Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multímetro - Este será alguma coisa de jeito ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Multímetro - Este será alguma coisa de jeito ?

    Precisava de um multímetro, para medir a voltagem as pilhas que tenho cá por casa antes de irem para o pilhão em vão.

    Ora, este serve para o efeito ou é melhor um mais caro ? E também dará para medir a voltagem da bateria de um carro para ver se está 12v ou tem que ser outro equipamento ?

    Desculpem lá a minha nabisse

    https://www.amazon.co.uk/DT830B-Digi...76%3A419159031

    #2
    Não há Voltagem em Portugal. Há Tensão!


    Respondendo ao tópico, sim, serve perfeitamente se for para coisas simples como as que mencionas!

    Comentário


      #3
      Na Aliexpress/DX/FT tens disso mais barato e melhor, a não ser que estejas com pressa...

      Comentário


        #4
        Para medir pilhas e baterias qualquer chinesice serve

        Comentário


          #5
          Ok malta obrigado.

          já agora nas baterias dos carros é com eles a trabalhar ou com motor desligado?

          E sim JFML eu sei que é tensão e intensidade , mas há 10 anos que não estudo física e às vezes acontece

          O que me chateia mais é quando dizem que a unidade de peso é o kilo

          Comentário


            #6
            Depende do que queres medir, desligado medes a tensão aos terminais da bateria, deve rondar os 12v (há por ai tabelas com os valores)

            Ligado medes a tensão que chega do alternador, que rondará os 14v.

            Por isso, se o carro tiver a trabalhar e medires 12v já sabes que o alternador está em fim de vida.

            Curto e grosso é isto.
            Editado pela última vez por Eletrico; 27 October 2017, 16:30. Razão: medes, não metes

            Comentário


              #7
              Existem modelos parecidos com esse à venda nas lojas de bricolage pelo mesmo preço que esse.
              Para uso esporádico qq coisa serve.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                Depende do que queres medir, desligado metes a tensão aos terminais da bateria, deve rondar os 12v (há por ai tabelas com os valores)

                Ligado metes a tensão que chega do alternador, que rondará os 14v.

                Por isso, se o carro tiver a trabalhar e medires 12v já sabes que o alternador está em fim de vida.

                Curto e grosso é isto.
                Por acaso, fiz isso ontem...
                Medes das duas formas, como disse o Elétrico. Uma bateria auto em bom estado e carregada costuma ter ~12,5V. Com o motor a trabalhar, deverá andar entre os 13,8~14,2V.

                Tenho um carregador comprado por 15€ no ALDI há uns valentes anos que já me recuperou duas baterias. Descarregavam com o carro parado (1 semana e já não pegava) e depois de uns 4 dias ligadas à xuxa, recuperaram e ainda duraram mais uns valentes meses.
                A do meu carro é de 2010 e está a pedir reforma, começou a descarregar há uns 8 meses, deixei no carregador e aguentou até agora, que voltou a descarregar.... Esteve agora a carregar 2,5 dias, a ver se ainda se aguenta mais um bocado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                  Depende do que queres medir, desligado medes a tensão aos terminais da bateria, deve rondar os 12v (há por ai tabelas com os valores)

                  Ligado medes a tensão que chega do alternador, que rondará os 14v.

                  Por isso, se o carro tiver a trabalhar e medires 12v já sabes que o alternador está em fim de vida.

                  Curto e grosso é isto.
                  Ok estou a ver, é que agora vou deixar de ter carro com voltímetro e de tempos a tempos prefiro ir validando o estado da bateria já que não é raro elas morrerem sem avisar

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                    Por acaso, fiz isso ontem...
                    Medes das duas formas, como disse o Elétrico. Uma bateria auto em bom estado e carregada costuma ter ~12,5V. Com o motor a trabalhar, deverá andar entre os 13,8~14,2V.

                    Tenho um carregador comprado por 15€ no ALDI há uns valentes anos que já me recuperou duas baterias. Descarregavam com o carro parado (1 semana e já não pegava) e depois de uns 4 dias ligadas à xuxa, recuperaram e ainda duraram mais uns valentes meses.
                    A do meu carro é de 2010 e está a pedir reforma, começou a descarregar há uns 8 meses, deixei no carregador e aguentou até agora, que voltou a descarregar.... Esteve agora a carregar 2,5 dias, a ver se ainda se aguenta mais um bocado.
                    Pois, é uma pena os carros não trazerem voltímetro. É certo que também há situações que as baterias ficam com poucos Ampere mas muitas vezes ficam é sem os abençoados volts.

                    Há tempos atrás, o meu carro ficou com o voltímetro a vermelho, fui à oficina e teve de se reparar o alternador. Sorte a minha porque estava a 2 dias de ir de fim de semana prolongado na serra da estrela. Poderia ficar sem bateria a qualquer momento.

                    O que vale é que alguns, não tendo voltímetro pelo menos avisam no CB quando a bateria já não recebe carga, menos mal

                    Comentário


                      #11
                      Atenção que a tensão das pilhas ou baterias não é um indicador suficiente do seu estado. Por exemplo, uma bateria de automóvel pode ter 13 V e estar morta.

                      Além da tensão, também é necessário medir a potência (envolve a tensão e a corrente) que ela é capaz de fornecer.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Atenção que a tensão das pilhas ou baterias não é um indicador suficiente do seu estado. Por exemplo, uma bateria de automóvel pode ter 13 V e estar morta.

                        Além da tensão, também é necessário medir a potência (envolve a tensão e a corrente) que ela é capaz de fornecer.
                        Exacto mas era só mais para ir tendo uma ideia.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X