Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sousacamp entra em falência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sousacamp entra em falência

    Novo Banco deixa cair cogumelos apadrinhados por Marcelo
    O grupo Sousacamp, o maior produtor nacional de cogumelos, aderiu ao PER para fugir à falência. Antigo accionista, o Novo Banco é credor de “algumas dezenas de milhões de euros”. A queda do BES deixou a meio a construção de um “elefante branco” em Vila Real.
    Novo Banco deixa cair cogumelos apadrinhados por Marcelo
    José Coelho/Lusa
    309 15 Ler mais tarde
    Rui Neves
    11 de dezembro de 2017 às 22:00
    "É o chamado duplo cogumelo, cogumelo gigante, presidencial, isto é o cogumelo presidencial com este tamanho. Não, tem de ser, este é o Presidente da República e este é o Governo que é mais pequenino. Solidariedade institucional, o Presidente para aguentar o Governo por uns tempos", brincou Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto olhava para os dois fungos na mão, que acabou por provar.

    A mais conhecida metáfora sobre estabilidade política proferida pelo actual Chefe de Estado aconteceu a 5 de Julho do ano passado, aquando da sua visita à fábrica da Sousacamp, em Vila Flor, em Trás-os-Montes. Na altura, o grupo liderado por Artur Sousa continuava a apresentar-se como o maior produtor europeu de cogumelos e um dos maiores do mundo, com cinco fábricas em Portugal e duas em Espanha, empregando mais de 500 pessoas.

    É todo este universo empresarial que está agora em risco de falência, com a principal empresa do grupo, a Varandas de Sousa, a recorrer ao Processo Especial de Revitalização (PER). "Está fácil de ver que a empresa precisa de sanear o seu passivo", garantiu ao Negócios fonte conhecedora do processo. O prazo para a reclamação de créditos só termina no dia 19, mas é certo que o Novo Banco, herdeiro do BES, antigo grande accionista e maior financiador da Sousacamp, é credor de "algumas dezenas de milhões de euros" e dono do destino do grupo.

    "A principal razão apontada para a apresentação do PER tem que ver com a queda do BES, que até então [Verão de 2014] estava a financiar a construção da gigantesca unidade de produção de cogumelos, cuja obra, onde foram já investidos cerca de 20 milhões de euros, ficou a meio", explicou a mesma fonte próxima do processo.
    Depois de ter investido 50 milhões de euros – tanto quanto dizia facturar – na abertura de fábricas em Portugal e Espanha, o grupo arrancou em 2013 com a construção de uma unidade de produção de cogumelos exóticos e outra de transformação de cogumelos em conserva (em lata e congelados), em Vila Real, num investimento orçado em 45 milhões de euros e que iria criar 200 postos de trabalho.

    "Será um dos maiores complexos do mundo no sector", afiançava Artur Sousa (que tem 60,9% do capital), em Outubro desse ano, numa publicação patrocinada pela Espírito Santo Ventures (ES Ventures), que detinha 39,1% na Sousacamp SGPS, "holding" detentora de 100% da Varandas de Sousa.

    Apontada diversas vezes como um "case study", a Sousacamp vinha acumulando prémios e distinções. Por exemplo, ganhou o 1.º Prémio Nacional de Jovem Empreendedor (1990) e o Prémio Nacional de Inovação Ambiental (2001) pelo European Environmental Press e pela revista "Indústria e Ambiente".

    O Novo Banco, herdeiro do falido BES, cortou o financiamento à Sousacamp e vendeu, há pouco mais de um ano, os fundos de capital de risco ES Ventures, que passaram a ser geridos pela Armilar Venture Partners, que são controlados pela sua equipa de gestão e cuja sociedade é detida em 35% pela Sonae IM. O grupo maiato detém uma participação, directa e indirectamente, de 50,7% do fundo que integra os 39,1% na Sousacamp.

    A Varandas de Sousa fechou o ano de 2016 com vendas de 18,8 milhões de euros e um resultado negativo de nove milhões de euros, agravando substancialmente os prejuízos registados nos anos anteriores.

    O Negócios contactou a Sousacamp, o Novo Banco, a Armilar e o administrador de insolvência, mas nenhum dos intervenientes neste processo se mostrou disponível para fazer declarações em "on".

    NÚMEROS
    Fungos acumulam prejuízos
    O braço "produtivo" da Sousacamp, a Varandas de Sousa, que aderiu ao PER, tem acumulado prejuízos ano após ano – só no último exercício perdeu nove milhões de euros.

    7
    Fábricas
    A Sousacamp tem sete fábricas, cinco em Portugal e duas em Espanha, e em 2015 terá facturado cerca de 50 milhões de euros.

    550
    Trabalhadores
    Há um ano, o presidente do grupo garantia que a Sousacamp tinha mais de meio milhar de trabalhadores.

    45
    "Elefante branco"
    Com a queda do BES, parou as obras de construção de uma fábrica gigante em Vila Real, orçada em 45 milhões de euros.



    SOUSACAMP
    Artur, o "rei" dos cogumelos de Benlhevai
    Artur Sousa preside à Sousacamp, com sede em Benlhevai, que tem menos residentes do que o número de trabalhadores do grupo.

    Criação em 1989 após despertar holandês
    Artur Sousa, filho de produtores de azeite e cortiça de Vila Flor, distrito de Bragança, trocou o curso de Engenharia Electrotécnica, no Porto, pelo de Microbiologia, em Eindhoven, onde despertou para algo praticamente inexistente em Portugal: a produção de cogumelos. Voltou para Benlhevai e investiu 25 mil contos (125 mil euros) na criação da Sousacamp.

