Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alimentação nas escolas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Alimentação nas escolas

    Tendo em conta os diversos casos de comida execrável que é servida aos nossos filhos/netos.

    Desconfio que a comida de apresentação que as empresas (catering/restauração) fazem para ganharem os concursos vai toda apelativa e saborosa, mas depois esses anormais e criminosos, passam à fase seguinte que é a de poupar nos custos.

    O que têm a dizer sobre as empresas que fornecem as cantinas?

    O que têm feito as Associações de Pais?

    O que têm feito vocês, pais, junto das escolas?

    Seguem-se umas fotos que até metem nojo e só esfregando aquele frango na cara ou obrigá-los a comer, aqueles gestores e funcionários das escolas que deviam fazer a supervisão mas não fazem porque estão-se borrifando ou deveriam fazer!, é que eventualmente aprenderiam.




    Bom não é???

    #2
    Algo tem que ser feito e não só neste caso mas sim ao que diz respeito a segurança e saúde de todos nos, como é possível alguém servir essa comida!!! É revoltante.

    Cumps

    Comentário


      #3
      Tem que haver inspecções surpresa às cantinas, e multas para quem falhe.
      A ASAE tem as competências para tal por exemplo.

      Sei de escolas onde os pais podem aparecer para almoçar, também me parece boa ideia.

      Frango cru é mau se servido a adultos, a crianças que podem por desconhecimento comer assim,e nem sempre têm capacidade para ir reclamar, pior ainda.

      Comentário


        #4
        Nas fotos que apresentas temos o alimento mal cozinhado, depois há outras fases, sopas deslavadas (maioritariamente água e um fio de azeite...), de uma cenoura fazem umas 100 sopas "deliciosas". Depois a outra fase mais preocupante será a frescura e prazos de validade, não sei até que ponto arriscam ou o que arriscam.
        Mas diria que o objectivo será fazer render ao máximo o "peixe" e aí também entra o tempo de concepção do alimento.

        Comentário


          #5
          É bem habituarem os jovens para o futuro de fome e miséria.

          Comentário


            #6
            Se quiserem fotos da comida na minha escola, é só dizerem

            Eu já quase que nem vou almoçar ao refeitório.. Nem é por estar à espera que a comida seja má, mas é sempre relezinha, fraquinha... E estar na fila do refeitório para aquilo, é escusado. Claro que não posso esperar um prato de restaurante ou de casa quando a comida é feita em grande quantidade para putos, mas também não sou obrigado a sujeitar-me a rações de astronauta.

            Prefiro levar uma sandes para comer. Foi uma prática que eu iniciei, e agora já há mais gente (mas ainda poucos, uns 4) que levamos sandes para o almoço. Também há 4 pessoas na minha turma que vão sempre comer ao restaurante à frente da escola, e às vezes (raramente) também lá vou.

            Do que eu vejo, nunca vi comida estragada, podre, crua, etc.. Isso deve ser tudo casos pontuais, ou então de escolas que não da minha zona. O que é horrível é o peixe, quer seja grelhado ou cozido. Não tem sabor, não parece ter tempero nenhum. Mas claro está, isto que vos digo são só casos de esquisitice nossa e não que coloquem a saúde alimentar em causa.. Só compro a senha quando sei que o almoço é mesmo bom, portanto não me sujeito a comida má, e portanto, não posso relatar com certeza esse tipo de problemas.

            Por outro lado, não tenho qualquer problema em me comprometer em ir ao refeitório por exemplo todos os dias de uma semana, e fotografar, ver a comida, para terem uma noção mais real do que as televisões querem mostrar: que todos os dias há carne mal cozida, larvas, etc. em todo o lado. Há falhas legítimas, sim, mas não convém generalizar, nem que a comida é boa (que não é ), nem que esteja estragada. Muito menos ampliar esse conceito a todas as empresas e refeitórios do país.
            Editado pela última vez por JonasPower; 17 November 2017, 22:02.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
              Nas fotos que apresentas temos o alimento mal cozinhado, depois há outras fases, sopas deslavadas (maioritariamente água e um fio de azeite...), de uma cenoura fazem umas 100 sopas "deliciosas". Depois a outra fase mais preocupante será a frescura e prazos de validade, não sei até que ponto arriscam ou o que arriscam.
              Mas diria que o objectivo será fazer render ao máximo o "peixe" e aí também entra o tempo de concepção do alimento.
              Um fio de azeite na sopa? isso é que é ser optimista, não será mais um fio de óleo de fritar? mas dos mais baratos, claro.

