Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Negligência médica - como fazer denuncia na Ordem dos Médicos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Negligência médica - como fazer denuncia na Ordem dos Médicos

    Bom dia a todos

    decidi abrir este post, porque acabo por passar por uma situação que nunca pensei vivenciar num país desenvolvido, como Portugal, e gostaria que alguém, com experiências semelhantes, ou com conhecimento na área de direito, possa-me indicar a forma mais correta de apresentar queixa na Ordem dos Médicos.

    Na passada terça-feira, dirigi-me à urgência de um hospital central (não vou identificar o hospital por motivos obvios), com um familiar por apresentar sintomas de completa falta de apetite, diarreia, febre baixa, dor abdominal e mal estar há 4 dias. Já tinha sido visto no centro de saúde, e não estava a melhorar. Logo na triagem, a enfermeira disse que estaria desidratado, e colocou-lhe pulseira amarela. Esteve 4 horas, com pulseira amarela, sem ser chamado pelo médico, até que colapsou na sala de espera. Nisto começa toda a gente a gritar por ajuda, vem uma enfermeira, que com a minha ajuda o colocamos numa maca, e levou-o para a sala de emergência. Passados minutos sou chamado por um médico, que disse que aquilo teria sido uma quebra de tensão e um pico de febre, mas que ia ficar a fazer medicação endovenosa, e que como era já noite, só teria alta no dia seguinte.

    No dia seguinte fomos informados que teria alta. Quando o fui buscar ao hospital, vi-o sinceramente em muito pior estado do que quando entrou. Todo sudorético, a tremer, completamente desorientado, por momentos nem conseguiu conhecer-me. Pedi a um enfermeiro para falar com o médico que lhe deu alta, e apareceu-me uma médica, expliquei-lhe a situação, e ela, de muitos maus modos ainda gozou com o assunto, dizendo que ela é que era a médica, e que se tinha alta, era porque ela entendia que assim tinha condições para isso. Disse que talvez tivesse uma pneumonia (talvez, nem disso tinha a certeza), e que pelo sim pelo não, ia medicado com antibiótico. Foi neste momento que pedi-lhe para ao menos dar-nos todo o processo clinico dele, de forma a podermos levá-lo a outro hospital, onde fosse devidamente visto e tratado. Negou a entregar o processo, dando apenas uma nota de alta.

    Ao sair da urgência, ao colocá-lo no carro, desmaiou novamente. Saí a correr a gritar por ajuda, e veio um enfermeiro que o levou diretamente para a sala de reanimação. Passados horas, vem outra médica, informar-nos que ele estava bastante desidratado, com o potássio muito baixo, e que seria isso que tinha causado toda aquela desorientação.

    No dia seguinte (ontem), na informação médica, foi-me dito que ele está em risco de vida, com a bactéria clostridium, e que teria que ser transferido para uma sala de isolamento nos cuidados intensivos.


    Neste momento, sinto-me esgotado, e completamente revoltado e defraudado com o nosso serviço nacional de saúde. Apresentou queixa no livro de reclamações, mas aconselharam-me a apresentar queixa juntamente na Ordem dos Médicos. Já andei no site na Ordem, mas não encontro nada relativamente a queixa. Alguém sabe como isso funciona? Será que temos que dirigir-nos lá pessoalmente?

    Desculpem lá todo este testamento e este desabafo, mas ainda nem acredito na situação que estamos a passar.

    #2
    Não quero de todo desanimar-te mas uma queixa de negligência médica em Portugal é uma coisa que fica no papel...

    Fica a intenção, contudo. Fizeste bem em escrever no livro de reclamações.

    Comentário


      #3
      Não é melhor contactares com um advogado?

      Quer dizer, esse paciente, segundo percebi do teu relato, está vivo por sorte e não por competência do hospital.

      Eu sei que os médicos actualmente enfrentam constantemente pessoas que são " médicos via google " e portanto é normal que facilmente recusem " conselhos " mas o que relatas é de todo incrível.

      Oiço falar muitas vezes nestes casos de negligência mas muitos dos casos naturalmente são inevitáveis e não há negligência mas as pessoas ficam com ideia errada ( não estou a dizer que é este o caso ).

      De uma forma ou de outra, o que noto, é que muitas vezes não vai o médico falar com familiares, com calma, e explicar a situação. As pessoas estão em alturas de stress e ou lhes explicam bem como está o familiar ou gera-se uma confusão inevitável.

      Comentário


        #4
        Apresenta a tua «reclamação» diretamente na DGS:

        https://www.dgs.pt/formulario-notifica.aspx

        Comentário


          #5
          Experimenta também contactar o Correio da Manhã por telefone. É um pasquim, mas talvez por isso mesmo sirva para alguma coisa.

