Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidentes de moto - um problema que se agravou este ano

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidentes de moto - um problema que se agravou este ano

    Já andava há uns tempos para abrir este tópico mas hoje de manhã ouvi na radio aquilo que já desconfiava pela experiência diária.
    : 2017 é o ano com mais acidentes ( fatais ou não) dos últimos 10 anos!

    Não há dia nenhum que não apanhe um acidente de moto e , como condutor de automóvel, tenho consciência os motivos...

    Nos meus trajecto, o motivo principal é a circulação de motos no corredor do lado direito nas vias de 3 faixas ( exemplo de AE e vias como a 2ª circular em Lisboa ou a VCI no Porto ).
    O automobilista da esquerda só vigia o seu lado direito. O automobilista do meio tem tendência a esperar que a moto venha do seu lado esquerdo ( lógica) e esquece de vigiar o seu lado direito. Se duas motos têm o azar de o ultrapassar ao mesmo tempo ( uma de cada lado), o condutor tende a desviar à direita e embater na moto que ultrapassa à direita. Isso eu vejo todos os dias acontecer ultimamente.

    O outro problema é a falta de formação para condução em segurança dos motociclistas que fazem asneiras infantis e arriscam a vida de forma completamente irracional. Excesso de confiança neles e nas motos

    Os automobilistas também tem alguma culpa mas ,no geral ( hoje em dia) são muito mais atentos, uma vez que há muitas mais motos a rolar.
    Editado pela última vez por ; 26 October 2017, 09:04.

    #2
    Quantas dessas "motas" são 125s?

    Comentário


      #3
      Paletes! [emoji14]

      Comentário


        #4
        Infelizmente também ouvi essa notícia hoje.

        O aumento de motos a circular (quer por transito, quer por custos de transporte e pela "abertura" às 125) também gera uma aumento normal de acidentes.
        Mas compreendo o que dizes, infelizmente os motociclistas não se conseguem gerir na maneira como circulam no transito.
        Uns preferem a berma, outros o espaço entre a direita e a central e outros o espaço entre a central e a esquerda.
        Muitas vezes resultando num "bailado" entre os carros caso uma das opções esteja ocupada.

        Outra situação que tenho verificado é a falta de paciência que alguns motociclistas geraram. Como estão habituados a safar-se do transito, assim que apanham uma situação em que não conseguem passar, começam a demonstrar muito nervosismo, tentando passar por onde der, mesmo que isso signifique apitar, acelerar de forma estúpida ou até barafustar com outro motociclista que tem menos destreza e não passa.

        Tudo junto resulta em mais acidentes.

        Comentário


          #5
          Dando uma perspetiva de quem usa tanto a mota como o carro no dia a dia: há muita gente a fazer m*rda da grossa em ambos os veículos. Nas motas há pessoas que têm excesso de confiança, guiam depressa de mais, arriscam muito nas manobras, quando vão a passar entre os carros esquecem-se de manter uma velocidade relativa ao trânsito baixa, isto já para não falar dos motorratos.
          Do lado dos carros, além de muitos nem verem as motas (nem peões nem bicicletas), cada vez se vê mais gente com o telemóvel na mão, a trocar mensagens, a ver o facebook, snapchat, etc. De mota, devido à posição mais elevada, vê-se muito bem o interior dos veículos, pelo que esta situação se torna ainda mais evidente. Já cheguei a ver pessoal com dois telemóveis, um na mão e outro no colo. Sinceramente, acho que isto se está a tornar na maior ameaça à segurança rodoviária, além das outras a que já estamos "habituados".

          Comentário


            #6
            eu às vezes vou pela berma na A1 porque acho mais seguro do que andar no meio das filas enquanto há movimento

            isto porque existem sempre cromos enlatados que andam a trocar de faixa em faixa sem olharem para nada, vem uma mota e pumba !!!

            se o trânsito estiver parado então é mais seguro andar pelo meio

            Comentário


              #7
              Uma das coisas que me deixa mais nervoso no trânsito é preciamente ver no espelho retrovisor que vem uma mota atrás de mim. É que como se já não bastasse ter que estar atento ao que se passa à minha frente com os outros carros, agora tenho que prestar também a mesma atenção ao que se passa atrás de mim porque nunca sei *quando* o tipo da mota vai decidir ultrapassar-me ou *como* o vai fazer (se pela esquerda, se pela direita). Normalmente tento sempre facilitar, mas só descanso quando os gajos me ultrapassam (ou eu carrego no acelerador e eles ficam bem para trás).