              Comentário


                #8
                Os pais (ou a associação de pais) podem aparecer todos os dias para almoçar, de surpresa.
                Eles não podem recusar.
                Existe é um limite, que julgo ser de 2 refeições por dia.

                É começar a fazer uma escala e todos os dias meter lá alguém a provar a comida.

                Comentário


                  #9
                  Não percebo qual a novidade. Ao longo dos meus 31 anos de vida passei por 6 estabelecimentos de ensino, 5 dos quais públicos e com cantina. Excepto o de pré-escolar.

                  Em todos eles, independentemente de cozinheiras próprias ou de empresa subcontratadas, a qualidade da comida oscilava entre o execrável e o medíocre. A do ISEL então era "lavagem" para porcos.

                  Quanto ao meu papel enquanto pai, de um puto de 2 anos, anda numa escola em que as cozinheiras não têm restrições orçamentais. Isto afirmado por um fornecedor meu amigo. Quando mudar de escola ainda não sei como vou fazer, mas nem que engendre a coisa para os avós o irem buscar ao almoço.

                  Comentário


                    #10
                    Já para não falar das vezes que mudam as ementas do nada

                    Comentário


                      #11
                      Nos meus tempos de FEUP comia se muito bem na cantina. Mas não custava 1.60 €

                      Comentário


                        #12
                        A comida de refeitório já desde o ensino básico que era um nojo e eu nem sou uma pessoa esquisita com a comida...mas por acaso nunca apanhei situações destas do que me lembro

                        Comentário


                          #13
                          Nos inícios/meados dos anos 90, comia-se muito bem na escola e repetia sempre.

                          A pior comida que alguma vez comi, foi na tropa, Regimento Cavalaria N3 em Estremoz, ao almoço era obrigado a ir lá, ao jantar era sempre num restaurante.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                            Nos inícios/meados dos anos 90, comia-se muito bem na escola e repetia sempre.

                            A pior comida que alguma vez comi, foi na tropa, Regimento Cavalaria N3 em Estremoz, ao almoço era obrigado a ir lá, ao jantar era sempre num restaurante.
                            Nunca foste "sorteado" ires para a cantina servir?

                            Comentário


                              #15
                              tive sorte, no meu tempo, a comida tinha grande qualidade.
                              ainda hoje algumas escolas, têm uma boa qualidade
                              o problema é algumas terem empresas a gerir e a comida ser péssima, no caso das fotos, nem sequer foi cozinhada

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                Nos meus tempos de FEUP comia se muito bem na cantina. Mas não custava 1.60 €
                                Nas instalações antigas ou nas novas perto do São João?

                                Comentário


                                  #17
                                  O responsável/chefe/gestor seja lá o que for que mandou esse frango para a mesa para um miúdo comer devia comê-lo mas era à chapada. Que nojice tremenda, é que até os putos sofrem com a chico-espertice/contençâo de custos/whatever de meia dúzia de palhaços.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                    A comida de refeitório já desde o ensino básico que era um nojo e eu nem sou uma pessoa esquisita com a comida...mas por acaso nunca apanhei situações destas do que me lembro
                                    No meu tempo á quase uns 15 anos atrás, já era fraquinha, mas ainda se comia, o preço rondava os 3€, o pessoal esquece-se que por este preço não se pode comer grande coisa, essas empresas de catering ou parecido, aquilo é quase pré cozinhado, ás grandes quantidades, e depois os preços praticados têm que ser o mais baixo possivel (isto de modo a poderem a ganhar o concurso).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Agora, no refeitório é 1,46€, excepto quando é com multa (1,76€, salvo erro).
                                      Por 3€, posso ter um prato cheio de batatas fritas e duas entremeadas, no café-restaurante à frente da escola. E se eu estiver com vontade de andar, posso ir ao centro da vila comer uma alheira pelo mesmo preço.

                                      Ou então, por 2,50€, fico com uma bifana, um cheeseburger, ou um cachorro-quente.