          Comentário


            #6
            "(...) porque acabo por passar por uma situação que nunca pensei vivenciar num país desenvolvido, como Portugal (...)"

            País desenvolvido? Portugal?

            Nós vivemos na Republica das Bananas!

            Comentário


              #7
              Apesar de tudo Portugal é um país desenvolvido. Com muitas virtudes mas também com muitos defeitos por corrigir.

              Comentário


                #8
                Pode fazer queixa. Tem é que juntar algumas provas.

                Depois é a tua opinião ( do que seja isso de negligencia médica que é não é só dizer "negligencia") contra ciência e tal.

                No final de contas esse internamento provavelmente ia acontecer na mesma.

                Vai receber uma resposta do hospital\OA a dizer que está tudo bem, "obrigado por ter contactado" e "os melhores cumprimentos no fim" e para juntar a prova.
                Já aconteceu parecido com familiar - a partir do momento que andei com queixas e ameaças de processos, tem ficado sempre internado, o máximo que consegui foi que o despachassem sempre para o internamento ( para passarem a batata quente ).

                Ora, se não tivesse feito nada, no dia - já tinha morrido.

                É que deram alta e não saiu do hospital não. Chamei o médico e a PSP e desresponsabilizei-me, no dia a seguir foi para um hospital central e ficou internado. Se viesse para casa no estado em que estava provavelmente morria.

                Se não tivesse feito isso - nunca, nem em sonhos ficava internado ( como já fico 3 vezes ). E sim - uma médica também me perguntou se tinha o curso de medicina, se não tivesse que era para estar caladinho.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Apesar de tudo Portugal é um país desenvolvido. Com muitas virtudes mas também com muitos defeitos por corrigir.
                  Sim. Nisso de hospitais já vi de tudo.
                  Depende das pessoas e de como se fala.
                  Pobres e mal vestidos é para ir para casa. Sem familia é logo para chamar a funeraria.
                  Bebados\pessoal com problemas mentais é gozo logo na ambulância, dos enfermeiros, dos medicos todos, policias, pessoas à volta, etc.


                  Por vezes a vida de um familiar depende da forma como sabemos estar e fazer as coisas.
                  O que não é lá muito coisa de 1º mundo , mas pronto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                    Apresenta a tua «reclamação» diretamente na DGS:

                    https://www.dgs.pt/formulario-notifica.aspx
                    E na ers.


                    https://www.ers.pt/

                    Comentário


                      #11
                      Em Portugal uma queixa de negligência médica é uma coisa quase risível, já toda a gente sabe que não há qualquer tentativa de sequer esclarecer o que pode ter acontecido.

                      Isso por si só não é característica de 1º mundo.

                      Comentário


                        #12
                        Tudo que seja hospitais e cousas públicas é do piorio.
                        Estão lá a fazer um favor. Nos hospitais tem a agravante da arrogância dos médicos - que exigem um diploma em medicina para falar.
                        Aliás a maioria vai mesmo para medicina para isso - para se armarem depois.

                        Comentário


                          #13
                          Bem, acho que não podemos tomar a parte como um todo. Precisei de recorrer as urgências do hospital algumas vezes, tanto com os meus filhos, como com o meu sogro. Não tenho nada a apontar. A ultima vez, foi quando diagnosticaram epilepsia ao meu filho, a médica teve uma paciência de Jó comigo , ouviu todas as minhas perguntas, procurou responder a todas, de acordo com o que podia saber até a data. Mais tarde, na consulta da especialidade, foi a mesma médica que o atendeu da primeira vez, apesar de eu não me lembrar dela, ela lembrava-se de nós! Atalhou caminho para ele ser seguido diretamente pela neurologista, ligou com ela, até por causa da medicação, ficou logo uma consulta oficiosamente marcada, e sem grandes burocracias, sem se mostrar no cimo do pedestal.

                          Agora, acredito piamente que nem todas as equipas sejam assim, até a data tive sorte.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho 4 boas histórias na minha família de coisas engraçadas de médicos também :D

                            1- A madrinha da minha noiva (têm a mesma médica de família em comum) foi à médica com imensas dores de peito ao que esta receitou paracetamol e para ir para casa porque era dores de amor.. Após 1 dia agonizante foi à urgência e foi diagnosticada com Arritmia Cardíaca severa

                            2- A minha namorada em pequena chorava imenso de dores por tudo e nada e quando ficava doente as recuperações eram anormais.. Foi à mesma médica de família e foi transferida a ordem desta para o Hospital para ser administrado penincilina urgentemente.. Assim que chegou ao hospital, o enfermeiro achou tudo muito estranho e realizou um teste de tolerância à penincilina (Resultado = Alergia à penincilina) Se tivesse tomado, morria na hora.. Descobriu-se mais tarde que era Lupus com a médica a recusar até ao fim que era tal

                            3 - O meu cunhado (irmão da noiva) em pequeno ficou com muita febre e sem apetite e esta enviou-o para cirurgia urgente para retirar cerca de 30cm de instestino pois seria por causa de uma infecção gravíssima.. Descobriu-se posteriormente que era Sarampo..

