Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os "agarrados" aos telemóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Os "agarrados" aos telemóveis



    http://jornaisdodia.me/Jornal-i-online.pt.aspx

    Boas!

    Gostaria que se falasse aqui especificamente de pessoas e casos que conheçam e que estejam ilustrados na capa acima, ou seja, pessoas que são verdadeiramente viciados em telemóveis, mas já a nível doentio, a ponto de pôr em causa as suas relações pessoais. Sejam amigos, familiares ou mesmo entre marido e mulher.

    Recentemente conheci um casal que é um pouco assim. Apesar de não me parecer ainda um caso merecedor de internamento, como acima descrito, a verdade é que das vezes que os vi juntos foi quase sempre sentados um ao lado do outro, cada um afundado no seu mundo telemobilístico e em que apenas durante 10% do tempo falam um com o outro. E isto até na presença de terceiros, como é o nosso caso...

    #2
    Preocupa-me mais a quantidade de pessoas ao telemóvel durante a condução

    Comentário


      #3
      Felizmente não conheço ninguém assim tão dependente...

      Comentário


        #4
        Deixei de usar redes sociais, pelo menos de produzir para elas. Logo aí já ajuda a olhar menos para o telemóvel.

        Comentário


          #5
          Antigamente estavam fechados nos quartos agarrados ao computador o dia todo, agora podem sair à rua e ir ao café agarrados ao telemóvel, é uma evolução

          Comentário


            #6
            Aqui há uns tempos, eu e a namorada fomos jantar com um casal amigo nosso, e estes passaram a refeição toda no telemóvel!

            Comentário


              #7
              Guilty!!!

              Comentário


                #8
                Fico muito mais preocupado com quem vai a conduzir com o telemóvel no ouvido.

                Isto é um não-problema.

                Comentário


                  #9
                  Uma pessoa pode estar muitas vezes ao telemóvel mas ter uma vida " normal " .

                  Ora, o mal é quando não páram para pensar um pouco, para reflectir, parece que têm que estar sempre ligados à tecnologia.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Uma pessoa pode estar muitas vezes ao telemóvel mas ter uma vida " normal " .

                    Ora, o mal é quando não páram para pensar um pouco, para reflectir, parece que têm que estar sempre ligados à tecnologia.
                    O problema não é "estar muitas vezes ao telemóvel", são as situações em que isso acontece...

                    Mesa de esplanada, grupo de 4 amigos, todos no seu telemóvel. De vez em quando, um esboça um sorriso e vira o telemóvel aos outros. Estiveram assim todo o tempo que lá estive (~30 minutos).
                    Na mesma esplanada, casal de namorados (ou amigos), também com os telemóveis. De onde estava, conseguia ver o telemóvel dela, passou o tempo no Whatsapp. Já lá estavam quando cheguei, e saíram pouco antes de mim.

                    Já agora, deixo aqui uma questão: Quantos de vocês é que estão com o telemóvel pousado na mesa e virado para cima aquando das refeições?

                    Comentário


                      #11
                      Uma das possíveis interpretações destes comportamentos é que o telemóvel dá acesso a conteúdos bem mais interessantes que a conversa com os amigos/familiares/namorado(a), etc ...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                        O problema não é "estar muitas vezes ao telemóvel", são as situações em que isso acontece...

                        Mesa de esplanada, grupo de 4 amigos, todos no seu telemóvel. De vez em quando, um esboça um sorriso e vira o telemóvel aos outros. Estiveram assim todo o tempo que lá estive (~30 minutos).
                        Na mesma esplanada, casal de namorados (ou amigos), também com os telemóveis. De onde estava, conseguia ver o telemóvel dela, passou o tempo no Whatsapp. Já lá estavam quando cheguei, e saíram pouco antes de mim.

                        Já agora, deixo aqui uma questão: Quantos de vocês é que estão com o telemóvel pousado na mesa e virado para cima aquando das refeições?
                        Mas era aí que eu queria chegar.

                        É claro que quando estou a trabalhar ou quando estou nas refeições nunca mexo no telemóvel. A bem da verdade nem sequer tenho TV ligada durante as refeições e acho uma estupidez das grandes.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Uma das possíveis interpretações destes comportamentos é que o telemóvel dá acesso a conteúdos bem mais interessantes que a conversa com os amigos/familiares/namorado(a), etc ...
                          Ya e muitas vezes essas pessoinhas estão no facebook ou similares a ver conteúdos ainda mais fúteis

                          Comentário


                            #14
                            o pessoal nos seus trintas não é tanto assim, mas já o pessoal mais novo, vivem pregados no smartphone dias inteiros, é uma coisa impressionante, vão a andar na rua com os olhos pregados no telefone, estão em algum lado com alguém tudo com os olhos postos no telemóvel, em casa a mesma coisa, logo passam a vida no virtual, já não sabem, socializar é esse um dos problemas destas gerações mais recentes...

