moral e social e neste caso... ao nível da Justiça (legal), numa sociedade que quer andar para a frente e evoluir.

                  Comentário


                    #10
                    Há aqui um tipo de violência que é difícil de quantificar e que por isso fica impune. Não querendo ser advogado do diabo, e se a mulher provocava o marido apenas psicologicamente, gozando com ele e rebaixando-o por estar a ser traído e ele perdeu a cabeça? Sem testemunhas, como se comprova isso? A violência física deixa marcas visíveis e quantificáveis, mas e a psicológica?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Há aqui um tipo de violência que é difícil de quantificar e que por isso fica impune. Não querendo ser advogado do diabo, e se a mulher provocava o marido apenas psicologicamente, gozando com ele e rebaixando-o por estar a ser traído e ele perdeu a cabeça? Sem testemunhas, como se comprova isso? A violência física deixa marcas visíveis e quantificáveis, mas e a psicológica?
                      Depende da carteira e dos experts.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                        O adultério, por mais "refinado" ou mais descarado... não justifica violência, assédio (seja qual a sua forma), rapto\sequestro e afins.

                        Se há quem ache que sim... e parece haver... serve de explicação para algumas coisas que mais não são do que lastro cívico, moral e social e neste caso... ao nível da Justiça (legal), numa sociedade que quer andar para a frente e evoluir.
                        Eu terminei o post dizendo que o adultério não justifica nem fundamenta um ato violento.

                        Mas, sendo esta a minha área, tenho uma opinião própria sobre o adultério e talvez até possa ser conservador aos olhos de alguns , mas acho que os valores devem ser mantidos e respeitados.

                        Por exemplo, violência acho excessivo. Mas na minha opinião, uma situação de adultério podia perfeitamente originar uma indemnização ao outro cônjuge/companheiro/etc.

                        E isto até nem é descabido em termos legais, sobretudo para os que adotam uma visão contratualista do matrimónio. Sendo um contrato (e é), parece-me defensável que o seu incumprimento possa originar uma indemnização segundo as regras gerais da responsabilidade civil.

                        E sim, há dano, ainda que moral. Mas também há vários casos em que o direito indemniza por danos morais.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                          Eu terminei o post dizendo que o adultério não justifica nem fundamenta um ato violento.

                          Mas, sendo esta a minha área, tenho uma opinião própria sobre o adultério e talvez até possa ser conservador aos olhos de alguns , mas acho que os valores devem ser mantidos e respeitados.

                          Por exemplo, violência acho excessivo. Mas na minha opinião, uma situação de adultério podia perfeitamente originar uma indemnização ao outro cônjuge/companheiro/etc.

                          E isto até nem é descabido em termos legais, sobretudo para os que adotam uma visão contratualista do matrimónio. Sendo um contrato (e é), parece-me defensável que o seu incumprimento possa originar uma indemnização segundo as regras gerais da responsabilidade civil.

                          E sim, há dano, ainda que moral. Mas também há vários casos em que o direito indemniza por danos morais.
                          O post que citei é ambiguo.

                          Já este... estás já noutro plano, que se refere a outro contexto legal, e que defendo.

                          Comentário


                            #14
                            A ideia e o princípio subjacentes parecem ser bons, mas há razões extremamente diferentes para o adultério. E se este, de alguma forma, é "justificado"? E se a outra parte, com as suas atitudes, levou a que a primeira cometesse adultério? Também por aí se pode considerar que houve "incumprimento das regras contratuais" da outra parte primeiro.

                            Comentário


                              #15
                              O crime de injúria (181° c. Penal , salvo erro) também se pode enquadrar em todas essas circunstâncias que referes e não deixa de ter dignidade penal por isso

                              Nesse caso caso ao órgão aplicador do direito analisar o contexto em que a prática do crime ocorreu, sendo que, na dúvida, absolve.

                              Comentário


                                #16
                                É um bocado assustador perceber que a Justiça tem ao seu serviço juízes que fazem interpretações tão pessoais dos casos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas tendo em conta que foram condenados, como é que se pode falar em justificação?

                                  O que acredito que possa ter acontecido é uma valoração diferente de violência doméstica gratuita, como é natural.

                                  Tal como o enquadramento de um assassínio premeditado é diferente de um não premeditado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Mas tendo em conta que foram condenados, como é que se pode falar em justificação?

                                    O que acredito que possa ter acontecido é uma valoração diferente de violência doméstica gratuita, como é natural.

                                    Tal como o enquadramento de um assassínio premeditado é diferente de um não premeditado.
                                    Estamos a falar do acórdão... e do que deixa implícito.