                            4 - A minha noiva sentia uma dor aguda na boca do estomâgo e fazia fezes com sangue e sem apetite e alta febre.. Foi à mesma médica e esta vira-se para nós e diz: Parabéns! Vão ser papás... Peguei nela e pus-la no meu médico de trabalho.. Era uma gastroentrite aguda..

                            Batam isto ;)

                            PS: A médica após variadíssimas queixas na Ordem e em Tribunal foi expulsa e proíbida de exercer..
                            Editado pela última vez por Helinhu; 27 October 2017, 15:02.

                            Comentário


                              #15
                              Também tive uma situação delicada há já uns anos com um familiar que tinha uma "simples constipação" segundo opinião da besta ups, da médica.

                              Saímos do hospital fomos a uma consulta privada de neurocirugia onde lhe foi diagnosticada meningite (não recordo o tipo, mas é do tipo que levava à morte em horas, segundo o tipo...). Escreveu logo uma carta e disse para ir imediatamente para o hospital, falar com um colega que estava de serviço.

                              Disse ainda não entender de todo o diagnóstico da colega, mas estava a ser simpático, pois trabalhavam no mesmo hospital.

                              De salientar que dissemos todos os sintomas (desde não saber onde estava, tanto que urinava pela casa, nem reconhecer familiares...), mas foi sempre encarado mal pela suposta médica!

                              Há por aí muita gente que se licenciou no google, mas também há muitos médicos que não merecem o ar que respiram...

                              O nosso mal é quando calhamos com essa estirpe...

                              Não foi feita queixa, porque já se sabe de antemão como estas coisas acabam. O único resultado é um grande nada seguido de uma enorme frustração

                              Cump.

                              Comentário


                                #16
                                Há médicos e médicos. Mas o caso do OP é de perder as estribeiras... eu perderia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                  Sim. Nisso de hospitais já vi de tudo.
                                  Depende das pessoas e de como se fala.
                                  Pobres e mal vestidos é para ir para casa. Sem familia é logo para chamar a funeraria.
                                  Bebados\pessoal com problemas mentais é gozo logo na ambulância, dos enfermeiros, dos medicos todos, policias, pessoas à volta, etc.


                                  Por vezes a vida de um familiar depende da forma como sabemos estar e fazer as coisas.
                                  O que não é lá muito coisa de 1º mundo , mas pronto.
                                  Pois eu sinceramente já oiço dizer tanta coisa que, a bem da verdade, dá medo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Pois eu sinceramente já oiço dizer tanta coisa que, a bem da verdade, dá medo...
                                    Sim. Dá um bocado...
                                    Medo de viver sozinho e aparecer num hospital.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para quem não estiver na plenitude das capacidades mentais e tiver de ser internado num hospital público, precisa quase de uma brigada da polícia para garantir que não é sujeito a determinadas barbaridades.

                                      Quando eles cheiram que não há ninguém a fazer vigilância e o doente não tem nenhuma rede de suporte, toca a facilitar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        boa sorte com isso...os médicos encobrem-se uns aos outros...o meu pai também morreu por negligência médica, fomos a tribunal e o processo foi arquivado...é este o país em que vivemos...parece que agora os médicos tiram o curso de medicina para matar as pessoas..se me quiser matar atiro-me para a linha de comboio, escuso de ir ao médico

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Chowhound Ver Post
                                          Para quem não estiver na plenitude das capacidades mentais e tiver de ser internado num hospital pública, precisa quase de uma brigada da polícia para garantir que não é sujeito a determinadas barbaridades.

                                          Quando eles cheiram que não há ninguém a fazer vigilância e o doente não tem nenhuma rede de suporte, toca a facilitar.
                                          Sim. O meu caso foi esse. Agora é na boa, se precisar vai logo para o hospital central e nada dizem (é sempre confirmada a necessidade). Mas para isso foram necessárias queixas e dois processos crime que lá andam devagarinho ainda. Necessário andar a gastar dinheiro.

                                          No inicio pensavam mesmo que o meu familiar não tinha ninguém. Reparei nisso. É complicado. Agora já sabem - garanti aos senhores doutores que vou andar com estas coisas até morrer, nem que tenha que vender a casa.

                                          Pode ser tudo arquivado, mas fica de aviso.

                                          "Facilitar" - é dar alta, gozar, cortar o cabelo, roubar, rirem-se mesmo da pessoa - TODOS OS MÉDICOS, os enfermeiros, os guardas, as da limpeza, os da ambulância e o diabo a três. De todos - os que ficam pior na fotografia são os médicos, mas lá sabem...