              Comentário


                #8
                So para reforçar a ideia, acho que deviam fazer alguma distinção entre os motociclistas a sério e os que nunca andaram de mota na vida, compraram uma 125 porque podem conduzir com carta de carro e vão aprender a andar para a estrada.

                Acho que quem sempre andou de mota já há muito que desenvolveu o instinto de assumir que toda a gente à sua volta é um idiota prestes a fazer *****.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                  eu às vezes vou pela berma na A1 porque acho mais seguro do que andar no meio das filas enquanto há movimento

                  isto porque existem sempre cromos enlatados que andam a trocar de faixa em faixa sem olharem para nada, vem uma mota e pumba !!!

                  se o trânsito estiver parado então é mais seguro andar pelo meio
                  Quando as coisas são apresentadas assim, entende-se bem porque é que estas discussões nunca acabam bem.

                  Se virmos que na realidade é ilegal as motos circulares entre os carros, no final a culpa será sempre de uma moto que venha por ai.
                  Apesar de saber que sim há muita (e cada vez mais) asneiras no transito e como diz o Luis Miguel, op telemóvel é o grande culpado.

                  Comentário


                    #10
                    Devia haver uma "regra" das motas em transito passarem sempre pela esquerda ou direita. Deste modo os automobilistas davam mais espaço à esq. ou dir.
                    O que assisto é que é à vontade do fregues e eu como automobilista é que tenho que dar o jeito tanto à esquerda como à direita, conforme o motociclista decide ir.

                    Outra coisa é os motociclistas pensarem que estão a ser vistos quando não estão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      So para reforçar a ideia, acho que deviam fazer alguma distinção entre os motociclistas a sério e os que nunca andaram de mota na vida, compraram uma 125 porque podem conduzir com carta de carro e vão aprender a andar para a estrada.

                      Acho que quem sempre andou de mota já há muito que desenvolveu o instinto de assumir que toda a gente à sua volta é um idiota prestes a fazer *****.
                      Mas ele não é idiota e nunca faz *****.

                      Comentário


                        #12
                        A culpa é de todos, mas, e isto muito sinceramente, se os motociclistas (não generalizando mas olhando para a grande maioria) cumprissem as regras de transito provavelmente não havia metade dos acidentes.
                        é esquerdas e direitas, é faixas de circulação extra, é cumprir as regras só quando dá jeito, é ultrapassagens por tudo e qualquer lado, até com o transito parado... tudo junto, nunca dá bom resultado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Acho que quem sempre andou de mota já há muito que desenvolveu o instinto de assumir que toda a gente à sua volta é um idiota prestes a fazer *****.
                          Ora bem! Chama-se a isso condução defensiva, é a melhor maneira de continuar vivo, e aplica-se a quem conduz carros também (mas aí estamos +- protegidos por uma caixa de metal). Por exemplo, eu nos cruzamentos, etc, diminuo sempre a velocidade mesmo tendo prioridade. Nunca se sabe.

                          Comentário


                            #14
                            Eu pertenço aos dois lados da barricada...

                            Na minha opinião, deve-se muito ao grande aumento de 125s nas nossas estradas.

                            Uma mota não tem tanta margem de erro como tem um carro. Se fizermos uma curva com velocidade a mais, num carro normalmente há um ligeiro slide mas a coisa faz-se. Apanha-se um susto e aprende-se qualquer coisa. Numa mota essa velocidade a mais provavelmente dá direito a experimentar o alcatrão.

                            E nem vale a pena falar acerca das consequências diferentes que dão...

                            Também é certo que uma mota dá uma sensação de liberdade, de poder pisar os continuos, de passar entre filas, de ultrapassar os limites de velocidade... e isso às vezes corre mal!

                            Fazendo contas por alto, neste momento tenho à volta de 200 000 kms feitos de mota e uma coisa que aprendi muito cedo é que temos de conduzir como se todos à nossa volta irão fazer m3rda.

