Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Subida de 13% no número de mortes na estrada. Porquê?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Subida de 13% no número de mortes na estrada. Porquê?

    Mais 53 mortos e 2000 feridos nas estradas portuguesas Subida de 13% no número de mortes revela inversão na tendência da última década.

    A grande questão é: porquê?

    É fácil colocar as culpas no (possivel) mau comportamento dos condutores, excesso de velocidade, etc, mas será mesmo assim? Com tantos radares Syncro novos ainda há mais mortes?

    #2
    Gostava de saber quantos mortos de carro e de mota e quais foram os aumentos nas respectivas categorias.
    Acho que a lei das 125 potenciou bastante estes resultados.

    Comentário


      #3
      Mais gente a utilizar viatura. Com o desemprego a descer, há mais gente nas ruas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
        Mais gente a utilizar viatura. Com o desemprego a descer, há mais gente nas ruas.
        Precisamente. O que é "pior"? 1000 mortos/feridos nos EUA ou 500 mortos/feridos no Luxemburgo?

        Para isto pode ser analisado devidamente seria: x mortos/feridos por kms totais percorridos/veículos existentes a circular. Então sim, saberíamos o que se passa. De resto, esses números dizem muito pouco.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
          Gostava de saber quantos mortos de carro e de mota e quais foram os aumentos nas respectivas categorias.
          Acho que a lei das 125 potenciou bastante estes resultados.
          é isto

          Comentário


            #6
            Não sou a favor de exames de condução de X em X anos mas podem crer que sou a favor de exames médicos a sério, por exemplo perceber se a cada 10 anos os condutores continuam a ter reflexos em condições.

            Há gente a conduzir sem o mínimo de noção nem reflexos.

            A juntar a isto temos carros em muito mau estado, inspecções obrigatórias que já todos sabemos como são, e depois há outra coisa que noto muito nos ultimos anos :

            Fora das grandes cidades, nas nacionais, há pouco patrulhamento. Devia haver mais presença das brigadas de trânsito, mais operações stop, tudo !

            Comentário


              #7
              Também é preciso ver que as mortes nas estradas nos últimos anos reduziram também pela crise e por haver menos carros nas estradas.
              Agora começa a haver mais carros nas estradas e é "normal" haver um ligeiro aumento.

              Seria interessante por exemplo cruzar os dados de tráfego da A5 (a Autoestrada com mais acidentes) e o número de acidentes. E verificar se estão relacionados.

              Outra situação cada vez pior são as redes sociais e os smart-phones. As pessoas passam cada vez mais tempo ligadas, cada vez mais tempo ao telefone, seja a falar seja a ver os amigos na redes sociais. Há também cada vez mais gente a filmar-se enquanto conduz, muito influenciados por youtubers do mundo inteiro.

              Comentário


                #8
                Por vezes, estas variações são naturais e não há propriamente uma causa específica...

                Comentário


                  #9
                  Há mais trânsito e também muito menos educação, civísmo e bom senso na estrada.

                  Há muitos que Julgam a estrada é só para eles....

                  Comentário


                    #10
                    Algumas achegas. Os factores serão variados, desde logo a questão que já falaram da recuperação económica.

                    1. Eu sou a favor de exames de condução de X em X anos. Provavelmente nas grandes metrópoles isto não se nota. No resto do país, pelas nacionais, pelas cidades, vilas e aldeias, sou confrontado com regularidade com pessoas fora-de-mão, ou a 20 km/h num IC, etc, etc. Isto ninguém vê nem ninguém aponta. O mundo rodoviário vai avançando...

                    2. A vigilância pelas autoridades também ficou claramente para trás. E foi há uns bons anos. Limitam-se a multar estacionamentos, uns semáforos vermelhos ou Stops à porta do Posto da GNR (nas terriolas, claro) e nas estradas vigiam apenas velocidades.

                    Hoje os perigos são outros. Os telemóveis e afins, a malta que se filma... eu pelas nacionais por onde ando encontro com frequência carros parados na berma (ou na estrada mesmo) com pessoas ao telemóvel. É que, como sabem, não se pode conduzir e falar ao telemóvel... por isso há que parar...

                    Isto são apenas meros exemplos da desadequação da legislação, vigilância e afins. Os factores totais serão diversos.

                    Comentário


                      #11
                      O maior problema está nas pessoas.

                      Enquanto o comportamento ao volante de certos animais não mudar, não há esperança que os números melhorem. Para mim, as causas maiores são mesmo o excesso de confiança e o facto de muitos conduzirem de forma completamente alienada do meio que os rodeia.

                      O excesso de confiança advém da melhoria das estrutura rodoviária e também da (pseudo) segurança que os carros oferecem.

