Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desrespeito pelo horário de trabalho é a principal irregularidade nas empresas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desrespeito pelo horário de trabalho é a principal irregularidade nas empresas

    A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) visitou mais de 1100 empresas em todo o país, tendo encontrado perto mil situações irregulares, sobretudo ao nível dos horários de trabalho e registo do tempo de trabalho.
    Em comunicado, a ACT diz que as ações inspetivas decorreram entre 4 e 15 de dezembro, em todo o território continental, com vista à verificação da regularidade da organização dos tempos de trabalho.
    Estas ações inspetivas envolveram 196 inspetores que visitaram mais de 1100 locais de trabalho espalhados por todo o país e abrangeram mais de 11 mil trabalhadores.
    "Nos locais de trabalho visitados foram encontradas perto de mil situações irregulares, essencialmente ao nível dos horários de trabalho (47%) e registo dos tempos de trabalho (36%), tendo sido constatadas irregularidades, também, ao nível do trabalho suplementar, trabalho por turnos e trabalho noturno (10%)", refere a ACT.

    #2
    Típico do tuga fazer que trabalha durante o dia e depois fica mais 1 ou 2 horas. Além disso não pode sair a horas porque parece mal porque fica tudo mais um bocado a fazer que dá o litro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
      Típico do tuga fazer que trabalha durante o dia e depois fica mais 1 ou 2 horas. Além disso não pode sair a horas porque parece mal porque fica tudo mais um bocado a fazer que dá o litro.
      Estás a falar com base na tua experiência pessoal? Ou tens o típico perfil de achar que todos estão mal mas tu é que estás perfeito?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
        Estás a falar com base na tua experiência pessoal? Ou tens o típico perfil de achar que todos estão mal mas tu é que estás perfeito?
        Experiência pessoal por onde passei nos últimos 15 anos.

        Pelos vistos levaste a peito

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
          Típico do tuga fazer que trabalha durante o dia e depois fica mais 1 ou 2 horas. Além disso não pode sair a horas porque parece mal porque fica tudo mais um bocado a fazer que dá o litro.
          É tão triste mas é a realidade...

          Comentário


            #6
            Mais um dia.
            Mais tópico com um notícia negativa sobre Portugal que não traz nada de novo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
              Experiência pessoal por onde passei nos últimos 15 anos.

              Pelos vistos levaste a peito
              Nem a peito nem a costas.
              Deves ter trabalhado em belas empresas nesses 15 anos.

              Simplesmente cansa-me essa postura. "Todos são maus e mandriões mas eu sou muito bom". Revela logo o tipo que está do outro lado.

              Comentário


                #8
                A realidade diária pelo que vejo, o mal vêm sempre ao de cimo.

                Comentário


                  #9
                  Eu trabalhei com engenheiros numa suposta empresa que o nosso cliente era alemão (Siemens) e havia pessoal que so ia saia depois do chefe ir embora.

                  É a diferença entre chefe e líder. Provavelmente a experiencia dos 15 anos foi com chefes e nao lideres.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                    Mais um dia.
                    Mais tópico com um notícia negativa sobre Portugal que não traz nada de novo.
                    Basicamente mostra que o tempo para gozar o fabuloso clima é zero. Entram de noite e saem de noite.

                    Por isso qualquer cervejinha numa esplanada é saboreado. Nos Paises em que o pessoal sai as 15/16 o tempo livre e tanto que nao se fala tanto do clima.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                      Típico do tuga fazer que trabalha durante o dia e depois fica mais 1 ou 2 horas. Além disso não pode sair a horas porque parece mal porque fica tudo mais um bocado a fazer que dá o litro.
                      Originalmente Colocado por silva35 Ver Post
                      É tão triste mas é a realidade...
                      Mais.... esses que ficam mais 1/2 horas, são aqueles que chegam mais tarde.....

                      Comentário


                        #12
                        Conta-se pelos dedos de uma mão as vezes que saí do trabalho depois da hora, e foram tudo casos exepcionais de um cliente estar atrasado para vir levantar mercadoria urgente, etc...

                        Já o horário de entrada vou sempre deixar a minha filha na cresce durante o caminho para o trabalho e umas vezes apanho mais trânsito e outras vezes menos, por isso é mais 10 ou menos 10 minutos.