                            Mesmo assim, já fui ao chão 3 vezes, 2 sozinho e com culpa, outra por causa dum carro que não respeitou um STOP.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                              Mesmo assim, já fui ao chão 3 vezes, 2 sozinho e com culpa, outra por causa dum carro que não respeitou um STOP.
                              Pois. Um acidente num carro normalmente fica apenas em chapa destruida. Já numa mota o mesmo tipo de acidente pode resultar em vários ossos partidos ou pior.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                Ora bem! Chama-se a isso condução defensiva, é a melhor maneira de continuar vivo, e aplica-se a quem conduz carros também (mas aí estamos +- protegidos por uma caixa de metal). Por exemplo, eu nos cruzamentos, etc, diminuo sempre a velocidade mesmo tendo prioridade. Nunca se sabe.
                                Exactamente. Erros toda a gente faz mas quem anda de mota aprende, a bem ou a mal, a esperar sempre o pior.

                                A malta das 125s é um bocado como as bicicletas, é o caos autêntico porque na verdade não sabem andar de mota (como referi primeiro compram-na e depois vão aprender para a estrada). Pior, como já andam de carro há muito tempo vão com um "há vontade" que quem nunca conduziu nada não tem e que de mota pode muito facilmente ser a morte do artista.

                                Antes disto das 125, o acidente mais usual com motociclistas era de longe nos cruzamentos ou saídas de estacionamento quando um automobilista se mete à frente à patrão. Provavelmente continua a ser se excluirmos as 125s das estatísticas.

                                Em cidades como Londres, onde 125s conduzidas por quem nem o código da estrada parece saber são às paletes, é normalissimo por exemplo ver a malta nova na sua scooter com o Iphone na mão enquanto passa por entre os carros para actualizar o FB em cada semáforo (true story!), assim não há milagres...
                                Editado pela última vez por SRLA; 26 October 2017, 10:04.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais dias de tempo seco, mais motos a circular. Mais motos a circular, mais acidentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Desde que fui ultrapassado pela direita por uma mota no momento em que me preparava para abrir portas para deixar entrar e sair passageiros...


                                    Uma das coisas que mais detesto, é pensarem que só por terem uma moto e se poderem enfiar em tudo o que é buraco, lhes dá automaticamente direito a fazerem-no. E que os outros devem facilitar esta manobra, alterando a sua trajectória. É que se dantes ainda iam para a zona mais à esquerda da via mais à esquerda para ultrapassar, agora têm a mania parva de andarem no meio das vias.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Dizem as estatísticas que nos acidentes em que se encontram envolvidos motociclos, em 90% dos casos o acidente foi causado pelo automóvel.

                                      Dito isto também concordo que anda por ai pessoal sem a mínima noção do que anda a fazer.

                                      Quanto à circulação em AE's congestionadas o local mais seguro para o "filtering" é entre a última e a penúltima faixa à esquerda. Esqueçam a berma, primeiro aquilo está por regra cheio de entulho e para furar ali não custa nada, segundo se um carro tem que vir para a berma não vai de certeza olhar para o espelho. Eu percebo a tentação, aquilo é uma faixazinha livre ali à nossa medida e à nossa disposição, já temos uma vantagem grande em andar de mota não vamos com demasiada sede ao pote, a prazo vai ser pior. O procedimento que eu disse encontra-se mais ou menos instituído lá fora. Inclusivamente os automobilistas tendem a deixar esse "corredor" com mais espaço. A instituição deste procedimento a prazo também tem a vantagem dos automobilistas perceberem que esse espaço é "ocupado" por motociclistas e terem outro tipo de cuidado ao atravessa-lo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu também sou dos que anda dos dois lados da história. Ultimamente até ando muito mais do lado das duas rodas. E sim, sou daqueles que tem uma 125 porque a carta de carro permite.
                                        Do que vejo no dia a dia, posso dizer que ninguém é santo (eu incluído). É muito comum ver malta de mota a "forçar" a passagem entre as filas de carros (125 ou superior) é muito comum ver malta de carro que até dificulta a passagem das motas, malta de carro que pura e simplesmente não vê as motas (seja pelo telemóvel, seja porque por e simplesmente não sabem conduzir...), malta das motas que passa a velocidade exagerada entre filas de carros paradas ou a baixa velocidade, malta dos carros de muda para a faixa do BUS à bruta (onde agora podem circular motas) porque se fartou da fila onde estava, enfim, vejo de tudo um pouco.

