Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Despedimento de...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Despedimento de...

    A situação:

    Na sua equipa há um colega/amigo que será despedido. Você sabe. O próprio só saberá no próprio dia.


    O que está em jogo:

    A lealdade para com o patrão.
    A lealdade e a amizade para com o colega/amigo.
    O bom senso e a honestidade.


    A reacção:

    Ficar caladinho e deixar as coisas desenrolarem-se naturalmente sem interferência?
    Dar com a lingua nos dentes e prejudicar eventualmente a sua situação no local de trabalho mas ajudar o colega/amigo, dando-lhe a oportunidade de pensar no que fazer/procurar trabalho para não ficar desempregado.

    Que fez/faria você?

    #2
    ai esta uma questao complicada, se fosse um amigo de longa data que nao faria porcaria eu dizia de modo a que ele fosse procurar outro emprego, se fosse uma pessoa que ia logo fazer uma tempestade nao diria ja que depois ainda era eu que ia levar nas orelhas...
    vais ter de avaliar muito bem esse teu amigo para saberes o que ele vai fazer

    Comentário


      #3
      Isso é uma situação que só passando por ela se pode julgar;)

      Comentário


        #4
        falava com o amigo no café (caso fosse amigo), não conseguiria viver comigo mesmo caso não fosse assim

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por miguel santos

          ai esta uma questao complicada, se fosse um amigo de longa data que nao faria porcaria eu dizia de modo a que ele fosse procurar outro emprego, se fosse uma pessoa que ia logo fazer uma tempestade nao diria ja que depois ainda era eu que ia levar nas orelhas...
          vais ter de avaliar muito bem esse teu amigo para saberes o que ele vai fazer
          concordo com o Miguel,é melhor avaliares bem o temperamento do teu amigo antes de decidir qq coisa.
          eu já passei por uma situação igual e não fui capaz de ficar calado,até pq no caso éra uma clara injustiça,falei com ele e ele foi suficientemnte homemzinho para não se desbroncár,quando chegou a hora já não o apanharam de surpresa e ele já tinha tido tempo para estudar o dialogo que ia ter e tudo se resolveu a bem,mas...cada caso é um caso.;)

          Comentário


            #6
            É uma situação incómoda que nos leva a pensar em coisas que nunca nos perguntámos a nós mesmos. Foi com esse intuito que formulei a questão.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Zell

              É uma situação incómoda que nos leva a pensar em coisas que nunca nos perguntámos a nós mesmos. Foi com esse intuito que formulei a questão.
              tanbem tens que te pôr um pouco na posição dele e imaginar qual seria a tua reacção ao saber,de qq modo não sei até que ponto são verdadeiramente amigos,é que se um dia ele vem a saber que tu já sabias com antecedencia e deixaste-o ser apanhado de surpresa,bem...é o tipo de coisa que póde estragar uma amizade.[xx(]

              Comentário


                #8
                Acho que independentemente de ser um bom amigo ou apenas um colega de trabalho, devemos avisar de modo que a pessoa já não seja apanhada com as calças na mão e tenha tempo de procurar outras soluções no mercado de trabalho.

                Se for um bom profissional irá ser responsável até ao fim e toda a gente tem a ganhar com isso!

                Comentário


                  #9

                  Existem amigos e conhecidos;)

                  Mas a tua consciencia terá de falar mais alto

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris


                    Existem amigos e conhecidos;)

                    Mas a tua consciencia terá de falar mais alto
                    Bem dito!

                    Porque aqui á um ponto:
                    Conheçes bem essa pessoa?

                    Pq, essa pessoa pode ser um amigo, daqueles que se tu lhe disseres, vai ter com o patrao e diz-lhe: Fulano disse isto, é verdade?

                    Ou é um AMIGO, e pode ir ter com o patrao e dizer-lhe: Conta-s epor aí que vou ser despedido??

                    Avalia bem a situação !

                    Comentário


                      #11
                      Eu diria, penso que qq pessoa adulta será suficientemente ajuizada para não dizer ao patrão que foste tu a chibar-te.

                      e de seguida começava a procurar outra empresa para trabalhar, não queria trabalhar numa empresa que avisa os empregados no proprio dia que vão ser dispensados. hoje é o teu colega, amanha poderás ser tu.

                      Comentário


                        #12
                        amigos há muito poucos por isso os que há é tentar perservá-los, se ele for teu amigo também não te vai compremeter

                        Comentário


                          #13
                          Como já disseram,se fosse amigo "do peito",trataria de o informar,mesmo que para isso tivesse que o acalmar,de modo a não causar problemas.

                          Se fosse um funcionario sem uma relação em especial,era capaz de deixar o caso desenrolar...

                          Comentário


                            #14
                            Minha sincera opinião: O patrão não vale um c@rªlhº!! Seria muito mais homenzinho se dissesse, cara-a-cara, ao rapaz... e assim acredito que ele aceitasse a situação sem (muita) mágoa!!

                            Há que saber ser chefe e/ou patrão!

                            No teu lugar, diria! Patrão assim, não merece lealdade!

                            Comentário


                              #15
                              É uma situação complicada sem dúvida... De qualquer forma, acho que, e como já foi dito, depende do temperamento do teu colega. Se achas que é um tipo calmo, conta-lhe a situação para ele se precaver da mesma e procurar outro trabalho.

                              Comentário


                                #16
                                So se fosse mesmo um grande amigo, daqueles que são como irmãos, em quem eu sabia que podia confiar, de qualquer forma nunca lhe o ia dizer abertamente, dava a enteder.
                                So nesta situação, muito constrangedora diga-se, eu tinha coragem de "dar com a lingua nos dentes", caso contrario nunca o faria, alias a minha posição profissional a isso o obriga.