                        Comentário


                          #13
                          Na empresa onde trabalho vejo que as ultimas duas fornadas de jovens já entendem que os horários são para cumprir.
                          Eu se calhar tenho muita sorte e sou também dotado de bom senso, a minha função permite-me que possa chegar mais tarde ou mais cedo conforme me dá jeito e por isso também não me chateio quando tenho que sair de casa às 6 por causa de uma viagem.

                          Comentário


                            #14
                            Eu tenho um lema que costumo repetir muitas vezes...

                            " Sou um campeão para sair, mas também sou para entrar"

                            Arruma com muitos....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                              Basicamente mostra que o tempo para gozar o fabuloso clima é zero. Entram de noite e saem de noite.

                              Por isso qualquer cervejinha numa esplanada é saboreado. Nos Paises em que o pessoal sai as 15/16 o tempo livre e tanto que nao se fala tanto do clima.
                              Tudo o que é notícias negativas te "mostram" coisas, te são suficientes para generalizar, para fazer contra-argumentos inter tópicos.

                              Ficas enxofrado e vais à procura de réstias de razão.

                              Enfim.

                              Sim em Portugal trabalha-se muitas horas, somos aliás da Europa o 2º país com mais horas a seguir aos Gregos.
                              Mas eu e muitos sabemos disto, não precisamos que um constante mal dizente de Portugal venha usar isso para continuar a menosprezar Portugal.

                              Comentário


                                #16
                                eu sempre foi entrar a horas e sair a horas e em só em casos muitos excepcionais é que ficava lá mais tempo, mas as horas acumuladas assim que podia gozava logo, não papo grupos...

                                mas o descreveram ai mais atrás de haver gente que anda a engonhar o turno todo e só trabalham no final e ainda ficam mais tempo para ficar bem na fotografia, vão mas é passear...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                                  Nem a peito nem a costas.
                                  Deves ter trabalhado em belas empresas nesses 15 anos.

                                  Simplesmente cansa-me essa postura. "Todos são maus e mandriões mas eu sou muito bom". Revela logo o tipo que está do outro lado.
                                  hum.... onde disse que são todos mos e mandriões? Só relato o que se passa. É verdade, só arranjo emprego em empresas de m2#%$"% que são geridas pelo tipico empresário tuga que gosta de andar seu BM e diz que o negócio está mal... enfim... cenas de tuga

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    Eu trabalhei com engenheiros numa suposta empresa que o nosso cliente era alemão (Siemens) e havia pessoal que so ia saia depois do chefe ir embora.

                                    É a diferença entre chefe e líder. Provavelmente a experiencia dos 15 anos foi com chefes e nao lideres.
                                    A diferença é que o chefe ganha mais e tem muitas mais responsabilidades.

                                    Os outros era chegar às 8 horas diárias que deviam-se por na alheia.

                                    Maior parte destes casos a culpa nem é tanto da empresa, mas dos zequinhas que ficam lá depois do tempo para “dar nas vistas ao chefe”, e acabam por fazer disso standard e quem não faz é visto como preguiçoso e que “não veste a camisola pela empresa”.

                                    Imagino quem tem que ir buscar os filhos e mora numa empresa destas...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
                                      hum.... onde disse que são todos mos e mandriões? Só relato o que se passa. É verdade, só arranjo emprego em empresas de m2#%$"% que são geridas pelo tipico empresário tuga que gosta de andar seu BM e diz que o negócio está mal... enfim... cenas de tuga
                                      Lá está, então porque não ter uma conversa constructiva sobre os factores que levam a uma produtividade reduzida?

                                      Como por exemplo:
                                      - Gestão
                                      - Investimento tecnológico
                                      - Métodos de produção
                                      - Avaliação do trabalhador
                                      - Salários reduzidos

                                      Tanta mas tanta coisa que pode ser debatida neste tema mas nada como atirar a posta do "ah o pessoal não faz nenhum e depois fica mais tempo para compensar!"

                                      Por isso é que de vez em quando se abrem tópicos a falar de como o forum está em decadência!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                        Tudo o que é notícias negativas te "mostram" coisas, te são suficientes para generalizar, para fazer contra-argumentos inter tópicos.

                                        Ficas enxofrado e vais à procura de réstias de razão.