                                        Bom senso precisa-se de ambos os lados. A mota (e é preciso que os motociclistas tenham isto bem presente) não pode serpentear entre filas de trânsito (C.E.), portanto devemos encarar o facilitismo concedido pelos carros como um benesse e não uma obrigação. Já aos carros, pede-se mais atenção aos espelhos retrovisores, quando mudam de faixa em filas compactas de trânsito, pode vir uma mota (ou um carro...) e estragam o vosso dia e o de mais alguém desnecessariamente.

                                        Eu também passo entre filas de carros quando estão parados (afinal de contas de que me servia a mota se não pudesse escapar-me um pouco aos engarrafamentos?) passo entre filas de carros se estiverem a andar a reduzida velocidade, uso a berma se ela for larga e permitir circular "longe" dos carros (para ter mais margem caso alguém precise de ir para a berma), etc. Mas tento sempre não andar com exageros de velocidade.
                                        Entretanto, decidi ir tirar a carta de mota, não só para eventualmente poder dar um salto para uma mota de maior cc, mas essencialmente para aprender alguns "truques" da condução em duas rodas que serão de certeza uma mais valia no que toca à minha segurança.
                                        Editado pela última vez por fapoc; 26 October 2017, 11:31.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É facilmente comprovável que os acidentes de mota aumentaram nos últimos anos

                                          Aliás o grande trauma em pessoas novas hoje em dia, numa generalização que deve andar muito perto de estar 100% correcta, vem na sua maioria de acidentes de mota

                                          Muitos (não sei se a grande maioria) vem de scooters, principalmente na região da grande Lisboa onde este já começa a ser um meio de transporte habitual.

                                          Por outro lado vemos ainda muita gente a andar sem as protecções que devia. Os que as usam safam-se por vezes de grandes problemas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                            Dizem as estatísticas que nos acidentes em que se encontram envolvidos motociclos, em 90% dos casos o acidente foi causado pelo automóvel.

                                            Dito isto também concordo que anda por ai pessoal sem a mínima noção do que anda a fazer.

                                            Quanto à circulação em AE's congestionadas o local mais seguro para o "filtering" é entre a última e a penúltima faixa à esquerda. Esqueçam a berma, primeiro aquilo está por regra cheio de entulho e para furar ali não custa nada, segundo se um carro tem que vir para a berma não vai de certeza olhar para o espelho. Eu percebo a tentação, aquilo é uma faixazinha livre ali à nossa medida e à nossa disposição, já temos uma vantagem grande em andar de mota não vamos com demasiada sede ao pote, a prazo vai ser pior. O procedimento que eu disse encontra-se mais ou menos instituído lá fora. Inclusivamente os automobilistas tendem a deixar esse "corredor" com mais espaço. A instituição deste procedimento a prazo também tem a vantagem dos automobilistas perceberem que esse espaço é "ocupado" por motociclistas e terem outro tipo de cuidado ao atravessa-lo.
                                            Quando dizes a última e penúltima são as chegadas ao centro da via, certo?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                              Dizem as estatísticas que nos acidentes em que se encontram envolvidos motociclos, em 90% dos casos o acidente foi causado pelo automóvel.

                                              Dito isto também concordo que anda por ai pessoal sem a mínima noção do que anda a fazer.

                                              Quanto à circulação em AE's congestionadas o local mais seguro para o "filtering" é entre a última e a penúltima faixa à esquerda. Esqueçam a berma, primeiro aquilo está por regra cheio de entulho e para furar ali não custa nada, segundo se um carro tem que vir para a berma não vai de certeza olhar para o espelho. Eu percebo a tentação, aquilo é uma faixazinha livre ali à nossa medida e à nossa disposição, já temos uma vantagem grande em andar de mota não vamos com demasiada sede ao pote, a prazo vai ser pior. O procedimento que eu disse encontra-se mais ou menos instituído lá fora. Inclusivamente os automobilistas tendem a deixar esse "corredor" com mais espaço. A instituição deste procedimento a prazo também tem a vantagem dos automobilistas perceberem que esse espaço é "ocupado" por motociclistas e terem outro tipo de cuidado ao atravessa-lo.
                                              Gostava de ver essas estatísticas.
                                              Estamos a falar em culpa do automóvel, ou que foi o automóvel a bater na moto? É que são casos diferentes.