                            se ficarem sem telefone, rede, ou mesmo Internet é o fim do mundo, entram logo em parafuso...

                            Comentário


                              #15
                              Tenho um grupo de uns 4 amigos com os quais me encontro umas 3 ou 4 vezes por ano, e nesses encontros, apesar de toda a gente ter smartphone, raramente se pega no aparelho a não ser que seja novo e para mostrar aos outros para além disso, nos encontros com a namorada nem sequer pego no telemóvel. Tenho algum contacto com pessoal entre os 18 e os 20, e já dependem muito mais do telemóvel, se bem que continuam a fazer muita da vida social à moda antiga. Mas sei que estes casos cada vez mais são a excepção, hoje em dia.

                              Comentário


                                #16
                                Quando estou no ginásio e vejo aqueles "agarrados" só a olhar e a mexer naquela trampa, pergunto a mim mesmo o que é que eles foram lá fazer? se é para estar sempre a olhar para o ecrã e a teclar, iam para um café, ou deixavam-se estar em casa a curtir o vício, são uma tristeza.

                                Comentário


                                  #17
                                  há que voltar a ter destes



                                  Nas férias andei com um semelhante e que bem que se anda. pequeno, bateria imensa e só chamadas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    a primeira vez que vi esta mensagem num restaurante achei "esquisito" (já lá vão uns anos),
                                    mas agora estou completamente de acordo.

                                    20151013-nao-temos-wifi.jpg

                                    tenho um familiar que está sempre agarrado ao smartphone nas refeições...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas isso das refeições não é novo. O estar a jantar e a olhar para a TV também deixem que diga que é ridículo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                        há que voltar a ter destes



                                        Nas férias andei com um semelhante e que bem que se anda. pequeno, bateria imensa e só chamadas.
                                        Eu quando estou de férias ou a passear faço do meu smartphone um nokia 3310, não preciso de usar outro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Todos os dias vou almoçar com o pessoal do trabalho e há muito que implementamos que quem pega no tlm primeiro paga o almoço... não sabia era que isso tinha nome!!


                                          Afinal, praticamos o Phubbing e eu não sabia

                                          Comentário


                                            #22
                                            E há alguém que costume ter de chegar-se à frente ou não?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Faz me confusão estar num restaurante e ver o casal ao lado, cada um com o seu telemóvel na mão o tempo todo sem ouvir qualquer dialogo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                                Faz me confusão estar num restaurante e ver o casal ao lado, cada um com o seu telemóvel na mão o tempo todo sem ouvir qualquer dialogo.
                                                não precisam de dialogar nos tempos modernos, ao invés de dialogar com a boca, dialogam com os dedos, enviando mensagens via messenger entre um e outro, mesmo que estejam lado a lado, assim ninguém ouve a conversa...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por raioxpantera Ver Post
                                                  a primeira vez que vi esta mensagem num restaurante achei "esquisito" (já lá vão uns anos),
                                                  mas agora estou completamente de acordo.

                                                  [ATTACH=CONFIG]142446[/ATTACH]

                                                  tenho um familiar que está sempre agarrado ao smartphone nas refeições...
                                                  Foi para isso que inventaram o 4g.

                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Mas isso das refeições não é novo. O estar a jantar e a olhar para a TV também deixem que diga que é ridículo
                                                  Podes crer. 1000 vezes o telemóvel. É que se há coisa que detesto é estar num restaurante com o barulho da TV. Os que têm o telemóvel, ao menos só teclam e não se impõem ao restaurante todo (ok, há um ou outro que veem vídeos com som, mas é raro).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que se exagera muito.

                                                    Dizer que a Juventude não socializa, não larga telemóveis, não sai... Bem, o meu trabalho envolve estar em vários centros comerciais, e digo que o que não falta são jovens a sair, a socializar, até diria que mais que antigamente, pelo menos no meu tempo.

                                                    Ou vão ao cinema, ou a Primark, ou a berska, ou a discoteca, agora anda na moda o Starbucks...

                                                    Dizer que andam agarrados ao telemóvel...hoje em dia o smartphone é parte integrante diria de todos nós. Chamadas, SMS ,falar por WhatsApp, Facebook... Normal que os jovem andem com o telemóvel como extensão do braço, mas daí a serem exagerados ao ponto de estar um grupo de 5 e nem falarem uns com os outros só agarrados ao telemóvel, sou sincero, nunca na vida vi isso. E vejo/lido imenso com jovens dos 15-30 anos.

                                                    Vejo mais pessoal agarrado ao telemóvel por questões de trabalho que propriamente jovens sou sincero. Emails, documentos word, email, chamadas, emails, SMS... Já disse email?