                                      Se estiver na onda da poupança, por 1€ vou lá ao cafézito e peço um saco de batatas fritas feitas lá (não são aquelas Lays, cheetos, etc. de compra todas artificiais, mas sim os palitos feitos na hora). E fico bem alimentado de todas as maneiras! Portanto, dá para todos os bolsos.
                                      Editado pela última vez por JonasPower; 18 November 2017, 20:13.

                                      Comentário


                                        #20
                                        lixo lixo lixo lixo e lixo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Além de a comida ser de má qualidade ainda enchem o prato com 90%massa/arroz etc, e 10 % de proteína... salada então nem vê-la..isso sempre me revoltou...é que até parece que estão a servir porcos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pmfp Ver Post
                                            Nunca foste "sorteado" ires para a cantina servir?
                                            O regimento dos pára-quedistas não faziam esses serviços, espera ai...

                                            Já em São Jacinto, era uma delícia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                              Nas instalações antigas ou nas novas perto do São João?
                                              Fui muitas vezes à FEUP antiga almoçar, e comia-se bem...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                                                Agora, no refeitório é 1,46€, excepto quando é com multa (1,76€, salvo erro).
                                                Por 3€, posso ter um prato cheio de batatas fritas e duas entremeadas, no café-restaurante à frente da escola. E se eu estiver com vontade de andar, posso ir ao centro da vila comer uma alheira pelo mesmo preço.

                                                Ou então, por 2,50€, fico com uma bifana, um cheeseburger, ou um cachorro-quente.

                                                Se estiver na onda da poupança, por 1€ vou lá ao cafézito e peço um saco de batatas fritas feitas lá (não são aquelas Lays, cheetos, etc. de compra todas artificiais, mas sim os palitos feitos na hora). E fico bem alimentado de todas as maneiras! Portanto, dá para todos os bolsos.
                                                Para andares a comer esse lixo, mais vale começares a levar de casa...

                                                Almoçar só batatas fritas???

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                  Para andares a comer esse lixo, mais vale começares a levar de casa...

                                                  Almoçar só batatas fritas???
                                                  Eles lá no restaurante têm mais comida de outros géneros, algumas coisas mais saudáveis... Mas não posso enumerá-las porque nunca comprei coisas desse género, gosto do que me sabe bem à boca. E para mim, pagar para comer peixe fora de casa é absurdo..

                                                  E sim, é isso que muitas vezes faço, levo uma sandes.. Mas também já almocei só um saquinho de batatas fritas..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Andam muito calados.
                                                    Ou porque não têm filhos/netos a comer aquela mer/&((/&/da ou então não estão virados para o tema

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A minha prole está no privado. Uma cena dessas e no dia seguinte tinham de meter as instalações à venda para indemnizar os pais.

                                                      Se forem para o público vão ter cartão refeição para irem onde quiserem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sempre comi mal em todas as escolas que andei.

                                                        Não comia frango cru dessa maneira, mas notava-se perfeitamente que era tudo do mais artificial que há.


                                                        Como dizia o meu avô: "Esfrega-me aqui na Culatra!"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Este tema é pouco importante, os reformados não têm filhos na escola, os políticos têm os filhos em escolas privadas, o que interessa é defender as reformas e as progressões automáticas, as criancinhas que vão comer a casa dos pais se quiserem...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu tenho uma prima que foi proibida de almoçar na cantina porque não tinha a senha.
                                                            Isso é estúpido. Nem a um adulto se nega um prato de comida, quanto mais a uma criança.

                                                            Quando eu andava na mesma escola, aquilo era do Estado (hoje em dia é cantina concessionada) e sempre comi bem, como o Ruibadboy, também cheguei muitas vezes a repetir a comida. E às vezes até nos chamavam lá para dentro para comer.
                                                            Na Secundária, apesar de estatal, a comida era pior e dizem que um rapaz da minha terra, pediu para repetir e as mulheres a servir riram-se na cara dele.
                                                            Do que tenho conhecimento, mesmo que uma criança esteja a passar mal, essas empresas, nem um cházito dão.

                                                            Nas cantinas da Universidade já me aconteceu por 2 vezes uma costeleta vir ainda com sangue, mas foi só. De resto, sou de um tempo em que na Universidade mudavam a ementa de 3 em 3 meses, mas toda a gente ia às cantinas e estavam sempre cheias.
                                                            Hoje em dia mudam a ementa todas as semanas e é raro o dia em que enchem a sério.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X