                                              Tendo em conta que as motos circulam a maioria do tempo em situação ilegal, gostava de entender como é que é culpa do automóvel em 90% dos casos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Loud pipes Saves Lives.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Loud pipes Saves Lives.
                                                  Então imagina um curso de condução defensiva. Fiz um e recomendo vivamente!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    Gostava de ver essas estatísticas.
                                                    Estamos a falar em culpa do automóvel, ou que foi o automóvel a bater na moto? É que são casos diferentes.

                                                    Tendo em conta que as motos circulam a maioria do tempo em situação ilegal, gostava de entender como é que é culpa do automóvel em 90% dos casos.
                                                    Circulam em situação ilegal a serpentear o trânsito. Eu aposto que a maior parte dos mortos serão em acidentes com menos trânsito, onde se circula mais depressa, mas em posições na via (em regra) legais.

                                                    -----------------

                                                    Também há que ver que nos últimos anos, o número de motas tem aumentado muito e que a sinistralidade rodoviária como um todo também tem aumentado.


                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Loud pipes Saves Lives.
                                                    Então imagina um curso de condução defensiva. Fiz um e recomendo vivamente!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      Gostava de ver essas estatísticas.
                                                      Estamos a falar em culpa do automóvel, ou que foi o automóvel a bater na moto? É que são casos diferentes.

                                                      Tendo em conta que as motos circulam a maioria do tempo em situação ilegal, gostava de entender como é que é culpa do automóvel em 90% dos casos.
                                                      São dados internos de companhias de seguros em Portugal. Soube por alguém que trabalha na área. Não o posso comprovar, é uma informação que vale o que vale, para mim vale na medida que condiciona o meu comportamento como motocilcista.

                                                      Não percebi muito bem essa dos casos diferentes.

                                                      E percebo muito menos essa posta de que as motas circulam a maioria do tempo em situação ilegal. Se tivesses a mínima noção da quantidade de pessoas que circulam a olhar para os telemóveis a conduzir automóveis não tinhas com certeza essa animosidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tocaram num ponto essencial, que os motociclistas gostam muito de escamotear: é completamente proibido passar entre os carros.

                                                        É ilegal, perigoso, etc. Como tal, os automobilistas não têm de facilitar. Os que o fazem, como é o meu caso, estão apenas a dar uma benesse a ser simpáticos.

                                                        Portanto, passar depressa entre os carros é desrespeitar as regras e por toda a gente em perigo. Como tal, quem é que se acha no direito de obrigar os automobilistas a olhar para o espelho para confirmar se vem uma moto a passar entre os carros?

                                                        Eu olho e confirmo porque não quero ter um acidente e, pior, magoar alguém de moto. No entanto, não me venham cá com conversas de que, se bater, a culpa é minha. Não, não é!

                                                        A juntar a isto ainda temos os motociclistas que se acham no direito de irem a buzinar e a dar gazadas quando passam entre os carros. Isso é de uma falta de civismos atroz.

                                                        Ah, esqueci-me: ainda temos aqueles motociclistas que passam no meio das filas para, de repente, se colocarem na faixa certa, passando à frente dos “enlatados” que estão na fila. Deve ser mais umas regras inventadas por quem anda de moto.

                                                        Ainda em relação aos acidentes, claro que grande parte deles surge das 125. Conheço várias pessoas que a primeira vez que sentaram o rabo numa mota foi no momento em que a levantaram, no stand.
                                                        Apesar de ser fácil andar, não é nada fácil andar em segurança. Há várias coisas que é preciso saber e que a maioria da Malta das 125 não sabe. Eu pensava que sabia e só percebi no dia em que fiz um curso de condução de moto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                          Quando dizes a última e penúltima são as chegadas ao centro da via, certo?
                                                          Sim é isso mesmo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            melhor mesmo é conduzir uma moto como se fosse um automóvel - circular a meio da via, fazer ultrapassagens quando se tem espaço para tal, etc.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X