                                                    Desde que haja peso e medida... Porque não. Qual o mal de usar o telemóvel a mesa? Responder a uma SMS, fazer uma pesquisa de algo que se está a falar, mostrar um vídeo ou imagens de algo (filhos, férias, etc). Desde que com peso e medida... Não há qualquer drama.

                                                    Mas isto soa mais a conversa de velhos do Restelo.... Em que tudo o que não percebem ou não cresceram com... É mau.

                                                    Quando era puto, nasci sem telemóveis, os meus pais quando alguém emigravam, passavam anos sem falarem com essa pessoa, hoje em dia, qualquer WhatsApp, Facebook, Twitter resolve bem o problema. Falo diariamente com pessoal que está no outro lado do mundo, posso comunicar a qualquer momento, em qualquer lugar. Na minha adolescência, net de 256kps e MIRC e já ia com sorte. Exageros e desvaneios são inevitáveis, não é por isso que vamos somente focar no negativo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Acho que se exagera muito.

                                                      Dizer que a Juventude não socializa, não larga telemóveis, não sai... Bem, o meu trabalho envolve estar em vários centros comerciais, e digo que o que não falta são jovens a sair, a socializar, até diria que mais que antigamente, pelo menos no meu tempo.

                                                      Ou vão ao cinema, ou a Primark, ou a berska, ou a discoteca, agora anda na moda o Starbucks...

                                                      Dizer que andam agarrados ao telemóvel...hoje em dia o smartphone é parte integrante diria de todos nós. Chamadas, SMS ,falar por WhatsApp, Facebook... Normal que os jovem andem com o telemóvel como extensão do braço, mas daí a serem exagerados ao ponto de estar um grupo de 5 e nem falarem uns com os outros só agarrados ao telemóvel, sou sincero, nunca na vida vi isso. E vejo/lido imenso com jovens dos 15-30 anos.

                                                      Vejo mais pessoal agarrado ao telemóvel por questões de trabalho que propriamente jovens sou sincero. Emails, documentos word, email, chamadas, emails, SMS... Já disse email?

                                                      Desde que haja peso e medida... Porque não. Qual o mal de usar o telemóvel a mesa? Responder a uma SMS, fazer uma pesquisa de algo que se está a falar, mostrar um vídeo ou imagens de algo (filhos, férias, etc). Desde que com peso e medida... Não há qualquer drama.

                                                      Mas isto soa mais a conversa de velhos do Restelo.... Em que tudo o que não percebem ou não cresceram com... É mau.

                                                      Quando era puto, nasci sem telemóveis, os meus pais quando alguém emigravam, passavam anos sem falarem com essa pessoa, hoje em dia, qualquer WhatsApp, Facebook, Twitter resolve bem o problema. Falo diariamente com pessoal que está no outro lado do mundo, posso comunicar a qualquer momento, em qualquer lugar. Na minha adolescência, net de 256kps e MIRC e já ia com sorte. Exageros e desvaneios são inevitáveis, não é por isso que vamos somente focar no negativo.
                                                      Este tópico não tem nada a ver com isso.

                                                      É óbvio que a tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas.

                                                      O que se trata aqui é daquelas pessoas que sobrepõem os telemveis a uma vida " normal ".

                                                      Mais ou menos como aqueles que passam a vida a ver TV sem fazer mais nada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Este tópico não tem nada a ver com isso.

                                                        É óbvio que a tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas.

                                                        O que se trata aqui é daquelas pessoas que sobrepõem os telemveis a uma vida " normal ".

                                                        Mais ou menos como aqueles que passam a vida a ver TV sem fazer mais nada.
                                                        Eu abordei a temática em causa.

                                                        Tendo em conta que hoje em dia um telemóvel substitui muito bem um PC, se calhar em vez de passarem agarrados ao telemóvel, passavam ao PC.

                                                        Não vejo onde está o problema, simplesmente há uma mudança de paradigma. Nada mais.

                                                        Criar clínicas para agarrados ao telemóvel... Isso é mais uma forma de ganhar dinheiro que outra coisa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Este tópico não tem nada a ver com isso.

                                                          É óbvio que a tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas.

                                                          O que se trata aqui é daquelas pessoas que sobrepõem os telemveis a uma vida " normal ".

                                                          Mais ou menos como aqueles que passam a vida a ver TV sem fazer mais nada.
                                                          E que prejudicam seriamente a produtividade no trabalho por causa disso. True story...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                            Eu abordei a temática em causa.

                                                            Tendo em conta que hoje em dia um telemóvel substitui muito bem um PC, se calhar em vez de passarem agarrados ao telemóvel, passavam ao PC.

                                                            Não vejo onde está o problema, simplesmente há uma mudança de paradigma. Nada mais.

                                                            Criar clínicas para agarrados ao telemóvel... Isso é mais uma forma de ganhar dinheiro que outra coisa.
                                                            Sim mas quem diz telemóvel diz outras coisas do mesmo género.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X