                                        Enfim.

                                        Sim em Portugal trabalha-se muitas horas, somos aliás da Europa o 2º país com mais horas a seguir aos Gregos.
                                        Mas eu e muitos sabemos disto, não precisamos que um constante mal dizente de Portugal venha usar isso para continuar a menosprezar Portugal.
                                        Isto vem no JN hoje. Nao fui pesquisar no google. Alias os posts que eu meto vem no JN ou noutro site qualquer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          No meu primeiro emprego era simples : 1 minuto atrasado = 1 minuto descontado.

                                          Obviamente cada minuto extra ( ou seja cada hora extra ) era pago.

                                          E assim é que eu acho correcto, embora dependa sempre do tipo de serviço.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                                            A diferença é que o chefe ganha mais e tem muitas mais responsabilidades.

                                            Os outros era chegar às 8 horas diárias que deviam-se por na alheia.

                                            Maior parte destes casos a culpa nem é tanto da empresa, mas dos zequinhas que ficam lá depois do tempo para “dar nas vistas ao chefe”, e acabam por fazer disso standard e quem não faz é visto como preguiçoso e que “não veste a camisola pela empresa”.

                                            Imagino quem tem que ir buscar os filhos e mora numa empresa destas...
                                            Ai estas a falar de responsabilidade. Isso correcto. A remuneração é por senioridade ou por responsabilidade.

                                            O sentido mais lato de chefe sao aqueles que fazem micro gestao. De hora a hora perguntam se está feito. Controlam hora de entrada, hora de saída.
                                            Sao os que ficam mais escandalizados quando o trabalhor diz: Ja que controla tudo nao quer ver as minhas despesas. É que o salario está curto.

                                            Em cargos com atendimento ao publico nao ha muito que fazer. É preciso lá estar para atender o publico.

                                            Agora tarefas como planeamento, gestão de recursos, gestão de património de clientes não é necessário este micro controlo. Alias só atrapalha.

                                            Eu tenho 1 regra nas minhas equipas: Quem tem filhos nao precisa de estar presente segundas de manha ou sextas de tarde. Quem e solteiro e quer fazer o extra mile pela empresa os bonus e promoções estão lá. Tem resultado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              ... por falar nisso, vou trabalhar que hoje já fiz muito "trabalho" para logo não sair muito tarde...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                No meu primeiro emprego era simples : 1 minuto atrasado = 1 minuto descontado.

                                                Obviamente cada minuto extra ( ou seja cada hora extra ) era pago.

                                                E assim é que eu acho correcto, embora dependa sempre do tipo de serviço.
                                                exacto, eu tive assim o horário era das 8:30 as 17:30, chegava 5m atrasado, não valia apena ficar 5m depois da hora para compensar que o próprio sistema de ponto cortava logo ás 17:30 em ponto, mesmo que eu picasse o ponto depois, portanto os 5m eram descontados, logo tempo a mais nem pensar não pagavam horas, só quando tinha de haver mais horas extra tinham de ser introduzidas fora parte no sistema para serem pagas...

                                                a empresa era bastante rígida no comprimento de horários, era 8h eram 8h nem mais um minuto, e tinha de fazer o trabalho nesse tempo, se andavam a engonhar não ficavam muito tempo na empresa...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tanta experiência e labuta responsável desperdiçadas em pleno horário de trabalho....

                                                  Noutra nota, se calhar o subsídio de desemprego na Suiça deve ser bom

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    Tanta experiência e labuta responsável desperdiçadas em pleno horário de trabalho....

                                                    Noutra nota, se calhar o subsídio de desemprego na Suiça deve ser bom
                                                    pelo que tenho visto ai pelos post's dele, acho que sofre daquela doença de dupla personalidade... a realidade portuguesa e a virtual Suiça...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Horários é algo que me diz muito pouco, chego tipicamente 30 minutos atrasado e saio quase sempre à hora. Por outro lado a hora de almoço é normalmente encurtada. Isto nos dias de escritório...

                                                      Quando ando por fora, que é ~70% do tempo, faço os meus horários.

                                                      O que a minha chefia valoriza é a qualidade do trabalho e cumprimento dos prazos. E não me vejo a trabalhar de outra forma.

