Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Registar número de telemóvel para aceder a rede wifi empresarial - riscos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Registar número de telemóvel para aceder a rede wifi empresarial - riscos?

    Boas,

    Para aceder ao wifi da minha empresa , é necessário eu fornecer o meu número de telefone á área das IT. Depois, eles têm de fazer algo no meu smartphone de modo a que eu possa ter acesso á net (deverá ser algo nas definições).

    Sou o gajo mais picuinhas com a segurança e privacidade, sobretudo no ambiente laboral, que gosto de manter o devido distanciamento.

    Há algum risco para mim em fornecer os dados solicitados para poder usufruir da rede wifi?

    #2
    o numero para que?
    nao fornecia nada

    Comentário


      #3
      O telemóvel é pessoal? Eu não deixava fazer nada, usa 3G.

      Comentário


        #4
        É pessoal , sim.

        Usar 4g rebenta-me com o plafond de 3gb mensais , mas não me agrada estar a fornecer o número, muito menos que me venham mexer no tlm.

        É procedimento comum por questões de segurança. Toda a malta aceita na boa.

        Mas eu sou mais ceptico nestas cenas

        Comentário


          #5
          pede um cartao numa loja e das esse numero
          e arranjas outro tlm

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
            É pessoal , sim.

            Usar 4g rebenta-me com o plafond de 3gb mensais , mas não me agrada estar a fornecer o número, muito menos que me venham mexer no tlm.

            É procedimento comum por questões de segurança. Toda a malta aceita na boa.

            Mas eu sou mais ceptico nestas cenas
            Vais ter de pesar entre dar acesso ao telemóvel e ter net ilimitada, ou não dar e andar a contar os Gb...

            Já lhes perguntaste o que é que instalam/configuram?

            Comentário


              #7
              isso é só para registar o equipamento na rede, pois a ligação wifi é como fazes em casa, logo não compromete segurança alguma, eu na minha empresa é a mesma coisa, e ainda tenho uma app para usar VPN dedicada para a rede intranet para o sistema da empresa...

              Comentário


                #8
                Número de telef? Estranho.
                Se fosse o mac address...

                Comentário


                  #9
                  A questão aqui é por segurança.

                  Como é uma instituição de crédito , há regras apertadas de segurança. Como já houve quem usasse a rede para divulgar cá para fora informação confidencial, eles decidiram criar uma rede encriptada.

                  A minha questão é se me vão ver todas as mensagens via whatsapp que envio e recebo, por ser um procedimento para controlar a segurança interna da rede.

                  Se a privacidade for afetada a esse ponto , prefiro gastar dados

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                    isso é só para registar o equipamento na rede, pois a ligação wifi é como fazes em casa, logo não compromete segurança alguma, eu na minha empresa é a mesma coisa, e ainda tenho uma app para usar VPN dedicada para a rede intranet para o sistema da empresa...
                    Pois acho que é algo assim.

                    E deste os teus dados na boa ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                      Pois acho que é algo assim.

                      E deste os teus dados na boa ?
                      sim, sem quaiquer problemas, o pessoal do IT em 10m meteu tudo a funcionar e não tenho qualquer problema de segurança comprometida no que toca a restante dados e fotos mensagens etc...

                      portanto não há qualquer razão para receios, no que toca a sistemas destes percebo o básico, algo mais complexo só mesmo pessoal que se dedica a isto, e claro que a empresa não ia por em causa a segurança do sistema, pois eles sabem exactamente quem acede ao sistema, portanto presumo que o nº de telefone seja para ficar registado de quem tem acesso á rede da empresa...

                      todos na empresa tivemos de dar o nº de telemóvel e eles configuraram as coisas e pronto, assim que entro no edifício o smartphone comuta da rede 4g para o wifi da empresa...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                        Pois acho que é algo assim.

                        E deste os teus dados na boa ?
                        Uma coisa é dar os dados, isso é na boa (aliás, a empresa tem o meu número de telemóvel pessoal), outra coisa é "eles têm de fazer algo no meu smartphone de modo a que eu possa ter acesso á net" (1º post).

                        Isso é que é preciso esclarecer. Será para meterem as credenciais sem as fornecer a ti?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          Uma coisa é dar os dados, isso é na boa (aliás, a empresa tem o meu número de telemóvel pessoal), outra coisa é "eles têm de fazer algo no meu smartphone de modo a que eu possa ter acesso á net" (1º post).

                          Isso é que é preciso esclarecer. Será para meterem as credenciais sem as fornecer a ti?
                          correcto, eu não sei os acessos, só eles e fica memorizado no smartphone, se tiver de fazer um reset ao telefone em que vá tudo ao ar tenho de ir lá a eles para voltarem a configurar o acesso á rede... mais que lógico para não haver partilha de acesso não autorizado, se não era um ver se te havias...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                            correcto, eu não sei os acessos, só eles e fica memorizado no smartphone, se tiver de fazer um reset ao telefone em que vá tudo ao ar tenho de ir lá a eles para voltarem a configurar o acesso á rede... mais que lógico para não haver partilha de acesso não autorizado, se não era um ver se te havias...
                            Então porque é que querem o meu número de telefone em vez do user ID interno?