                                          Éticas...

                                          E não só das capacidades. Basta verem que o doente não tem família - ou o suporte é escasso, ou comem gelados com a testa - é para queimar mesmo. E isso de tanta coisa que sei, vi e ouvi de terceiros...

                                          Muitos corre tudo bem porque ou têm sorte ou famílias bem estruturadas e os médicos não arriscam entrar em avarias. Quando não se tem nada disso, passa-se da avaria para o total desrespeito pela dignidade da pessoa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                            Bem, acho que não podemos tomar a parte como um todo. Precisei de recorrer as urgências do hospital algumas vezes, tanto com os meus filhos, como com o meu sogro. Não tenho nada a apontar. A ultima vez, foi quando diagnosticaram epilepsia ao meu filho, a médica teve uma paciência de Jó comigo , ouviu todas as minhas perguntas, procurou responder a todas, de acordo com o que podia saber até a data. Mais tarde, na consulta da especialidade, foi a mesma médica que o atendeu da primeira vez, apesar de eu não me lembrar dela, ela lembrava-se de nós! Atalhou caminho para ele ser seguido diretamente pela neurologista, ligou com ela, até por causa da medicação, ficou logo uma consulta oficiosamente marcada, e sem grandes burocracias, sem se mostrar no cimo do pedestal.

                                            Agora, acredito piamente que nem todas as equipas sejam assim, até a data tive sorte.
                                            Eu recorri as urgências do hospital várias vezes com o que hoje em dia eu concluo que eram ataques de pânico e ansiedade mas um dia em que lá fui a médica pergunta me se o meu pai me tratava mal,mas nao pensou que secalhar fossse transtorno psicológico devido a ansiedade..se algum médico tivesse a inteligência de me encaminhar para um psicólogo,mas nao
                                            prefiro o médico Google do que os médicos de carne e osso...

                                            Comentário


                                              #23
                                              O SNS está um nojo, pior do que há 30 anos.
                                              O dinheiro foi todo para os salários e para a prestação dos serviços falta de tudo.
                                              Na maioria dos casos mais graves sai-se de lá pior do que se entrou.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jktfah Ver Post

                                                "Facilitar" - é dar alta, gozar, cortar o cabelo, roubar, rirem-se mesmo da pessoa - TODOS OS MÉDICOS, os enfermeiros, os guardas, as da limpeza, os da ambulância e o diabo a três. De todos - os que ficam pior na fotografia são os médicos, mas lá sabem...
                                                Quando se estimula e apoia que determinadas classes profissionais podem permanecer impunes, depois não pode haver surpresas quando eles decidem levar isso à letra.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  De facto o estado do sns é particularmente mau.

                                                  Não há ng que não tenha uma história de arrepiar.

                                                  Curioso que o sector da justiça é mto pior visto, mas é mt mais raro aparecerem coisas grotescas como ocorrem nos hospitais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não me digas que é numa cidade que começa com um P e está alegre?
                                                    Editado pela última vez por Indigo; 27 October 2017, 18:51.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PussyLover Ver Post
                                                      O SNS está um nojo, pior do que há 30 anos.
                                                      O dinheiro foi todo para os salários e para a prestação dos serviços falta de tudo.
                                                      Na maioria dos casos mais graves sai-se de lá pior do que se entrou.
                                                      Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                      De facto o estado do sns é particularmente mau.

                                                      Não há ng que não tenha uma história de arrepiar.

                                                      Curioso que o sector da justiça é mto pior visto, mas é mt mais raro aparecerem coisas grotescas como ocorrem nos hospitais.
                                                      Preparem-se porque vai aparecer uma alma a argumentar que o SNS só não é melhor porque os médicos não iniciam a carreira a ganhar €20 000/mês...

                                                      Mas enfim, a forma como a maior parte daquela gente encara o dinheiro dos contribuintes é largamente conhecida.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                        Eu recorri as urgências do hospital várias vezes com o que hoje em dia eu concluo que eram ataques de pânico e ansiedade mas um dia em que lá fui a médica pergunta me se o meu pai me tratava mal,mas nao pensou que secalhar fossse transtorno psicológico devido a ansiedade..se algum médico tivesse a inteligência de me encaminhar para um psicólogo,mas nao
                                                        prefiro o médico Google do que os médicos de carne e osso...
                                                        Oh god, tanto disparate junto !

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já tive um problema parecido.
                                                          Queixa para a DGS e ficou resolvido.

                                                          O problema do povo português é reclamar no sitio errado.

                                                          Agora sempre que vou ao medico aponto sempre os nomes de quem me atende.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Nunca é demais pedir ao médico que nos atende, o nome e o número da cédula. É legal, certo? penso que eles têm esse identificativo à vista.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X