                      Quanto a alienação, andamos cada vez mais distraídos com outras coisas, é o rádio (Sir Alec Isigonis tinha uma teoria engraçada acerca deste, imagino hoje...), é o telemóvel, é a treta do GPS e dos quadrantes coloridos e tactéis para controlo das funções do veículo, etc etc...

                      Comentário


                        #12
                        Este ano em Agosto parece-me que existiu maior afluência de imigrantes mas isto não pode justificar a totalidade destes valores.

                        Ainda vejo diariamente pessoal ao telemóvel a fazer as maiores asneiras na estrada, o pessoal na maioria não sabe conduzir ainda por cima anda sempre pendurados no telemóvel e ao volante, existe pessoal sem qualquer tipo de noção do que é andar na estrada, o que é uma estrada, como se comportar, como agir da melhor forma...

                        Comentário


                          #13
                          Mas atenção que este número é particularmente mau dado que os carros estão cada vez mais seguros.

                          Haver mais acidentes até se pode aceitar. Mais mortos quando a generalidade dos carros em poucos anos quase duplicou a protecção aos ocupantes é que é muito mau.

                          Isto é que merece uma grande reflexão.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Mas atenção que este número é particularmente mau dado que os carros estão cada vez mais seguros.

                            Haver mais acidentes até se pode aceitar. Mais mortos quando a generalidade dos carros em poucos anos quase duplicou a protecção aos ocupantes é que é muito mau.

                            Isto é que merece uma grande reflexão.
                            Sim, mas não de um ano para o outro. A percepção que tenho é que há bem mais carros na estrada que no ano passado, sendo que o tipo de carros é essencialmente o mesmo. Mas sem números em concreto, não dará para ter uma conclusão.

                            Noto muita gente ainda ao telemóvel, tanto em chamadas, como a "brincar" com ele. (redes sociais, messaging).

                            Comentário


                              #15
                              Também há outra questão, que se prende com a manutenção dos veículos. A idade média do carro aumentou e muito durante a crise (só agora melhora um pouco) e a manutenção dos veículos "parou". Infelizmente basta ir a um parque de estacionamento e ver centenas de carros com pneus completamente nas lonas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                Sim, mas não de um ano para o outro. A percepção que tenho é que há bem mais carros na estrada que no ano passado, sendo que o tipo de carros é essencialmente o mesmo. Mas sem números em concreto, não dará para ter uma conclusão.

                                Noto muita gente ainda ao telemóvel, tanto em chamadas, como a "brincar" com ele. (redes sociais, messaging).
                                Eu também, mas é em trânsito lento, o que não causa muitos mortos. Em AE, é mais com o telemóvel no ouvido, principalmente em carros de 50k€ para cima... os auriculares ou sistemas alta-voz estão caros...

                                Nas aldeias, se aumentam as operações stop, a malta funde os máximos depressa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, pneus em Portugal é um flagelo. Não há outra palavra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Precisamente. O que é "pior"? 1000 mortos/feridos nos EUA ou 500 mortos/feridos no Luxemburgo?

                                    Para isto pode ser analisado devidamente seria: x mortos/feridos por kms totais percorridos/veículos existentes a circular. Então sim, saberíamos o que se passa. De resto, esses números dizem muito pouco.
                                    Subscrevo, estar a tirar conclusões sem conhecer isto, querer agora com estes números justificar mais medidas, não me parece correcto.

                                    Basta pensar no aumento brutal de carros de aluguer em circulação que se tem verificado, por exemplo.
                                    Basta pensar que haverá vários sinistros resultantes de combate e fuga aos incêndios.
                                    Basta pensar que tivemos muitos dias de calor = muita gente a passear.

                                    Faz lembrar aquela "notícia" que o número de mortes das motos disparou, páginas e páginas se era distou ou daquilo . atribuir culpas é uma necessidade que não percebo, vai-se a ver e analisando os dados ponderados ao número de motociclos até reduziu a sinistralidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Será que as mortes em Pedrogão não estão a entrar na estatística?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        Eu também, mas é em trânsito lento, o que não causa muitos mortos. Em AE, é mais com o telemóvel no ouvido, principalmente em carros de 50k€ para cima... os auriculares ou sistemas alta-voz estão caros...