    Sete fábricas em Portugal e Espanha
    A meio da primeira década do novo século, o crescimento da produtora de cogumelos determina a expansão fabril para outras geografias, concretamente para Mirandela, Paredes, Sabrosa e Vila Real. Depois, adquiriu duas unidades em Espanha. Apresenta-se como o maior produtor europeu de cogumelos e um dos maiores do mundo, com uma facturação de 50 milhões de euros e mais de 500 trabalhadores.

    Falência do BES quebra a Sousacamp
    A falência do BES, no Verão de 2014, marca o início da queda da Sousacamp. O Novo Banco "fecha a torneira" ao grupo de que também era accionista, com a sua capital de risco ES ventures a deter 39,1% do capital.

    Milhões perdidos, PER à porta
    A acumular prejuízos e depois de ter parado a meio, sem financiamento, o investimento de 45 milhões de euros na construção de um complexo gigante em Vila Real, a Varandas de Sousa, principal empresa da Sousacamp, adere ao PER. O Novo Banco vendeu entretanto a sua capital de risco a fundos da Armilar.
    Editado pela última vez por Superfast; 27 December 2017, 18:33.

    #2
    Os fungos não rendem nada, devias olhar para esse exemplo e avançar com um PER no fórum.

    Pessoalmente duvido que tenhas salvação...

    Comentário


      #3
      Será que vão transferir a produção de cogumelos para a suiça?

      Comentário


        #4
        Portugal no seu melhor, comentar para que?
        Deixo aos excelentíssimos portugueses que vivem em Portugal, comentar.

        Comentário


          #5
          Estas coisas não acontecem no Luxemburgo, nem na Suíça.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
            Será que vão transferir a produção de cogumelos para a suiça?
            Pelo que vou lendo de quem lá mora e aqui abre tópicos... já lá os produzem, comem e sofrem os efeitos... que são depois, "destilados" aqui.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
              Pelo que vou lendo de quem lá mora e aqui abre tópicos... já lá os produzem, comem e sofrem os efeitos... que são depois, "destilados" aqui.

              ele deve comer lá na Suíça muitos cogumelos mágicos e depois é o que se vê...

              Comentário


                #8
                É tão agradável ver que ainda há quem se rejubila com notícias negativas sobre Portugal, valha-nos isso.

                Comentário


                  #9
                  Tenho que ir rapidamente ao continente abastecer antes que acabem!

                  Comentário


                    #10
                    Visitei estas unidades nacionais há pouco tempo. Na altura fiquei com a impressão que algo não estava bem. Espero sinceramente que recuperem, porque, pelo que me pareceu, são um grande empregador naquelas zonas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      Visitei estas unidades nacionais há pouco tempo. Na altura fiquei com a impressão que algo não estava bem. Espero sinceramente que recuperem, porque, pelo que me pareceu, são um grande empregador naquelas zonas.
                      Mas a noticia é esquisita. Entao metade esta feito e abrem falencia quando so falta fazer metade?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                        Mas a noticia é esquisita. Entao metade esta feito e abrem falencia quando so falta fazer metade?
                        Se o financiamento que era para vir não chegar é normal que tenham de parar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                          Se o financiamento que era para vir não chegar é normal que tenham de parar.
                          Mas isso era expansão. Falencia parece demasiado forte. Alem de que ha mais credores no mercado. Vamos ver no que isto dá.

                          Comentário


                            #14
                            PER não é Insolvência/Falência.

                            Mas muitas vezes acaba aí.... vamos ver que plano é que a empresa consegue cozinhar com os principais credores.

                            Comentário


                              #15
                              A noticia não é muito precisa. Mas não me posso alongar mais, seja por questões profissionais, como por desconhecimento de da totalidade dos factos.

                              Mas reitero que é uma pena se este grupo falir.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                Portugal no seu melhor, comentar para que?
                                Deixo aos excelentíssimos portugueses que vivem em Portugal, comentar.
                                Por favor explica-me o porquê de Portugal no seu melhor?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  A noticia não é muito precisa. Mas não me posso alongar mais, seja por questões profissionais, como por desconhecimento de da totalidade dos factos.

                                  Mas reitero que é uma pena se este grupo falir.
                                  A noticia não é precisa? A noticia é mais uma vergonha de suposto jornalismo de investigação.

                                  Alguém percebeu se a empresa está em dificuldades porque não gera resultados operacionais positivos ou se foi apenas porque o principal financiador deu o berro?
                                  Os media por cá andam do pior, e todos olham para o lado, esta noticia tem apenas um objectivo que é o click fácil e falar mal do BES, tenatr alguma associação ao presidente da República, e até alguma piada politica porque de conteúdo para a meio!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    A noticia não é precisa? A noticia é mais uma vergonha de suposto jornalismo de investigação.

                                    Alguém percebeu se a empresa está em dificuldades porque não gera resultados operacionais positivos ou se foi apenas porque o principal financiador deu o berro?
                                    Os media por cá andam do pior, e todos olham para o lado, esta noticia tem apenas um objectivo que é o click fácil e falar mal do BES, tenatr alguma associação ao presidente da República, e até alguma piada politica porque de conteúdo para a meio!
                                    Amén

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X