                                    ... as penas suspensas estão na moda, também.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A gaja deve ser boa como o milho! Nenhum a queria largar!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os juízes são como todos os outros profissionais. Há espertos e burros, evoluídos e atrasados, etc.

                                        Nenhum cargo, hoje em dia é sinónimo de QI elevado, competência, ou bom senso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                          Os juízes são como todos os outros profissionais. Há espertos e burros, evoluídos e atrasados, etc.

                                          Nenhum cargo, hoje em dia é sinónimo de QI elevado, competência, ou bom senso.
                                          Há cargos em que isso não pode acontecer mesmo. Ou confiarias a tua vida a um piloto de avião burro e/ou incompetente?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                            Estamos a falar do acórdão... e do que deixa implícito.

                                            ... as penas suspensas estão na moda, também.
                                            Deixa implícito que o adultério serviu de atenuante. Não devia?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                              A gaja deve ser boa como o milho! Nenhum a queria largar!
                                              Vai pensar muito bem antes de voltar a fazer o mesmo. Li agora a notícia e teve o azar de se envolver com 2 malucos (rapto, moca de pregos)... Mas sinceramente quando leio notícias destas não sinto pena nenhuma das traidoras ou dos traidores. Nada justifica a traição.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Há cargos em que isso não pode acontecer mesmo. Ou confiarias a tua vida a um piloto de avião burro e/ou incompetente?
                                                Com cursos pagos? Não....

                                                Mas o Lubitz concorda contigo!

                                                Ficheiros anexados

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  sou a favor do juiz foi uma boa decisão
                                                  com uma mulher daquelas quem nao merece ser desculpado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Deixa implícito que o adultério serviu de atenuante. Não devia?
                                                    Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                                                    Vai pensar muito bem antes de voltar a fazer o mesmo. Li agora a notícia e teve o azar de se envolver com 2 malucos (rapto, moca de pregos)... Mas sinceramente quando leio notícias destas não sinto pena nenhuma das traidoras ou dos traidores. Nada justifica a traição.
                                                    Para o que aconteceu? Claro que não concordo.

                                                    Rapto, agressão com uma moca com pregos... entre outras coisas.

                                                    Adultério, tal como disse mais atrás , não justifica isto.

                                                    Defender-se isto (dizer-se que não se tem pena é o mesmo) e depois vir dizer-se que nada justifica a traição é uma inversão de valores, mesmo sendo os dois casos errados... da traição conjugal ainda vai uma grande diferença para assédio, agressão\violência, rapto... mas se há quem ache "aceitável"...

                                                    ... só mesmo quem se identifique com tal comportamento e talvez... talvez capaz do mesmo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                      Para o que aconteceu? Claro que não concordo.

                                                      Rapto, agressão com uma moca com pregos... entre outras coisas.

                                                      Adultério, tal como disse mais atrás , não justifica isto.

                                                      Defender-se isto (dizer-se que não se tem pena é o mesmo) e depois vir dizer-se que nada justifica a traição é uma inversão de valores, mesmo sendo os dois casos errados... da traição conjugal ainda vai uma grande diferença para assédio, agressão\violência, rapto... mas se há quem ache "aceitável"...

                                                      ... só mesmo quem se identifique com tal comportamento e talvez... talvez capaz do mesmo.
                                                      Mas quem é que está a justificar? Não há justificação nenhuma.

                                                      Agora o que me parece lógico é que mandares uma mocada de forma gratuita a alguém tenha enquadramento diferente se for com motivos fortes que te levem a isso e se foi ou não premeditado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Mas quem é que está a justificar? Não há justificação nenhuma.

                                                        Agora o que me parece lógico é que mandares uma mocada de forma gratuita a alguém tenha enquadramento diferente se for com motivos fortes que te levem a isso e se foi ou não premeditado.
                                                        Não justificaram? Então disfarçam bem...

                                                        O que aqui se lê... acima deste teu post.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não sei se algum dos users estudou direito mas o adultério sempre foi atenuante no nosso regime jurídico e muitos outros. Não é novidade nenhuma...
                                                          As referência religiosas tb são comuns e grande parte das nossas leis se inspiraram em textos religiosos.
                                                          Eu concordo como o motivo como atenuante. Não desculpa mas atenua.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Neste caso o juiz tem razão, queriam que o homem os encontrasse e lhes batesse palmas ou se juntasse à festa?
                                                            Sabe que o homem não gosta de ramboias ou não quer estar casada, divorcia-se.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X