                                        Nas aldeias, se aumentam as operações stop, a malta funde os máximos depressa.
                                        Por acaso, ainda este fim de semana, um mercedes classe S de ultima geração mandou-se pra cima de mim, num cruzamento. E lá ia o gajo com o telemovel no ouvido! Perguntei-me se aquilo é assim tão dificil de configurar o bluetooth. É que o gajo ia sozinho, não devia ter problemas que alguém ouvisse conversas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Sim, pneus em Portugal é um flagelo. Não há outra palavra.
                                          Na black friday há smartphones a sairem por 500€ como pãezinhos quentes... mas o que é bom é pneus "semi novos" por 30€!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                            Por acaso, ainda este fim de semana, um mercedes classe S de ultima geração mandou-se pra cima de mim, num cruzamento. E lá ia o gajo com o telemovel no ouvido! Perguntei-me se aquilo é assim tão dificil de configurar o bluetooth. É que o gajo ia sozinho, não devia ter problemas que alguém ouvisse conversas.
                                            É daquelas coisas que não percebo... Desde 2011/2012 que qualquer fiesta ou corsa vem com bluetooth e configurar é 1 min que fica para sempre.
                                            Eu mesmo a falar em mãos livres/alta voz às vezes quando desligo a chamada pergunto como é que cheguei a determinado sítio por não me recordar do percurso por ir a pensar noutras coisas, fará com as mãos ocupadas. Nos semáforos agora espero 2 seg e dou logo o toque porque o pessoal tem a mania de ver o facebook/mails/o que for quando pára.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                                              É daquelas coisas que não percebo... Desde 2011/2012 que qualquer fiesta ou corsa vem com bluetooth e configurar é 1 min que fica para sempre.
                                              Eu mesmo a falar em mãos livres/alta voz às vezes quando desligo a chamada pergunto como é que cheguei a determinado sítio por não me recordar do percurso por ir a pensar noutras coisas, fará com as mãos ocupadas. Nos semáforos agora espero 2 seg e dou logo o toque porque o pessoal tem a mania de ver o facebook/mails/o que for quando pára.
                                              Há meia dúzia de semáforos aqui na zona, nem me apercebo disso

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Sim, pneus em Portugal é um flagelo. Não há outra palavra.
                                                Não só andar com pneus carecas, como colocar pneus usados.
                                                A última vez que fui meter 4 pneus novos, devo ter sido o único que meteu pneus novos na oficina onde estava.
                                                Toda a gente estava a colocar pneus usados, incluindo carros de gama alta. Isso acho mesmo muito chocante .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu tb culpo o messaging/email durante a condução, Whats Up e Facebook, pelo menos poderão ser responsaveis da morte duma jovem da minha terra. Mas realmente acho que as pessoas globalmente estão a conduzir pior apesar dos melhores carros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por meialeca Ver Post
                                                    Não só andar com pneus carecas, como colocar pneus usados.
                                                    A última vez que fui meter 4 pneus novos, devo ter sido o único que meteu pneus novos na oficina onde estava.
                                                    Toda a gente estava a colocar pneus usados, incluindo carros de gama alta. Isso acho mesmo muito chocante .
                                                    Sem duvida preferem o STATUS de uma grande marca de pneus do que andar com uns Norauto novos que são claramente mais seguros que pneus acidentados e ressequidos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Portanto, a culpa é dos pneus e das redes sociais, mesmo que não exista aumento nenhum pois os dados estatísticos em bruto podem não indicar nenhum aumento relativo da sinistralidade, pois não há dados de tráfego para dar contexto à coisa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por meialeca Ver Post
                                                        Não só andar com pneus carecas, como colocar pneus usados.
                                                        A última vez que fui meter 4 pneus novos, devo ter sido o único que meteu pneus novos na oficina onde estava.
                                                        Toda a gente estava a colocar pneus usados, incluindo carros de gama alta. Isso acho mesmo muito chocante .
                                                        Onde está o problema do pneu usado? Se tiverem em bom estado...

                                                        Vendi uns mabor com 2500km, estavam literalmente novos, eram usados. Quem os comprou poupou metade face a uns novos e levou uns pneus, novos apesar de... Usados.

                                                        Num carro de 150cv, choca-me mais uns Norauto que uns Michelin usados.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                                          Eu tb culpo o messaging/email durante a condução, Whats Up e Facebook, pelo menos poderão ser responsaveis da morte duma jovem da minha terra. Mas realmente acho que as pessoas globalmente estão a conduzir pior apesar dos melhores carros.
                                                          Eu devo ter mesmo muito mau feitio...
                                                          Que se lixe, lá vai alho: a tua amiga morreu por culpa própria e não do facebook!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                                            Eu tb culpo o messaging/email durante a condução, Whats Up e Facebook, pelo menos poderão ser responsaveis da morte duma jovem da minha terra. Mas realmente acho que as pessoas globalmente estão a conduzir pior apesar dos melhores carros.
                                                            Essas aplicações não têm nenhum culpa na morte da rapariga. Se ela fosse a ler o jornal a culpa não era do jornal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X