                                                      Se um trabalhador necessitar de sair sistematicamente fora do seu horário normal, algo está mal. Ou é calão, ou existe pessoal a menos ou a carga de trabalho está mal distribuída.

                                                      PS: Existe evidentemente picos de produção que não justificam a contratação de mais pessoal, mas deverão ser casos pontuais.
                                                      Editado pela última vez por Ruie34; 29 December 2017, 11:53.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                        Tanta experiência e labuta responsável desperdiçadas em pleno horário de trabalho....

                                                        Noutra nota, se calhar o subsídio de desemprego na Suiça deve ser bom
                                                        Sim. Dai recebermos muita gente do UK. La e 1 desgraça.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Portugal tem um problema a meu ver sério de desvalorização social do trabalho, que integra um problema maior que é o facto de a sociedade portuguesa ser um sociedade individualista. Esta dicotomia individualismo/colectivismo pode parecer estranha para quem está de fora da área das ciências sociais, e pode mesmo levar gente a interpretar o contrário do que é na realidade. Mas o facto é que Portugal é uma sociedade individualista, ou seja, em que as ligações entre indivíduos são frágeis e cada um trata da sua vidinha sem querer saber das consequências dos seus actos nos outros. Exemplos disto: fraqueza dos movimentos associativos e da dita "sociedade civíl"; facilidade com que se deita um papel ao chão; a tendência para criticar um buraco no chão à frente da porta sem nunca lhes passar pela cabeça tapá-lo; e a forma como encaramos o trabalho.

                                                          O trabalho em Portugal é desvalorizado em várias dimensões: do lado dos trabalhadores isso vê-se pelo desinteresse em progredir, pela frequência de formações só mesmo quando são obrigados, pela dicotomia muito marcada entre "nós" e "eles" quando se fala da classe operativa e a classe dirigente de uma empresa, etc.
                                                          Do lado do empregador, pela tentativa constante de pagar o menos possível tratando os trabalhadores como se de uma negociação de compra de parafusos se tratasse, pela falta de reconhecimento do mérito, reconhecimento financeiro e não só, e pelo desrespeito total pelas esferas não laborais da vida do trabalhador, o que leva não só a tolerar, mas pior ainda, a incentivar à presença no trabalho durante longas horas, prejudicando naturalmente a esfera de lazer, familiar e descanso do trabalhador.

                                                          Portanto tudo isto a meu ver entronca num tronco comum, e a resolução disto só será possível com a alteração total da forma como o trabalho é encarado neste país. Felizmente já se vão vendo mudanças, muito à custa das novas gerações e das práticas de empresas estrangeiras que se vão instalando por cá, mas a mudança ainda é muito lenta.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Horários é algo que me diz muito pouco, chego tipicamente 30 minutos atrasado e saio quase sempre à hora. Por outro lado a hora de almoço é normalmente encurtada. Isto nos dias de escritório...

                                                            Quando ando por fora, que é ~70% do tempo, faço os meus horários.

                                                            O que a minha chefia valoriza é a qualidade do trabalho e cumprimento dos prazos. E não me vejo a trabalhar de outra forma.

                                                            Se um trabalhador necessitar de sair sistematicamente fora do seu horário normal, algo está mal. Ou é calão, ou existe pessoal a menos ou a carga de trabalho está mal distribuída.

                                                            PS: Existe evidentemente picos de produção que não justificam a contratação de mais pessoal, mas deverão ser casos pontuais.
                                                            As pessoas não estão habituadas a trabalhar por objectivos.
                                                            Quando passei a gerir uma pequena equipa fiz o que sempre gostei para mim. Os objectivos são estes, o que tem que estar fechado no final de cada semana e mês é isto. Ao dia certo de cada semana têm que cá estar sempre à tarde para reunirmos. De resto, entrem quando quiserem, saiam quando quiserem, apenas informem para onde vão quando são dias inteiros para o caso de ser questionado. E não tem corrido mal, tal como eu faço, há elementos que trabalham dias de 14h e outro dia só cá estão 6h, e estou-me a borrifar para isso desde que as coisas apareçam feitas e façam um esforço suplementar quando tal é necessário. No dia que achar que estão com muito tempo livre arranjo mais trabalho. Felizmente as pessoas tem tido bom senso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X