                                Comentário


                                  #17
                                  Em primeiro lugar, o próprio não poderá saber apenas no prórpio dia, caso contrário o patrão tera muito que fazer para o conseguir despedir (Se o o empregado se souber mexer)...se o patrão está a pensar nisso (despedir sem aviso prévio) e tu és amigo do teu amigo então não digas nada e deixa o patrão meter a pata na poça...desta forma o teu amigo recorre ao tribunal do trabalho e se não voltar a ser readmitido terá uma boa indemnização!!

                                  Não sei...és amigo dele, mas não queres perder o emprego!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu já passei por uma situação parecida.
                                    O ano passado e minha secção foi reduzida, eramos 3 (chefe, eu e umais um colega), e ele foi "convidado a sair", e só iria trabalhar mais 4 dias.
                                    Mas foram os 4 dias mais dificeis que já passei na empresa em que trabalho á 15 anos.
                                    Nenhum de nós sabia quem é q ia ser despedido, ou se seriamos os dois, até ao dia em que ele foi chamado. Mas durante aqueles 4 dias practicamente não dissemos uma unica palavra um ao outro. Eu não faço ideia do que se pode dizer numa altura daquela, em que a reacção da outra parte pode ser mt desagradável. (trabalhavamos juntos á 13 anos)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Complicado. Muito. dou o meu exemplo, trabalho numa multinacional onde a rotatividade do pessoal é elevada. Mesmo não querendo por vezes essas situações ocorrem. O facto de sermos profissionais obriga-nos a quando temos conhecimento desses temas guardar segredo. A consciencia de que não somos os decisores ajuda um pouco. Dois conselhos para evitar estas situações: nunca misturar em demasia a amizade com o trabalho, o segundo quando se é realmente amigo com extrema confiança nada nos deverá impedir de informá-lo.
                                      Abraço

                                      Comentário


                                        #20
                                        de qualquer das formas acabaria por ficar sempre prejudicado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          espero nunca ter de passar por uma situação dessas...de qualquer modo se fosse uma pessoa em quem eu confiasse mesmo, avisava.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É bastante complicada a sua situação, mas na minha opinião
                                            tudo depende do grau de amizade, se o seu colega é um simples
                                            colega sem mais nenhuma ligação a si eu não revelaria, agora se
                                            para alem de colega essa mesma pessoa é seu amigo, ai acho que lhe
                                            devia revelar as intenções da empresa!

                                            ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Amigo, colega, conhecido .....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Zell,
                                                Há aí qq coisa de errado.

                                                Existe um periodo de pre-aviso de despedimento. Como é que vai saber no proprio dia?

                                                Trabalha la ha pouco tempo?

                                                Quanto a questao em si levanta muitas outras que sao complicadas.

                                                Como alguem realçou nao dizer e depois a pessoa lesada saber que voce ja sabia deste despedimento pode levar à quebra da amizade.


                                                O que eu sempre defendo nestas situações é seriedade. O despedimento é justo? A forma como vai ser comunicada a decisão é justa?

                                                Outra questão: Porque é que voce sabe antes e o lesado nao?

                                                Há aqui várias questões. Do genero o lesado tem ideia da sua situação? Sabe que nao cumpriu os objectivos? Que a empresa vai reduzir pessoal? (Não faço ideia do motivo da dispensa...estou so a supor).


                                                Eu apenas ponho estas questoes porque perdi muitos relacionamentos (nao eram amizades) porque na minha ex-empresa cheguei a conclusao que nao me identificava com a empresa o que me causou muitos dissabores.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quanto à questão do contrato, suponhamos que é efectivo. Sei que a parte que se quiser desvincular terá que avisar com antecedência. Isso também me parece estranho e leva-me a pensar que há algum esquema por trás disto tudo.

                                                  Obrigado pelas opiniões.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Zell

                                                    Quanto à questão do contrato, suponhamos que é efectivo. Sei que a parte que se quiser desvincular terá que avisar com antecedência. Isso também me parece estranho e leva-me a pensar que há algum esquema por trás disto tudo.

                                                    Obrigado pelas opiniões.
                                                    Tem que ser avisado com atecedência, se for contratado...se for efectivo só pode ser despedido com justa causa, ou por vontade do trabalhador!! Ou caso a empresa vá à falência...nos casos de reestructurações não sei como funciona! Mas parece-me que o teu amigo não vai poder ser despedido assim tão facilmente!!;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o Patrão tem que avisar com antecedência.
                                                      De qualquer das maneiras se fosse uma pessoa de confiança tinha uma conversa com ela.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se for rescisão com mutuo acordo, até pode ser de um dia para o outro.

                                                        Foi o que aconteceu na empresa onde trabalho, com o caso que relatei mais acima, e com cerca de outras 200 pessoas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu já assisti a um caso em que o advogado da empresa POR TELEFONE informou o funcionário de que a empresa queria recsindir o contrato (efectivo)e assim gostaria de marcar reunião para discutir o assunto.
                                                          Incrivel, mas é mais pura verdade...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Jô

                                                            Eu já assisti a um caso em que o advogado da empresa POR TELEFONE informou o funcionário de que a empresa queria recsindir o contrato (efectivo)e assim gostaria de marcar reunião para discutir o assunto.
                                                            Incrivel, mas é mais pura verdade...
                                                            a empreso nunca pode rescindir um CT efectivo...apenas o trabalhador tem esse direito!! ;)
                                                            Quando muito em troca de algo podem fazê-lo aceitar rescindir contrato!;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X