                            Comentário


                              #15
                              Eu não quero é na hora de almoço ir ao facebook, ou ao site do banco, ou ao whatsapp , ou a qualquer outro sítio, sabendo que podem ter algum tipo de acesso ao conteúdo que eu faço upload e download.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                correcto, eu não sei os acessos, só eles e fica memorizado no smartphone, se tiver de fazer um reset ao telefone em que vá tudo ao ar tenho de ir lá a eles para voltarem a configurar o acesso á rede... mais que lógico para não haver partilha de acesso não autorizado, se não era um ver se te havias...
                                Então se é só isso, não vejo o problema... é eles saberem o número de telemóvel? Os RH já não o sabem?

                                Antes assim que uma rede WiFi mais permissiva, onde qualquer gajo se liga...


                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                Eu não quero é na hora de almoço ir ao facebook, ou ao site do banco, ou ao whatsapp , ou a qualquer outro sítio, sabendo que podem ter algum tipo de acesso ao conteúdo que eu faço upload e download.

                                Mentiroso, queres é ír ao Telegram

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                  Então porque é que querem o meu número de telefone em vez do user ID interno?
                                  não faço a mínima ideia, como eu disse não sou entendido nestas coisas no que toca a redes, como já foi dito se tens assim tantas duvidas questionas isso ao pessoal de IT da tua empresa...

                                  eu e os meus colegas até hoje ninguém teve problemas nenhuns no que toca a segurança nos telefones, logo fica ao teu critério...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                    Eu não quero é na hora de almoço ir ao facebook, ou ao site do banco, ou ao whatsapp , ou a qualquer outro sítio, sabendo que podem ter algum tipo de acesso ao conteúdo que eu faço upload e download.
                                    Se quiseres impedi-los de ver o que estás a usar ou os sites que estás a visitar, podes instalar o Orbot (TOR).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      Então se é só isso, não vejo o problema... é eles saberem o número de telemóvel? Os RH já não o sabem?

                                      Antes assim que uma rede WiFi mais permissiva, onde qualquer gajo se liga...

                                      claro que dentro da empresa o nº dos telemóveis estão registados em sistema em tudo quanto é lado inclusivo RH, até porque eu tenho um acesso VPN ao servidor da empresa que requer pass e user e é interligado remotamente pelo telemóvel, logo tem de lá estar associado ao nº a que corresponde quando me conecto ao acesso...

                                      agora claro não conseguem aceder o conteúdo proprietário(pessoal) que temos no telefone, isso já é um pouco filmes a mais...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Certamente só querem ver o endereço MAC. Não te preocupes. Mas para isso não precisam de ter o telemóvel. Consultas tu o endereço e mandas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                          Certamente só querem ver o endereço MAC. Não te preocupes.
                                          Acho que é isso.

                                          É tranquilo ou estás a ser irônico?

                                          Edit: já vi que achas que é na boa, pelo resto do post. Eu dar o número não me incomoda nada...

                                          Só que quando vou a um centro comercial ou qualquer local com rede wifi publica, se quiser ir ao homebanking ativo os dados por uma questão de segurança. A minha dúvida é se, com o que vão configurar, posso usar a net como se estivesse na minha casa ou se há possibilidade remota da minha privacidade ser comprometida , ainda que ligeiramente
                                          Editado pela última vez por Homer; 03 January 2018, 18:36.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                            Acho que é isso.

                                            É tranquilo ou estás a ser irônico?
                                            Eu perguntava exactamente o que queriam. Se fosse o endereço Mac, dava por email. E não estava a ser irónico ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                              Então porque é que querem o meu número de telefone em vez do user ID interno?
                                              Podem configurar para autenticar na rede deles com aquilo que quiserem, e pode lhes ter apetecido configurar com a identificação do telemóvel. Tu só és obrigado a dar se quiseres acesso.
                                              É uma empresa enorme?
                                              Podem por exemplo por o teu telemóvel a ter acesso à internet da empresa quando estás dentro do alcance das antenas da empresa usando o protocolo de internet "móvel", em vez de wi-fi, e ai precisam de configurar as coisas dos dois lados (para usarem isto precisam de ter apoio próximo e serviços de empresas licenciadas, não podem emitir ou receber rádio nas frequências usadas para isto sem licenciamento).

                                              E como já disseram os recursos humanos e as chefias tem o teu número de telemóvel, mas para as coisas serem bem feitas, para qualquer uso estranho ás funções deles, chefias ou recursos humanos, eles tem que te pedir autorização, ou pedir o teu telemóvel de novo explicando as novas finalidades, não podem usar um registo que tu deste antes, quando não tinha incluída as novas finalidades ainda para mais que isto não é necessário ao funcionamento da empresa.
                                              E se o telemóvel é da empresa, pode, mesmo assim, ter que te pedir, neste caso específico depende das condições de atribuição do telemóvel, que é suposto ser um documento assinado, mas como não é obrigatório, nem sequer sugerido, quase ninguém faz, e é uma sorte se combinarem as coisas com um 31 de boca apenas...

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X